Subtil de Sousa defende Jorge Jesus
13:20 - 20-09-2016
A- A A+
Antigo vice-presidente do Sporting, Subtil de Sousa não entra em críticas a Jorge Jesus, muito menos a Bruno de Carvalho, mantendo a firme convicção de que os leões vão ganhar títulos.
«Tenho esperança que o Sporting seja campeão nacional. Jorge Jesus tem feito um trabalho extraordinário, é um orgulho. O Estádio de Alvalade está quase sempre esgotado em todos os jogos com qualquer adversário e isso é fruto do trabalho do treinador, assim como do presidente», disse Subtil de Sousa, em declarações a Bola Branca.
O antigo dirigente fez questão de desvalorizar a derrota em Vila do Conde, mostrando-se convicto na vitória sobre o Estoril na próxima jornada. «Acredito que com este treinador e com este presidente vamos ganhar títulos», vincou.
A finalizar destacou ainda o trabalho levado a cabo pelo presidente do clube: «Não conhecia Bruno de Carvalho, mas tem feito um trabalho extraordinário. Só no tempo de João Rocha as modalidades estiveram como estão hoje.»
A taxa de sucesso das equipas orientadas por Jorge Jesus nos jogos que se seguiram às competições europeias supera os 85%. Em Vila do Conde sofreu a sexta derrota em 188 jogos.
“Como é que se muda o “chip”? Por muito que se passe a mensagem, nunca vai ser igual. Vamos ter problemas em mudar a mentalidade de um jogo de Champions para um nos Arcos” - a ideia foi lançada por Jorge Jesus no lançamento da deslocação a Vila do Conde, onde seria surpreendido pelo Rio Ave e sofreria a primeira derrota no campeonato que lhe custaria a liderança na prova. Os antecedentes das equipas que orientou nas últimas oito épocas, porém, demonstram que foram raras as vezes que as mesmas acusaram o anterior compromisso europeu: no sábado, o técnico sofreu a sexta derrota após competir em provas da UEFA… em 86 jogos.
É certo que, na época passada, foi depois da derrota em Leverkusen com o Bayer, para a Liga Europa - em que geria, de resto, o esforço dos jogadores mais influentes, tendo poupado Slimani ou Bryan Ruiz à titularidade e fazendo alinhar Aquilani em vez de Adrien, por exemplo - que Jesus viu o Sporting empatar em Guimarães e ficar ao alcance do Benfica na ronda seguinte, o que viria a configurar-se prenúncio fatídico, com a derrota com os arquirrivais em Alvalade na ronda que se seguiu e que custaria a liderança até final e, em última instância, o título.
O homem está a ser crucificado, pela equipa escolhida, mas há que perguntar: se ele não der tempo de jogo aos atletas mais recentes (em Madrid só jogou um reforço), quando é que eles vão ser opção válida?
Tem três substituições para fazer durante a partida, não me parece que seja por ai.
Errou e com estrondo, agora é pensar no próximo adversário.
E eu tenho duas certezas para o próximo jogo, o onze não será o mesmo de Vila do Conde e a resposta da equipa será completamente diferente.
Não crucifico, já foi ontem, o resultado foi justo, não fomos roubados, por isso não tenho nem metade da revolta, depois equipa nenhuma no mundo consegue vencer todos os jogos.
Certo é que o treinador podia ter escolhido um jogo em casa para fazer as alterações que fez, no entanto, isto agora é tudo muito fácil de dizer, porque até podíamos ter jogado com toda a equipa e ter perdido na mesma, é complicado dias antes o treinador do FC Barcelona fez o mesmo armou-se em cepo com o Alavés e pior porque foi em casa e também se deu mal.
Agora é bola para a frente e apoiar com todas as nossas forças a nossa equipa e o nosso treinador.
Onde entra a responsabilidade do treinador, quando sofres um golo como o primeiro? Um boneco manco passa por não sei quantos jogadores e ninguém lhe dá uma fruta?
O segundo golo…não tão evidente, mas como é a bola entra, não tendo ângulo aberto para atirar à baliza (mérito do atacante que engana o Patrício, é certo). Mas a forma como todo lance é (des)controlado é lapidar quanto à forma de não defender um lance daquele género - médio com tempo e espaço para explorar as costas da nossa defesa, sem pressão?
O terceiro…o tipo inicia o lance, toda a gente está a vê-lo e ele consegue aparecer sozinho na área, estando o adversário em inferioridade numérica…
A escolha pode ter sido errada, a táctica pode ter sido uma merda mas, na realidade, perdemos porque faltou agilidade mental aos jogadores para saberem ler os lances dos golos. O primeiro e o terceiro são especialmente grosseiros, no tocante à abordagem de ambos os lances.
Sim, JJ é arrogante, é vaidoso, etc e tal. Põe-se a jeito para todo o gozo que vem a seguir a uma derrota. Mas os principais culpados, quanto a mim, são os jogadores envolvidos nos 3 lances de golo. Não há desculpa possível para tamanha falta de concentração. Não houve foco, nem fibra de campeão. E ter fibra de campeão é jogar todos os jogos no limite das tuas capacidades mentais.
Outra realidade, que podemos estar a escamotear é a de que os novos reforços podem não ter a fibra que seria desejável para ganhar campeonatos. É uma possibilidade que, por ora, não ponho, antes de cada um ter tempo de começar a produzir.
Até esta jornada o nosso Presidente e o nosso Treinador elogiaram as arbitragens e nesta jornada onde infelizmente perdemos a liderança a arbitragem não teve influência quer na nossa derrota, quer na vitoria dos lampiões, por isso, pode-se dizer que a classificação até ao momento é justa.
Neste jogo que perdemos com o Rio Ave não há desculpa em relação a desgaste, jogamos 4ª feira em MADRID, uma viagem que se faz rapidamente de avião, e só voltamos a jogar depois no Domingo.
Foi um jogo que correu mal mas sobre o qual se pode tirar algumas elações, por exemplo, Bruno Cesar só em Alvalade contra equipas que vão jogar com autocarro, e Bas Dost tem que jogar sempre que esteja em condições.
O ano passado apenas tivemos um jogo que realmente correu muito mal, a derrota com o União da Madeira, este ano já aconteceu e pronto é pensar em não acontecer mais.
Nota final: quero acreditar que tenha sido apenas coincidência termos feito o pior joga para a Liga na Era Jesus logo quando ele teve o seu momento mais auto-elogioso desde que cá está. Se pudesse dar uma recomendação era para deixar os auto-elogios de lado, que os faça e que expluda se for preciso apenas e só depois de termos sido campeões, até lá que se foque em ganhar todos os jogos e evite este tipo de situações.
Há uma semana atrás, o Sporting tinha um plantel de luxo e um dos melhores treinadores do Mundo. Agora os jogadores são medíocres, o treinador é um incompetente egocêntrico e estamos à beira do abismo…calma pessoal, não sei se repararam mas só vamos na 5ª jornada e nem sequer defrontámos o Venfique. Sexta-feira é para ganhar e não tenham dúvidas que a equipa está sedenta de vitórias. Todos para Alvalade ***! RUMO AO 23!!
Como o capela foi o arbitro escolhido para o jogo do Sporting na sexta feira estou em querer que na antevisao do jogo havera pelo menos um jornalista que seguramente lhe ira falar no arbitro , vou ficar a espera para saber qual sera a sua resposta !
Na altura disse que foi limpinho, limpinho , estava no outro lado , agora que esta do nosso lado estou curioso para ouvir a sua resposta !
Uma coisa eu sei , na altura ele proprio foi sujinho, sujinho , porque como foi evidente esse jogo ficou marcado por uma arbitragem (mais uma ) a favorecer o benfica e neste caso foi o Sporting a vitima , e muito, direi escandalosa, vergonhosa !!
Mas isso eu concordo totalmente e disse-o logo no fim do jogo aqui no tópico (ou no tópico do jogo), que era muita gente nova, muita gente que não era titular a época passada a jogar ao mesmo tempo e alguns jogadores com pouco tempo na equipa :great:
[hr]
Acho o Empis uma grande promessa e tem tudo para ser um grande lateral, mas ainda não está preparado para jogar na equipa principal. No entanto, tendo em conta os laterais que temos, o JJ bem podia começar a preparar o Empis…
Do outro lado, mesmo eu achando que não é ainda jogador titular para o Sporting, neste momento o Esgaio era a melhor aposta que fazíamos…
[hr]
Sim, os lampiões estão à frente porque o Nuno Coelho quis falhar para o lamps marcarem, o Hassan (o que falhou este mesmo?) também e o Rui Silva também :
A vida de um treinador de clubes grandes tem sempre uma vertente incontornável e chama-se títulos, não vale a pena tentar adornar esta questão.
JJ o ano passado ganhou um título que apesar de “delicioso”, não é de todo um título importante.
Há uma questão que vai ser incontornável, a cada “dia” que passar sem JJ ganhar, a contestação vai aumentar, é assim aqui e em todos os clubes do mundo. Mesmo tendo em conta o seu extraordinário valor como treinador, se esse factor não for acompanhado por títulos de nada valerá.
Acontece também que JJ tem alguns “contras” que não ajudam muito, que são, por um lado o seu vencimento (completamente desajustado para a realidade dos clubes portugueses), por outro a sua forma truculenta de comunicar que não é do agrado da maioria da massa adepta do Sporting, acresce ainda a forma inglória como perdeu o campeonato passado (apesar dos 86P, aquela derrota em casa com os lamps em que perde a liderança, ficou atravessada a muita gente). Posto isto e depois das grandes expectativas criadas para esta época, desta vez até por ele próprio, esta perca de liderança com estrondo à 5ª jornada e tendo em conta o que se passou o ano passado, não entendo porque é que alguns foristas ficam admirados que comece aqui e ali a haver a alguma contestação a JJ.
O problema foi ter trocado logo 4 e ainda outro de posição.
Não pode ir a Vila do Conde a pensar que são favas contadas e que André, Campbell e Alan Ruiz dão conta do recado. Isto não é o Championship Manager. Não há rotinas, não há ritmo, não há assimilação de processos. Devem ir entrando na equipa paulatinamente e não todos de uma vez.
Devia ter jogado com a mesmíssima equipa que entrou em Madrid ou com uma alteração no máximo.