Jorge Jesus - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Subscrevo.

E, já agora, Jonathan para o 11. Jefferson tem estado horrível ( ontem, defensivamente, nem esteve mal, mas o adversário também foi inexistente no ataque ).

Não critiquei Marco Silva, a partir de determinada altura, pela estagnação e falta de evolução de alguns ( muitos ) jogadores, para neste momento fechar os olhos ao momento de forma de vários elementos que têm sido utilizados e por não se estar a conseguir retirar o melhor rendimento dos mesmos.

Porque é evidente essa incapacidade. Mas se “dei” ao outro tempo para implementar as suas ideias, mais “dou” a este, que tem uma carreira que fala por si e é claramente um homem de convicções e competências que têm convergido em sucesso.

Com o regresso de William e brevemente de Ewerton, a equipa subirá de qualidade no eixo central , ganhará corpo e músculo e clarividência nas primeiras fases de construção, será mais sólida. Faltará acertar na lateral direita.

Mas é o ataque que me preocupa. Como tem sido dito, passar de Nani para Carrillo para a realidade actual é um downgrade brutal na capacidade de desequilibrio da equipa e aquilo que JJ tem pedido aos avançados é por esta altura pouco entendível… não se percebe ou pelo menos eu não percebo o que se pede a Slimani, como não percebo o porquê de se insistir num jogador que precisa de ser trabalhado fisicamente e está longe de cumprir com as exigências, como Teo.

À partida diria que até a equipa consolidar processos de jogo, não pode estar tão desequilibrada, com um meio campo a 2, pouco vertical, com pouco ou nenhum apoio dos alas, quer nos momentos defensivos, quer na construção e com uma dupla de avançados que, jogue quem jogar, parece ter papéis invertidos e seria aconselhável mudar o modelo, reforçar o miolo, estabilizar a posse de bola e esquecer a quimera da vertigem ofensiva que neste momento este grupo de jogadores não tem capacidade para executar, ou porque se perdeu Carrillo, ou porque se perdeu Nani e Ruiz não acrescentou valor ou porque se houve dinâmicas colectivas interessantes nos primeiros jogos, estas perderam-se.

A necessidade e a pressão de fazer pontos não se compadeceu com a consolidação de uma filosofia de jogo que tem que ser uma meta e um objectivo, mas que neste momento parece utópica.

Ainda assim, não vejo que JJ mude a sua matriz de jogo. Porque acredita na mesma e na sua capacidade para a executar.

Mas espero, entretanto, que pelo menos corrija alguns erros de casting e se deixe de algumas teimosias.

Assumiu ontem que a equipa perdeu dinâmica ( ou não a ganhou ) com as substituições. Em algumas delas, obviamente que não a iria ganhar e não percebo sequer como pensou o contrário.

Há muito, muito trabalho a fazer… e por parte da direcção, também. Porque neste momento a exigência subiu, todos têm os olhos em cima da equipa e no seu treinador e há uns 2 problemas sérios a resolver em termos de matéria prima ao dispor do treinador que são absolutamente urgentes. 1 deles, só resolúvel em janeiro.

3x5x2? Não era de todo mal pensado. Contudo, muitas vezes jogamos assim na transição defesa-ataque e como todos podem ver, a coisa não tem funcionado nada bem. O sistema é bom, agora é preciso ver no que toca a jogadores. Primeiro, meter os que melhor estão e os que melhor podem interpretar o sistema. Não adianta ter um sistema xpto, dinâmicas brutais, se a equipa não responde a estímulos, se temos atletas a passo, atletas que se escondem do jogo. Lamentavelmente, não vai dar.

O Jorge Jesus quer criatividade? Quem qualidade individual? Quer acelerar o jogo? Gauld e Matheus para dentro de campo. Garantidamente que vai ter velocidade, vai ter explosividade, também vai ter erros, mas isso vem por acréscimo. A equipa precisa de choques positivos, não se pode ir pelos estatutos, nem pelas teimosias. Se estes que jogam não respondem, há que procurar outros, há que procurar soluções e não andar sempre em torno do problema.

Obviamente que as ideias demoram o seu tempo a implementar. A chegada do Jorge Jesus foi um choque para todos, mudou-se rigorosamente tudo, há jogadores que não estavam acostumados a um grau de exigência alto, não estão a responder da melhor forma. Mas, precisam de entender que no Sporting, é esta a exigência que se tem e se não aguentam, se não correspondem, vão ter que sair do XI. Acredito que vamos passar por períodos bem melhores, por agora, são os tempos difíceis que temos que ultrapassar, a bonança vai chegar.

Então quem é?

Gauld e matheus , la dentro concordo.

Acho que o JJ deve arriscar e tentar outras soluções como estes 2.

Estamos em 1º lugar, pelo que se vai lendo parece que estamos em 3º ou 4º. Calma pessoal, estamos numa fase muito embrionária da época, JJ ainda não conseguiu impor as suas ideias, estas são radicais face ao que tínhamos e isso leva o seu tempo. Com o passar dos jogos começamos a ver a defesa muito mais sólida que ainda o será mais com o regresso de Ewerton, o meio campo com o patrão William tem tudo para ganhar toda e qualquer batalha e na frente este foi o 1º jogo em que não marcamos, de qualquer modo tivemos um golo anulado (mal) e um penalti por marcar. Não me parece de facto que as dinâmicas ofensivas sejam as melhores mas tudo a seu tempo, vamos acreditar em Gelson, Ruiz, Mané, Teo, Montero e principalmente em Slimani.

Confiança total no treinador. Está a ser um começo de época típico do JJ, prejudicado talvez pela preparação inicial da equipa para os jogos da Supertaça e CSKA.

Já se viu bom futebol esta época, com este plantel + Carrillo. E vamos voltar a ver.

Para já, fora da Liga dos Campeões, uma Supertaça e primeiro lugar no campeonato (com arbitragens… Pouco simpáticas). Não estamos num bom momento, mas não jogamos pior que os rivais.

Estranho esta revolta toda contra Jesus, BdC e equipa. Por um lado, incomoda-me ver a lambucisse a empolar este empate, qual Rennie. Por outro lado alegro-me: há exigência, queremos ganhar e não segundos lugares. Isso é ser grande.

Que haja também racionalidade e menos drama queens, e filtro, muito filtro. Entre saudosistas, lampionagem e porcalhotes nortenhos há muito veneno por aí.

La porque se apoia BdC incondicionalmente, isso nao leva a que JJ esteja acima de criticas.
Temos que lhe dar tempo para implantar o seu sistema e ideias e tambem para os jogadores absorverem.
Mas… A equipa anda a deteriorar de jogo para jogo, da sono ver aquilo a que se chama o futebol do SCP.
Certas contratacoes que sao pura responsabilidade dele ja se percebeu que sairam furadas, nao bem por falta de qualidade mas sim devido a nao estarem a ser potenciados onde poderiam render mais.
Existem jogadores que ate agora (9 ou 10 jogos oficiais) manteem a titularidade apenas por teimosia, ja que toda a gente ve menos ele que ja sao erros de casting a mais…
JJ pode nao ser o melhor treinador do Mundo, mas espera-se mais, bastante mais.
A posicao que ocupamos e a vitoria na supertaca colocam um pouco de maquilhagem na coisa, mas como se viu ontem, basta um borrifo de agua e a coisa mostra a sua verdadeira cara.
Nao estou nem um pouco impressionado com JJ ate agora e para ser sincero parece-me muito displicente na maneira como aborda essa mesma situacao…
A unica razao pq nao estou mesmo a desatinar a serio ainda, e porque temos sido escandalosamente roubados… :arrow:

Não falta qualidade individual ao plantel. Falta sim é quem aposte nos miúdos, sejam os da B, sejam os que estão emprestados (Iuri, p.e).

De resto, dou-lhe o mérito por apostar na titularidade do Gelson.

Desaires como o de ontem e com o Paços, acontecem. Para a semana, temos que dar uma boa resposta, se possível colocando novos elementos em campo que não os mesmos (Tanaka, William, Matheus).

É curioso o pânico que andou aí instalado com os golos que sofríamos, quando olhando para a classificação…todos os grandes têm os mesmos golos sofridos. O problema está lá bem mais à frente, na fase de criação e finalização. Se bem que o que me preocupa mais é mesmo ontem terem-se criado muito poucas situações de golo.

A mim o que me custou foi o termos sido roubados. Nao criamos situaçoes suficientes?! Penalties faltas perigosas sao o que?! Nao.fosse o roubo e estavamos isoladissimos.

Nao so dependentes de nos, mas o q é mais importante, sem ter de obrigatoriamente ir aos nossos rivais ganhar.

Porca de sina.

Fizemos 2 remates à baliza o jogo todo. Até podias ter tido 3 penalties, que 5 ocasiões de golo no Boavista não é nada de extraordinário.

eqt q tivermos arbitros maus nao vou culpar os jogadores.

parece q é favor termos arbitros isentos! Nao é é obrigação.

nos ontem so precisavamos de um dos penaltis.

Basta um remate pra ganhar um jogo… as vezes nem isso.

Fizemos 2 remates à baliza, 1 deu golo.
O suficiente para ganhar, portanto.

Estou farto de ver o Slimani em todo o lado. Ontem foi um exagero.

É um lutador, admiro muito a sua garra, a sua atitude e a sua raça. Alias, acho mesmo que é um exemplo nesse aspecto. Mas é um ponta de lança puro e tem que jogar mais fixo. Tem que ter indicações para isso.

É um jogador de área, de ultimo toque, um finalizador e um jogador muito forte no jogo aéreo mas o que vejo é a desgastar-se imenso a vir buscar jogo atrás, a distribuir jogo para os colegas, a descair nas alas e a vir 'as linhas laterais fazer tabelas com os colegas, a tentar fazer o ultimo passe, no fundo a tocar demasiadas vezes na bola em terrenos que não são os dele.
Ou seja, a fazer o trabalho que o segundo avançado (ou um médio mais ofensivo) devia de fazer.

Depois, como consequência disso, e como não é rápido nem dotado tecnicamente, resultam inúmeros passes falhados (alguns deles bem simples), jogadas perdidas, falta de presença na área e contra ataques adversários.

'As vezes parece que tem que jogar por 2, por ele e pelo colega que joga no ataque com ele.

:arrow:

Vinha exatamente dizer isto…o Slimani tem de estar fixo na area…o 2º avançado é que tem de ir buscar jogo as laterais…nao me lembro de um cruzamento do Gelson ou do Ruiz para a area no jogo de sabado…se temos um matador de cabeça na area, porquê insistir em jogar pelo chão na zona de finalização??

Quanto ao J Pereira e Ruiz … :wall:

[member=14764]KingJames poupa-me. Começas logo mal ao dizer que comparo o Slimani ao Cardozo, eu que passo a vida a malhar nele por ser tão tosco. O entusiasmos está cá todo, afinal estamos em primeiro (facto que muita gente parece querer sonegar) ao fim de 6 jornadas em que fizemos 4 jogos fora e 2 em casa (enquanto outros tiveram 4 jogos em casa e 2 fora). Continuo a acreditar na valia do plantel e no treinador e não é por uma fase menos folgorosa que se perde este entusiasmo. Todas as equipas as têm. Este é o mesmo plantel que banalizou o Benfica na Supertaça é que teve um excelente inicio de campeonato. Incrível como a exigência passou de “o 3 lugar é um excelente trabalho” para “estar em primeiro agora não me satisfaz”.

Chego a ter inveja dos lampiões, porque esses na cabeça deles têm sempre um superplantel é um supertreinador. Isto após perder a Supertaça e estarem a 2 pontos de Sporting e Porto.

É um facto que estamos em 1º lugar (excelente) assim como é um facto que a equipa baixou muito o seu rendimento e a jogar assim dificilmente nos aguentamos nesta posição. Há que evoluir muito no jogo e enquanto não se conseguir isso há que ter muito garra e ir ganhando o mais possível.

Atenção que, para todos os analistas / críticos desportivos que “se choravam” que JJ chegava ao Sporting e tinha logo condições muito acima dos anteriores treinadores, desvalorizando este e valorizando os anteriores…, a verdade é que JJ tem actualmente um plantem bem mais pobre do que o de MS (claro que superior ao de LJ). O ano passado por esta altura tínhamos Nani, Carrillo, W. Carvalho e Cedric (pensei que não iamos ficar pior servidos mas afinal…). JJ esta a fazer o inicio de época possível e na verdade se nos conseguir levar ao titulo será um brutal trabalho do nosso mister.

:arrow:
“ah mas ainda nao jogamos com os outros dos”
“ah mais os outros dois ja jogaram entre si”
“ah mas temos jogos menos exigentes na europa”
“ah mais gastamos petroleo em contratacoes”
“ah mas no ano passado so tinhamos o Nani como jogador “especial””

JJ tem muitas falhas, como é obivo.
Ainda não conheci um treinador que não as tivesse…se me quiserem enumerar um estejam a vontade.

A principal falha é falta de qualidade no plantel, e quem quiser assobiar para o lado sobre esse aspecto pode-se continuar a enganar a si próprio.
Temos um plantel deficiente, que foi construído dentro das nossas possibilidade financeiras, essa é que é essa, doa a quem doer.
Não há palhaços , não há circo…as pessoas tem de se mentalizar disso. Temos de nos mentalizar que são com estes que temos de ir a guerra mas isso não invalida que pudéssemos ter cá melhores jogadores, infelizmente não temos dinheiro para isso.

A juntar a isso a parte de termos sido prejudicados em TODOS os jogos do campeonato desde o inicio de época,e na minha opinião, as jovens promessas contratados não estarem a render na equipa A (aí sim talvez uma das grandes falhas que aponto a esta direcção até ao momento…)e talvez a parte de Teo, Ruyz e Aquillani não estarem a render o que se esperava, mas aí dou de barato pois a época é longa e a procissão ainda vai no adro.
Juntado a isto o caso Carrillo, estar em primeiro lugar nem me parece mal de todo…tenho curiosidade para ver que se conseguimos manter a posição.

Eish… :mrgreen:

A ponderação nunca fez mal a ninguém. Seja em que momento for. Em euforia, quando as coisas parecem estar a correr bem ou em depressão, quando a coisa está a correr mal.

Principalmente quando as coisas não correm como se esperava. Até porque se queremos dar a volta aos maus momentos, não vejo que seja com outra coisa que não positivismo, confiança e apoio. Se achamos que se está a trabalhar bem, pelo menos. E trabalhar bem , no sentido de se criarem condições para o crescimento do clube E NÃO porque tudo o que se faz, é bem feito e perfeito.

Portanto trabalha-se bem no clube ( e repito, trabalhar bem =/= de fazer tudo bem ) ou não? Se não, ok. É uma questão de se aguardar por novo processo de mudança para que finalmente o Sporting entre nos eixos, ou então não aguardamos e c*gamos para isto tudo, que como Sportinguistas, temos vivido bem mais insucessos que sucessos, temos vivido bem mais frustrações e azias que alegrias, portanto fica dificil compreender, racionalmente, o que é que andamos aqui a fazer.

Fui campeão quando tinha 9 anos, só voltei a sê-lo quando 27 e há 13 que estou a seco. Nesses períodos a zeros vi planteis do Sporting melhores que os outros ( raramente ), vi quase sempre um Sporting claramente inferior aos rivais, vi um Sporting cada vez mais longe dos melhores de Portugal, vi um Sporting decadente, vi um Sporting em pré falência, vi um Sporting num estado de letargia total e há 2 anos era impensável sequer pensar-se em lutas pelos títulos.

Portanto “cenário incerto”? A equipa joga mal? Há jogadores a jogarem fora de posição, em subrendimento e alguns parecem demonstrar pouca qualidade para as exigências? É verdade que sim.

Não há razões para estarmos satisfeitos, quando perdemos o acesso à Champions League, mesmo que num cenário de incerteza e com favoritismo de 50% e com influência de terceiros, quando perdemos o primeiro jogo na Liga Europa e quando perdemos a hipótese de alcançar a liderança de forma isolada. E, tão ou mais grave, quando se apresenta pouca qualidade, colectiva e individual.

Mas ninguém, independentemente da perspectiva optimista ou negativista como se olha para o clube, para qualquer clube, tem destino traçado em Setembro, quando se está e de facto, em primeiro lugar no campeonato.

Não é verdade que as equipas do nosso actual treinador tenham mostrado sempre uma matriz de jogo definida ou “um plano identificável de jogo”. Mesmo quando as suas equipas tinham anos de trabalho em cima, mesmo quando tinha meios incomparavelmente superiores aos que tem actualmente, mesmo quando tivera períodos em que as suas equipas estavam em velocidade de cruzeiro e depois também estas regrediram, para conseguir voltar a fazer entrar as coisas nos eixos, com ou sem o sucesso desejado.

Eu estou convencido que as coisas vão melhorar. Não por uma questão de fé, mas de lógica. Temos um treinador titulado e experiente e com uma carreira que fala por si, que me parece totalmente identificado com o clube.

Se calhar, as expectativas, quem as tinha altas, eram demasiado altas para esta altura. Quem esperava que todas as opções do treinador fossem entendíveis e compreensíveis para quem está de fora ou que resultassem em pleno e de imediato, se calhar esperava mal. Quem esperava rolos compressores ou ausência de insuficiências colectivas e individuais, se calhar esperava mal.

Não sei se essas insuficiências vão ser ou não colmatadas em tempo útil e de forma a que a equipa atinja os seus objetivos. Sei que neste momento temos algumas dificuldades que devem ser interiorizadas e que vai ser um ano dificil, com avanços e recuos e que não deixámos e não deixaríamos nunca, nesta fase, de lutar por aquilo que mais queremos, de forma desigual.

Mas pelo menos temos a veleidade de achar que podemos de facto lutar por alguma coisa. Quando não há muito tempo, lutávamos por coisa nenhuma a não ser pela sobrevivência.