Jogadores que vos Enganaram pela Positiva ou pela Negativa!

A propósito do topico dos flops recém-criado pelo [member=15612]krasimir-balakov lembrei-me de vos fazer um desafio diferente.
Que venham aqui assumir os vossos erros de casting em contratações do SCP.
Desafio os caros foristas a vir aqui dizer os seus maiores enganos com contratações de jogadores.
Ou seja:

Jogadores cujas contratações vocês não gostaram (antes de começarem a jogar) mas que depois se revelaram boas contratações.

Jogadores cujas contratações vocês gostaram (antes de começarem a jogar) mas que depois se revelaram erros.

Quem disser que nunca falhou, provavelmente, ou estará a mentir ou então nunca se pronunciou no fórum sobre jogadores. :wink:

Podem inclusivamente citar-se a vós próprios para isto ser ainda mais engraçado.
Quem é que é grande ao ponto de ter coragem para assumir os seus erros?

Este é o tópico da mea culpa.
Venham de lá esses barretes… :lol:

Faço aqui a citação do que escrevi no outro tópico:

É possível, a primeira época do Rojo foi realmente muito má. Fartei-me de falar mal do gajo, portanto até se pode encaixar neste tópico, porque depois conseguiu evoluir bastante.

Então enganaste-te em todos os flops que passaram pelo SCP?
Se não foste contra, deixaste passar por seres neutro ou a favor… :twisted:

Acho que o pior mesmo, foi o Wender do braga, fiquei numa felicidade com a contrataçao do gajo :wall:

Pela positiva, André Cruz, nao esperava grande espingarda… saiu-me ali um campeao :lol:

O Rinaudo deve ter sido o que mais me enganou. Até hoje não sei o que se passou, mas eu estava mesmo convencido que o homem era craque.

Não é por nada meus senhores…
Mas acho que há por aqui muito esquecimento. :lol:

É muito mais fácil criticar os erros das direções dos últimos 20 anos do que lembrarmo-nos dos nossos proprios erros…

Se formos pesquisar o que dissemos nos tópicos de dezenas de jogadores neste período, este tópico manda abaixo o fórum todo…

Será preciso alocar mais recuros para o fórum funcionar… :lol:

Eu ainda não fiz a minha propria introspeção.
Mas se raramente me engano quando digo que um jogador não vem para cá fazer nada, já me enganei várias vezes quando apoiei algumas contratações. Várias!

Quando se comenta toda e qualquer contratação, corre-se este risco.

Pela negativa o Pongolle, nem é preciso dizer porquê…
Pela positiva, talvez o Tonel, não dava muito por ele e acabou a patrão da nossa defesa.

Vamos a isso. Mas também queremos ver os teus, Strikerr. :mrgreen:

Desta nova época ainda é cedo para falar, mas espero muito do Rabia e do Jonathan, se correr mal e não derem em nada terão de entrar na minha lista. E em sentido contrário, se o Sarr der alguma coisa de jeito também terei de fazer mea culpa, porque o acho realmente miserável com bola. Não fui contra a contratação, mesmo sem conhecer, mas não gostei do preço, o pior foi mesmo quando o comecei a ver jogar… ^-^

Depois lá está, modéstia à parte, sempre fui muito crítico de alguns dos piorzinhos (seja na qualidade por si só, seja nos moldes dos negócios), como Cristiano, Angulo, Bojinov, Pongolle, Alberto Rodríguez, Gelson, Boulahrouz, etc. Isto só citando jogadores dos últimos anos.

PS. O Labyad também era bom jogador, mas já se sabe que os moldes do negócio foram quase criminosos. Embora ainda não se saiba se foi realmente descartado ou não, veremos na próxima época. Ele qualidade tem, isso acho que ninguém nega, é preciso é ter a cabeça “afinada”.

O jogador que mais me enganou foi o Evaldo. Via-o no Braga e via um excelente jogador…

Enganou-me… :inde:

1. o caso Acosta é mesmo o melhor neste caso, um jogador veterano que nao prometia nada e hoje é uma lenda no Sporting

2. Capel (parecia muito bom no inicio mas considero hoje um flop …!)

um que nunca me enganou foi o Jeffren, seguia bem a liga Espanhola nesses anos e sabia-se que ele fisicamente estava com a carreira em risco por isso o Barcelona despachou-o e ainda pagamos um bom preco por ele

estava à espera que alguem aqui se lembrasse do Polga :o, na minha opiniao o Polga foi um bom central no Sporting, o problema dele é que ficou tempo demais no plantel

Pela negativa, muitas vezes porque nem esperasse muito mas certamente que esperava algo ou algo mais:

• Carlos Miguel
  • Skuhravy
  • Pongolle ( sempre achei o seu preço absurdo, mas porra, não esperava aquela nulidade )
  • Deivid ( teve por cá um rendimento aceitável, era um bom avançado, mas tinha expectativas bem altas )
  • Assis
  • Careca ( o Sousa Cinta enganou-me! )
  • Labyad

Pela positiva, em vários casos não porque os considerasse maus jogadores, mas porque fizeram mais do estava à espera:

• Marco Aurélio
  • Babb
  • Tonel
  • De Francheschi
  • Slimani
  • Valckx ( as referências eram boas, mas o homem era uma máquina! )

E depois houve vários casos de rendimento por cá irregular, que em um outro momento defendi a sua qualidade, mas que se revelaram ou desilusões ou saíram demasiado cedo: Torsiglieri, Vuk, Rinaudo, Rochemback ( na segunda passagem ), Pinilla.

A lista é longa… :mrgreen:

Não me lembro de nenhum caso que me tenha supreendido pela positiva. Sou um optimista por natureza e acredito sempre que os jogadores tenham algo para dar à equipa.

Ainda assim, talvez o Tiuí? O Tiuí era horrível, lembro-me até de escrever que demorei uns três ou quatro jogos até perceber que ele era canhoto de tão mau que era. Mas depois acabou por fazer aquele jogaço na final da Taça.

Contratações que aprovei e que depois correram mal:

Celsinho
Quase que podia jurar que este “novo Ronaldinho Gaucho” ia estoirar no SCP.
Aquilo videos não enganavam.
Oh wait…

Stojkovic
GR alto, internacional sérvio e que ainda recentemente se tinha exibido a grande nível frente a Portugal.
Qual poderia ser a dúvida de que se tratava de uma boa contratação?
Olha, afinal…

Purovic
Não é que fosse grande defensor da sua vinda mas na célebre disputa Maxi Lopéz vs Purovic que é das primeiras coisas que me lembro aqui do fórum, estive do lado errado da barricada. A minha lógica era a de que o Maxi nunca tinha sido goleador e não seria no SCP que ia aprender a ser. Ao menos o Purovic dava-me alguma esperança. Asneira da grossa…
Mal por mal, muito mais valia o Maxi Lopez que ainda veio a fazer umas coisas giras. Já o Purovic, tecnicamente, foi dos piores jogadores que vi a atuar no SCP. Erro grave!

Evaldo
Enganou-me bem o Maicon de Alvalade…

Rochemback - O Regresso
Como foi possível isto ter corrido tão mal?

Labyad
Era capaz de jurar que se tratava de um grande jogador mas falhou em toda a linha.
Gostava que este ano me fizesse o favor de provar que afinal eu estava certo para o poder tirar desta lista.

Rinaudo
Parecia tão bom jogador lá na Argentina e mesmo no iníco no SCP…

Jéffren
Se havia jogador que eu não tinha dúvidas de que seria grande contratação era este.
Mas depois aquela cabeça e as lesões lixaram tudo…

Ribas
Ainda hoje acho que esta contratação fez sentido.
Mas o que é facto é que falhou rotundamente!
Ao menos não perdemos dinheiro…

Gélson Fernandes
Pulmão gigante, futebol zero ou quase.
Nunca o achei tão mau como muitos diziam mas que falhou, não há dúvida que falhou e eu esperava muito dele.

Contratações que reprovei e que depois correram bem:

É muito raro eu reprovar um jogador que depois afinal corre bem.
Quando eu reprovo, é 98% certo que é má contratação.
Foi preciso chegar esta direção para, pela 1ªvez, isso acontecer e eu ser surpreendido pela positiva.

Mauricio
Tanto que eu falei mal dele.
E continuo a achar que não era um jogador de qualidade.
No entanto fez um bom 1ºano e depois foi vendido por forma a não perdermos dinheiro.
Não considero a sua passagem pelo SCP negativa tendo em conta o contexto em que veio e saiu.
Deu o seu contributo.

Montero
Não fui contra a sua vinda.
Fui contra a sua vinda se fosse para ser o PL de referência da equipa.
Só o via como 2ºavançado.
Agora vejo que o Montero é jogador para jogar em qaulquer esquema embora continue a preferir vê-lo como 2ªPL.

Meus caros, isto sim, é honestidade. Tenho aqui opções ridículas… Bem sei! :wink:
Eu pronuncio-me sobre TODAS as contratações do SCP.
Raramente sou neutro.
Ou sou a favor ou sou contra.
Sem medos!

Raramente me engano a farejar um flop.
Mas já fui várias vezes enganado por jogadores que eu achava que se iam dar bem.

Dado que já me prenunciei sobre, se calhar, centenas de jogadores, acho que tenho bom aproveitamento! ^-^

Juntaria Acosta, depois de uma primeira época mediocre, explodiu na segunda época e deu o título de campeão nacional ao Sporting.
Será sempre um caso a não esquecer, seja em que circusntância for (para jogadores ou treinadores), ou seja, muitas vezes é necessário dar uma segunda oportunidade.

Gabriel Heize
Chegou ao Sporting muito novo, saiu e quando toda a gente esperava que iria ter uma carreira mediocre, surpreendeu, jogou ao mais alto nível, grandes clubes durante muitos anos.

Não vou dizer que estava à espera daquela 2ª época de Acosta, verdadeiramente determinante para o título, que não estava e também torci o nariz ao facto do homem cá ter chegado com vários problemas fisicos, mas era também um PL com uma carreira que falava por si.

Quanto a Heinze, lá está. Para quem hoje fala de Jonathan Silva, devia lembrar-se do jovem argentino que na altura estava a dar os primeiros passos na Europa… :mrgreen:

Pela Negativa (NOTA: não foram flops, mas criaram uma promessa que depois não me encheu as medidas):

Matias Fernandez,
Evaldo,
Rodriguez,
Valdez,
Yannick Djaló (já é um clássico meu. Sempre achei ter enorme potencial, mas pelas mais diversas razões não o atingiu)
Montero
Moutinho
Jusko
Capucho

Pela positiva:

Rojo (a ultima época apagou todas as outras)
Naybet
André Cruz (não esperava época daquele nível, não quando já estava em fase descendente da carreira)
Hugo Viana (não o conhecia, nem se falava muito dele até se estrear e arrancar aquele cruzamento fenomenal para Jardel)
Acosta (antes da época Matadora, era raro quem não o queria dispensar)
Niculae
Pedro Barbosa (vindo do Guimarães, directamente para se tornar um símbolo do Sporting, o ultimo grande Capitão)
Rui Bento e Paulo Bento (meio campo de combate)

Quando criei este tópico estava a referir-me a apreciações feitas aqui em pleno fórum.
Mas também podemos abordar situações pré-fórum como alguns estão a fazer.

Nessa altura era eu um puto e aí era enganado por tudo e por todos…

O Careca, para mim, seria de facto ainda melhor do que o Eusébio porque se o SC o dizia era porque era verdade…
O Marlon seria um dos criativos mais brilhantes da hstória do futebol português…
Com o Gomes em Alvalade seriamos 3 ou 4 vezes campeões de certeza…

Até chegar a uma das minhas primeiras recordações como Sportinguista que foi a chegada a Alvalade de Jaime Pacheco e Sousa. Nesse dia proferi as célebres palavras: “Campeões já somos de certeza. Agora vamos lá ver se ganhamos a Taça UEFA!”. Estava a falar a sério…

Estávamos em plenos anos 80, eu nem sonhava o que era o futebol português, e durante vários anos, todos os anos, eu achava que o favorito ao título era o SCP!
Bons tempos de inconsciência… :wink:

Uma nota para Niculae.

Custou os olhos da cara ( à altura ) ao Sporting, com 19 anos era já internacional A e levava uma média de quase 1 golo por jogo na selecção principal e mais de 40 golos pelo Dinamo.

Era um dos mais promissores avançados da Europa e uma das contratações mais conseguidas do Sporting, de sempre.

Depois, as lesões deram cabo do jogador.

Bem verdade… same here! :lol:

Esse não foi flop.
Foi azar. Também acontece…