Joaquim Agostinho

Agora é muito mais dificil chegar ao tal “escalão” de equipas que participam no Le Tour. Serão preciso anos para subir e depois conseguir entrar lá.

Eu via muito ciclismo desde os anos 70 até meados dos anos 90. Desliguei-me disso devido aos escandalos de doping. Eu comecei a notar quando o Lance Armstrong venceu pela segunda vez, tal a experiencia que eu tinha a ver os ciclistas. Já nessa altura só equipas de elite tinham direito a participar e acho que havia um par de vagas de convites para outras equipas.

1 Curtiu

Sim é complicado e exige um esforço financeiro muito grande… Do Lance lembro-me numa etapa de Montanha onde o Pantani arranca e o Lance ficou parado nem se conseguia mexer uns kms mais á frente aconteceu o “milagre” parecia que ia de mota e ganhou a etapa quando a minutos atras nem mexer se podia :laughing::laughing::laughing:

Havia com cada uma na altura. Por acaso gostava de ver o Pantani, um que tambem estava metido no doping.

Uma curiosidade, muitos casos de dopings foram descobertos quando participavam em provas na Italia. Eu sempre dizia que para ser um dos melhores tinha de ganhar o Le Tour e Il Giro no mesmo ano. Anquetil, Mercks, Hinault e Indurain. O Armstrong não participava em qualquer prova na Italia e eu duvidava da sua qualidade e depois associei isso, vai-se lá saber a razão. Pantani foi apanhado na Italia nessa altura. Alias os maiores escandalos foram descobertos e apanharam muitos ciclistas na Italia nessa altura.

Com tempo, um projecto a longo prazo. Com patrocinios, nem que seja o Sporting a patrocinar uma equipa e ter o seu nome nela. Poderá conseguir ao fim de alguns anos participar no Le Tour. Complicado será participar em muitas provas e classicos pela Europa fora para atingir esse objectivo. Praticamente quase que desistir das provas nacionais, a não ser que usa os reservas nelas. Acho que ao fim de algumas boas prestações na Vuelta poderá ajudar a abrir as portas do Le Tour.

1 Curtiu

O Sporting participou no Tour de France em 1975 e 1984, sendo que na primeira vez, para além do Agostinho, o Diretor Desportivo era o Raphael Gemiani que faleceu a semana passada, uma autêntica lenda do ciclismo e dos principais influenciadores, enquanto DD.

Atualmente, é completamente impossível sequer sonhar com uma equipa do Sporting no Tour de France, ou por uma equipa portuguesa sequer. Falaram aí em 100-200 mil euros e esse valor, atualmente, nem para uma equipa portuguesa serviria. Uma equipa do escalão máximo não custa menos de 15 milhões de euros, o que é totalmente incomportável para um clube, dado que nem beneficia de retorno de visibilidade e tudo mais que está inerente a um patrocínio no ciclismo.

E diga-se que é melhor assim, o ciclismo é melhor sem os clubes atualmente. E o Sporting também está melhor longe do ciclismo português.

1 Curtiu

Acho que top dos tops uns 40 milhões…compreendo o que dizes é muito complicado mesmo impossivel mas era um sonho meu como Sportinguista. Como dizem o Sonho comanda a vida :smiley:

1 Curtiu

Lastimo, mas o Pantani e o doping não é verdade.

Estamos em 1998. Pantani ganha o Giro de Itália num duelo mítico com Pavel Tonkov.

Vai à Volta á França. Rebenta o caso Festina… Uma série de candidatos é excluído ou auto exclui-se. Sobram Ullrich e Pantani. Ganha Marco Pantani com uma etapa à chuva verdadeiramente memorável onde ataca na penultima subida.

1. Pantani tem enorme avanço para ganhar a volta a Itália. Na véspera da consagração, pantani é expulso do Giro: Motivo? Taxa de hematócrito acima dos 50%. É obrigatória a sua expulsão. Acima dessa percentagem, entende-se que o corredor/humano não está no seu estado normal pelo que não pode participar numa prova desportiva. O doping provoca isso? Sim, mas tb outras razões. O Pantani não foi expulso por doping em 1999 do Giro

Curiosamente, anos depois, toda a farsa foi desmontada, já depois da sua morte em 2004.

https://www.record.pt/modalidades/ciclismo/detalhe/mafia-ter-sido-responsavel-pela-expulsao-de-pantani-no-giro1999

A Mafia italiana, fodida pelo Pantani lhe estar a lixar as apostas todas, ótima fonte de dinheiro da organização criminosa, decidiu lixá-lo de vez…

Recomendo bastante

Em 2000 ainda deu um ar da sua graça… De 2001 em diante, não tendo sido selecionada a sua equipa para o Tour desse ano… foi queda livre

Não digas que o pantani foi apanhado no doping, por favor, pq isso não é verdade.

1 Curtiu

Não sabia disso depois. Não te esqueças que eu desliguei do ciclismo quando rebentou todos esses escandalos. Fiquei muito a leste do que aconteceu depois. Eu vivi tudo do ciclismo desde os anos 70 até meados dos anos 90. Aqui a RTP só metia resumos das etapas da volta a França ao serão. Volta a Espanha e Italia eram só noticias nos telejornais. Eu via tudo em directo na TVE 2. Eu assisti em directo a conquista da volta a França do Pantani e torci por ele. A TVE na altura do Indurain metia mais de 2 horas de cada etapa, e todas as etapas inteiras de montanha.

Ainda bem que não foi o caso com o Pantani, gramava muito o gajo.

somos 2… O Pirata!

1 Curtiu

https://x.com/SportingCP/status/1909260015946326312?t=lK12GdMqE_6Xfo_gBfs7SA&s=19

4 Curtiram

https://x.com/SportingCP/status/2041479371752452545?s=20

5 Curtiram

A esposa comprou-me a camisola em homenagem a esta, no Natal.
Que coisa linda!!!