Joelson Fernandes

Também não tenho os factos todos do caso Joelson, o que sei é que foi aposta em 1 ou 2 jogos, e não teve oportunidade de continuidade, nem sequer a entrar aqui e ali.

Nestes Bs miseráveis ou sub23 qualquer 1 perde a motivação, sabendo que no seu lugar no plantel A estão jogadores piores.

O próprio RR entra nos As uns minutos e dá um ar da sua graça, do nada é remetido para os Bs onde segue a onda da desgraça e parece que não sabe jogar à bola, isto acontece com praticamente todos.

O Geny sim, sempre que entrou deixou boas impressões, prémio é andar com Esgaios no plantel, faz todo o sentido culpar os jovens disto.

1 Curtiu

Estás a dizer que fez isso? Ou estás a supor…

Se leres o comentário do forista anterior creio que consegues perceber o contexto da minha resposta.

A tua ideia eu percebo e já a tive durante muitos anos.

É completamente errada, o oposto da realidade.

Não tens de tratar um jogador de forma diferente dos outros.

O contexto familiar não é da responsabilidade da entidade que te emprega.

E se deres o argumento de que é para ter um retorno mais tarde vais contra tudo e só tens a perder.

Nada te garante que o jogador não se lesiona gravemente para estares a dizer que vai ser o próximo diamante.

Completamente errada essa gestão.

E a tua comparação com Rochinha e Trincão é absolutamente estranha.

Mas ele fazia para ir a jogo?

O Joelson não perdeu o comboio agora. O Joelson perdeu o comboio quando foi para a Suíça (ou antes, mas aí foi claro).

Eu sobre o Rodrigo já disse o que tinha a dizer no início da época. Espero que mude, porque eu até acho que pode vir a dar jogador.

É a tua opinião, não é a minha. E eu não culpei o Geny de nada. Até tenho para mim que deve ser um tipo esforçado e com o foco correto.

Boas,

Compreendo o teu ponto de vista, mas não é o meu, não quer dizer que esteja errado.

Eu nao sou futebolista, nem ganho o que ele ganha nem nunca a empresa para a qual eu trabalho algum dia irá ganhar alguma coisa com a minha transferência!!

Mas a preocupação/envolvimento que demonstra com o meu bem estar e se tenho tudo o que preciso para trabalhar garante lhe duas coisa:

• consideração da minha parte por demonstrar essa preocupação comigo, com a minha familía e o meu bem estar geral. Quando for preciso a tal “extra mile” já sabe que estou disponível para ajudar!

• a certeza que tenho tudo o que preciso para produzir trabalho com qualidade e de acordo com o que é esperado de mim, que é isso que a empresa quer.

Agora falando de futebolistas, se eu fosse quem gere estas questões na academia, ia tentar garantir que sabia onde, quando e com quem é que o Joelson se dava fora da academia, a quem é que ele dava ouvidos e quem é que na família dele tinha a maior influência sobre ele e quais as expectativas dessas pessoas.

Porque se tudo correr normalmente o Joelson tem potencial para gerar mais valias desportivas e financeiras num futuro a médio prazo que um Rochinha ou o Trincão alguma vez darão a o Sporting…

Isto é garantia de alguma coisa? Não, de todo, não é garantia de nada, porque ele pode se lesionar seriamente e acabar para o futebol, ou pode perder o foco no futebol por mais que eu tente mantê lo focado, mas (e aqui é o que realmente importa), eu fiz tudo o que podia para isso não acontecer, não deixei nada ao acaso!!

E não deixando nada ao acaso, não quer dizer que não vão haver jogadores que se percam para o futebol, mas acho que a percentagem disso acontecer é menor, logo num negocio que movimenta tanto dinheiro, nada pode ser deixado ao acaso.

Mas são apenas pontos de vista e este é o meu.

SL.

4 Curtiram

E isso resolve o quê? Ao final do dia, ou ele houve o pai/família e o empresário ou não.

E até podes fazer tudo para que ele se sinta bem, que tenha juízo e tal. Isso não garante nada. Aliás, tal como nada te garante que não tenha sido feito agora no caso dele. Olha que se calhar fizeram mais neste caso que noutros e com malta que merecia mais uma palavrita ou mais um acompanhamento.

Pois, é que a questão é essa.

O mundo do futebol é um lamaçal.

Há muitas más intenções e a concorrência é brutal.

Pelo Joélson já se deve concerteza ter feito mais do que os outros e mesmo que não, se fizessem o que diriam os pais dos outros filhos. Há preferidos?

Vou então pôr o meu filho no Benfica ou Porto e até posso vir a ganhar umas coroas.

E depois é isso, eles ouvem sempre os pais e então essa malta de origens humildes só os ouvem a eles muitas vezes.

Não sei se fazia, mas foi aposta, nem teve mal na pré época e foi de empréstimo com opção de compra, perdendo 1 ano e desvalorizando quando podia na boa fazer de Rochinha, ou Arthur, poupando se ainda uns milhões, a meu ver tinha qualidade para isso.

Isto serve para TT, Geny, Marsa, por exemplo, que para virem Esgaios ou renovarem com Netos nao valia a pena acrescentarem aqui?

Tenho poucas dúvidas que sendo opções não fizessem melhor.

Basta ver o caso do Matheus Pereira, deixado completamente à deriva sem competir depois era lançado no dragão, 6 meses depois, e nunca o clube teve consideração por um dos maiores talentos que formou, ridículo, e a equipa principal sempre a necessitar de qualidade e irreverência.

Vai de vela para a 2 divisão, 2 vezes, e mesmo sabendo que valia bem mais venderam a 10 aceitando o pedido do WBA de alargamento do prazo, isto é danoso, o clube que se lixe.

Mas foi porquê?

Eu vejo a questão de outra forma: o problema não é o Geny ou o Marsà saírem, porque para mim não são suficientemente bons. O problema são os reforços não o serem. Portanto a questão não é ficarem.

1 Curtiu

Ambos por alguma razão jogaram pela equipa principal, ambos corresponderam, são novos, tendo o plantel espaço para Esgaios e Paulinhos com 30 anos, que não têm uma qualidade de relevo, porque é que os putos que sim têm qualidade são preteridos?

É que se fores aos factos, pela equipa principal no pouco que jogaram, justificaram a manutenção no plantel, insuficiente é a pouca aposta e gestão esquizofrenica feita deste jovens valores.

Há uma Limpeza necessária, há jogadores a manter, outros a contratar, e há outros que podem muito bem crescer no plantel, mas sim é mais fácil dizer que não servem de facto.

O Joelson é mais um caso, na nossa longa história de atletas promissores que não preenchem o seu potencial. Mas este ainda pode inverter essa tendência.

A tentação será dizer que a estrutura falhou e, em alguns casos, assim será. Mas não podemos aligeirar a importância das vicissitudes próprias da adolescência ou das abelhinhas que andam de roda do pólen.

O Sporting vive, em permanência, obcecado com os miúdos dos juvenis que, um dia, serão os craques que nos vão dar um título. Quando passam a ser juniores, vivemos a continuação de um “sonho” que começa a chocar com a realidade. E, na passagem a sénior, isto é tudo uma merda porque não apostamos, etc e tal.

É certo que o Sporting pode melhorar o processo formativo dos jogadores, criando âncoras de transição para o futebol profissional. Também é certo que, por vezes, há casos sem salvação. Aquele rapaz que levou um tiro parece-me ser um caso paradigmático daquilo que o clube não tem como contrariar.

Mas, mais importante, o Sporting ganhou um título há 2 épocas atrás. O paradigma, a partir desse momento, teria que sofrer algumas alterações. No entanto, o “projecto” continuou a propagandear o objectivo de apostar na formação e de vender. Em algum momento se perdeu o “momentum”, porque eu não vejo em lado nenhum escrito que um responsável do Sporting tenha dito que o objectivo é ter sucesso desportivo acima dos objectivos de formar ou de vender.

Eu não me tranco num conceito único, nem vejo que apostar na formação, ter de vender (quando tiver mesmo que vender) e tentar vencer sejam conceitos incompatíveis.

Aparentemente, anulam-se ou justificam a não obtenção de sucesso desportivo. Pior do que isso, é que o Sporting ganhou um título com baixos encargos ou, pelo menos, plenamente comportáveis. Não fomos capazes de construir o futuro em cima disso. Em apenas 2 épocas, estamos a tentar construir o futuro em cima do insucesso desportivo.

Dá que pensar…

2 Curtiram

Uma coisa que eu já pensei , era na formação fazer contratos em que jogador “abrisse o jogo com Clube” e contar:

1- Que tipo família tem , como é o ambiente da mesma

2- Que tipo compainhas tem fora do futebol

3- Que tipo empresário é que tem se preocupa em arranjar um clube que tire proveito dos pontos fortes do seu agenciado ou se quer dinheiro fácil.

4- Estarem dispostos falarem destes pontos a um psicólogo

Se compremeterem com isto ganhavam mais no seu contrato .

O Paim encherem os bolsos com 15 anos e andava a sustentar a vida dos amigos e a alguns os filhos pequenos, andava com carros de luxo nem carta tinha.

Outros jogadores não quisessem seguir estas regras que estão no seu direiro ganhavam menos.

Passar isto à pratica é muita complicado porque vai mexer com interesses dos empresários que querem total controle.

1 Curtiu

Como percebes, há uma diferença entre a tua percepção sobre os jogadores e a minha. Para mim não é um facto que justificassem essa aposta.

Se os outros são iguais ou piores? Pois, não deveriam. Esse é o erro.

Epá se isso não é já falado/ observado com os miúdos atuais algo muito errado se passa. Quero acreditar que sabem, sobretudo com os mais novos que vêm viver para a academia. Quanto aos empresários podem sempre aparecer a qualquer momento. Quando vêm de meios muito pobres e aparece um tipo a acenar com dinheiro é muito difícil de gerir. Temos de saber formar e preparar se calhar os jogadores desde novos em certas coisas (gestão financeira, como é que um jogador progride na carreira, o papel dos empresários, etc).

1 Curtiu

O futuro dirá sobre este jogador, ainda é novo e pode vir a explodir.

Mas eu percebo essa diferença, acho perfeitamente normal não achares o TT, Geny, Marsa, entre outros capazes de fazer a diferença, eu acho que sendo geridos desta maneira só se torna mais dificil de o fazerem aqui, mas que podiam nunca ter saído e dado muito jeito, mais que Netos, Esgaios e Paulinhos, não tenho grandes dúvidas.

E sim, se há coisa que gosto de fazer é acompanhar os nossos jovens em quem acredito, desde Mamas no Aves, Matheus no Nuremberga, Geny no Guima, até Loides vou acompanhando, e nunca tive dúvidas que deviam ter ficado cá, entre muitos outros, o Joelson é mais um talento do qual preferiram desistir.

Eu acho que o TT pode dar jeito. E sempre fui fã do Matheus Pereira. E acho que o Joelson, se tiver(sse) cabeça e fosse bem aconselhado, também poderia fazer a diferença. Não comparo esses nem aos Marsas, nem aos Paulinhos. São níveis diferentes.

1 Curtiu

E parece que o Amorim não vai chamar o Joelson para a pré epoca…

Como é que foi possível ostracizar um miudo com o potencial do Joelson e depois termos no plantel um Rochinha?

Se não é gestão danosa, não sei o que será!! Simplesmente incompreensível…

Mas nem sequer se pode questionar o mister (quanto mais contrariar), porque senão ele bate com a porta e lá se vai o abono de familia do Varandas e companhia!!

SL.

2 Curtiram