Jorge Jesus - Treinador do Sporting Clube de Portugal

[member=14764]KingJames

Mas as coisas começaram a mudar. Nestes 10 - ou desde o teu primeiro linguado -, nunca a equipa havia estado em primeiro lugar, nesta fase do campeonato, o clube não dava lucro, não vendia jogadores sem baixar as calças, etc…

O processo de mudança iniciou-se ao nível de dirigismo.

No tocante à equipa de futebol, também as coisas mudaram. Pouco, é certo, mas começaram a mudar. Apesar das muitas condicionantes para esta época, a equipa está na frente. Já não acontecia há muito.

Eu também quero ver a equipa a jogar à bola, a ganhar e goleada, etc… Mas tenho, para mim, que isso não acontece da noite para o dia; que ainda não houve tempo para pôr as coisas nesses eixos. Mas enquanto se joga mal…estamos na frente. Ora, isto é uma grande mudança. Quando mais não seja porque, mesmo jogando mal, podemos confiar que vamos estar na frente, ou lá próximo.

É um absoluto contraste com o que se tem passado nos últimos 5, 6 ou 7 anos.

Fazemos um flashback ao tempo de Jardim, que é a memória feliz mais próxima, temporalmente, e nunca estivemos na frente, nem estivemos em posição de lutar pela primeira posição, não obstante a boa época, salpicada com um par de goleadas e de algumas exibições bem convincentes. Mas, no meio de tudo o que de bom se fez, não estivemos 3 ou 4 jornadas no topo, nem em condições de sermos líderes isolados.

Ora, eu vejo aqui um sinal de mudança. De mudança da mentalidade competitiva dos atletas. Vi aqui escritos indignados com as palavras do treinador sobre ganhar de vez em quando vs ter mentalidade vencedora, mas isso é um muro que não se derruba em 2 dias.

Portanto, meu caro, tantos anos a sofrer e vais esmorecer quando…estamos na frente?

Espero que o regresso do William não implique a saída do João Mário da equipa titular.

A produtividade do João Mário nos últimos jogos tem roçado o zero.

De forma alguma pode ser o Adrien a dar o lugar quando é dos poucos jogadores que nesta altura tem uma prestação positiva na equipa.

Sei lá?, refilar? :twisted:

Eh pá, aquilo que tínhamos no tempo de Jardim era um mar de incógnitas, uma equipa de retalhos, um clube quase falido e uma mão cheia de nada mais senão alma.

Quero crer que quando hoje se “exige” mais da equipa, em determinado momento, é porque se reconhece nela capacidade para ter maior rendimento.

Não fui eu que disse isto.

Não vou esmorecer. Nem quero outro treinador. Se já não queria o ano passado (também não pensava que se pudesse chegar a um do nível actual), este ano muito menos.

Escrevi no tópico dele, mas não que considere o pricipal visado, ou ache que é nele onde deva recair o grosso da culpa. É o rosto mais visível, para mim, e se calhar acaba por pagar. Mas também é assim em todo lado. No Chelsea actual, de quem se fala mais não é da forma lastimável do Fabregas, ou do no show do Hazard …

Ainda gostava de ver uma coisa deste género:

RP1

DD P.Oliveira Naldo/Ewerton Jefferson

William    

Adrien/J.Mario           Ruyz/Gauld

Gelson Extremo de Qualidade/Matheus Pereira

Slimani/Teo

Sendo que Adrien, William ou Ruyz podiam dar lugar durante o jogo a uma solução mais ofensiva, tipo Montero ou Mané.

Ou se preferirem assim:

William Adrien/J.Mario/Aquilani

Ruyz/Gauld

Gelson Extremo de Qualidade/Matheus Pereira

Slimani/Teo

Not happening.

Então e se for assim:

William   Adrien

Gelson Mané/outro extremo

Ruyz     

Slimani

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Há douas questões que são continuamente levantadas e que acho falaciosas.

1. Os dois médios não chegam. Como assim não chegam? Ofensiva ou defensivamente? Mas quando atacamos o meio-campo só tem elementos? Quando a equipa no momento de ataque joga em ‘3-5-2’, o que não falta são opções (criativas) no meio campo. Veja-se o jogo com a Roma, por exemplo. Culpar a quebra de forma no facto de apenas estarem dois médios no desenho inicial é ignorar o porquê de serem dois e de qual é o seu papel.

2. A equipa precisa de um período de adaptação às novas ideias. Concordo completamente. Não há milagres. Nunca esperei ganhar ao Boavista 7-0 com uma equipa e treinador que estão cá há menos de 3 meses. No entanto, é de estranhar que a equipa tenha abdicado do modelo de jogo apresentado na pré-época, modelo esse que até parecia estar a ser implementado com algum sucesso (com tão pouco tempo de treino). O que faz confusão aqui é que as novas ideias estavam melhor assimiliadas no passado que agora. Ora, isso coloca em causa o argumento ddo período de adaptação. Há aqui outra questão. Ou o mister abdicou do modelo antes aprsentado, implementando o novo e obrigando a equipa a um novo período de adaptação ou algo travou (e até recuou) os progressos da pré-época.

Já é mais provável.

Alias, sempre pensei que o Ruiz viesse para o Sporting para desempenhar esse papel.

Se é para dizermos qual uma equipa a gosto, neste momento:

[b]R.Patrício[/b]

[b]P.Oliveira[/b]    [b]Ewerton[/b]

R.Esgaio Jefferson
William
Adrien

Gelson B.Ruiz
Mané
Slimani

Já que pedir não custa… :mrgreen:

RP

Esgaio Oliveira Naldo Jonathan
William
Gelson Adrien Mané
Montero Slimani

Neste momento nunca abdicaria de Montero. E muito menos para Teo ou até mesmo Ruiz.

Só falta aí o Ewerton para “roubar” o lugar ao Naldo.

Eu jogava em losango .

William

Gelson Adrien

Ruiz

Montero Slimani

Oh JJ lembras-te do teu primeiro ano em Carnide? Eu lembro-me…
Sabes como jogavas?
Eu relembro-te…

Quim na baliza, aqui usas o Grande Rui!

Na defesa, tinhas o Maxi à direita, aqui usas o Esgaio; na esquerda Coentrão, aqui temos o Jefferson; No centro da defesa era Luisão e David Luiz, aqui jogas com Paulo e Naldo/Ewerton.

À frente destes, um médio defensivo, Javi Garcia dantes… Agora Sir William!
Numa das alas um extremo irreverente! Di Maria nas papoilas e aqui o Gelson. Na outra ala, um homem mais interior, que tanto seja ala/segundo médio, compense laterais… Há 6 anos era o Ramires, agora é o João Mário.

Como médio ofensivo, um 10 criativo, desiquilibrador… Mas que já não corra muito… Aimar nas lamparinas, Bryan Ruiz aqui!

Na frente um avançado móvel, Saviola lá, Teo por cá! E o matador… Cardozo antigamente, Slimani aqui!

Montas isto, ficas com Adrien, Aquilani, Mané e Montero, no banco, como opções ofensivas e verás como melhoramos!

João Mário por Adrien (mais apto a cair no flanco) e Teo por Montero (o primeiro trabalha mais para a equipa que o segundo, que seria útil em muitos jogos na posição do Ruiz) e está feito!

Subscrevo.

Trabalha mais para a equipa?

O que pode emperrar a coisa é que o Jesus não tem Ovos para jogar no sistema que ele gosta.
Não tem laterais com pulmão para fazer o corredor, e que centrem bem …

Depois os alas, com o caso Carrilho fica difícil. Não temos ninguém “pronto” para fazer o que Peruano faz.

Não sei se Jesus é flexível o suficiente para jogar com 3 médios, mas isso implicaria nova adaptação ao sistema de jogo.