[member=21911]Nuno.N, eu não disse nada disso.
O que disse sobre formação, já digo desde que entrei no fórum. E já o dizia antes noutro locais. Nunca referi que não se devia comprar X ou Y, nunca critiquei o treinador por opções e já disse o que tinha a dizer sobre plantel e reforços. E sim, estou satisfeito. Poderia estar mais com a defesa, é verdade, não desminto. Mas não me vês aqui ou ali escrever que as coisas estão mal ou que deveriam limpar-se não sei quantos.
Há coisas que defendi e defendo. defendo a formação, por motivos que vão além de ADN, orgulho interno ou o que seja. Defendo a formação porque aquele sistema que os ingleses colocaram em campo já não protege nada, está obsoleto. E o que agora vigora leva-nos irremediavelmente a uma situação de continuidade da escravatura, apenas mudam os senhores de escravos.
Em tempos li um artigo escrito por um dos irmão Neville, em que descrevia a sua carreira e a forma como os empresários haveriam de dar cabo do futebol moderno. A partir daqui, poderia escrever uma obra de centenas de páginas e que entraria no mais profundo off-topic a que já se assistiu.
O que interessa é que eu não disse nada daquilo. Vou continuar a defender a formação, as equipas B (com determinado objectivo), o final dos empréstimos a clubes da mesma liga (mesmo tendo defendido o empréstimo de jogadores nossos, mas porque é legal e defende os nossos interesses - por mim acabava para todos), os quadros de 70 ou 80 jogadores seniores e as cotas de jogadores formados no clube e formados localmente.
Nunca disse que o plantel teria de ser apenas da formação, nunca disse que a formação é que ganha (ou que perde), nunca disse que o Jorge Jesus estava errado ou que o Bruno de Carvalho estava no rumo errado. Ainda ninguém em viu criticar esta ré-época, ainda mais a partir do momento em que se segurou um pilar do meio-campo, apostando claramente numa continuidade do trabalho feito.
Não tenho nada que falar por outros, mas não disse eu e nem disse a maioria. Li foi alguns a mandar abaixo a formação, Outros a contrapor. E agora calo os dedos, remeto-me ao canto, deixando apenas um conselho: que os que acham que a formação é uma perda de tempo, leiam o que o Presidente escreveu sobre isso, pensem sobre a continua valorização que o Sporting tenta fazer do jogador formado em Alvalade.
Eu como já tenho uma certa idade, consigo ter memórias de incompetências e má gestão de formados no Sporting e contratados pelo Sporting.
As pessoas que colocam formação Vs campeão, deveriam pensar duas vezes no que escrevem. Para já, uma equipa baseada na formação demora anos. Mais de uma década a formar. Seria impossível formar essa equipa esta época. Nem é questão de dinheiro, que o Barcelona é rico desde que me lembro. Um clube pode ser campeão com um plantel de 50% mais 1 da formação? Claro que sim. Desde que seja bom formador e que consiga manter os melhores que formou numa década.
Principalmente o Presidente e o Treinador do Sporting. Felizmente!
[hr]
[member=18853]SiamKor, continuo a achar redutor. Uma equipa B deveria ser, em primeiro lugar , o patamar onde o produto da formação e o produto da prospecção (óbvio que aqui não incluo os craques que vão direitinho aos principais 18 convocados) são inseridos num ambiente de elevada competitividade (se bem que os que vêm de fora podem não necessitar disso), se adaptam à cultura (principalmente os que vêm de fora, os jovens já a devem ter até aos cabelos) e são tacticamente formados para integrar um determinada ideia de jogo. É aí que se forma o comportamento que é esperado. Isto obriga a determinada organização e estabilidade. Já serão poucos os que conseguirão a transição, convém que os poucos não se percam.
O João Mário esteve uns meses emprestado. pegou de estaca. Quem o desenvolveu não foi o clube que o acolheu. Chegou preparado. Continua a dar-se demasiada importância a esses meses. O Iuri leva dois empréstimos com enorme impacto nas equipas que o acolhem. Mas não chega. Não tem o comportamento ou competências expectáveis. Continua a dar-me demasiada importância a esses dois anos emprestado.
Obviamente que defendo empréstimos para não ir para a bancada e para poder continuar a desenvolver-se tecnicamente. Mas talvez fosse possível criar cenários em que isso seria muito menos necessário.
O Championship não forma os jogadores de que necessitamos. Mas concordo contigo, esta 2ª liga não ajuda ao qeu defendo. Por isso defendo há muito uma reestruturação das competições. A que se fez é brincadeira e esbarra sempre na necessidade de votos. E na tábua de salvação para alguns. E no facto de este país ter 3 clubes e o resto são secundários. Neste país existem os 3 “grandes” e depois existem os clubes pequeninos, de aldeia ou pequena cidade, que jogam nos regionais e por vezes têm mais espectadores que clubes primodivisionários. Os que andam lá pelo meio são uma coisa esquisita.