https://twitter.com/SCPModalidades/status/1408047292175851520?s=20
Volta a Portugal homenageou Joaquim Agostinho na inauguração do “seu” museu
Momentos antes de o pelotão sair para a estrada para cumprir os 175,8 quilómetros até Setúbal, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho foi oficialmente inaugurado em Torres Vedras.
A Volta a Portugal homenageou esta quinta-feira Joaquim Agostinho, com a inauguração do museu dedicado àquele que é considerado o melhor ciclista português de sempre a acontecer antes do arranque da primeira etapa da 82.ª edição.
Momentos antes de o pelotão sair para a estrada para cumprir os 175,8 quilómetros até Setúbal, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho foi oficialmente inaugurado em Torres Vedras, num momento festivo que reuniu miúdos das ‘escolinhas’ de ciclismo, entidades como o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e amantes da modalidade, desejosos de conhecer os ‘tesouros’ escondidos dentro do moderno edifício.
“Este é um dia de grande satisfação e cremos que a abertura do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho impactará muito quer em relação aqui ao nosso território, porque era uma ambição já de muitos anos para os torrienses e para toda a gente ligada ao ciclismo, quer em termos nacionais e até internacionais, porque efetivamente é uma situação única, um museu deste tipo”, declarou a presidente da autarquia.
Laura Rodrigues destacou as “características especiais” do museu, apontando a sua modernidade e a exaustividade de informação que disponibiliza “relativamente àquilo que são os nossos ciclistas e as nossas glórias”.
“Faz também o enquadramento daquilo que é a evolução do ciclismo em termos nacionais e em termos internacionais, com a exposição permanente […]. Depois, uma parte mais imersiva, a que chamamos a exposição temporária, e que é fundamentalmente dedicada aos mais jovens”, enumerou, esperando que esta leve os mais pequenos a poderem viver “o que é o ambiente do ciclismo e da bicicleta”.
A presidente da Câmara de Torres Vedras disse ainda que o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho terá também um serviço educativo, com o objetivo de promover programas relacionados com a mobilidade e a importância da bicicleta.
“Queremos que, para além de mostrar aquilo que tem sido o ciclismo e que foram as nossas glórias, possa realmente ter um papel muito grande naquilo que será o futuro da bicicleta no meio da nossa população”, concluiu.
Presente na inauguração, João Paulo Rebelo enalteceu a inauguração do museu como um momento de celebração do desporto e, particularmente, de “um homem e uma modalidade, que é o ciclismo, tão popular”.
“Este museu vai contribuir, também para o aumento desta cultura desportiva no nosso país”, manifestou.
Joaquim Agostinho é considerado o melhor ciclista português de todos os tempos, por ter concluído, entre outros feitos, 11 grandes Voltas no ‘top 10’.
Nascido em Torres Vedras em 07 de abril de 1943, o antigo ciclista, que morreu em 1984 na sequência de uma queda sofrida na Volta ao Algarve, foi duas vezes terceiro classificado no Tour (1978 e 1979) e vice-campeão da Vuelta em 1974, tendo também vencido a Volta a Portugal em três ocasiões (1970-1972).
80 anos de Joaquim Agostinho!
Nascido em Brejenjas a 7 de abril de 1943, Joaquim Agostinho transformou-se num ícone do ciclismo mundial e um herói do desporto nacional, representado na perfeição a fibra e carácter de um português.
Lenda do Sporting Clube de Portugal, foi o principal incitador da participação leonina na Volta à França (até hoje a única a equipa portuguesa a disputar a maior prova velocipédica).
Durante a sua carreira, Joaquim Agostinho venceu a Volta a Portugal por 3 vezes, finalizou no pódio da Volta à França por 2 vezes (8 vezes no Top-10 sendo o 6⁰ da história com mais presenças nos 10 melhores), venceu 24 etapas na Volta a Portugal e ainda conquistou um 2⁰ lugar na Volta a Espanha.
Ao todo foram 59 vitórias profissionais na sua carreira para o melhor ciclista português do Século XX e que mais portas abriu para o ciclismo nacional da sua era.
Escrevi uma breve homenagem ao Joaquim Agostinho, no que seria o seu 80⁰ aniversário. Espero que o clube não se esqueça de uma data tão importante como esta (até porque recentemente andou a parabenizar o Tabata, Dier e outros).
Parabens la no Ceu grande Agostinho,para mim o homem que ajudou a crescer o SCP para ser realmente um grande clube a nivel Nacional com as suas vitorias no ciclismo o desporto do Povo,povo esse que naquelas alturas mal tinha acesso a um radio e ele com a bicicleta la ia desde o Algarve a Tras os Montes levar o nome do SCP ao mais alto ajudando com isso o numero de adeptos a crescer por todo o lado,obrigado por tudo Eterno campeão um homem 5 estrelas humilde e trabalhador que fazia tudo em prol da familia um verdadeiro exemplo! Este sim um Idolo.
Um dos grandes do desporto nacional e do nosso Sporting!
Faz hoje 39 anos que faleceu o Joaquim Agostinho!
Fazem-se tantos filmes e séries portuguesas…. para quando uma série sobre a vida de Joaquim Agostinho??
Recordar é viver
Partilho convosco, um artigo publicado por um seguidor da Portuguese Cycling Magazine (vi-o a escrever sobre o assunto nas redes sociais e decidi contactá-lo), acerca da Vuelta alegadamente roubada ao Agostinho. É um artigo bastante esclarecedor e tentou recolher o máximo de fontes possíveis (as corridas antigas estão tão mal documentadas…) e conclui-se que Agostinho efetivamente poderá ter sido “roubado”, mas não na da forma que tradicionalmente é dita. Boa leitura!
O meu pai sempre falou nisso.
Nunca houve grandes hipóteses de poder confirmar.Tudo muito mal documentado.
Agora tenho que ver esse trabalho sobre o melhor ciclista português de sempre.![]()
Homenageado no próximo equipamento alternativo do Torreense:
https://x.com/scu_torreense/status/1812097443141447683?s=46&t=_hb6AoN32NrKDORG6AUutA
Agostinho um dos Simbolos do SCP ele que tanto ajudou ao crescimento do Clube num tempo onde poucos tinham TV levou o nome do Clube aos 4 cantos de Portugal ganhando e cobrindo o nome do SCP em Gloria. Obrigado por tudo Grande Campeão nunca seras esquecido.
E pela Europa fora, principalmente em França. Eu como vivi em França até 1982, Joaquim Agostinho foi o simbolo de Portugal para os emigrantes, tanto faz se eram de outros clubes para alem do Sporting.
Lembro-me de ver passar Le Tour em 1980 na vila onde eu vivi. Joaquim Agostinho estava no pelotão, mas não consegui ver quem era no meio de tantos ciclistas.
O ciclismo é uma modalidade extraordinária infelizmente muito diminuída, principalmente, a partir do final dos anos 90, pelos sucessivos escândalos de doping
Um clube em PT ter uma equipa de ciclismo top europeu, de forma regular, é muito difícil, senão mesmo impossível… e sinceramente não sei até q ponto seria desejável e recompensador.
Contudo, penso que o Sporting, associando-se a 1 ou 2 grandes patrocinadores, poderia avançar para um projeto de homenagem a joaquim agostinho e ter uma equipa top por 1 período de 5 anos, por exemplo
Confesso q já n acompanho tanto o ciclismo como antes. Mas no final dos anos 90, 500 a 750k já formavam uma equipa média alta a nível europeu. Hoje custaria quanto?
Com 2 grandes patrocinadores… ficaria ao sporting por ano 100-200k?
Não valeria a pena? Não traria retorno? Não seria uma homenagem mais que merecida ao maior ciclista português de todos dos tempos? um dos grandes do nosso clube e do desporto português?
No ano de falecimento do Joaquim Agostinho em 1984, como homenagem Le Tour convidou a equipa do Sporting a participar. Numa etapa dessa volta venceu um português, o Paulo Ferreira. Eu vi em directo, porque via na TVE 2 (canal espanhol) e aqui na RTP só davam um resumo ao serão.
Anos mais tarde Le Tour começou a atribuir um nome que venceu essa etapa a cada curva na subida do Alpe d’Huez. Uma dessa curva está imortalizada com o nome do Joaquim Agostinho.
Sim é verdade mas na Europa fora de Portugal raramente representou o SCP uma pena ter falecido naquele maldito acidente com o cão em Quarteira na época onde iria ser chefe de fila no Tour pelo SCP. Ainda é um dos meus sonhos ver uma equipa do SCP no Tour de France a lutar pela vitoria.
Não tenho a certeza se o Sporting foi ao Le Tour uma vez antes. Mas sei que o Marco Chagas foi em 1984 pela segunda vez.
Acho que so foi uma vez Sporting/Raposeira se não estou em erro…
Fui agora confirmar, o Sporting participou tambem no ano de 1975. Eu tinha ideia, quase certeza sobre isso.
Dessa não me lembro,então foram duas vezes,era bonito ir la outra vez alias como clube e pelo o que o ciclismo e em particular o Agostinho deram ao clube ajudando o SCP a crescer era uma obrigação pelo menos tentar.