Ahahahah nem mais… Excelente alegoria.
Das melhores coisas que aconteceu ao Sporting nos últimos anos, logo depois de Bruno de Carvalho, o grande obreiro da sua chegada.
Na sua primeira época no clube, faz o record de pontos, não é campeão por uma unha negra (muitas malas tiveram que ser pagas para nao o ser), tornou o clube mais atraente para craques (Bas Dost, Campbell, Markovic, Ruiz, Coates…), e transformou jogadores que valiam 10/15M em craques que valem 30/40M!!!
Cereja no topo do bolo, é Sportinguista dos sete costados e vale todo o dinheiro que lhe é pago.
Em relação ao tema FORMAÇÃO, é carvão da imprensa.
O que JJ gosta é de qualidade, seja portuguesa ou estrangeira. E, é inegável, gosta de experiência. E ainda bem, digo eu, pois nenhuma equipa feita só de putos tem estaleca para ir a um Santiago Bernabéu cheio e nao sair vergada por muitos. Ou no Allianz Arena como nós infelizmente fomos.
Um bom projecto desportivo é o que se quer agora, e temos o presidente, treinador, director da formação e Coordenador do Dep. de Recrutamento e Formação (Aurélio Pereira) para isso.
O ideal é o que se está a fazer este ano. Dotar a equipa de talento e experiência para os mais altos desafios. Escolher o(s) jovens com maior qualidade para integrar a A.
Os que ainda nao têm qualidade, mas que se visualiza potencial para vir a ter a curto prazo, empresta-se sem opção.
Os que não se prevê que venham a ter essa qualidade, emprestar com opção.
Eu até acho que devíamos incluir algo que os gigantes espanhóis fazem. Aqueles jogadores que, apos jogar na B e um dois empréstimos, se prevê que possam vir a ter qualidade mas são uma incógnita, ou de aposta difícil, vender uma boa equipa mas com opção de compra baixa. Estilo vender por 2/5M com opção de 5/10M. Quem recebe vai querer apostar no jogador para ter lucro depois, nós recebemos pela formação um bom valor, caso nao dê em nada. Caso dê em craque, recompramos barato, entra na A e sai por +15M.
Voltando ao JJ, que já referiu que no seixal nao tinha esta qualidade.
Neste caso, temos aposta em Ruben Semedo (que ja disse na imprensa que JJ lhe disse que confiava nele para explodir em setubal e voltar à A), Gelson (com quem JJ ficou logo rendido ao talento e já foi alvo de vários elogios públicos) e Matheus.
Deu oportunidade a Iuri durante dois meses, que o mesmo não aproveitou. Ou alguém aqui preferia manter Iuri este ano em vez de Markovic?! Tinham mais confiança para colocar no Bernabéu ou em Westfalen Markovic ou Iuri a titular? Eu escolhia Markovic, Gelson ou Campbell todos os dias. Quanto muito concordo que podia ter ficado em vez de Matheus. Ou que podia ter sido emprestado a uma equipa maior. Mas aparentemente foi Iuri que escolheu, o que nao abona muito a favor da sua mentalidade competitiva.
Podence foi alvo de aposta constante na pré-época e via-se que JJ gostou muito dele. Estava muito verde e foi emprestado. Concordo plenamente. Se voltar mais objectivo, provavelmente torna-se aposta.
Palhinha é também projecto a médio prazo.
Gelson com a qualidade que tem apresentado neste inicio de época é bem capaz de sentar Markovic.
Acho até que a aposta na formação tem sido forte. Senao o ano passado quando saiu carrillo, tínhamos ido buscar alguém para o lugar do JM17.
A diferença é que agora temos plantel forte para integrar os putos. Isso faz toda a diferença, e assusta os rivais e CS afecta aos rivais. Então toca a jogar carvão para a fogueira.
Meus caros, temos super plantel, com 3 putos craques da formação, alguns putos craques de fora, e craques experientes.
Temos um plantel top 3 nos últimos 30 anos.
Plantel para campeonato, taças e champions, sem desculpas.
Melhor gk do Euro16. Suplente de luxo como o Beto.
Defesa com 4 bons centrais, dois deles excelentes (Ruben e Coates).
Lateral direita razoável. Esquerda necessita reforço em janeiro, mas dá para os gastos.
Do meio campo para a frente é um luxo. William, Adrien, Elias, Bryan, Gelson, Campbell, Markovic, Bas Dost. Oito craques para seis posições.
Além desse luxo, temos alternativas como Paulista (parece melhor das lesões e mostrar potencial), Meli, Matheus, Alan Ruiz, André, Castaignos, Spalvis. Qualquer um destes seria titular num braga ou guimarares.
Temos ainda jovens emprestados com potencial para serem craques, como Iuri, Podence, Palhinha, F.Geraldes, Wallyson e Domingos Duarte.
O futuro é risonho meus camaradas. Promete e muito…
Esta época é mudar o chip nos jogos europeus JJ. É para ganhar, venha quem vier!!!