Jorge Jesus - Treinador do Sporting Clube de Portugal

O benfas em 20 anos ganhou 4 campeonatos…3 com o Jesus. Se ele não é muito bom os outros que por lá passaram o que são?

Independentem/ de toda a racionalidade que te possa assistir, há coisas que não são aceitáveis. O Sporting tinha nas mãos uma oportunidade dourada de atacar o primeiro lugar e perante isso tinha que se portar como um animal selvagem, uma besta que ataca logo na jugular, sem hesitações, sem medos, sem pensar. Para matar e duma só vez.

Perante um Boavista que não sabe o que é uma bola, perante uma equipa com vários jogadores que não sabem dominar/passar/chutar uma bola, tivemos uma equipa dominadora (também só faltava essa), mas sem qualquer sentido de propósito, de urgência, de aproveitamento da janela de oportunidade.

Uma equipa que quer ser vitoriosa, titulada, não pode deixar passar em claro momentos como este. Não pode. O que me f*de mesmo a sério é saber que a coisa estava ali mesmo à mão de semear e andámos ali a rabear, à espera que a realidade nos aparecesse ao caminho, em vez de a pressionar. Ao estilo JJ, eu sei que havemos de marcar golos porque é quase impossível de parar o Sporting, o que eu vi foi uma equipa que jogou bem e que queria ganhar mas que só muito perto do fim se deixou contaminar por essa urgência que devia estar presente desde o minuto 1’, principalm/ depois de saber dos resultados de FCP e SLB.

Ficaríamos com mais 2 pontos que FCP e mais 4 que SLB, a 15 dias de visitar a Luz, podendo gerir os resultados a bel-prazer. Mas não, sem urgência, sem instinto matador, deixámos o tempo correr até ele se virar contra nós. Pior, continuamos incapazes de assumir as nossas culpas e responsabilidades, quando até temos sido mais prejudicados noutros jogos e agora é que o presidente vem falar, quando os lances mais notórios (penalti e golo anulado) são bem ajuizados (o pior foram mesmo os fora-de-jogo).

O Sporting sai do Bessa com um resultado de 0-0 contra semi-amadores e autênticos podões do futebol lusitano, num jogo em que, jogando bem, uma mão chega e sobra para contar as defesas que o Mica fez.

Não me f*dam, isto é completamente inaceitável. Perdemos o acesso à Champions e afinal a prioridade era o campeonato.
Fomos humilhados por uns russos de segunda e afinal a prioridade era o campeonato.

Com a possibilidade de passar para a frente do campeonato, isolados, e contra um adversário fácil de derrotar, não vi no Sporting aquele fogo de quem quer realmente ser vitorioso. Afinal, qual era a prioridade desta vez? :menos:

Eu até tenho evitado comentar este jogo, porque fiquei manifestamente frustrado, mas há coisas que me custam a aceitar. E o comportamento da equipa, em face da oportunidade que estava perfeitamente ao alcance, é uma delas.

Em 2004/2005 também lutamos pelo titulo até à penúltima jornada e ficamos a 2 ou 3 pontos do primeiro. Essa temporada a nível de pontos foi a pior temporada de que me lembro. Por isso não venham com a conversa de que estamos em primeiro, esse argumento não serve.

• Em 10 jogos, temos 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Apenas 60% de vitórias.
  • Falhámos o acesso à Liga dos campeões.
  • No campeonato, perdemos quatro pontos, em jogos contra equipas da 2ª metade da tabela.
  • Ao fim de 10 jogos, continuamos sem saber o que fazer à bola no ataque.
  • Dominamos o jogo a nível de posse de bola, mas apenas rematamos 2 ou 3 vezes à baliza por jogo.
  • A equipa é inconsequente, demasiado previsível e pouco móvel no ataque.
  • A equipa passou de dar 45m de avanço ao adversário, no ano passado, para dar 75m por jogo.
  • O treinador parece não conhecer as limitações de certos jogadores e tarda em fazer os ajustes necessários.
  • Vários jogadores apresentam momentos de forma a roçar o medíocre.
  • A equipa não evolui como um conjunto, muito pelo contrário.

Não consigo compreender a falta de ambição demonstrada pela a equipa, tal como não consigo compreender a mesma falta de ambição por parte de alguns adeptos, justificada pela contratação do treinador bi-campeão nacional. Se é bi-campeão nacional, se veio ganhar o que veio ganhar é bom que justifique a aposta que foi feita, com resultados bem mais satisfatórios do que os que tem vindo a fazer.
Por isso neste momento, não consigo partilhar do entusiasmo de alguns por estarmos em primeiro. Eu vejo a equipa neste como um castelo de cartas, a qualquer momento vai desmoronar-se, pois não há solidez, nem evolução, em nenhum sector de campo.
Tão mau quanto isto, vejo o treinador, a direcção e alguns adeptos a culpabilizarem as arbitragens por estas más exibições.

Assim não, assim não…

Mas eu não digo que não deve haver lugar à frustração, à azia e preocupação pelo rendimento da equipa. Já o dissera anteriormente e antes do Bessa, estou preocupado com esse rendimento e obviamente que agora mais.

Mas também o disse e estive no Bessa, não posso, por frustrado e aziado E preocupado que esteja, criticar convictamente atitudes comportamentais por parte da globalidade dos jogadores, porque vi uma equipa a assumir a sua condição de favorito desde o primeiro minuto, a instalar-se no meio campo contrário e a carregar no adversário, encostando-o às cordas. Quando o conseguiu fazer.

Fui ver o jogo com um amigo lampião que levou a filha Sportinguista ( e eu levei o meu puto, que ainda anda todo contente por ter ido ver o Sporting ao vivo ) e ele próprio me disse que nunca tinha visto um anti jogo tão declarado de uma equipa de futebol.

Nisto, o Boavista soube fazer valer as armas que tem, dentro daquilo que lhe permitiram fazer. Quando estavam perto do sufoco, caiam que nem tordos simulando lesões, quebrando o ritmo de jogo e arrefecendo a pressão do Sporting.

Era a hipótese de atingirmos a liderança isolados à 6ª jornada. Mas era a liderança isolada, à 6ª jornada. Que vale o que vale. Pouco.

Como já o referi, não acho que tenha faltado “atitude” e “querer”. Da globalidade dos atletas, pelo menos. Não o estou a dizer apenas aqui, disse-o quando abandonava o estádio. Faltou arte, engenho, qualidade, clarividência e frieza, frente a um adversário que abdicou completamente de jogar futebol, instalou desde o apito inicial o autocarro e nunca o moveu e teve carta branca para perder o tempo que quis e para dar a porrada que quis dar.

[member=6521]green hawk

Aponta-me por favor quem está entusiasmado com o rendimento da equipa e o primeiro lugar.

De nada vale encostar o adversário às cordas se depois andas ali uma hora e meia no clinch, aos amassos, sem o atacar com ferocidade. E foi isso que vi no Sporting - dominador, controlador, mas sem agressividade, sem instinto de matança. E aquele jogo, pela sua envolvente, era para resolver logo na primeira parte se a equipa tivesse dentro de si esse espírito.

Tenho um entendimento brutalmente diferente do teu - tirando aquela “lesão” do Mica, 1 minuto depois do remate, e eventualmente o outro tipo (Anderson) que levou uma bolada no peito, até nem foi dos piores jogos que o Sporting teve em termos de anti-jogo.

O que o Boavista fez foi impedir que se jogasse jogando o jogo do modo dele: chutão, falta, alívios sucessivos sem sequer elaborar um passe, remates de 40 metros, tudo o que faz uma equipa que não sabe o que é uma bola, mas foi tudo relativamente legítimo e fiquei com a sensação de que até costuma ser pior.

Não é a falta de querer, em si, porque me parece que a equipa queria ganhar. Mas faltou-lhe aquela urgência de querer ganhar desde o minuto 1’, de ir para cima deles sem hesitações logo desde o início, de carregar, se sufocar, de cilindrar. Quando queremos realmente algo, fazemos algo mais do que fazer apenas as coisas certas e esperar que as coisas aconteçam - o Sporting fez tudo bem mas esperou que o resultado se fizesse por si, que os golos aparecessem. Ora, o Boavista tinha médios com pés como os meus, a bola batia e andava mais 2 metros e não havia motivo nenhum atendível para termos qualquer hesitação em ir literalmente para cima deles, em sermos mais activos na procura do golo e da vitória. Porque a verdade é que se não tivéssemos o jogo resolvido até aos 60/70 minutos, o relógio ia virar-se contra nós e foi exactamente isso que aconteceu.

Aquele jogo tinha que ser nosso. O Boavista tinha que sair de lá de saco cheio. Teria sido uma manifestação clara daquilo que são os reais intentos e possibilidades do Sporting para esta época. Infelizmente, talvez tenha sido isso mesmo. E essa é a parte mais difícil de digerir.

O jogo de Moreira de Cónegos “tinha” que ser dos azuis. E não o foi. O jogo em Aveiro “tinha” que ser do benfica. E não o foi.

É algo que vai acontecer ao longo do campeonato. Algo que “tinha” que acontecer e não vai e certamente em momentos bem mais decisivos que os de uma liderança isolada à 6ª jornada, que não concordo que se dê um sentido de urgência à mesma ou de uma oportunidade única perdida, que estamos bem lixados se o grupo a encarar dessa forma.

O flanco direito do Sporting foi uma fonte de bolas perdidas, principalmente pelas acções do lateral na primeira parte e por um extremo voluntarioso e talentoso mas que naturalmente ainda erra muito, principalmente quando lhe pedem para ter um papel de destaque da equipa.

O flanco esquerdo tem neste momento um Jefferson que se entretém a cruzar contra o rabo dos adversários e um Ruiz que dá nenhuma profundidade nem capacidade de desequilibrar pelo meio.

O papel da dupla de avançados está pouco dificil de compreender, além de se insistir em quem neste momento não acrescenta valor.

O nosso meio campo, já se sabe, é pouco vertical.

A incapacidade nos desequilibrios individuais, a falta de envolvimento ofensivo e fluidez de jogo por erros sucessivos no passe, nos apoios e na tomada de decisão e a falta de velocidade ( nalguns casos, intrínseca a alguns atletas ), são problemas por esta altura demasiado evidentes…

Pelo menos neste último jogo, eu vi uma equipa que quis e não conseguiu. Porque não foi capaz de lidar com as incidências do jogo ( todo o pessoal à minha volta estava exasperado com os tipos de xadrez e o tal anti jogo e já na primeira parte ), porque tem insuficiências de vária ordem, algumas ultrapassáveis… outras não.

Vamos voltar sempre ao mesmo… mas enquanto a equipa não carbura e neste momento, enquanto colectivo, não carbura, enquanto alguns jogadores essenciais do ano passado e há 2 anos não voltam a um nível aceitável, enquanto alguns dos novos jogadores não se impõem, há uma evidência que não convém esquecer, em termos da presença ofensiva e dominadora que se pede a esta equipa…

… é necessário, também, ter jogadores que façam a diferença quando é necessário assumir as despesas de jogo, que resolvam em espaços curtos e que furem autocarros, quando a primeira bola não entra, rapidamente.

E neste momento e relativamente à época passada e quando todos disponíveis, resolvemos a questão do centro da defesa, temos soluções de qualidade para o meio, a lateral direita preocupa, mas o que não pode ser desprezado, é que tínhamos dois dos maiores desequilibradores da Liga e agora temos nenhum deles.

Tudo somado, entre jogadores fora de forma, jogadores inadaptados, jogadores em integração ao nosso futebol e falta de qualidade extra no ataque, o que menos me preocupou no Bessa foi a “atitude”. É que se há coisas que estou convencido que vão melhorar e muito, há outras em que tal não é possível.

Acho que se chegam a extremos com demasiada facilidade.

Como as coisas mudam com o tempo :lol:, ainda à 6 meses atrás, estava toda a gente neste tópico (diga-se, tópico do treinador do Sporting, na altura MS) a reclamar a forma como só se jogava pelas alas, com cruzamentos para o Slimani, e que tínhamos era de jogar no chão. :lol:

• Ficaste a 4 pontos do primeiro. Com 9 derrotas e 7 empates, só no campeonato. Rivais fracos. Sem pré-eliminatória da Champions.

• Nesse escrutínio giro que fizeste… porque não colocaste, por exemplo, a Supertaça já ganha?

• Não confundir ambição com desonestidade intelectual.

O Sporting jogava depois do Porto, conhecedor do resultado deles e ciente da possibilidade real e cabal que tinha de ser primeiro classificado isolado. Perante um cenário de dificuldade média/baixa, a equipa falhou.

Nós tínhamos sempre que ganhar aquele jogo, mas a nossa ambição deveria dar-nos uma motivação descomunal para somar aqueles 3 pontos. Colocar-se na dianteira, aguentá-la até à Luz e ver no que dá seria sempre uma excelente princípio, mas não, falhámos logo onde não podíamos falhar.

Aqueles 3 pontos do Bessa, AQUELES em específico, são imperdoáveis para uma equipa que quer ser campeã. Podemos arranjar mil e uma justificações, talvez todas elas racionais, mas quem quer ser campeão, perante um cenário daqueles, TINHA que ganhar. Não bastava querer, não bastava jogar bem, tudo isso era secundário. Ganhar, 3 pontos, liderança - e o resto logo se via. Mas não, falhámos no mais importante e não tivemos maturidade para encarar o desafio com a agressividade que se impunha.

Concordo que o problema é a falta de qualidade individual em algumas posições, sobretudo DD, médio esquerdo e avançado.

O JJ provavelmente vai ter que alterar o esquema se o o Bryan e o Teo mantiverem o nível atual. Ou então apostar noutros para essas posições que ainda não tenham sido utilizados, tipo João Mário a ala e Mané a avançado.

A DD é aguentar até janeiro e depois tentar contratar.

Na minha sincera opiniao, o Sporting nao tem jogadores para o modelo de dois medios. Talvez venha a ter quando o William estiver a 100% mas mesmo assim tenho as minhas duvidas.

Creio que o Sporting deveria voltar ao modelo de 3 medios, com WIlliam, Adrien e Joao Mario, com Gelson e Mane nas alas e Slimani na frente. Eventualmente, se a ideia sera manter um sistema de 2 medios, William e Adrien ou William e Joao Mario, com Mane e Gelson nas alas e Ruiz atras do ponta de lanca.

O Ruiz e o Teo tem sido uma valente decepcao para ja, muito abaixo daquilo que eu esperava. Ainda assim, tenho esperanca que o seu rendimento venha a melhorar substancialmente porque esses jogadores ja mostraram num passado recente ter qualidade. De qualquer forma, o Ruiz é muito lento para continuar como titular numa ala. O Teo é tao ou mais lento que o Ruiz e nao pode nesta altura estar no 11 como segundo ponta de lanca.

O Aquilani nao conta para o totobola. Tal como escrevi aquando da sua contratacao, nao acrescenta rigorosamente nada apesar de alguma aparente classe a jogar e de alguma utilidade quando for preciso segurar a bola (naqueles jogos que estivermos a ganhar). O Joao Pereira foi outra contratacao falhada, o que nao é minimamente surpreendente. Surpreende sim que os responsaveis do Sporting vissem nele valor para ser titular. Novamente o Sporting falhou no reforco do seu plantel (mesmo numa perspectiva optimista que Ruiz e Teo irao mostrar mais valor, como acredito). A pasta das contratacoes tem sido claramente o calcanhar de Aquiles desta Direccao. Tao bom trabalho tem feito noutras areas, em alguns casos a roçar o miraculoso, mas em materia de contratacoes nao tem sido muito melhor que anteriores direccoes. Gostaria que fosse contratado alguem com real conhecimento do mercado e que se decidissem de uma vez por todas em apostar em força em 2 ou 3 jogadores apenas em detrimento de 7 ou 8.

Nao auguro nada de bom para os proximos jogos do Sporting. Acho que vamos perder na Turquia. Espero no entanto que consigamos vencer o Guimaraes para nos mantermos no topo da Liga.

Sera preciso dar mais tempo ao Jorge Jesus. Ele é um treinador de qualidade, como ja mostrou anteriormente, mas também no Benfica teve maus periodos. A diferenca é que no Benfica tinha as arbitragens do seu lado e la conseguia ir ganhando jogos à custa dos homens do apito, no Sporting nao ha nada disso.

Pergunto se nao estara na altura de lancar o Gauld a 10 a frente de William e Adrien ou William e Joao Mario. Nao consigo mesmo equacionar que Gauld tivesse pior rendimento que o Teo ou o Ruiz, sinceramente. O Matheus tambem tera de ser chamado com mais regularidade, nao podemos ir a jogo apenas com 2 extremos (Mane e Gelson)

O que eu acho é que não se pode andar ano após ano a sacudir a agua do capote.
E com isto refiro-me a nós, adeptos e sócios, os jogadores já se sabe que “têm de levantar a cabeça no próximo jogo”. ::slight_smile:

Custe o que custar e doa quem doer, este jogo do Bessa era obrigatório ganhar, principalmente para uma equipa que quer ser campeã e que sabia de antemão o resultado dos seus adversários diretos.

Agora mais do criticar por criticar, temos é de raciocinar e tentar chegar ao cerne da questão:
[u]

• Porque é que não ganhamos os 3 pontos no Bessa?? [/u]

Tirando a parte da arbitragem…na minha opinião foi por falta de qualidade.

Simples.

E é quase sempre assim. Sempre que a equipa pode e deve assumir a luta que tanto se apregoa, a qualidade que tem de demonstrar, o “agarrar o touro pelos cornos”, entrar com aquela garra de que nos podem roubar 3 golos que nós marcamos 6… entram em campo receosos, como quem não quer assumir as responsabilidades. E isso também deve ser incutido pelo treinador. Mas percebo também em Jesus uma forma de estar em que pretende que os jogadores respondam de uma determinada forma e estes não demonstram qualidade para mais.

Concordo, foi falta de qualidade. A arbitragem teve algum impacto, mas eu aceito que o golo ao Slimani tenha sido bem invalidado e o proprio penalti seria discutivel. Creio que o JJ percebe muito bem que se estivesse no Benfica teria ganho este jogo porque nao teriam invalidado o golo, mas isso nao muda a minha opiniao relativamente ao lance.

Mas a qualidade de jogo do Sporting neste jogo foi muito baixa. Nao fizemos o suficiente para ganhar. Alguns jogadores estao em mau momento de forma e a tactica actual nao nos é favoravel quando nao temos jogadores para um modelo de 2 medios, falta-nos o melhor extremo (por culpa alheia) e o segundo avancado é uma lesma.

Nao ganharia o Sporting em lancar o Gauld a frente dos dois medios e atras do Slimani?

O Jesus não vai alterar a sua ideia de jogo, quem espera por isso é melhor esperar sentado.

Senão for o Gauld, alguém terá de ser nem que seja contratado em Janeiro.
O ano passado por volta desta altura eu disse aqui no fórum (e até recebi 1 ou 2 criticas ) que com Adrien e A.Martins nunca seriamos campeões, hoje a ainda ressabiado com o empate do Bessa digo que com Adrien, Martins e J Mario nunca o seremos .

Faz-nos falta mais desequilibradores, alguém com poder de fogo, com características mais ofensivas que para mim estes 3 não têm.
Contratamos Gauld e B.Paulista que até a data não jogaram pelos A, portanto sobre esse aspecto estou um bocado receoso.

Sobre as alas temos 2 miúdos que podem a vir a ser craques (sobre o Mané ainda tenho algumas duvidas que renda muito nessa posição…) mas que ainda têm de comer muita sopinha para ganhar calo e experiência, experiência essa que Ruyz iria trazer mas que até a data pouco ou nada nos valeu.

Sobre o DD nem vou falar muito porque considero o ataque mais prioritário na nossa liga mas o que é certo é que tanto o DD como o DE têm estado mal nos lances e respectivo apoio ofensivo.

Editado para terminar o raciocínio.

o problema do jesus é que é como um burro com talas nos olhos… então não ve que é impensável jogarmos com o ruiz numa ala??? o homem é lento, não é a posição dele…
De resto não vejo muito onde mudar, pois o plantel também não deixa fazer mais

Acredito convictamente que o Regresso do William vá dá maior confiança e dinamica ao ataque. Neste momento sente-se falta de quem preencha o meio campo no processo defensivo e de alguém que tenha verticalidade na saida para o ataque de tras. Com William vejo maior dinamica entre Ruiz, Adrien e Slimani. Falta ver quem os acompanha.
O que testaria para breve era a adaptação do Johnathan na direita…precisamos urgentemente de dar profundida à ala…ou entao meter mane a lateral direito (sei que parece estranho), mas ja fez esse papel e bem!

Mas não ganhámos… :inde:

Fazer o quê, agora?

Encarar o empate como oportunidade perdida, única e irrepetivel?

Vamos lá a ver… há uma diferença enorme entre querer ser campeão e ter condições para o ser ou inclusive ter condições para o ser e depois, sê-lo.

Por esta altura e no estado actual de coisas, vamos ser campeões de nada. Nem lutar até ao fim pelo primeiro lugar. Falta qualidade individual superior onde esta é mais necessária e falta resposta a nível colectivo que supra essas insuficiências individuais.

Mais. Aquilo que tem sido pedido, a nível de modelo de jogo e da postura que se pretende, excede claramente a capacidade actual do grupo de jogadores que temos. No momento actual de rendimento de vários deles, pior ainda.

Mas não comungo da ideia que há défices comportamentais competitivos, excepto dos naturais num plantel sem campeões, com muitos que nunca lutaram por coisa nenhuma de relevante e a quem se pede ou melhor… agora exige-se que o façam.

Uma coisa foi o que vi em Guimarães há um ano ou em vários jogos em Alvalade. Outra, foi o que vi no Sábado.

Tendo Martins utilização quase nula e Adrien um dos melhores ou menos maus nos últimos jogos, custa-me perceber essa ideia.

Até porque não jogam sozinhos e nem vejo que seja pelo meio que estamos em défice. Principalmente quando temos William a regressar.