Reportagem emocionante transmitida pela RTP sobre o Joaquim Agostinho (com palavras de Marco Chagas, João Roque e um outro senhor que colecciona todo o tipo de artigos relacionados com o melhor ciclista português de sempre). Particularmente emocionante a parte em que este senhor diz a um Joaquim Agostinho preocupado por estar a competir com 41 anos: “Oh Joaquim, vai que nada vai acontecer (acho que foi assim)”. Palavras especialmente sentimentais porque o Joaquim Agostinho viria a falecer por causa de uma queda ocorrida nesta mesma prova. Não sabia que havia imagens de televisão do Joaquim Agostinho combalido, prestes a desfalecer momentos após passar a meta final (amparado por dois ciclistas, um deles do Sporting, e outros elementos que celeremente acorreram ao nosso herói). Sinto especial afecto por ele, dado que foi um dos heróis Sportinguistas do meu pai.
Está aqui o que vi na RTP:
A minha Vénia e Eterna Gratidão a Joaquim “Sporting” Agostinho
Paz à sua alma de Leão
No youtube, para se partilhar mais facilmente:
Joaquim Agostinho e a Volta à FrançaNuma altura em que se começou a disputar a 100ª edição do “Tour de France”, é bom lembrar que faz hoje 44 anos que o inesquecível Joaquim Agostinho ganhou, isolado, a 5.ª etapa da Volta à França em bicicleta, em Nancy-Mulhouse.
Longa vida ao rei ![]()
Onde quer que estejas Joaquim Agostinho o meu muito obrigado pela tua carreira.
Era muito novo quando faleceste da maneira estúpida que foi só possível num país do terceiro mundo, mas lembro-me de te ver na televisão e da janela da casa dos meus tios numa volta a Portugal há muito muito tempo.
O meu eterno aplauso
Espero que um dia o nosso Sporting volte a ter ciclismo, um desporto que eu adoro e que a verde-e-branca volte a correr por Portugal e Europa!
![]()
Uma das figuras míticas que mais admiro na história do Sporting, apesar de nunca o ter visto pedalar! Grande Joaquim Agostinho!!
Eterna figura nacional!!
SL
Orgulho leonino e nacional
GRANDE
Estive agora a ver a reportagem na RTP2, que documentário fantástico.
Orgulho de todos os portugueses. Um leão sem igual. ![]()
Arrepiante.
Uma figura que me diz muito.
Destaque no jornal “AS”.
http://www.as.com/ciclismo/video/granjero-convirtio-mito-portugal/20130707dasdascic_3/Ves
Grande orgulho!
![]()
Creio já ter visto esse documentário. É um que acaba com o Agostinho novito a dizer que não espera muito de si porque lhe falta experiência ? ![]()
A parte final é muito triste. Ver aquele monstro físico , com dificuldades em aguentar-se em pé e o colega a descrever o acidente, com o Agostinho a pedir-lhe apenas para o ajudar a continuar a rolar a bicicleta até à meta ![]()
Alguém arranja link ou algo do género para ver esse documentário?
Também vi :arrow:
Só hoje vi a imagem dele a cortar a meta, já depois do acidente que se revelou fatal… Marcante…
Ah, e mais, o Sporting tem de regressar ao ciclismo!!!
De longe o melhor ciclista português de sempre!
Um leão de corpo inteiro, cheio de raça, garra, mta força e uma coragem desmedida
Joaquim Agostinho sempre!
Queria ter visto mas não consegui ver…
Alguém arranja isso ? ???
15 de Julho de 1979 - Joaquim Agostinho ganha a mítica etapa do Alpe d'Huez na Volta à França, cortando a meta com mais de 3 minutos de avanço sobre a concorrência.
![]()
Serás eterno Campeão!
![]()
Vou, porque um recente episódio do ciclismo português regurgitou algumas pessoas que nunca aceitaram a hegemonia do homem que dá o nome a este tópico e que aproveitaram este evento para questionar o inquestionável, não por méritos do ciclista que conseguiu o que conseguiu recentemente, mas porque o Joaquim Agostinho celebrizou-se com a camisola do Sporting Clube de Portugal, citar-me.
Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de todos os tempos, seja quem for que vença seja o que for daqui em diante.
Grande Joaquim, lenda do nosso Sporting Clube de Portugal e de Portugal.
Não podemos cair no mesmo erro do orcsébio vs CR7. Cada um é um fora de série no seu tempo, e temos que admitir que o Rui Costa já ganhou triunfos e títulos mais importantes do que os coleccionados por Joaquim Agostinho. E ainda pode fazer muito mais.