Jogadores do Sporting com maior potencial entre os 17 e os 21 anos

Com o objectivo de ir acompanhando os jogadores com maior potencial pertencentes aos quadros do Sporting, crio esta lista com miúdos entre os 17 e os 21 anos. Tentarei periodicamente ir actualizando a situação de cada um, nomeadamente minutos de jogo e ideia subjectiva de desempenho. Peço-vos ajuda para me lembrarem algum nome que me esteja a esquecer. Coloco igualmente os nomes na equipa A por forma a existir uma comparação directa com o nível que se pretende.

Idade, Estatísticas e comentários de 20/11/19

Guarda redes:

• Luís Maximiano - 20 anos - Equipa A: 1 jogo na Taça de Portugal e outro na Taça na liga (+2 sub 23) sabem a pouco para um jogador que todos gostavam de ver na baliza do Sporting. À data, parece não estar preparado para a tarefa.

• Diogo Sousa - 21 anos - Sub 23: 13 jogos nos sub 23 (1170 minutos) com 12 golos sofridos, parece um bom guarda redes mas que não conta para a equipa A do Sporting. Acredito que pode fazer carreira.

• Hugo Cunha - 18 anos - Juniores: é o suplente dos sub 23. Pouco mais a acrescentar.

Defesa Direito/Esquerdo

• João Oliveira - 20 anos - Sub 23: é o titular dos sub 23 do Sporting. Apesar do talento e da carreira nas selecções, parece estar longe da equipa A.

• Gonçalo Costa - 19 anos - Sub 23: praticamente não joga, uma incógnita após longa lesão.

• Nuno Mendes - 17 anos - Sub 23: uma das grandes apostas do Sporting, tem 14 jogos e 1073 minutos nos sub 23. Veremos se tem talento para outros andamentos.

Defesa Central:

• João Silva - 20 anos - Sub 23: 11 jogos e 925 minutos nos sub 23 parecem curtos para algo mais.

• Eduardo Quaresma -17 anos - Sub 23: com 12 jogos nos sub 23 (1061 minutos), é um das grandes promessas do Sporting.

• Gonçalo Inácio - 18 anos - Juniores/Sub 23: um bom jogador que tem actuado nos juniores e com 3 jogos completos nos sub 23.

Médio defensivo/centro

• Idrissa Doumbia - 21 anos - Equipa A: aos 21 anos tem 16 jogos e 1368 minutos no Sporting. Fica a ideia que o talento não é muito.

• Bruno Paz - 21 anos - Equipa sub 23: lesionado. Uma pena.

• Rodrigo Fernandes - 18 anos - Equipa A: 3 jogos e 52 minutos no Sporting são bem positivos considerando a idade (1449 minutos em todas as competições, está a jogar!) Apesar de ainda não estar preparado, das poucas boas notícias que esta época não trouxe.

• João Daniel - 17 anos - Juniores/sub 23: um bom jogador com 3 jogos e 180 minutos nos sub 23. Muitos jogos nos júniores.

• Tiago Ferreira - 17 anos - Juniores: Um talento que deve estar à porta dos sub 23. A actuar no juniores, 10 jogos e 9 golos.

• Bernardo Sousa - 19 anos - sub 23: 10 jogos e 290 minutos nos sub 23 sabem a pouco para um jogador que parecia um predestinado.

• Miguel Luís - 20 anos - Equipa A: 5 jogos e 441 minutos no Sporting sabem a pouco num jogador com inúmeras internacionalizações nas camadas jovens. Tem 773 minutos este ano, mas não está a convencer.

• Matheus Nunes - 20 anos - Equipa A: os 13 jogos e os 1031 minutos nos sub 23 convenceram Silas que parece estar prestes a dar-lhe minutos na equipa A. Entusiasma… Mas pode não dar em nada.

• Mitrovski - 20 anos - Sub 23: 14 jogos e 372 minutos nos sub 23 (688 minutos esta época) parecem fechar a porta a grandes voos no Sporting.

• Tomás Silva - 20 anos - Sub 23: 15 jogos e 7 golos nos sub 23 onde é um dos destaques parecem não se suficientes para a equipa A. Gosto do jogador mas parece-me que lhe falta algo para ser mais valia no Sporting.

• Nuno Moreira - 20 anos - Sub 23: 7 jogos e 188 minutos nos sub 23 parecem sugerir que não terá longevidade no Sporting. É um bom jogador na linha do Tomás Silva, mas também parece curto para o Sporting.

• Daniel Bragança - 20 anos - Estoril: os 11 jogos e 751 minutos esta época já mostraram que será uma mais valia num plantel limitado como o do Sporting. Ficam dúvidas se tem intensidade suficiente para o Sporting, mas merece uma oportunidade para dissipar essas dúvidas.

Ala direito/esquerdo

• Jovane Cabral - 21 anos - Equipa A: entre lesões, 3 jogos e 59 minutos. Está a ser difícil esta época.

• Rafael Camacho - 19 anos - Equipa A: 7 jogos e 220 minutos depois (522 minutos em todas as competições), não convenceu ninguém. Para 5 milhões esperava-se mais.

• Diogo Brás - 19 anos - Sub 23: com 15 jogos e 412 minutos, parece caminhar lentamente na estrada do Diogo Rosado.

• Gonzalo Plata - 19 anos - Equipa A: 2 jogos no Sporting, 2 nos sub 23 mais alguns na selecção, 477 minutos no total. Fica a ideia que podia jogar mais e que não estamos a aproveitar o jogador. O momento do Sporting também não o ajuda, mas os sub 23 estão ali ao lado.

• Elves Baldé - 20 anos - Feirense: 8 jogos e 251 minutos na época. Não está fácil e surpreende a pouca utilização numa equipa limitada. Desconheço se esteve lesionado.

• Joelson Fernandes - 16 anos - Sub 23: Tem 16 anos e não devia estar incluído, mas os 1232 minutos no total incluindo 14 jogos nos sub 23 parecem mostrar que está aqui um fora de série.

• Bruno Tavares - 17 anos - Sub 23: 14 jogos e 998 minutos nos sub 23. É outro fora de série.

Avançado:

• Pedro Mendes - 20 anos - Equipa A: Faz-me lembrar o Slimani, parece ter uma capacidade de trabalho muito acima da média. 18 jogos e 13 golos esta época, 1 deles nos 3 jogos e 36 minutos de equipa A. Só não joga mais porque não foi, surrealmente, inscrito.

• Pedro Marques - 21 anos - FC Dordrecht: 15 jogos, 1326 minutos, 2 golos na 2ª divisão Holandesa. Ao menos joga, mas para o Sporting dificilmente dará.

• Tiago Rodrigues - 19 anos - Sub 23: 21 jogos no total da época, 3 golos. Apesar da carreira nas selecções jovens, não me parece ter talento para a equipa A.

• Tiago Tomás - 17 anos - Sub 23: com 2 jogos e 1 golos nos sub 23, parece ter talento para merecer acompanhamento.

Aqui vai a minha opinião em relação a um Top 5 de maior futuro:
1- Plata
2- Wendel
3- Doumbia
4- Pedro Mendes
5- Maximiano

Estive aqui na primeira resposta ao tópico ;)…esquecia-me, coloquei aqui o Pedro Mendes, porque acho que vai ser mesmo uma revelação e em quem muito acredito…sei porquê.
Vamos ver.

Acho que com um bons treinadores há aqui gente que pode surpreender. Mas concordo que o nível médio é baixo.

Adicionei o Rafael Camacho.

Tiago Rodrigues (sub 23 esta época que se avizinha)

Acrescentado.

Dean Lico

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Apenas podem ser incluídos jogadores…

Concordo. Dean Lico e Wang são ETs.

Eduardo Quaresma.

Não porque tem treinado com a A regularmente com apenas 17 anos, pois isso é apenas a confirmação do seu potencial, mas sim porque ja o conheco ha uns 3/4 anos.

A primeira vez que ouvi falar nele foi através de um amigo que na altura treinava na formação do Fabril(barreiro), e que me disse que o miudo era de longe o melhor que ja tinha passado pelas mãos, e que apesar de ser central, ele nos treinos é em qualquer posicao podia jogar de tao superior que era aos restantes. Na altura ja estava no Sporting e cheguei a ve-lo jogar algumas vezes e de facto está ali uma perola.
Nao so como jogador mas como de personalidade, não tivesse ele sido capitão em todos os escaloes por onde passou(Fabril,Sporting,Selecção)

era interessante à frente de cada jogador estar o final do respectivo contracto. :angel:

Não sei. Sei que jogadores não são.

Posso colocar, se estiver disponível no Transfermarkt.

Mal faça 18 e se estiver a jogar incluo.

Não tinha reparado que era dos 18 para cima :slight_smile:

Do que vi, parece-me que pode vir a dar centralão. Diria que desde o Dier que não vejo um miúdo naquela posição a exibir tamanha maturidade, carisma e qualidade.

Bom tópico! Façam o favor de não vir aporcalhar isto com licos e wang’s, convém ter alguns tópicos onde se possa respirar.

O Tavares já renovou? Nos dois jogos que vi pareceu-me melhor do que o muito falado Joelson.

Sacrilégio.
O Bruno Tavares é muito bom também, mas Joelson é outra loiça, vê-se a anos luz. O Joelson é uma pérola que para mim devia já estar a ser preparado para a A. Assim que fosse possível dar contrato profissional era agarrá-lo com um contrato longo, bom salário e cláusula de 200M € e a promessa de ser aposta séria na A.

Confesso que não acompanho de tão perto assim nenhum dos dois, mas o Bruno Tavares sempre me encheu mais o olho que o Joelson, este ultimo parece-se ser mais correria do que outra coisa.

Caro, a amostra foi apenas dois jogos, pode ser pequena, mas foi o que me pareceu.
Alguém sabe em que estado está a renovação de contrato de ambos?