Jo.Record " Não deverá existir margem para mais do que 3 contratações"

:rotfl: :lol: :rotfl: :lol:

• Ponta de lança
  • Defesa esquerdo
  • nº10 ou defesa central (caso o Rojo saía)

Por ordem de necessidade :

• Ponta de Lança (investir o dinheiro quase todo porque é a chave de qualquer vitória)
  • Lateral Esquerdo
  • Nº8/ nº10

Vejo que há muita gente que parece que acha que o ano correu bem…
…E que um PL chega para fazer a época! ^-^

Por ordem de necessidade:
Dois pontas lança: Ex: Ghilas e Carlos Bacca
Um defesa esquerdo
Médio Criativo
(alguns podem regressar dos empréstimos)

Equipa podia ficar algo do género:

GR
Boeck
V. Golas

DE
Contratação (permanência do Joaozinho ou outro de maior qualidade)
Rojo
Mica

DD
Cedric
Miguel Lopes
Arias

DC
Dier
Ilori
Rojo
Nuno Reis (regresso)

MD
Rinaudo
Dier
Zezinho
Fokobo

MC
André Martins
Shaars
João Mário
Kikas

MO
Contratação (se houver dinheiro)
André Martins
João Mário

EXTREMOS/AVANÇADOS
Bruma
Capel
Esgaio
Wilson Eduardo (regresso)
Carrillo
Viola

PL
Contratação (Ex:Carlos Bacca)
Contratação (Ex:Ghilas)

Notas:
Alguns jogadores estão em mais que uma posição pela versatilidade que apresentam.
Alguns jogadores jogarão maioritariamente na B, apenas os coloquei no plantel porque na pré epoca fazem-se os ajustes e tem potencial para no decorrer da época passarem pelo o plantel.
Não sei o que fazer com o Labyad mas admito que fique
Assumi que infelizmente o R. Patricio esta época sai

Todos os outros para mim são para vender

Ao invés, acho que serão necessários 4 “investimentos sérios” e mais 3 ou 4 compras cirúrgicas.

• Ponta-de-lança;
  • Criativo;
  • Extremo “moderno” (dos que têm olhos para a baliza);
  • Lateral esquerdo.

As minhas prioridades. Há ANOS que o ataque do Sporting é constrangedor e está aqui a principal diferença para os números dos adversários directos e não na defesa.

Além disto, se possível, que dois dos quatro tenha clara capacidade de fazer golos de bola parada. Ou de marcar livres/cantos em condições. Outro dos factores para o tal distanciamento.

Depois, um segundo avançado e, eventualmente e mediante saídas, um guarda-redes de reserva ao Marcelo, um central e um médio centro.

As saídas vão determinar o número de entradas.

À primeira vista: lateral esquerdo; médio criativo; avançado.

Eu vou acreditar sempre no projecto do presidente. Juntando a isso a notícia que hoje vem no Jogo que diz que, principalmente para o sector ofensivo, serão usados fundos de investimento para trazer jogadores de qualidade.

Portanto, contando, os tais 5/6 jogadores, eu, pretenderia:

• 1 DC (Rojo para LE)
  • 1 “6”
  • 1 “10”
  • 1 Extremo
  • 1 PL.

5 jogadores de qualidade e experiência para serem titulares.

Depois ia buscar 1 LE e outro PL, soluções de baixo custo, no mercado nacional sobretudo. Como Jefferson para LE ou Suk para 2º PL.

7 contratações. Contando ainda com as saídas de todos os emprestados e vários do plantel principal como Patrício, Capel, Jeffrén, Boulahrouz ou Adrien.

Algo como:

GR: Marcelo e Golas (para evitar ter que ir ao mercado, só aproveitaria um GR em final de contrato)

DD: Miguel Lopes e Cédric

DE: Rojo e Jefferson

DC: Dier, Ilori e Contratação

MD: Fito e Contratação

MC: Schaars e André Santos

MO: André Martins e Contratação

Ext: Contratação, Bruma, Carrillo e Labyad (ou Esgaio)

PL: 2 contratações

Depois, claro, teríamos a equipa B para quando fosse necessário. Jogadores como João Mário, Tobias, Fabrice, King/Mica, Esgaio, Luís Ribeiro, Betinho, Etock ou Rubio, devem ser constantemente chamados aos treinos da equipa A.

PS.: Acho também que deveríamos renovar com William Carvalho (contrato relativamente curto para ver o que dá) e integrá-lo na equipa B.

Preferia gastar o dinheiro TODO em 2 avançados e um 10 de qualidade, 3 jogadores verdadeiramente desequilibrantes. Se a equipa tiver capacidade ofensiva, é mais fácil equilibrar uma lateral ou arranjar um tamanco tipo Jardel para fechar a defesa do que encontrar um tipo para marcar golos.

Entre Rojo, Ilori e Dier somos capazes de nos desenvencilhar sem problemas. Se for preciso um 4.º elemento é uma questão de ver se há um junior que possa jogar de vez em quando em rotação.

Quanto à posição de DE, estou sem soluções. Mas continuo a preferir gastar o dinheiro nos avançados, excepto no caso em que Rubio seja finalmente parte integrante e relevante do plantel. Ainda assim, queria 2 avançados mais experiente com Rubio e Betinho a jogar ao seu ritmo e a crescer com estabilidade.

Fokobo, Semedo, Tobias, Nuno Reis…

Quem venham 3 reforços, mas reforços MESMO! Não faz sentido cometermos mais loucuras, ainda por cima sem irmos à Europa. 2 PL têm de vir de certeza, e o outro provavelmente será conforme as vendas…

O problema que vejo é que se não vier nem central, nem lateral, a manta pode tornar-se demasiado curta. Penso que todos damos por assente que o Miguel Lopes é para sair, o que ajuda a adensar o problema. Se Rojo for lateral esquerdo, temos Dier, Ilori e um dos que estão emprestados ou na B. Mica não me parece pronto e qualquer lesão ou castigo vai ser um problema sério.

Por isso, penso que é primordial que venha um jogador para a defesa. Se vier o central, até se pode contar com Rojo como primeira opção para a lateral. Se vier o lateral, Rojo pode fazer-lhe as vezes, em caso de lesão ou castigo. E até somos capazes de nos safar.

Se não vier nenhum, é como disse antes: a manta pode ficar demasiado curta.

Eu também gostava de contar com 2 avançados de qualidade. Não sabemos ainda quem será o treinador, portanto, não sabemos que figurino vamos ter. Se a ideia não passar por dois extremos e um ponta de lança, então, Viola é uma opção para jogar no meio, embora não como homem de referência. Na B, para além dos que apontaste, ainda há Etock. Se a ginástica for bem feita, é possível ter os miúdos a saltar de um lado para o outro, sem que isso lhes corte a progressão.

Mas lá está, também acho que com jeitinho é possível ir buscar 5 ou 6 atletas para reforçar a equipa. E se acho que com 4 já se pode acrescentar qualidade observável, também não acho que se devesse ir além do tais 5/6 atletas, mesmo que houvesse dinheiro de sobra.

Se forem mesmo 3, bom, pelo menos que sejam daqueles que vale a pena ver jogar. E aí, venha de lá um avançado, um jogador criativo e um defesa, dentro da linha do que expressei.

O meu plantel 2013/2014:
GR:
-Boeck
-Golas

dc:
-Eric
-Ilori
-Onyewu
-Nuno Reis

dd:
-Miguel Lopes
-Cedric
-Arias

de:
-Rojo
-Trémoulinas

md:
-Rinaudo
-Zezinho
-Fokobo

mc:
-Schaars
-Josue’
-João Mario

mo:
-Andre Martins
-Omar El Kaddouri

ed:
-Bruma
-Carrillo
-Mane

ee:
-Lazar Markovic
-Viola
-Wilson E.

pl:
-Helenius
-Betinho/Rubio/Etock
-Amauri

Muitos deles a alternar entre a equipa A e B.
6 reforços, e um bom plantel.

So alterava três coisas.

Adrien em vez de shaars
Zezinho em vez de Rinaudo

Esgaio.
Ou fica no plantel principal ou é melhor emprestar a uma equipa da primeira liga.

Tremoulinas ? No mínimo, uns 8M.

Markovic ? Se calhar até mais que isso…

El Kaddouri ? Custou-lhes 4M o ano passado, devem vender o Cavani por muito milhão e vão ter o dinheiro da Champions a entrar… Não precisam de vender só porque sim.

E um bocado de mais realismo na coisa, não ?

Mais realismo? o unico que talvez seja surreal sera’ markovic mas temos o Esgaio. Se querem qualidade paguem-na, nao serão 2/3 contratações “caras”,que trazem real qualidade, mas sim os elia’s e jeffren’s desta vida, que nos tem deixado neste buraco.

Isso é desconversar.

Não me interessa o que se fez antes, interessa-me o que pode e deve fazer agora… E contratar gajos por 7 ou 8 milhões não será, certamente, o caminho. Apenas isso, pois seriam excelentes opções, apenas não se adequam minimamente ao Sporting 2013/2014, imo.

Percebo perfeitamente o que dizes. O meu ponto é: ficando a manta curta, onde é preferível que ela falhe e onde é possível disfarçá-la melhor?

Prefiro desencantar outro Joãozinho (que muita gente não gosta, mas que desenrasca os mínimos…) e apostar forte na linha atacante, onde parece que, dos que dão algumas garantias, só Bruma vai ficar (presume-se que Capel saia, Jeffren também e Carrillo, mesmo que fique, é só interrogações à volta dele…).
Fica a faltar um PL (e se a aposta correr mal, não há plano B!) e, pelo menos, um segundo extremo ou um #10, em função daquilo que queiram para modelo de jogo. O que acho que não vai dar é para comprar um PL, um DC e um LE, ignorando a segunda linha atacante.

Prefiro gastar o pouco dinheiro na linha da frente e tentar desencantar um Melgarejo ou ressuscitar um Miguel Garcia, só mesmo para solidificar essas posições, não tendo grandes ambições de qualidade em todas as 11 posições.

Estou a partir do princípio de que o dinheiro é curto. E assim sendo, é gastá-lo onde me parece que, globalmente, estamos mais carentes: a linha ofensiva.

É claro que se houver dinheiro para mais, OK, DE também e, eventualmente, DC.

Se viesse um treinador daqueles malucos…eu também assinava por baixo. 3 gajos ofensivos para rebentar com o marasmo desde campeonato. E se calhar até é uma ideia interessante , considerando que nao vamos á europa.

Mas cheira-me que vem ai treinador tuga , muitos esquemas tácticos , muito jogo posicional defensivo , muito médio agarrado á posição.

Só queria fazer a ressalva que quando falo em central imaginava que o Sporting vendia o Rojo já este ano. 3 centrais relativamente jovens para valorizar parece-me dificil. Até por nao existir outro mais experiente.

Em termos de ideias pré-concebidas, eu também penso assim, no que toca aos jogadores da defesa e à necessidade de haver alguém mais experiente. E eu, que até gostava do estilo de Boularhouz, só vi melhorias nas duplas compostas por Dier + Rojo + Ilori.

Há quem siga as camadas jovens com bem maior atenção do que eu. Dizem que ainda há Tobias Figueiredo e outros elementos com elevada capacidade de evolução. Óptimo, mais espaço e mais oportunidades para, mediante alguma lesão ou castigo, poderam fazer 90’ ocasionais na equipa A.

A parte do treinador e das suas ideias é pertinente: o Benfica gastou dinheiro na linha ofensiva e perdeu a Liga Europa porque saindo o Garay teve que meter o sapateiro do Jardel, já andava desenrascado desde o início da época com o Melgarejo e ainda acabou a época em grande (antes destas 2 derrotas) e com o André Almeida em bom destaque.
Mas só chegou à Final porque tinha Gaitan, Ola John, Salvio, Lima, Cardozo, Rodrigo… investiu em “material” que ganha jogos e desenrascou noutras zonas. Custou a final? Sim, mas sem isso nem final havia, certo? :question:

Se a equipa tiver capacidade ofensiva, um bom treinador consegue meter aquela gente a defender: como disse uma vez um amigo meu, treinador na vida real, “defender é fácil, basta quereres e treinares bem”. Mas para atacar é preciso outra qualidade natural que treinador nenhum pode incutir, até o Jesus já disse isso por outras palavras.

Contra 90% das equipas da Primeira Liga o problema do Sporting passa por ter dificuldades em marcar golos, só contra Porto, Benfica e eventualmente Braga se coloca a hipótese do nosso MC ser mais ou menos subjugado.

Mas nota que eu também estou a defender esta ideia porque tenho elevada confiança em Dier, Cedric, Ilori. Se estivéssemos munidos com Gladstone, Had e Grimi, outro galo cantaria. :wink: