O Leão de Plástico escreveu um texto onde me parece que toca em alguns pontos importantes.
http://leaodeplastico.blogspot.pt
Que eu saiba, esta é a segunda época de JJ no Sporting e vai apenas no início, depois de um ano em que basicamente cumpre com o prometido, que era colocar o Sporting como um verdadeiro candidato ao título, algo que não acontecia desde 2007, mas agora num contexto onde fazer 75% dos pontos não chega para ter aspirações. Fizemos 84% e não chegou.
Não sei o que vai acontecer a partir daqui, sei que jogos como o de Vila Conde são inaceitáveis, mas acredito plenamente nas competências e trabalho e dedicação do treinador, bem como nos meios à sua disposição, para fazerem do último jogo a excepção.
Nesta fase, depois do ano passado e após os primeiros pontos perdidos à quinta jornada, percebo perfeitamente o desagrado pela postura comunicacional do treinador que partilho, mas isto é nas vitórias e nas derrotas, mas contestação por algo mais do que isto, sendo isto fruto de um traço de personalidade intrínseco a toda uma carreira, é um tiro nos pés próprio das massas, exponenciado por um bullying mediático com o propósito de atacar uma peça nesta altura fundamental, da estrutura do Sporting.
Há algo que tenho dar crédito a Vieira dos pneus. Numa fase em que a turba pedia a cabeça a JJ, por 3 anos a seco no campeonato, alguns perdidos bem como outras competições, de forma dramática e quase épica, acreditou que a competência e influência decisiva do treinador na consolidação do futebol do Benfica e de toda a estrutura, levaria ao regresso aos títulos até ao momento em que não fosse imprescindível, por a máquina que estava montada poder funcionar quase em piloto automático.
Souberam extrair de JJ os conhecimentos, a exigência e ética de trabalho, mesmo quando não havia títulos, até se sentirem crescidinhos o suficiente para funcionar sem ele.
Saiba o Sporting ver mais além, também.