Jorge Jesus - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Jesus valoriza os jogadores e com isso provoca vendas de milhões com os quais se consegue reforçar uma equipa.

Quando falo em reforçar não estou a falar em preencher lacunas/posições. Falo de contratar jogadores que são tão bons ou melhores que os que cá estavam.

Pois bem, quando a qualidade geral é mediana, a formação acaba por ter espaço para entrar. Mas deve ter espaço, não porque é formação e tem um estatuto especial, mas sim porque teve real qualidade para entrar na equipa.

Este ano a qualidade subiu um patamar. Acho até que subiu vários, por isso é normal que a formação não tenha tanto espaço.

“Mas então e o Iuri?”

O Iuri tem um problema mas é um problema dele. Perdeu o lugar, e é bom mas é pior que os que rodeiam. Não é um problema do Sporting. O Iuri não está ao nível de um Markovic, nem de um Campbell.

São emprestados? Não estão cá para o ano? Eu quero ganhar este ano e eles estão cá. Vieram acrescentar qualidade, ia-mos recusar a oportunidade?

Para o ano logo se vê, ou não viram os últimos dias de Agosto em que íamos ficando sem o capitão… E querem agora fazer já planos sobre o plantel 2017/2018?

São estes que temos, joguem os melhores. O treinador tem de pensar no presente. Para pensar no futuro temos o presidente.

Disseram-me, e acredito na pessoa que mo disse (e bate certo com o post do chaval numa rede social qualquer a dizer que acima de tudo quer aprender). Acrescentei um “ALEGADAMENTE” ao meu post, pelo sim pelo não.

O [member=20501]dedezani , acho, tem a mesma info.

Que exagero, a maioria das opiniões não disse isso. Apenas se afirma que a aposta na formação enfraqueceu neste plantel. E que a formação faz parte do clube e que ajudará a equipa a chegar ao títulos, juntamente com todos os outros. Na minha opinião, havia espaço para um / dois atletas vindos da formação e não tínhamos contratado outros.

Quero ver o Jorge Jesus aproveitar ainda mais a formação. Temos excelentes atletas que merecem oportunidades e sempre é algum dinheiro que se poupa em algumas contratações. Já se entendem que há atletas que não encaixam no perfil de atleta que aprecia, mas há outros que encaixam.

Também li o post dele antes de me contarem. :slight_smile:

Tal qual. Pergunta: querem ser campeões? Mesmo??!

[member=21911]Nuno.N, eu não disse nada disso.

O que disse sobre formação, já digo desde que entrei no fórum. E já o dizia antes noutro locais. Nunca referi que não se devia comprar X ou Y, nunca critiquei o treinador por opções e já disse o que tinha a dizer sobre plantel e reforços. E sim, estou satisfeito. Poderia estar mais com a defesa, é verdade, não desminto. Mas não me vês aqui ou ali escrever que as coisas estão mal ou que deveriam limpar-se não sei quantos.

Há coisas que defendi e defendo. defendo a formação, por motivos que vão além de ADN, orgulho interno ou o que seja. Defendo a formação porque aquele sistema que os ingleses colocaram em campo já não protege nada, está obsoleto. E o que agora vigora leva-nos irremediavelmente a uma situação de continuidade da escravatura, apenas mudam os senhores de escravos.

Em tempos li um artigo escrito por um dos irmão Neville, em que descrevia a sua carreira e a forma como os empresários haveriam de dar cabo do futebol moderno. A partir daqui, poderia escrever uma obra de centenas de páginas e que entraria no mais profundo off-topic a que já se assistiu.

O que interessa é que eu não disse nada daquilo. Vou continuar a defender a formação, as equipas B (com determinado objectivo), o final dos empréstimos a clubes da mesma liga (mesmo tendo defendido o empréstimo de jogadores nossos, mas porque é legal e defende os nossos interesses - por mim acabava para todos), os quadros de 70 ou 80 jogadores seniores e as cotas de jogadores formados no clube e formados localmente.

Nunca disse que o plantel teria de ser apenas da formação, nunca disse que a formação é que ganha (ou que perde), nunca disse que o Jorge Jesus estava errado ou que o Bruno de Carvalho estava no rumo errado. Ainda ninguém em viu criticar esta ré-época, ainda mais a partir do momento em que se segurou um pilar do meio-campo, apostando claramente numa continuidade do trabalho feito.

Não tenho nada que falar por outros, mas não disse eu e nem disse a maioria. Li foi alguns a mandar abaixo a formação, Outros a contrapor. E agora calo os dedos, remeto-me ao canto, deixando apenas um conselho: que os que acham que a formação é uma perda de tempo, leiam o que o Presidente escreveu sobre isso, pensem sobre a continua valorização que o Sporting tenta fazer do jogador formado em Alvalade.

Eu como já tenho uma certa idade, consigo ter memórias de incompetências e má gestão de formados no Sporting e contratados pelo Sporting.

As pessoas que colocam formação Vs campeão, deveriam pensar duas vezes no que escrevem. Para já, uma equipa baseada na formação demora anos. Mais de uma década a formar. Seria impossível formar essa equipa esta época. Nem é questão de dinheiro, que o Barcelona é rico desde que me lembro. Um clube pode ser campeão com um plantel de 50% mais 1 da formação? Claro que sim. Desde que seja bom formador e que consiga manter os melhores que formou numa década.

Principalmente o Presidente e o Treinador do Sporting. Felizmente!

[hr]

[member=18853]SiamKor, continuo a achar redutor. Uma equipa B deveria ser, em primeiro lugar , o patamar onde o produto da formação e o produto da prospecção (óbvio que aqui não incluo os craques que vão direitinho aos principais 18 convocados) são inseridos num ambiente de elevada competitividade (se bem que os que vêm de fora podem não necessitar disso), se adaptam à cultura (principalmente os que vêm de fora, os jovens já a devem ter até aos cabelos) e são tacticamente formados para integrar um determinada ideia de jogo. É aí que se forma o comportamento que é esperado. Isto obriga a determinada organização e estabilidade. Já serão poucos os que conseguirão a transição, convém que os poucos não se percam.

O João Mário esteve uns meses emprestado. pegou de estaca. Quem o desenvolveu não foi o clube que o acolheu. Chegou preparado. Continua a dar-se demasiada importância a esses meses. O Iuri leva dois empréstimos com enorme impacto nas equipas que o acolhem. Mas não chega. Não tem o comportamento ou competências expectáveis. Continua a dar-me demasiada importância a esses dois anos emprestado.

Obviamente que defendo empréstimos para não ir para a bancada e para poder continuar a desenvolver-se tecnicamente. Mas talvez fosse possível criar cenários em que isso seria muito menos necessário.

O Championship não forma os jogadores de que necessitamos. Mas concordo contigo, esta 2ª liga não ajuda ao qeu defendo. Por isso defendo há muito uma reestruturação das competições. A que se fez é brincadeira e esbarra sempre na necessidade de votos. E na tábua de salvação para alguns. E no facto de este país ter 3 clubes e o resto são secundários. Neste país existem os 3 “grandes” e depois existem os clubes pequeninos, de aldeia ou pequena cidade, que jogam nos regionais e por vezes têm mais espectadores que clubes primodivisionários. Os que andam lá pelo meio são uma coisa esquisita.

Compreendo e concordo com muito do que dizes, mas há uma coisa que vai sempre faltar à equipa B, que é não o nível competitivo - a 2ª liga é muito competitiva - mas a qualidade dos adversários. Se calhar metade das equipas até podiam estar na 1ª liga em vez de uma meia-dúzia que cá anda e até faziam igual ou melhor figura… mas no caso de alguns jogadores pode-se entender que precisam de jogar contra Guimarães, Braga, fruteiros, etc…

Tal como a equipa B, os empréstimos são outra ferramenta que podemos usar, e cada caso é um caso. Não te sei dizer o que é melhor para cada caso. Não te sei dizer o que resulta melhor. Não te sei dizer se o João Mário teria sido igual caso tivesse vindo directo para a equipa A sem passar por Setúbal. Não te sei dizer se o Iuri teria sido igual caso tivesse continuado na B.

O Gelson, por exemplo, não foi emprestado a ninguém e está a correr bem. O Mané também não, e a carreira dele estagnou.

Quanto a adaptarem-se a uma ideia de jogo, isso seria bom se conseguíssemos ter um Ferguson. Um treinador para 20 anos. Porque cada treinador tem as suas ideias de jogo, e julgo que o melhor que podemos fazer pelos nossos formandos é adaptá-los ao máximo de ideias de jogo possível.

Pois eu continuo a arrepiar-me quando se diz que a aposta na formação levou à ausência de títulos que foi basicamente isso que se disse páginas atrás.

Quando a realidade nos mostra que nos últimos 15 anos foi precisamente a formação que nos deu alguns vislumbres de competitividade e que, apesar das ausências da Champions e de títulos e inclusivamente algumas épocas vergonhosas em que os activos do clube desvalorizaram tremendamente, no mesmo período a formação rendeu cerca de 150M em vendas. Além disso, é a nossa formação que nos tem diferenciado. Extraordinário o impacto internacional que teve o facto de o Sporting ter 10 Aurélios na final do Euro.

Basicamente foi a formação que ainda foi segurando o clube, desportiva e financeiramente.

Já o disse. Estou muito satisfeito com o actual plantel, embora aqui e ali algo preocupado ( lateral esquerda, não desgosto da lateral direita, mas podia ser melhor e aguardo para ver o que farão André e Castaignos e se estes serão reais alternativas a Bas Dost ).

O Sporting trabalhou bem no mercado, soube ser paciente e esperar pelas oportunidades ( não seria desinteressante fazer uma pequena colectânea da quantidade de críticas que até há uma semana eram feitas, que a corrente falava de amadorismo dos responsáveis ), falta agora ver o rendimento em campo das escolhas que o Sporting fez no mercado.

Disse-o no ano passado e mantenho. Apesar do saldo globalmente positivo do trabalho do Sporting no mercado, desperdiçaram-se recursos próprios ( fechando as portas a alguns jovens com enorme potencial e mantenho também que Wallyson e Iuri deviam ter sido apostas ) e gastaram-se alguns milhões em jogadores que um ano depois tivemos que dispensar ( Aquilani, por exemplo ).

O foco deve ser o título. Agora e sempre. E a formação não deve ter lugar na A por decreto. Mas não deve ser desvalorizada à conta do simples estatuto, muitas vezes demasiado caro e sem retorno desportivo e financeiro.

Temos muita gente, das gerações de 94 e 95, com condições fantásticas para vingarem. Que haja capacidade para os potenciar, num contexto de uma base forte e de qualidade superior, que foi isto que falhou ao longo dos anos.

Houve apenas um forista que veio fazer mea-culpa da merda que disse em relação a este mercado de transferências, os outros que deitaram abaixo a direção e o treinador ainda andam a assobiar como se nada tivessem dito.

JORGE JESUS: «NUNCA EQUACIONEI TIRAR A BRAÇADEIRA AO ADRIEN» Grande entrevista ao técnico do Sporting para ler no domingo

A permanência de Adrien Silva no Sporting, depois do desejo manifestado pelo médio em abraçar outro projeto, foi um dos temas que marcou a atualidade leonina na última semana. Numa grande entrevista concedida a Record por Jorge Jesus, que poderá ler na edição de domingo do Record e no Record Premium, o treinador abordou este e outros temas relacionados com o clube e não deixou nenhuma questão sem resposta. “É completamente falso que tenha ameaçado demitir-me devido à possível saída do Adrien”, garantiu ainda.

O mercado, o plantel e as expectativas para a nova temporada, tudo temas que Jorge Jesus comentou numa grande entrevista que não pode perder!

Record

[member=9277]Ravanelli

Não me referia a ninguém em especifico mas sim à toada que foi invadindo este tópico, e outros, finda a janela de transferências.

Tenho imenso orgulho na nossa formação e no Sporting como clube formador, tenho imenso orgulho no Figo jogador no Ronaldo, no Futre, entre muitos outros. Acho que é de salutar mantermos essa “reserva” ao futebol moderno que faz com que hoje em dia tenha deixado de acompanhar campeonatos, espanhol, francês, que noutros tempos acompanhava assiduamente. Acompanho a Premier porque consegue garantir competitividade interna e mesmo assim pouco, e a Liga Italiana para ver os jogos da Juve. Dou por mim a não ver finais ou meias finais da Champions porque o factor “aborrecimento” e de “deja vu” invade-me de tal forma que não tenho paciência para isso.

Dito isto, não tenho qualquer vergonha ou pejo em admitir que a famosa “aposta na formação” nos últimos dez anos se deveu em muito à falta de competitividade da equipa principal, não foi uma aposta sustentada, inteligente, na procura do sucesso…foram remendos e mais remendos…e à custa disso até se foram perdendo jogadores que poderiam ter dado muito mais. Desenrascávamos, atiravamos lá para dentro o Pereirinha, o Saleiro, o Djaló, o Zezinho…etc etc…acabando em muitos dos casos com a formação dos jogadores, sem plano individual ou colectivo para os mesmos, era o desenrasque.

Neste momento a realidade é outra, os níveis de competitividade e de exigência são outros. E se me custa ver o Sporting contratar um Petrovic e emprestar um Palhinha, ou se me faz confusão ver um jogador como o Iuri no Boavista…acredito serem casos pontuais num plano que tem necessidades imediatas. Temos um plantel competitivo, um plantel que reflecte a filosofia do treinador…o Jorge está agora mais confortável do que estava na época passada.

Interessa-me mais, por agora, ser campeão…do que o tratamento ou opções pontuais feitas com jogadores formados no clube.

Lá me farão gastar 1 euro para comprar o jornal…
Alguém sabe de um sítio onde metam os jornais disponíveis online?

Daniel Podence hoje, Jorge Jesus amanhã… Continuam as entrevistas ao grupo Cofina. :inde: Algo me está a escapar no meio disto tudo.

O próprio Jornal Sporting poderia e deveria trazer uma primeira grande entrevista da época com o nosso treinador.

Depois queremos que nos respeitem. Fazem o que fazem, tratam o clube como tratam e ainda lhes damos entrevistas exclusivas.

Com que moral se critica a CS perante isto?

Já era tempo de perceber que isto não se faz sem um objectivo.

A questão é que o objectivo não tem sido conseguido por parte do Sporting. E, se me permites, o objectivo em causa, que suponho ser o do Presidente, é bastante válido mas escolheu um péssimo grupo para o tentar.

[b]JORGE JESUS: «AO FIM DE UM MÊS NO SPORTING, QUIS IR-ME EMBORA»[/b] Grande entrevista ao técnico leonino para ler no domingo

Jorge Jesus concedeu uma grande entrevista a Record, que poderá ler na edição impressa de domingo e no Record Premium, onde abordou toda a atualidade do Sporting.

Do mercado às expectativas para esta temporada e análise ao plantel, passando por um balanço de leão ao peito, que contou com uma revelação. “Quando cheguei ao Sporting, ao fim de um mês quis ir-me embora. Pensei: ‘o que é isto?’ Mas o presidente deu-me força e disse-me que as coisas iriam resolver-se”, contou o treinador ao nosso jornal. Uma entrevista que não pode perder!

Óbvio que iam usar isto como título porque dá a entender arrependimento do JJ em sair do outro lado para cá e também que fazíamos as coisas de modo amador quando comparado com a magnífica “estrutura” deles… ???

O JJ de vez em quando também podia medir as palavras, para bem do clube.

JORGE JESUS: «AO FIM DE UM MÊS NO SPORTING, QUIS IR-ME EMBORA»

Jorge Jesus concedeu uma grande entrevista a Record, que poderá ler na edição impressa de domingo e no Record Premium, onde abordou toda a atualidade do Sporting.

Do mercado às expectativas para esta temporada e análise ao plantel, passando por um balanço de leão ao peito, que contou com uma revelação. “Quando cheguei ao Sporting, ao fim de um mês quis ir-me embora. Pensei: ‘o que é isto?’ Mas o presidente deu-me força e disse-me que as coisas iriam resolver-se”, contou o treinador ao nosso jornal. Uma entrevista que não pode perder!

É o único que serve.