Notas:
Alguns jogadores estão em mais que uma posição pela versatilidade que apresentam.
Alguns jogadores jogarão maioritariamente na B, apenas os coloquei no plantel porque na pré epoca fazem-se os ajustes e tem potencial para no decorrer da época passarem pelo o plantel.
Não sei o que fazer com o Labyad mas admito que fique
Assumi que infelizmente o R. Patricio esta época sai
Ao invés, acho que serão necessários 4 “investimentos sérios” e mais 3 ou 4 compras cirúrgicas.
Ponta-de-lança;
Criativo;
Extremo “moderno” (dos que têm olhos para a baliza);
Lateral esquerdo.
As minhas prioridades. Há ANOS que o ataque do Sporting é constrangedor e está aqui a principal diferença para os números dos adversários directos e não na defesa.
Além disto, se possível, que dois dos quatro tenha clara capacidade de fazer golos de bola parada. Ou de marcar livres/cantos em condições. Outro dos factores para o tal distanciamento.
Depois, um segundo avançado e, eventualmente e mediante saídas, um guarda-redes de reserva ao Marcelo, um central e um médio centro.
Eu vou acreditar sempre no projecto do presidente. Juntando a isso a notícia que hoje vem no Jogo que diz que, principalmente para o sector ofensivo, serão usados fundos de investimento para trazer jogadores de qualidade.
Portanto, contando, os tais 5/6 jogadores, eu, pretenderia:
1 DC (Rojo para LE)
1 “6”
1 “10”
1 Extremo
1 PL.
5 jogadores de qualidade e experiência para serem titulares.
Depois ia buscar 1 LE e outro PL, soluções de baixo custo, no mercado nacional sobretudo. Como Jefferson para LE ou Suk para 2º PL.
7 contratações. Contando ainda com as saídas de todos os emprestados e vários do plantel principal como Patrício, Capel, Jeffrén, Boulahrouz ou Adrien.
Algo como:
GR: Marcelo e Golas (para evitar ter que ir ao mercado, só aproveitaria um GR em final de contrato)
DD: Miguel Lopes e Cédric
DE: Rojo e Jefferson
DC: Dier, Ilori e Contratação
MD: Fito e Contratação
MC: Schaars e André Santos
MO: André Martins e Contratação
Ext: Contratação, Bruma, Carrillo e Labyad (ou Esgaio)
PL: 2 contratações
Depois, claro, teríamos a equipa B para quando fosse necessário. Jogadores como João Mário, Tobias, Fabrice, King/Mica, Esgaio, Luís Ribeiro, Betinho, Etock ou Rubio, devem ser constantemente chamados aos treinos da equipa A.
PS.: Acho também que deveríamos renovar com William Carvalho (contrato relativamente curto para ver o que dá) e integrá-lo na equipa B.
Preferia gastar o dinheiro TODO em 2 avançados e um 10 de qualidade, 3 jogadores verdadeiramente desequilibrantes. Se a equipa tiver capacidade ofensiva, é mais fácil equilibrar uma lateral ou arranjar um tamanco tipo Jardel para fechar a defesa do que encontrar um tipo para marcar golos.
Entre Rojo, Ilori e Dier somos capazes de nos desenvencilhar sem problemas. Se for preciso um 4.º elemento é uma questão de ver se há um junior que possa jogar de vez em quando em rotação.
Quanto à posição de DE, estou sem soluções. Mas continuo a preferir gastar o dinheiro nos avançados, excepto no caso em que Rubio seja finalmente parte integrante e relevante do plantel. Ainda assim, queria 2 avançados mais experiente com Rubio e Betinho a jogar ao seu ritmo e a crescer com estabilidade.
Quem venham 3 reforços, mas reforços MESMO! Não faz sentido cometermos mais loucuras, ainda por cima sem irmos à Europa. 2 PL têm de vir de certeza, e o outro provavelmente será conforme as vendas…
O problema que vejo é que se não vier nem central, nem lateral, a manta pode tornar-se demasiado curta. Penso que todos damos por assente que o Miguel Lopes é para sair, o que ajuda a adensar o problema. Se Rojo for lateral esquerdo, temos Dier, Ilori e um dos que estão emprestados ou na B. Mica não me parece pronto e qualquer lesão ou castigo vai ser um problema sério.
Por isso, penso que é primordial que venha um jogador para a defesa. Se vier o central, até se pode contar com Rojo como primeira opção para a lateral. Se vier o lateral, Rojo pode fazer-lhe as vezes, em caso de lesão ou castigo. E até somos capazes de nos safar.
Se não vier nenhum, é como disse antes: a manta pode ficar demasiado curta.
Eu também gostava de contar com 2 avançados de qualidade. Não sabemos ainda quem será o treinador, portanto, não sabemos que figurino vamos ter. Se a ideia não passar por dois extremos e um ponta de lança, então, Viola é uma opção para jogar no meio, embora não como homem de referência. Na B, para além dos que apontaste, ainda há Etock. Se a ginástica for bem feita, é possível ter os miúdos a saltar de um lado para o outro, sem que isso lhes corte a progressão.
Mas lá está, também acho que com jeitinho é possível ir buscar 5 ou 6 atletas para reforçar a equipa. E se acho que com 4 já se pode acrescentar qualidade observável, também não acho que se devesse ir além do tais 5/6 atletas, mesmo que houvesse dinheiro de sobra.
Se forem mesmo 3, bom, pelo menos que sejam daqueles que vale a pena ver jogar. E aí, venha de lá um avançado, um jogador criativo e um defesa, dentro da linha do que expressei.
El Kaddouri ? Custou-lhes 4M o ano passado, devem vender o Cavani por muito milhão e vão ter o dinheiro da Champions a entrar… Não precisam de vender só porque sim.
Mais realismo? o unico que talvez seja surreal sera’ markovic mas temos o Esgaio. Se querem qualidade paguem-na, nao serão 2/3 contratações “caras”,que trazem real qualidade, mas sim os elia’s e jeffren’s desta vida, que nos tem deixado neste buraco.
Não me interessa o que se fez antes, interessa-me o que pode e deve fazer agora… E contratar gajos por 7 ou 8 milhões não será, certamente, o caminho. Apenas isso, pois seriam excelentes opções, apenas não se adequam minimamente ao Sporting 2013/2014, imo.
Percebo perfeitamente o que dizes. O meu ponto é: ficando a manta curta, onde é preferível que ela falhe e onde é possível disfarçá-la melhor?
Prefiro desencantar outro Joãozinho (que muita gente não gosta, mas que desenrasca os mínimos…) e apostar forte na linha atacante, onde parece que, dos que dão algumas garantias, só Bruma vai ficar (presume-se que Capel saia, Jeffren também e Carrillo, mesmo que fique, é só interrogações à volta dele…).
Fica a faltar um PL (e se a aposta correr mal, não há plano B!) e, pelo menos, um segundo extremo ou um #10, em função daquilo que queiram para modelo de jogo. O que acho que não vai dar é para comprar um PL, um DC e um LE, ignorando a segunda linha atacante.
Prefiro gastar o pouco dinheiro na linha da frente e tentar desencantar um Melgarejo ou ressuscitar um Miguel Garcia, só mesmo para solidificar essas posições, não tendo grandes ambições de qualidade em todas as 11 posições.
Estou a partir do princípio de que o dinheiro é curto. E assim sendo, é gastá-lo onde me parece que, globalmente, estamos mais carentes: a linha ofensiva.
É claro que se houver dinheiro para mais, OK, DE também e, eventualmente, DC.
Se viesse um treinador daqueles malucos…eu também assinava por baixo. 3 gajos ofensivos para rebentar com o marasmo desde campeonato. E se calhar até é uma ideia interessante , considerando que nao vamos á europa.
Mas cheira-me que vem ai treinador tuga , muitos esquemas tácticos , muito jogo posicional defensivo , muito médio agarrado á posição.
Só queria fazer a ressalva que quando falo em central imaginava que o Sporting vendia o Rojo já este ano. 3 centrais relativamente jovens para valorizar parece-me dificil. Até por nao existir outro mais experiente.
Em termos de ideias pré-concebidas, eu também penso assim, no que toca aos jogadores da defesa e à necessidade de haver alguém mais experiente. E eu, que até gostava do estilo de Boularhouz, só vi melhorias nas duplas compostas por Dier + Rojo + Ilori.
Há quem siga as camadas jovens com bem maior atenção do que eu. Dizem que ainda há Tobias Figueiredo e outros elementos com elevada capacidade de evolução. Óptimo, mais espaço e mais oportunidades para, mediante alguma lesão ou castigo, poderam fazer 90’ ocasionais na equipa A.
A parte do treinador e das suas ideias é pertinente: o Benfica gastou dinheiro na linha ofensiva e perdeu a Liga Europa porque saindo o Garay teve que meter o sapateiro do Jardel, já andava desenrascado desde o início da época com o Melgarejo e ainda acabou a época em grande (antes destas 2 derrotas) e com o André Almeida em bom destaque.
Mas só chegou à Final porque tinha Gaitan, Ola John, Salvio, Lima, Cardozo, Rodrigo… investiu em “material” que ganha jogos e desenrascou noutras zonas. Custou a final? Sim, mas sem isso nem final havia, certo?
Se a equipa tiver capacidade ofensiva, um bom treinador consegue meter aquela gente a defender: como disse uma vez um amigo meu, treinador na vida real, “defender é fácil, basta quereres e treinares bem”. Mas para atacar é preciso outra qualidade natural que treinador nenhum pode incutir, até o Jesus já disse isso por outras palavras.
Contra 90% das equipas da Primeira Liga o problema do Sporting passa por ter dificuldades em marcar golos, só contra Porto, Benfica e eventualmente Braga se coloca a hipótese do nosso MC ser mais ou menos subjugado.
Mas nota que eu também estou a defender esta ideia porque tenho elevada confiança em Dier, Cedric, Ilori. Se estivéssemos munidos com Gladstone, Had e Grimi, outro galo cantaria.