E depois são os outros que isto e aquilo. Já disse 1500 vezes que este tugão ganha-se com golos. É preciso golos e quem os marque. O Rio Ave teve 7 remates o jogo todo, 6 enquadrados com a baliza, 3 golos. Nós tivemos 13 remates o jogo todo (já de si fraco) , 5 enquadrados com a baliza, 1 golo.
Epá o homem errou e o Sporting perdeu o 3º jogo do campeonato, o 1º de forma inteiramente justa, em 38 jornadas mas esta derrota não foi só benéfica do ponto de vista da humildade ou como alerta para continuar a trabalhar, também serviu para ver a quantidade de páginas de merda do facebook que fazem de um jogo, repito o 1º em 38 jornadas de campeonato com JJ, a regra e não a excepção fazendo dessa forma o próprio trabalho dos lampiões. Faria aqui um apelo para não partilharem essas mesmas páginas da treta mas isso seria pedir muito :
O JJ não vai ser o engenheiro do tetra como essa página diz e não, ninguém vai “abandonar o barco” como outras com apetências para o drama disseram entre Domingo e hoje.
Se o Sporting ganhar os próximo 2 jogos do campeonato terá mais pontos nesta altura daqueles que tinha na época passada.
A basófia dos lamps também tem sido paga com juros, assim de repente lembro-me de 7 finais europeias perdidas (não sei se haverá outro clube na europa com este “palmarés”, já para não falar na 1/2 final da LE perdida para o Braga e naquela época épica em que perderam LE-Campeonato e Taça.
Aqui a questão é na conjunção de todas estas opções. Schelotto e César, mais Gelson e Campbell, mais a ausência agora de um avançado com o perfil de Slimani e tudo isto num contexto pós Madrid, com muita gente nova em integração e frente a um adversário organizado e preparado.
Nem a dinâmica global suporta ainda este tipo de ausência defensiva, nem os novos jogadores estão enquadrados com as exigências actuais.
Mas mete-se tudo em causa o quê, ■■■■■■■?! Foda-se!!!
Se há gajo que não mete nada em causa por aqui sou eu, e é só ler o meu histórico de mensagens no seguimento desta derrota.
Estou a ser bastante especifico na abordagem a um problema muito concreto que temos e que é a falta de soluções nas laterais. Nenhuma das soluções até agora, em particular no lado esquerdo, têm sido satisfatórias. Vão desenrascando.
A questão que coloco é: porque não apostar num dos jogadores com maior potencial da sua geração que por acaso até é defesa esquerdo?!
O contexto da B é muito peculiar. O Gelson antes de ser aposta na A pelo Jesus também teve várias fases onde nem sequer calçava na B!
Eu expliquei em que contexto afirmei o que afirmei… naquelas conversas com os amigos em que se pode dizer tudo para justificar uma ideia. Como é óbvio nenhum treinador do mundo (nem eu se fosse treinador) teria coragem para apresentar o 11 que indiquei em madrid. No entanto a coragem (ou a cobardia) não são reacções racionais e para quem está apenas na conversa com amigos são variáveis que podem ficar de fora.
No entanto, o ponto principal é este: o Sporting tem de fazer tudo para ser campeão nacional… é nesse objectivo que todas as energias devem estar canalizadas e o que passou, para mim, desta tripla jornada (moreirense, real madrid e rio ave) foi que o foco competitivo esteve no jogo com o real madrid. E não vale a pena andar a dizer que o Sporting devia ter jogado como jogou com o real madrid e depois manter essa intensidade competitiva com o rio ave porque dizer isso, isso sim, é não perceber nada do que é o futebol e do trabalho que se faz durante a semana.
Quanto aos estados anímicos colectivos e psicológicos diz-me lá o que é que poderia acontecer de mal se levássemos 7 ou 8 em madrid?.. ao intervalo estar a perder 3-0 com o rio ave? eu não consigo imaginar muito pior do que isso e foi isso que aconteceu com o excelente estado anímico que trouxemos de madrid.
Pior que levar 7 ou 8 em madrid foi os 3-0 do skenderbeu e não foi por isso que deixámos de ser competitivos e nos fomos abaixo psicologicamente (a seguir a essa derrota temos 7 vitórias consecutivas)… isto porque os jogadores perceberam que não era nesse jogo que estava o foco competitivo.
O problema é quando se coloca foco competitivo num jogo a meio da semana e perdemos (aconteceu com o braga para a taça no ano passado… a seguir perdemos com o união para a liga… aconteceu agora com o real madrid e o rio ave).
Como é óbvio, soube-me muito bem aquilo que fizemos em madrid e neste momento isso é muito mais importante que a derrota em vila do conde… o problema é se no final esses 3 pontos nos fizerem falta. Nesse caso do que é que valeu a excelente exibição em madrid?
Estive 19 anos sem ser campeão nacional… neste momento, caminhamos para lá novamente (já são 14 ou 15 anos). Racionalmente digo: nem champions, nem taça, nem nada… focar apenas no campeonato… usar a semana para preparar o jogo da jornada seguinte, estudar os adversários, colocar o foco competitivo no campeonato… irracionalmente, sabe-me bem exibições como a da última 4ª-feira.
Eu presumi que sim.
Também queria deixar uma nota em relação aos fantásticos trabalhos de photoshop.
Mas não se pode esperar mais um gajo que passa a vida a spammar vénias quando a coisa pode corre bem e ao primeiro desaire já vem dizer que o nosso treinador é o engenheiro do título da orcalhada quando estamos na quinta jornada. Puro autismo.
Um dos maiores problemas do Sporting actual é a pressão sobre o portador da bola, principalmente a pressão feita pelos 2 avançados.
Foi inadmissível o Rio Ave conseguir trocar a bola pelos seus defesas e constantemente conseguir superioridade numérica pelo avanço de um dos seus centrais/laterais/médio defensivo. A basculação defensiva dos nossos 2 avançados foi pobre, muito pobre, e é um problema desde a saida do Slimani.
Podemos não ter jogadores agressivos na recuperação da bola, mas temos que ter minimo organização.
Por exemplo, o Moreirense em Alvalade conseguiu (até sofrer o golo), chamar a pressão dos nossos avançados com passes para o GR e conseguiu constantemente ultrapassar essa pressão com passes verticais para o médio defensivo ou passes laterais para os centrais. Não pode acontecer.
PARA JESUS, O ÚLTIMO JOGO DO SPORTING COM CAPELA FOI "LIMPINHO, LIMPINHO"
Técnico orientava na altura o Benfica
João Capela volta a apitar um jogo do Sporting cerca de três anos e meio depois do último, um dérbi com o Benfica que motivou muitos protestos dos leões.
Na altura treinador das águias, Jorge Jesus negou que a sua equipa tenha beneficiado de erros de arbitragem e até elogiou o juiz lisboeta. “Não foi pelo trabalho do árbitro que o Sporting perdeu, mas sim porque o Benfica foi melhor. João Capela fez uma grande arbitragem e esteve à altura do jogo. (…) O Sporting mostrou que é uma excelente equipa, mas o Benfica ganhou ‘limpinho’, ‘limpinho’”, afirmou Jesus, com uma expressão que ficou na história recente do futebol português.
Recorde aqui o “limpinho, limpinho” de JJ.