Jorge Jesus - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Ahahahah nem mais… Excelente alegoria.

Das melhores coisas que aconteceu ao Sporting nos últimos anos, logo depois de Bruno de Carvalho, o grande obreiro da sua chegada.

Na sua primeira época no clube, faz o record de pontos, não é campeão por uma unha negra (muitas malas tiveram que ser pagas para nao o ser), tornou o clube mais atraente para craques (Bas Dost, Campbell, Markovic, Ruiz, Coates…), e transformou jogadores que valiam 10/15M em craques que valem 30/40M!!!
Cereja no topo do bolo, é Sportinguista dos sete costados e vale todo o dinheiro que lhe é pago.

Em relação ao tema FORMAÇÃO, é carvão da imprensa.

O que JJ gosta é de qualidade, seja portuguesa ou estrangeira. E, é inegável, gosta de experiência. E ainda bem, digo eu, pois nenhuma equipa feita só de putos tem estaleca para ir a um Santiago Bernabéu cheio e nao sair vergada por muitos. Ou no Allianz Arena como nós infelizmente fomos.

Um bom projecto desportivo é o que se quer agora, e temos o presidente, treinador, director da formação e Coordenador do Dep. de Recrutamento e Formação (Aurélio Pereira) para isso.

O ideal é o que se está a fazer este ano. Dotar a equipa de talento e experiência para os mais altos desafios. Escolher o(s) jovens com maior qualidade para integrar a A.
Os que ainda nao têm qualidade, mas que se visualiza potencial para vir a ter a curto prazo, empresta-se sem opção.
Os que não se prevê que venham a ter essa qualidade, emprestar com opção.

Eu até acho que devíamos incluir algo que os gigantes espanhóis fazem. Aqueles jogadores que, apos jogar na B e um dois empréstimos, se prevê que possam vir a ter qualidade mas são uma incógnita, ou de aposta difícil, vender uma boa equipa mas com opção de compra baixa. Estilo vender por 2/5M com opção de 5/10M. Quem recebe vai querer apostar no jogador para ter lucro depois, nós recebemos pela formação um bom valor, caso nao dê em nada. Caso dê em craque, recompramos barato, entra na A e sai por +15M.

Voltando ao JJ, que já referiu que no seixal nao tinha esta qualidade.
Neste caso, temos aposta em Ruben Semedo (que ja disse na imprensa que JJ lhe disse que confiava nele para explodir em setubal e voltar à A), Gelson (com quem JJ ficou logo rendido ao talento e já foi alvo de vários elogios públicos) e Matheus.

Deu oportunidade a Iuri durante dois meses, que o mesmo não aproveitou. Ou alguém aqui preferia manter Iuri este ano em vez de Markovic?! Tinham mais confiança para colocar no Bernabéu ou em Westfalen Markovic ou Iuri a titular? Eu escolhia Markovic, Gelson ou Campbell todos os dias. Quanto muito concordo que podia ter ficado em vez de Matheus. Ou que podia ter sido emprestado a uma equipa maior. Mas aparentemente foi Iuri que escolheu, o que nao abona muito a favor da sua mentalidade competitiva.

Podence foi alvo de aposta constante na pré-época e via-se que JJ gostou muito dele. Estava muito verde e foi emprestado. Concordo plenamente. Se voltar mais objectivo, provavelmente torna-se aposta.
Palhinha é também projecto a médio prazo.

Gelson com a qualidade que tem apresentado neste inicio de época é bem capaz de sentar Markovic.

Acho até que a aposta na formação tem sido forte. Senao o ano passado quando saiu carrillo, tínhamos ido buscar alguém para o lugar do JM17.

A diferença é que agora temos plantel forte para integrar os putos. Isso faz toda a diferença, e assusta os rivais e CS afecta aos rivais. Então toca a jogar carvão para a fogueira.

Meus caros, temos super plantel, com 3 putos craques da formação, alguns putos craques de fora, e craques experientes.
Temos um plantel top 3 nos últimos 30 anos.

Plantel para campeonato, taças e champions, sem desculpas.

Melhor gk do Euro16. Suplente de luxo como o Beto.

Defesa com 4 bons centrais, dois deles excelentes (Ruben e Coates).
Lateral direita razoável. Esquerda necessita reforço em janeiro, mas dá para os gastos.

Do meio campo para a frente é um luxo. William, Adrien, Elias, Bryan, Gelson, Campbell, Markovic, Bas Dost. Oito craques para seis posições.
Além desse luxo, temos alternativas como Paulista (parece melhor das lesões e mostrar potencial), Meli, Matheus, Alan Ruiz, André, Castaignos, Spalvis. Qualquer um destes seria titular num braga ou guimarares.

Temos ainda jovens emprestados com potencial para serem craques, como Iuri, Podence, Palhinha, F.Geraldes, Wallyson e Domingos Duarte.

O futuro é risonho meus camaradas. Promete e muito…

Esta época é mudar o chip nos jogos europeus JJ. É para ganhar, venha quem vier!!!

Muito bom [member=11105]ricardo88costa

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Uma das coisas que mais pica vai dar ao JJ é gerir aqueles egos todos no balneário.

Até vai ferver! Vai ser caralhadas por tudo quanto é sítio. :mrgreen:

Então como é que estamos de opções? Pelo menos as principais e/ou mais óbvias :think:

redes: Rui / Beto
defesas: João / Ezequiel / Marvin / Jefferson / Coates / Semedo / Paulo / Douglas
médios: William / Paulista / Adrien / César / Elias / Meli / Petrovic
avançados: Bryan / Gelson / Campbell / Alan / Markovic
fura-redes: Dost / Luc / André / Spalvis

Gosto muito deste plantel. Foi tudo pensado cirurgicamente. :clap:

Tens 10 campeões europeus formados no Sporting. Podiam cá estar todos. Dava para ser campeão?

Porque pegaste no Iuri ou no Tobias para demonstrar essa ideia de incapacidade para ganhar?

Ser formador não significa ter um plantel composto apenas por jogadores da formação. Mas ser formador significa não trazer pernas de pau, quando podes ter jogadores feitos em casa, com mais qualidade e um custo inferior.

Sim, já sabemos que o Sporting é o único clube em Portugal cuja responsabilidade é formar, sabemos também que é o único clube em que contratar jogadores ou treinadores por valores elevados é um drama nacional, sabemos ainda que é o clube em que ter várias soluções no plantel é lesa pátria.

Como disse um ex-jogador nosso: vão todos tomar no cú!

A censura à alegada quebra na aposta na prata da casa não tem lógica nenhuma, é uma espécie de último suspiro dos que estão quase a ir para o outro lado.

Vindo de quem vem, é como ouvir um homem associado a um regime totalitário que matou milhões apontar o dedo a outro cuja polícia excitada matou 2 inocentes.

Estamos a mudar a nossa cultura para sermos uma equipa vencedora nos anos vindouros… Não somos campeões há 15 anos, já apostamos forte na formação porque não tínhamos dinheiros para mais…vejam agora a ultima vez que fomos campeões, estava a entrar o Hugo Viana e o R. Quaresma na equipa principal. Temos que ter jogadores experientes e com créditos firmados e juntar 1 ou 2 jogadores da formação ( Semedo, Gelson, Matheus), sendo que uns desenvolvem-se mais rápido, por isso não podemos andar a meter logo todos os jovens de 1 vez na equipa principal. Vamos ter calma e concentrar-nos em ser campeões, algo que já desespero.

Eu acho que se confundem conceitos e estratégias! Vamos lá a ver:

O que eu entendo como “aposta na formação” (e poderá divergir daquilo que outros entendem como aposta na formação) é o investimento em infraestruturas e recursos humanos de excelência que permitam a prospecção, captação, recrutamento e desenvolvimento de jogadores que os possam elevar ao patamar da excelência!

Não é por acaso que a isto se chama de “escola”. Quando se fala que um jogador tem “escola” de Ajax, de Barcelona ou de Sporting estamos a referir-nos a estas condições unicas e know how adquirido que permitem aos jogadores terem bases solidas de desenvolvimento competitivo, que a maioria não tem!

Outra coisa, e que alguns poderão também incluir nesse conceito de “aposta na formação” é a estratégia de gestão desportiva do plantel senior e onde se encaixa a vocação formadora do clube!

Há vários caminhos e exemplos, e nem todos podem ser considerados estratégicos no que ao sucesso desportivo diz respeito! Se o objectivo primordial do futebol senior é ter sucesso desportivo, o futebol de formação tem de ser vista como uma mais valia e uma vantagem competitiva, porque permite por um lado obter jogadores de qualidade a baixo custo e por outro rentabiliza-los economicamente no futuro!

É no equilíbrio entre retirar proveitos desportivos e económicos de uma vocação formadora e saber dotar a equipa de outras valências que permitam aos jogadores da formação crescer sustentadamente e num ambiente competitivo saudável, que se joga o sucesso desportivo do clube!

Ora isto pressupõe que a formação por si só não é sinónimo de sucesso desportivo (e empiricamente isto está mais do que validado) porque numa equipa totalmente (ou quase) originaria da formação falta-lhe una serie de atributos fundamentais para o sucesso: experiência competitiva, maturidade, máximo potencial, desenvolvimento mental, referencias, etc.

É evidente que os jogadores da formação podem desenvolver várias destas valencias na equipa senior, mas o tempo exigido é grande e, caso não se tratem de foras de serie, a maior parte das vezes não se coaduna com o estatuto de clube grande e vencedor! Um clube como o Sporting que se quer vencedor regular, não pode esperar pelo maturar de vários jogadores na sua equipa senior até que os mesmos permitam construir uma equipa capaz de ganhar títulos! Os títulos demorarão a aparecer o mais provável é que antes dos jogadores (os melhores) maturarem existam outros clubes com outros argumentos os levem! De resto a paciência de adeptos que querem e se habituaram a vitorias não é compatível com o necessário tempo de maturação! E assim chegamos ao Sporting das ultimas décadas!

Isto como já se viu não funciona!

O modelo ou estratégia que em minha opinião funciona é a mescla entre jogadores da formação já com algum potencial desenvolvido e jogadores maduros! E a não ser que se tratem de foras de serie, poucos serão os que saem directamente dos juniores para a equipa principal, sem antes irem ganhar traquejo num ou outro empréstimo!

Eu percebo o argumento de ao invés de se ter contratado tipos que à partida serão segundas linhas - Petrovic, Meli, André, Castaignos, etc - mais valia manter alguns dos putos! Compreendo mas à partida não concordo! Porque os jogadores contratados poderão ser úteis com a sua experiência mas somarão na sua maioria poucos minutos face à qualidade das primeiras linhas, o que em jogadores jovens, com potencial e a precisar de evoluir seria nefasto! Compreendo portanto que jogadores como Palhinha, Tobias, Podence, Wallyson, Iuri e Geraldes devam ser emprestados para poderem somar minutos, ao invés de estarem a estagnar no Sporting! De resto nem todos estes jogadores atingirão o nível exigido (desconfio que os únicos a fazê-lo serão Iuri, Wallyson e Geraldes) e como tal nunca seriam verdadeiramente úteis ao Sporting a não ser que se valorizem noutros clubes por empréstimo e rendam algum dinheiro!

Como já disse, o unico jogador destes que eu considero já com capacidade para discutir um lugar no plantel seria Iuri, mas Jesus não tem a mesma opinião! Talvez mais este ano de empréstimo lhe dê definitivamente as bases para se impor!

Enviado do meu iPhone 6s usando o Tapatalk

“A formação não ganha títulos, nunca ganhou nem vai ganhar”

Curioso julgava que tínhamos sido campeões em 01/02 com o Beto e o Hugo Viana a titulares e o Quaresma como um dos jogadores mais utilizados, mas devo estar a fazer confusão.

Se a formação de jogadores for a prioridade principal dificilmente vamos ganhar campeonatos. Se a formação for utilizada para servir a equipa principal munido-a de graça de jogadores de qualidade possibilitando a concentração de investimentos em poucas contratações de elevado nível ficamos mais perto de ganhar.

É absolutamente errado pensar que ao contratarmos x estamos a limitar as oportunidades de y proveniente da formação. O jogador da formação tem de ganhar o lugar na equipa do Sporting pela sua qualidade e pelo seu trabalho, o lugar não é seu por direito. Há inúmeros exemplos de jogadores da nossa formação que limparam o lugar a jogadores contratados, que se previa que iam tapar a sua progressão.
No presente tenho grande confiança na capacidade de Gelson defender o seu espaço na equipa e acho que o Matheus também vai dar muita luta. Prevejo uma enorme e saudável concorrência sendo que o maior vencedor será o Sporting.

[member=20642]gklimt, como a tua mensagem vem logo a seguir à minha, parto do pressuposto que essa questão era para mim.

Lamente, mas terei de responder com uma pergunta: ao menos deste-te ao trabalho de ler o que escrevi?

Se não era para mim, esquece lá e desculpa o tempo perdido.

[hr]

Vocês já perceberam que se escrevem de determinada forma, depois não se sabe bem a quem se está a apontar. :shifty:

[hr]

[member=6665]1984, tudo muito bem. Obviamente que alguém dizer que se fecha a porta ao exterior é idiota. Aliás, nunca ninguém prometeu isso, seria idiota. Qualquer clube que o faça, com certeza é porque não tem dinheiro para obter melhor.

Agora, continua a existir uma coisa que me deixa muito apreensivo. E já há muito tempo. E não é culpa deste ou daquele, chame-se Bruno, Jorge, Manel ou Antonieta. Se precisamos de rodar os nossos jovens durante 2 ou 3 anos em equipas da 1ª e 2ª liga, a equipa B existe para quê? Tem apenas o objectivo de acolher jovens de outros lados e rodar alguns tipos da A parados há demasiado tempo? Isso não será redutor?

[member=9277]Ravanelli, a equipa B tem tido a sua utilidade, na medida em que tem permitido a alguns jogadores da formação terem minutos de jogo numa liga altamente competitiva. Acho que o caminho “natural” das coisas está a acontecer (e já aconteceu com alguns jogadores).

Formação → equipa B → pré-época com a equipa A

Depois daqui, há duas hipóteses:

[ul][li] Empréstimo a outro clube[/li]
[li] Surpreende, e fica no plantel[/li][/ul]

Na maior parte dos casos, é a primeira opção que acontece. Mas já tivemos exemplos da 2ª (o Gelson é um deles, pois não passou pela fase do empréstimo), mas mesmo o William, que esteve emprestado, voltou para fazer pré-época, e surpreendeu tudo e todos, assumindo-se como titular.

Agora, a gestão que está a ser feita com alguns parece-me não sei a mais correta. Exemplo disso é o Iuri. 3º empréstimo em 3 anos, para mim, é excessivo. Com o Podence, já acho que está a ser correta. A equipa B acaba por ser mais como um “primeiro choque” com a competição sénior. Também não compreendi o porquê de o Gauld ter ficado lá 2 anos, quando poderia ter ido no 2º ano evoluir para uma equipa da 1ª Liga. E mesmo isso acharia redundante, porque ele experiência de sénior já tem mais se calhar que muita malta que anda na nossa equipa B, porque já jogava na Primeira Liga da Escócia.

Eu passei da apreensão com essa questão para a expectativa. Para mim (idealmente) a equipa B é uma ficção. Não há equipa principal nem equipa B, há um conjunto de jogadores (uns 40) que fazem parte do plantel do Sporting CP e uns (os “melhores”) vão jogando na I Liga, champions, etc. e os outros vão ganhando minutos na II liga. Por isso mesmo, para mim, não faz qualquer sentido ter um plantel na “equipa principal” com 29 jogadores. Para mim, o ideal há-de andar ali pelos 22. Os outros (que não têm de ser uns inaptos impreparados para a equipa principal) compõem o plantel e ganham forma na equipa B. Neste modelo, não me surpreende que jogadores como o Tobias Figueiredo, o Esgaio e outros vão fazendo jogos na equipa B ou que os jogadores da equipa principal vão ganhando ritmo na equipa B.

Tendo chegado à conclusão que o plano do clube não é, claramente, este, resta-me esperar que a equipa B seja vista como uma “incubadora chamadora de atenção”. Ou seja, o jogador que sai dos juniores ou o gajo que vem do Gana sem experiência na Europa é colocado na equipa B. O jogador evolui um ou dois anos na equipa B. Ganha bagagem, chama a atenção. Quando tem uns 20 ou 21 anos já tem estatuto suficiente para chegar a uma equipa do meio da tabela da 1ª liga e ser titular. Roda 1 ou 2 temporadas, chama a atenção e quando tem uns 22 ou 23 anos já está de tal modo amadurecido que está preparadíssimo para ser lançado na equipa principal do Sporting CP.

Eu prefiro o 1º método, acho que temos mais a ganhar em ter cá uns 18 gajos que sejam uma real mais-valia, com créditos firmados e que permitam acolher uns quantos miúdos e desenvolvê-los, integrando-os no plantel e afins, do que ter cá 29 e, desses 29, há os tais 18 que se aproveitam (e jogam) e andam os outros a fazer número nos treinos. Mas o 2º método também não me chateia. Implicará mais paciência dos adeptos (que querem aposta em jogadores formados) e, eventualmente, uma reeducação desses mesmos adeptos. Acho que essa reeducação chegará a partir do momento que jogadores como o Iuri Medeiros (que já vai no 3º empréstimo e está com 22 anos) ou o Chaby sejam aposta no clube. Nesse momento os adeptos apercebem-se de que, de facto, os jogadores estão a ganhar qualquer coisa nos Boavistas e nos Covilhãs desta vida e que, no futuro, podem ser uma mais-valia no Sporting CP.

Mas na 1º Liga a competitividade é maior, talvez estejam a ser preparados para que no próximo ano fiquem no Plantel Principal

Não coloco isso em causa. Por isso mesmo é que defendo um modelo com poucos jogadores, ou seja, onde estes jogadores não só trabalhem constantemente com o plantel principal, como são opção regular para o mesmo. Num plantel com menos jogadores, a probabilidade de chamares jogadores da equipa B é maior, pelo que os jogadores da dita equipa B têm de ter, obrigatoriamente, mais qualidade.

Eu, neste momento, não me sinto confortável a chamar um único jogador da equipa B para o plantel principal. Um único! Nas temporadas anteriores isso ainda foi acontecendo (i.e., era fácil identificar 2 ou 3 jogadores com qualidade para serem chamados à equipa principal). O que explica o tal plantel com 29 jogadores (na equipa principal).

A equipa B serve para a primeira experiência sénior dos jogadores. Serve para aqueles que ainda não estão preparados para a primeira divisão. Serve para garantir uma época de titularidade a um jovem. Serve para garantir que um jovem treina e joga na posição que o Clube quer. Serve para casos como o do Matheus, que ALEGADAMENTE pediu para não ser emprestado e ficar a aprender com o Jesus, terem hipóteses de somar minutos.

Serve também como “montra” para os nossos jogadores (por exemplo, sem o ano-e-meio de grande futebol do João Mário na equipa B, teria o Setúbal confiança suficiente no jogador para avançar para a sua contratação, num empréstimo que foi benéfico para as 3 partes interessadas?).

Cada caso é um caso. Tens diversas ferramentas ao teu dispôr. A Equipa B é mais uma, com as suas vantagens e desvantagens.

De onde retiraste esta informação?
A ser verdade é mais um muito bom indicador do miúdo, que espero que esta época pelo menos nas taças e se for caso disso na UEL, tenha oportunidades.

A equipa b só não funciona melhor porque o nível competitivo da 2 liga é fraco. Uma equipa b do Sporting no championship fabricava todos os anos um jogador para a equipa principal!

Vocês não sabem ser felizes.

Temos um dos plantéis com mais alternativas e qualidade dos últimos largos anos…

Conclusão: Mataram a formação, como é que se vão gerir os egos etc etc…

Somos um clube muito particular, seja x ou y… está sempre alguma coisa mal.

Isto.

O Homem é um ser insatisfeito por natureza