Sim o jogo é muito básico. Tem meia dúzia de regras.
Tens que plantar os feijões pela ordem que te saem. Tens 2 campos para plantar. E tens sempre que plantar 1 ou 2 feijoes, e depois ainda te saem mais dois do baralho que tens que plantar ou trocar com os outros jogadores. Obriga-te a negociar.
Qd experimentares ves que é muito simples, como te disse já joguei com miúdos de 8 e 10 anos, e o mais velhinho, por exemplo, domina o jogo.
Eu tenho em inglês, mas só tem relevância para leres as instruções. Depois no jogo interessa pouco. A única cena é o nome das cartas. Tipo tens o black eyed bean, os miúdos diziam que que era o feijão de olho negro. Depois diziam que um outro era o feijão à rasca para fazer xixi [emoji23]
Ahhh ok, porque vi na Amazon Espanhola e havia varias versões.
Fica mais barato do que da Amazon UK. :great:
Já agora sabem se o Dixit funciona da mesma forma Em relação á língua
É que também vi na amazon espanhola mais barato do que cá na Fnac…mas também era só 1,5€ mais barato… :shifty:
. jogo altamente emotivo baseado nas corridas de quadrigas romanas.
. tabuleiro com 2 pistas (circo máximo de Roma e hipódromo de Constantinopla) no anverso e no reverso do tabuleiro, que dão para 4 corridas diferentes já que se pode mudar o sentido em cada arena.
. regras bem simples, e dá para 1 a 6 jogadores (dá para jogar sozinho). Melhor com 3 jogadores, cada um com dois carros, ou 2 cada um com três carros. Vitória por 1º lugar ou por equipas (as romanas eram os brancos, os vermelhos, os verdes e os azuis).
. a tatica é mais relevante do que a sorte, e eu fiz várias modificações às regras e aumentei as divisões das pistas, o que melhorou muito o jogo.
. não há dados.
Aljubarrota -
. jogo espetacular para um só jogador.
. regras simples.
. melhorei muito as regras, reduzindo muito o fator sorte, que aliás já não é alto no jogo original.
Caravelas II -
. bem interessante e educativo.
. regras simples, mas tem de ser a versão II.
Algumas sugestões de bons jogos de tabuleiro que se podem encontrar facilmente na Fnac ou na Worten:
Ticket to Ride: os jogadores construem linhas de comboio entre cidades, usando para o efeito conjuntos de cartas. As regras são simples (os meus miúdos jogoam-no) e o jogo é independente da língua (usa símbolos e cores nas cartas).
Carcassonne: os jogadores vão colocando peças na mesa e reclamando para si partes do puzzle que se vai construindo (estradas, cidades, campos). Também regras do mais simples que há e o jogo também é independente da língua (e há edição portuguesa).
O Rei de Tóquio: os jogadores tentam ocupar um espaço no centro do tabuleiro (Tóquio), podendo ganhar eliminando os outros jogadores ou fazendo um certo número de pontos. Tudo isto lançando um conjunto de dados e escolhendo aqueles que se querem utilizar. Muito rápido e também muito simples - e a edição é portuguesa.
Dixit: joga-se com cartas com desenhos mais ou menos surrealistas. Cada jogador tem uma mão de cartas. À vez, um dos jogadores olha para uma carta, dizer uma frase que a descreva e põe a carta em cima. De seguida todos os outros escolhem uma carta da sua mão que se ajuste a essa frase e põem-na também na mesa voltada para baixa. Baralham-se as cartas e põem-se todas voltadas para cima - e os jogadores têm de advinhar qual é a carta que foi jogada inicialmente. É só isto. Mas é muito engraçado - sobretudo se tiveres 5 ou mais jogadores.
Pandemic: é um jogo cooperativo. Cada jogador tem uma habilidade única e todos trabalham em conjunto evitar que cinco doenças diferentes se espalhem pelo mundo, movendo os seus peões, trocando cartas e fazendo conjuntos para encontrar as curas antes que o jogo acabe. Também tem uma edição portugesa.
Ficam os sites das editores portuguesas mais importantes:
O mundo dos jogos de tabuleiro modernos é enorme e muito diverso. Há de tudo, para todos os gostos: para partir a cabeça a pensar, para rir com os amigos, para competir, para descontrair… O melhor recurso na internet é www.boardgamegeek.com (mas é em inglês). É uma base gigante com todos os jogos de tabuleiro publicados até hoje, com imagens, ficheiros e foruns associados para tudo e mais alguma coisa.
É OK. É um dos tais para rir um bocado com os amigos. Tens de adivinhar a palavra que o que teu parceiro tem, primeiro de qualquer forma, depois por som e depois por gestos Nessa onda, prefiro o Passa o Desenho ou o Código Secreto.
A original (EUA) é a mais simples de todas. Procuras simplesmente fazer conjuntos de cartas de várias cores (e/ou usar locomotivas, que funcionam como jokers) para ocupares linhas no tabuleiro antes dos outros e cumprires os teus objetivos. O único problema é que o mapa é o dos EUA, com várias cidades de que provavelmente nunca ouvimos falar, o que pode ser desmotivante para alguns.
O da Europa tem a vantagem de o mapa ser mais familiar para as pessoas (Lisboa é uma das cidades), mas introduz algumas ligeiras alteraçoes que tornam o jogo um pouco mais complexo. O mecanismo das cartas é praticamente o mesmo. Mas há uma peça especial (a estação) que permite usar as linhas dos outros e é obrigatório usar jokers em algumas linhas. Ainda assim mantem-se muito acessível à mesma.
Eu tenho ambas as versões. Mas, quando são os miúdos a jogar, preferem quase sempre a da Europa, só por causa do mapa. Ainda assim, eu iria com a original, só por ser mais simples.
Joguei só algumas vezes quando o comprei há talvez três anos… É simples, mas implica alguma estratégia, pois cada jogador deve optar criteriosamente pelas paragens até onde resolve ou não navegar, escolhendo fazer viagens mais longas e recolher a Lisboa com mais mercadorias, mas levando mais tempo, ou antes fazer viagens mais curtas carregando menos… O que tem implicações nos pontos que consegue totalizar…
O que era interessante, eram os grandes jogos de guerra inspirados em batalhas ou campanhas napoleónicas, 2ª guerra, Antiguidade… nomeadamente da Avalon Hill board game…, não sei se ainda há disso…
O “Aljubarrota” é interessante, com um sistema de jogo engenhoso que faz os castelhanos/franceses avançarem de forma automática pelo que o jogador apenas tem que pensar a forma de utilizar os portugueses… Dá para alterar as regras e ter de pensar um pouco…
O Catan leva algum tempo a viciar. Parece quase totó no inicio.
Não é o jogo mais indicado para crianças e convém ter um grupo relativamente fixo que já conhece as regras e sabe jogar para se conseguir retirar algum prazer do jogo. Apesar de adorar o jogo não me parece que seja o mais indicado para o que pretendes.
O Carcassone, a par com o Catan, é o dos jogos que mais joguei e se calhar até mais indicado para o que pretendes. É divertido, depende da sorte q.b. e envolve alguma estratégia.
Já tive momentos com grupos de amigos muito bons com ambos os jogos mas recomendaria o Carcassone (e já agora, aprovo o Dixit para o teu propósito apesar de não ter jogado muito).
Tenho também alguns jogos de cartas que se podem encaixar no perfil do Uno (mais desafiantes):
Se a ideia for juntar um grupo de amigos, beber uns copos e ter os filhos por perto, a minha recomendação é a seguinte :mrgreen:
Outro jogo que gosto muito, mas que toda a gente conhece, é o pictionary. Aqui há uns anos joguei uma versão mais adulta era muito porreiro, mas nunca mais consegui encontrar isso.