João Rocha: «Projecto Roquette liquidou o Sporting»

eddie,

Desculpa mas isso é uma TRETA. O estádio é um pedaço de betão sujeito a cair feito em merda com um terramoto. O Sportinguismo e até o teu símbolo não morrem com essa facilidade, porque esses sim são verdadeiros ícones e vivem nas casas, nas cabeças, no coração de milhões. O estádio é uma ferramenta.
E se um dia ficas sem Sporting, ou com um Sporting manco, e depois fizeres as contas ao “turning point” vais concluir “fosga-se… de facto aquilo de partilhar o estádio era uma paneleirada”.

Para os Milans serve, mas para nós não.
Somos sempre os maiores.
Mas depois somos capazes de pagar aos 60 euros para ir sentar o cú onde os orcs vivem.
Não me lixem, isso são partidas hipócricas que o sentimento nos prega. Quero lá saber que um orc se sente no mesmo estádio, desde que não seja em cima de mim e ao mesmo tempo que eu borrifei-me. O que seria isso comparado com a segurança de ter um clube forte, finalmente cumprindo o desígnio que o fundador traçou e que nunca se cumpriu.
Unbelievable loads of bullshit. Só argumentos subjectivos, quando os argumentos por um estádio único eram todos bem objectivos.

E vocês sabem o taliban anti-benfica que eu sou, o ódio que tenho aquilo sobretudo desde o que vi no E. Nacional. Mas antes do ódio ao benfica está o meu sportinguismo, e a obrigação que sinto de a qualquer momento ponderar o que é melhor para o clube, como se fosse um familiar, um filho, uma mulher, mesmo que o melhor me custe.

Sempre que entro nesta conversa do estádio fico cheio de azia, pq já sei que a seguir vou ler as tretas todas do “sentar-me no mesmo sitio que lampiões?” (falta sempre a parte que deviam por que é “antes acabar com o Sporting!”).

E mais… o problema não foi só a decisão. Foi a execução. Sei que isto é tabu mas o nosso estádio foi mal feito. É claustrofóbico para quem está em cima, é pouco espaçoso comparado com o anterior, distancia estupidamente as pessoas do relvado por motivos que nunca se cumpriram (concertos aos kilos), tem os problemas que tem de relvado, é anti-adepto de idade, que quase tem de pedir por favor para subir nos poucos míseros elevadores para escapar à escadaria para gente nova, etc etc.

Ou seja, só merda. Esta decisão foi toda ela uma merda, e só com muita subjectividade, com muito tapar o sol com a peneira e muita cegueira emocional não se vê o óbvio: hoje podiamos ter mais dinheiro no bolso e menos uma data de custos, menos uma empresa, menos uma data de tachistas, menos uma data de massa empochada no bolso dos lobbies do betão à nossa custa, etc.

Mas não… parece que mais importante que isso é nao partilhar nada com lampiões. Mas depois se for preciso os que dizem isso até dormem com eles (elas). bah…

Digo-o e direi sempre: se jogássemos hoje num estádio construido de forma racional, municipal, e com uma gestão desportiva em condições poderiamos estar num patamar completamente diferente, com a nossa situação financeira estável fruto da negociação/rentabilização do património que se libertava na altura. Orgulhos bacocos, o pequenismo tracional tuga e a falta de coragem e seriedade nas decisões (e também os interesses do betão) foram mais altos, e hoje todos sorriem, rindo e cantando, com um clube miserável que vai sobrevivendo enquanto a academia dá.

Pois, mas quem não o quis foi a malta do Benfica…

Mas não nos podemos comparar às equipas de futebol italianas. O Clubismo em Portugal é muito mais que simples equipas de futebol. Se sem um pavilhão já me sinto orfão, quanto mais sem um estádio. E Mauras, em grande parte concordo com a tua opinião relativamente à vida do Sporting, mas as criticas que fases ao estádio, parecem vindas de alguém que não assistia aos jogos no antigo José Alvalade. E sim, sou daqueles que afirmo que não quero ter nada em comum com a merda do benfica. Seja lá o que for! Para bem do meu Sportinguismo, e da existência do Sporting que eu amo!

Os estadios ou qq construcao, podem ser feitos com base anti-sismica, senao nunca Japao por ex nao ficava nada de pé.
Um estádio é como se fosse o BI dum clube. É o espaço próprio dos adeptos do clube.
Queres vir falar de razoes objectivas? Já se percebeu que era mais barato construir 1 só estádio, mas objectivamente quem gosta de futebol nao é por uma razao racional, é pq gosta de abancar o rabo numa cadeira verde. E o miudo que ficou do Sporting, pq entrou no estadio todo verde e gostou. O Sporting qto mais coisas tenha que lhe dêm visibilidade mais cresce. Toda a gente ficou sportinguista nalgum ponto da sua vida, e se eu tenho um filho por ex e quero q goste do Sporting n quero leva-lo a um local tresmalhado. Quero um local verde :!:
Para que construiu o Benfica uma estátua do Eusébio? Pq o Eusébio é bonito? Nao, pq um monumento é publicidade, é mistica é o q torna cada um diferente. E essao essas razoes “subjectivas” que levam cada um a ter clube e ir a um estádio.
O FCP construiu um estádio próprio também e nao é por isso que tem falta de dinheiro a diferença passou por outros factores.
Caso nao tivesse sido construido o estadio do Sporting o que o Roquette tinha feito aos terrenos era provavelmente vender todos a metade do preço do mercado, e neste momento de seu o Sporting tinha só uma academia em Alcochete.
O Milao é só 1, entre muitos clubes grandes por essa europa fora com estádio próprio. O MU partilha o estadio com o Chelsea? Todos os clubes grandes por essa Europa fora têm estádio proprio excepto em Milao, e nao é por isso que estao no degredo

Mas não nos podemos comparar às equipas de futebol italianas. O Clubismo em Portugal é muito mais que simples equipas de futebol. Se sem um pavilhão já me sinto orfão, quanto mais sem um estádio. E Mauras, em grande parte concordo com a tua opinião relativamente à vida do Sporting, mas as criticas que fases ao estádio, parecem vindas de alguém que não assistia aos jogos no antigo José Alvalade. E sim, sou daqueles que afirmo que não quero ter nada em comum com a merda do benfica. Seja lá o que for! Para bem do meu Sportinguismo, e da existência do Sporting que eu amo!

Eu acho que isso do clubismo em Portugal ser muito agudo…não pega. Em Itália também é! Querem povo mais amante do futebol do que os italianos?? Perguntem a um adepto do Milan o que acha do Inter…
E, de resto, é um bocado como aquela máxima do “quem tem vícios que os sustente”. Cá o que se devia ter feito era “meus amigos, isso do clubismo é muito bonito mas não há dinheiro para luxos”. Porque, na realidade, não há.
E com apenas um estádio em vez de dois, poderíamos ter um dos melhores estádios do Mundo. Mas agora tudo isso são águas passadas.

Eu acho que isso do clubismo em Portugal ser muito agudo…não pega. Em Itália também é! Querem povo mais amante do futebol do que os italianos?? Perguntem a um adepto do Milan o que acha do Inter…
E, de resto, é um bocado como aquela máxima do “quem tem vícios que os sustente”. Cá o que se devia ter feito era “meus amigos, isso do clubismo é muito bonito mas não há dinheiro para luxos”. Porque, na realidade, não há.
E com apenas um estádio em vez de dois, poderíamos ter um dos melhores estádios do Mundo. Mas agora tudo isso são águas passadas.

Chegaste ao ponto exacto! O problema aqui, é que a relação SPORTING/benfica vai muito além das equipas de futebol! Logo julgo inconcebível juntarmo-nos a tal agremiação.

E se um dia ficas sem Sporting, [b]ou com um Sporting manco[/b], e depois fizeres as contas ao "turning point" vais concluir "fosga-se... de facto aquilo de partilhar o estádio era uma paneleirada".

para mim um Sporting sem estádio próprio já seria um Sporting manco…

E gostava de saber a tua opinião sobre o que refiro no penúltimo parágrafo do meu post anterior. É que tudo o que dizes faria todo o sentido se, mesmo com um bom projecto e uma boa gestão e execução do Complexo Alvaláxia, entrássemos num buraco, mas ignoras o facto de que o buraco em que nos enfiámos não terá sido consequência directa da decisão de construir um estádio só para nós, mas principalmente dum projecto errado e mal gerido.

Eu não tenho problemas de convivência com lampiões, nem acho que dou a entender isso no meu post anterior. Se o Estádio Municipal tivesse as minhas cores, fosse a sede do Sporting Clube de Portugal, fosse o altar das Taças e troféus passados, se os corredores tivessem fotos dos 5 Violinos, do Fransisco Stromp, do canto do Morais, se o hall de entrada tivesse um busto do Carlos Lopes, do Joaquim Agostinho e do Visconde, se as bancadas escrevessem Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, acredita que não tinha problema nenhum em que eles fizessem lá os jogos em casa ou que servissem lá cafés com leite e rebuçadinhos.

O que eu queria era um sítio onde os Sportinguistas se sentissem bem, onde os jogadores se sentissem invencíveis…estares a pedir a um ser humano para ignorar as “partidas hipócritas que o sentimento nos prega” é estar a pedir-lhe para abandonar a emoção, aquela coisa que move multidões, que põe uma multidão inteira a gritar um nome em uníssono e que põe 11 homens a correr mais rápido atrás de uma bola…se isto tudo para ti é insignificante, não sou eu que te vou fazer mudar de opinião…

O Estádio, enquanto símbolo, não é menos importante do que a qualidade das camisolas, do que as camisolas que outros rasgam, do que a pompa e circunstância com que a equipa se desloca, os “fancy uniforms” da comitiva, os salamaleques com que se recebem os repórteres e as comitivas adversárias, etc…no fundo, no fundo tudo se resume a uma questão de imagem, parece tudo muito materialista e supérfluo, mas vá-se lá saber porquê, é importante.

E repito: antes de atacares quem tomou esta decisão, lembra-te que quem recusou a ideia de Estádio Municipal foi o Benfica.

...mas ignoras o facto de que o buraco em que nos enfiámos não terá sido consequência directa da decisão de construir um estádio só para nós, mas principalmente dum projecto errado e mal gerido...

Essa é que é a verdade. Pq é que eu querendo uns ténis, chego ao Alvaláxia vou ver uns ténis da Reebok e tenho a escolher entre 2 a 3 pares maus, como é que é possivel uma Alvaláxia fazer dinheiro assim?
Lojas sem qq interesse, espaços mal feitos, é por demais de óbvio que se a Alvaláxia era para ter sucesso teria de ter lojas interessantes como o Mediamarkt em Benfica e o MediaMarkt em Benfica so la esta pq tem ESPAÇO. Sendo que à partida quem tinha terrenos era o Sporting e nao o Benfica como é possivel as mini-lojas estarem na Alvaláxia?
A demagogia chegou ao ponto que para quem tem memória conseguiu ouvir estas 2 coisas
“O Sporting vai criar infrastruturas que vao assegurar o seu futuro”
Anos mais tarde “O Sporting vai vender pq um clube nao tem vocacao para gerir espacos comerciais”

Sobre a questao dos espectadores, hoje estiveram 46 mil em Alvalade.

Sobre a questao dos espectadores, hoje estiveram 46 mil em Alvalade.

Aqueles camarotes e certos lugares exclusivos só enchem uma vez: na inauguração :?

Tirem-me uma dúvida, por altura da inauguração dos estádios do Euro li em qualquer lado que o Dragão estava à frente do José Alvalade em termos tecnológicos uma geração. Sei que a cobertura do Dragão está revestida de celulas fotovoltaicas que fornecem a maioria da energia que o estadio consome em dias que não haja jogo e que recicla a água da chuva para regar o relvado, e que o estádio tem um canal de TV proprio com programação propria.

Os estadios ou qq construcao, podem ser feitos com base anti-sismica, senao nunca Japao por ex nao ficava nada de pé. Um estádio é como se fosse o BI dum clube. É o espaço próprio dos adeptos do clube. Queres vir falar de razoes objectivas? Já se percebeu que era mais barato construir 1 só estádio, mas objectivamente quem gosta de futebol nao é por uma razao racional, é pq gosta de abancar o rabo numa cadeira verde. E o miudo que ficou do Sporting, pq entrou no estadio todo verde e gostou. O Sporting qto mais coisas tenha que lhe dêm visibilidade mais cresce. Toda a gente ficou sportinguista nalgum ponto da sua vida, e se eu tenho um filho por ex e quero q goste do Sporting n quero leva-lo a um local tresmalhado. Quero um local verde :!:
Não tens. Tens um local verde, amarelo, laranja, azul, preto, etc etc etc. Desde quando é que este arco-iris berrante é um espelho da imagem centenária do Sporting? Espaço próprio dos adeptos do clube era enquanto se treinava nas imediações do mesmo. Agora tens um mamarracho onde vais de 15 em 15 dias ver a bola e mais do que isso só se fores ao cinema lá pelo meio.
Para que construiu o Benfica uma estátua do Eusébio? Pq o Eusébio é bonito? Nao, pq um monumento é publicidade, é mistica é o q torna cada um diferente. E essao essas razoes "subjectivas" que levam cada um a ter clube e ir a um estádio. O FCP construiu um estádio próprio também e nao é por isso que tem falta de dinheiro a diferença passou por outros factores. Caso nao tivesse sido construido o estadio do Sporting o que o Roquette tinha feito aos terrenos era provavelmente vender todos a metade do preço do mercado, e neste momento de seu o Sporting tinha só uma academia em Alcochete. O Milao é só 1, entre muitos clubes grandes por essa europa fora com estádio próprio. O MU partilha o estadio com o Chelsea? Todos os clubes grandes por essa Europa fora têm estádio proprio excepto em Milao, e nao é por isso que estao no degredo

Não é só o Milan, é a esmagadora maioria dos clubes italianos (Milan, Inter, Juventus, Roma, etc etc etc).
A diferença entre a opção de um estádio próprio e um municipal, é a diferença entre dever cerca 50 milhões de contos aos bancos, ou de ter tido um significativo encaixe de capital com a rentabilização da totalidade dos terrenos, mesmo vendidos a metade do preço. Assim, vendes-te à mesma os terrenos circudantes a preço de saldo e compras-te uma divida sufocante durante 20 a 25 anos. Período findo o qual, vais precisar de fazer obras de manutenção ao recinto e tens de te endividar de novo porque não tens um tusto para elas. A outra opção é deixar andar e chegar aos 50 anos de estádio e te-lo todo fodido como estava o antigo.
Um clube não é cimento, são os troféus, os ídolos, os jogadores, o sentimento e as conquistas que ficam para a história. Os miudos querem é ser de quem ganha, estão-se a cagar para o estádio, porque a grande maioria deles a primeira vez que num entrar já terá decidido qual é o seu clube. Tenho 36 anos e quando era miúdo não conhecia um único puto da minha idade que fosse do FCP. Hoje em dia em cada grupo de amigos em Lisboa já tens pelo menos 1.
Eu racionalmente não consigo preferir andar a contar tostões para pagar uns ridículos 1.5 milhões de Euros pelo Pipi só para ter um estádio próprio. Sem o estádio que equipa poderíamos ter…

Giribi penso que estás a perder o cerne da questao. Se tivéssemos rifado o Roquette no momento que apareceu, podíamos ter o estádio e dinheiro em caixa. O Porto também fez um estádio próprio e consegue ter o dobro do orçamento para ordenados.
E fazer um estádio nao é desculpa para ter uma má equipa. Isso aconteceu devido a presidentes incompetentes que tivemos. O presidente que teve de gerir uma dívida maior chama-se Filipe Soares Franco, e é no reinado de Filipe Soares Franco que a equipa mais tem subido de qualidade de ano para ano.

Caros Giribi, Mauras e companhia, já todos percebemos os argumentos a favor da construção de um Estádio Municipal, mas porquê ficarmo-nos por uma partilha de estádio?

Porquê gastar dinheiro a suportar METADE do custo de um Estádio, quando se poderia gastar ZERO, passando a fazer os jogos em casa alugada? Esta opção até teria umas nuances interessantes:

1 - poderíamos passar a ter jogos “em casa” em diferentes estádios do País…numa semana alugávamos o Estádio do Restelo, noutra semana alugávamos o Estádio do Bonfim, noutra semana alugávamos o Estádio de Coimbra, noutra alugávamos o Estádio Afonso Henriques e com isto cumpria-se outro dos grandes desígnios do Clube, que está implicíto no próprio nome da instituição “Sporting Clube de PORTUGAL”!!!

2 - poderíamos escolher o melhor estádio em função da qualidade do relvado, da importância do jogo e da altura do ano

Ou seja, poupávamos em terrenos, que podiam ser alugados e render bom dinheiro, não se gastava qualquer tostão em betão, gestão e manutenção e a verdadeira casa do Clube passava a estar espalhada pelo País, quiçá até aproximando mais adeptos e simpatizantes ao clube…

Percebem onde quero chegar? :evil:

[b]Porquê gastar dinheiro a suportar METADE do custo de um Estádio, quando se poderia gastar ZERO, passando a fazer os jogos em casa alugada?[/b]

Com um estádio Municipal não suportas metade dos custos… alugas o estádio ao municipio, que é o que sugeres logo a seguir.

Óbviamente que para alugar tens um custo, nunca pagarias ZERO como na tua divertida intervenção fazes crer.

Eu entendo a questão em relação à casa própria, também acho que é um estimulo e quase uma “obrigação” o Sporting possuir o seu espaço individual, mas…

Existem prioridades para o clube, cada um terá a sua ideia em relação a essas prioridades, é certo, eu pessoalmente acho que, mesmo com uma gestão passada positiva, o investimento num estádio seria sempre uma factura pesada, demasiado pesada para o futuro do clube a médio prazo.

A exigência de construir para o Euro (que nem foi o caso do Sporting) é argumento que não colhe, isto porque o Estado contribuí sempre com a mesma verba para estas infraestruturas, razão pela qual o clube receberia sempre a ajuda, há 4 anos ou daqui a 10.

Mas essa nem é a questão que a mim me faz confusão, porque mais do que estar contra o estádio próprio, aquilo com que não concordo é com a alteração que foi feita ao projecto inicial e que culminou num custo extra nada aconselhado às contas do clube, sem retorno nenhum a não ser as tais estrelas que não servem para nada.

Giribi penso que estás a perder o cerne da questao. Se tivéssemos rifado o Roquette no momento que apareceu, podíamos ter o estádio e dinheiro em caixa. O Porto também fez um estádio próprio e consegue ter o dobro do orçamento para ordenados. E fazer um estádio nao é desculpa para ter uma má equipa. Isso aconteceu devido a presidentes incompetentes que tivemos. O presidente que teve de gerir uma dívida maior chama-se Filipe Soares Franco, e é no reinado de Filipe Soares Franco que a equipa mais tem subido de qualidade de ano para ano.

Com todo o respeito discordo em parte. Quem me dera também que tivéssemos rifado o Roquette, mas nunca terias o estádio sem o endividamento estrondoso que tivemos de contrair porque para além de já possuirmos um passivo considerável, não tínhamos dinheiro nenhum em caixa para um investimento deste nível.
O caso do Porto é diferente do nosso. Para além de (e todos sabemos como) serem presença constante na Champions com o encaixe que isso representa, também tiveram o pai natal mourinho a deixar-lhes 20 milhões de contos em vendas de jogadores. Soma a isso, os milhões a mais que receberam da câmara do Porto nas permutas de terrenos (segundo o tribunal de contas), um centro de estágio que não pagaram (foi pago por uma câmara presidida por um sócio do Sporting :!: ) e o facto de serem a bandeira de uma região com direito a apoios superiores aos nossos, e assim é muito fácil ter um orçamento muito superior ao nosso.
Quanto à referência à gestão actual concordo contigo. Sou totalmente a favor de rigor absoluto e não se gastar um tostão acima das posses e ao contrário de muitos, fiquei bastante satisfeito com a falha salarial do Sporting que estava bem abaixo do que eu julgava que muitos deles recebiam. Como é óbvio os jogadores que vieram do estrangeiro apresentavam vencimentos muito acima da média, mas é normal com o que se passa lá fora. Infelizmente, desportivamente não renderam um boi!

Caros Giribi, Mauras e companhia, já todos percebemos os argumentos a favor da construção de um Estádio Municipal, mas porquê ficarmo-nos por uma partilha de estádio?

Porquê gastar dinheiro a suportar METADE do custo de um Estádio, quando se poderia gastar ZERO, passando a fazer os jogos em casa alugada? Esta opção até teria umas nuances interessantes:

1 - poderíamos passar a ter jogos “em casa” em diferentes estádios do País…numa semana alugávamos o Estádio do Restelo, noutra semana alugávamos o Estádio do Bonfim, noutra semana alugávamos o Estádio de Coimbra, noutra alugávamos o Estádio Afonso Henriques e com isto cumpria-se outro dos grandes desígnios do Clube, que está implicíto no próprio nome da instituição “Sporting Clube de PORTUGAL”!!!

2 - poderíamos escolher o melhor estádio em função da qualidade do relvado, da importância do jogo e da altura do ano

Ou seja, poupávamos em terrenos, que podiam ser alugados e render bom dinheiro, não se gastava qualquer tostão em betão, gestão e manutenção e a verdadeira casa do Clube passava a estar espalhada pelo País, quiçá até aproximando mais adeptos e simpatizantes ao clube…

Percebem onde quero chegar? Evil or Very Mad

Não não percebo. Não iamos suportar metade dos custos de nada. Quem pagaria o estádio seria a Câmara e o Estado. Nós só o alugariamos anualmente. E seria bem mais barato que os custos de manutenção e amortização do novo. E nem nos tínhamos de preocupar com obras futuras ou se a exploração do recinto era rentável ou não.
Para mim a aritmética é simples. Há quem prefira um estádio e vinte anos de dividas para se sentar 20 vezes por ano a uma equipa mais competitiva e finanças mais desafogadas. São opções.
Agora quando os miudos começarem a perguntar porque é que os outros são tantas vezes campeões e nós não, epá mostrem-lhes o estádio que pode ser que eles se consolem, afinal de contas com a quantidade de côr que o estádio tem até já parece a casa do Noddy.

...Quem me dera também que tivéssemos rifado o Roquette, mas nunca terias o estádio sem o endividamento estrondoso que tivemos de contrair porque para além de já possuirmos um passivo considerável...

Os terrenos vendidos à IMC por metade do preço real depois do dinheiro todo recebido foi qto 50milhoes contos? Bem vendidos seriam 100 milhoes contos. A Alvalaxia q nunca deu dinheiro e andámos a pagar juros se logo no inicio mal fosse feita fosse vendida eram mais bastantes milhoes em juros q se tinha poupado, e tambem seria vendida a um preço maior.
Conclusao dizer que o problema esta no estadio ter 50 mil e nao 40 mil lugares é atirar areia pros olhos.
E nao, nao queria um estádio partilhado, cada clube deve ter a sua propria casa. O q se gastou a mais de ter estadio proprio em vez de municipal, foi “apenas” um valor semelhante ao roubo no preço de venda dos terrenos. Explica isso ao miudo.

Os terrenos vendidos à [b]MDC[/b]

Fixed.

Os terrenos vendidos à IMC por metade do preço real depois do dinheiro todo recebido foi qto 50milhoes contos?[b] Bem vendidos seriam 100 milhoes contos.[/b] ...

…O q se gastou a mais de ter estadio proprio em vez de municipal, foi “apenas” um valor semelhante ao roubo no preço de venda dos terrenos. Explica isso ao miudo.

Como e que chegas a esse valor? :?:

No total já recebemos 25M euros adiantados pela MDC faltam 35M euros, com terrenos vendidos a metade do preço dá 60M euros roubados q da 12M contos. É a diferenca de custos entre estadio proprio e municipal.