João Rocha: «Projecto Roquette liquidou o Sporting»

Volto a referir, mesmo que o Madeira não goste ( :lol: ), que é um preço demasiado elevado por estrelinhas, que são dadas exclusivamente pela questão da lotação e não da qualidade da estrutura em si.

Rui, nessa altura penso que ainda nem sequer pensavam nas 5 estrelas da UEFA… mas posso estar enganado.

Quanto aos critérios de atribuição, não dependem só da capacidade:

http://en.wikipedia.org/wiki/Category:UEFA_5_star_stadiums

A versão espanhola é mais completa:

http://es.wikipedia.org/wiki/Categoría:Estadios_5_estrellas_de_la_UEFA

[b]Criterios de evaluación para la obtención de la categoría de "Estadio 5 estrellas" según la UEFA[/b]

-Capacidad mínima de 50.000 espectadores sentados (5 estrellas) ó 30.000 (4 estrellas).

-Todos los asientos deben ser individuales y con respaldo.

-No se permite la existencia de foso en torno al terreno de juego ( :shock: ).

-Las dimensiones del terreno de juego deben ser de 105 metros de largo y 68 metros de ancho - La superficie del césped debe estar en óptimas condiciones y preparado conforme lo exige una final (calidad de césped, irrigación, humedad de la superficie, etcétera).

-Un acceso directo, privado y protegido para los dos equipos del vestuario al terreno de juego, así como para la llegada y la salida del estadio.

-Vestuarios de primer orden para ambos equipos y para el cuerpo arbitral (amueblados, espaciosos y limpios).

-La distancia mínima entre el terreno de juego y la primera fila de asientos tiene que ser de 6 metros (espacio suficiente alrededor del campo del juego para carteles publicitarios y para un mínimo de 18 cámaras de TV), y detrás de las porterías de 7,5 metros (debe haber bastante sitio detrás de ambas puertas para un máximo total de 150 fotógrafos) - No se aceptan rejas olímpicas o similares alrededor de la cancha. Los lugares que tengan estas instalaciones no obtendrán esta calificación.

-Iluminación con focos de una intensidad mínima de 1.400 lux (eV) en la dirección de la cámara principal, y de 1.000 lux (eV) hacia las otras áreas del estadio, más un sistema electrógeno de emergencia eficiente capaz de proporcionar, sin interrupciones, la misma intensidad del luminosidad que la iluminación principal.

-Una sala de control bien equipada para los observadores de la UEFA.

-Una sala de control antidopaje conveniente y apropiadamente equipada.

-Un sistema de megafonía eficaz con el fin de mantener comunicación con el público, dentro y fuera del estadio, que no sufra de interferencias y no sea disminuido por el ruido de los espectadores, y protegido de los cortes de energía eléctrica.

-Un sistema permanente de vigilancia con cámaras de TV a color que cubra todas las superficies públicas dentro y fuera del estadio para poder supervisar el movimiento de espectadores, así como su comportamiento. Este sistema debe también ser capaz de poder tomar fotografías a cualquier individuo que altere el orden (troublemakers), para que se puedan entonces distribuir inmediatamente a los oficiales de seguridad, a los administradores del recinto y a la policía.

-Señalización clara y entendible (con indicaciones reconocibles por símbolos) tanto en el interior como el exterior del estadio, así como en sus aledaños.

-Instalaciones sanitarias aceptables para espectadores de ambos sexos en cuanto a su cantidad, limpieza e higiene. No se permiten sanitarios sin silla.

-Un mínimo de 2 sectores, con por lo menos 50 asientos cubiertos y confortables para espectadores discapacitados y sus acompañantes. Dichas áreas deben estar adecuadamente equipadas con servicios higénicos especiales y una barra de refrescos.

-Infraestructura audiovisual de primer nivel con puestos para cámaras, estudios de TV, así como lugares de trabajo para la prensa y otros medios de comunicación. El número depende del partido.

-Instalaciones adecuadas de primera clase para VIPs, con un mínimo de 150 plazas en el palco VIP de la Tribuna de Honor.

-Aeropuerto internacional capaz de hacer frente a la enorme demanda adicional de una final de la UEFA (capacidad de hasta 60 vuelos charter al día, además de los vuelos regulares normales).

-Capacidad hotelera adecuada. Para la UEFA y sus patrocinadores, se requieren al menos 1.000 habitaciones de cinco estrellas (para la Liga de Campeones) ó 500 (Copa de la UEFA). Además de alojamiento suficientes de diferentes categorías.

Vá, digam que o debate não está a ser interessante :lol:

Zé, mas a questão é que, excepção feita à lotação, o anterior projecto respeitaria todas as restantes normas, pelo que do ponto de vista prático da utilização, a qualidade seria sempre a mesma.

O unico factor que diferencia os 2 projectos é o aumento da capacidade, e quanto a mim as estrelitas não compensam, nem de perto nem de longe, o custo final da obra!

Sabes que o aumento se deveu ao facto quase iminente de Lisboa não ter estádio para receber uma meia final (ou mesmo final) do Europeu.

…e foi dito que esse custo seria pago pelo Estado.

Eu devo ter o jornal com essa AG, problema é a falta de tempo porque é muito material.

Mas concordo contigo, entre um estádio de 42 mil+pavilhão com bancadas e um estádio de 52 mil+espaço para treinos prefiro a 1ª opção. A nossa média de espectadores não justifica o que temos hoje.

não justifica e nem vai justificar. Este ano a média foi de 35 mil pessoas, bem acima dos anos anteriores, mas na minha opinião sem margem para grande evolução. Isto tendo em conta o facto de nos grandes jogos europeus como contra o Inter ou o Bayern, a casa não ter passado dos 35 mil. Ora, se nem com estes jogos o estádio enche…

Alías a capacidade de 50 mil só foi atingida no primeiro jogo contra o ManUtd e num jogo da selecção no euro, creio eu.

Mesmo com o apoio estatal, e com a exigência da UEFA de ter um estádio com 50 mil na meia final, acho errado que o Sporting tenha arriscado hipotecar o seu futuro, para esta questão (estamos a falar numa diferença de milhoes contos).

Aposto que sem fosso também ficava mais barato :stuck_out_tongue: (a sério, acho aquele fosso mesmo horrivel e desnecessário…quem foi o gajo que mandou aprovar aquilo? :slight_smile: )

Sabes que o aumento se deveu ao facto quase iminente de Lisboa não ter estádio para receber uma meia final (ou mesmo final) do Europeu.

…e foi dito que esse custo seria pago pelo Estado.

Posso estar completamente enganado, mas não creio que seja assim.

O Estado pagou os 25% da obra total, como sempre fez nestes casos e fez também com os outros estádios.

Eu já li noutras ocasiões aludirem a isso, assumindo o pagamento extra por parte do Estado, mas tenho quase a certeza que não foi assim, aliás muito tempo antes dessa questão já o Governo tinha dito que não pagava mais que X, e só não me lembro como ficou a questão do Benfica, porque o orçamento inicial do Governo era para uma renovação da Luz e não para a construção de um Estádio novo.

E sinceramente acho que, se os tipos optaram por uma estrutura nova, era justo receberem os mesmos 25% dos restantes, que é aliás o que o Estado sempre contribuí na construção de instalações desportivas.

não justifica e nem vai justificar. Este ano a média foi de 35 mil pessoas, bem acima dos anos anteriores, mas na minha opinião sem margem para grande evolução. Isto tendo em conta o facto de nos grandes jogos europeus como contra o Inter ou o Bayern, a casa não ter passado dos 35 mil. Ora, se nem com estes jogos o estádio enche...

Alías a capacidade de 50 mil só foi atingida no primeiro jogo contra o ManUtd e num jogo da selecção no euro, creio eu.

Mesmo com o apoio estatal, e com a exigência da UEFA de ter um estádio com 50 mil na meia final, acho errado que o Sporting tenha arriscado hipotecar o seu futuro, para esta questão (estamos a falar numa diferença de milhoes contos).

Aposto que sem fosso também ficava mais barato :stuck_out_tongue: (a sério, acho aquele fosso mesmo horrivel e desnecessário…quem foi o gajo que mandou aprovar aquilo? :slight_smile: )

Mas eu acho que o problema de o estádio não encher não é revelador de pouca gente a ir ao futebol, mas sim da politica de preços praticados.

Quando se reservam 35 mil lugares para gameboxes, nunca teremos um estádio cheio, pois muitos desses não vão ao estádio todos os 15 dias.

Existem clubes que fazem isso de forma diferente. A Gamebox reserva-te um bilhete, mas o detentor da GB tem de ir buscar o bilhete antecipadamente, e caso não faça é colocado á venda para o publico em geral! É chato para quem tem GB, mas teria muito mais gente no estádio pois colocarias mais bilhetes á venda, podendo por isso baixar o preço de cada um!

Este ano não comprei GB, e como tal fica-me difícil ir a 1 joguito, pois o preço dos bilhetes isolados é caríssimo para a minha bolsa! Assim, fico-me com a vontade de ver os jogos , e vejo-os em casa! Eu era mais um que ia se o bilhete fosse mais barato!

É complexa esta questão … tudo tem vantagens e desvantagens, e não me parece que os detentores de GB ficassem satisfeitos se a direcção optasse por um modelo como mencionei, mas que iria meter mais gente no estádio!

Também me parece que o facto de não enchermos o estádio se deve sobretudo à política encetada em relação ao preço dos bilhetes.

A diferença de tratamento entre quem tem Gamebox e quem não tem é abissal e só podia dar nisto. Existem 30 mil que compram GB e quem não o faz não compra porque é demasiado caro. Qual é o problema desta política? É que é uma política do curto prazo - quem não compra GB é o adepto que ainda não está convencido, que ainda não está suficientemente “fidelizado”, que precisa de ser estimulado para ir ver a bola. Colocar-lhe o obstáculo do preço à partida é dizer-lhe por outras palavras que ir ou não ir é a mesma coisa. Isso mata a angariação de novos adeptos, sobretudo de quem quer ir ver futebol ao vivo, e o Sporting ressentir-se-á disso a longo prazo.

Como resolver isto?
É de facto complexo…
Uma das formas já aqui propus anteriormente, através de preços diferenciados consoante os lugares disponíveis. Os que chegassem primeiro pagariam uma quantia, sendo que o preço aumentaria à medida que os lugares ficassem ocupados. À partida, as pessoas saberiam o valor mínimo e máximo que esses bilhetes poderiam custar. As reservas poderiam ser feitas pela Internet, onde as pessoas poderiam escolher o seu “lugar” através de um modelo virtual (como o que já existe por exemplo para aviões e teatros).

[... Até por culpa do torneio nasceu a famosa Lei dos Recintos Desportivos, que obrigou mudar (e encarecer) o resultado final.

Mera curiosidade. Essa lei tem alguma coisa que o booklet da UEFA nao obrigue desde logo?

Eu já me decidi, pro ano, em que se calhar nem vou estar em Lisboa, vou comprar a gamebox.
Quando não puder ir ver um jogo, passo o cartão a alguém.

não justifica e nem vai justificar. Este ano a média foi de 35 mil pessoas, bem acima dos anos anteriores, mas na minha opinião sem margem para grande evolução. Isto tendo em conta o facto de nos grandes jogos europeus como contra o Inter ou o Bayern, a casa não ter passado dos 35 mil. Ora, se nem com estes jogos o estádio enche...

Pois mas como já referiram isso é uma falácia. Para as financas do Sporting é indiferente o estádio estar vazio ou cheio, o que interessa é que os bilhetes estejam pagos. Se por ex em média de quem tem bilhetes de GB só vao metade podem faltar os tais 15 mil no estadio mas os lugares podem estar pagos. Se tivesses um estádio com menos 10 mil lugares, em vez de teres 35 mil no estadio poderias ter 30 mil ou menos. Pq a % de pessoas com GB a faltar será sempre igual. Portanto o facto de se ter construido um estadio com 50 mil lugares por mim merece aprovacao. É algo que fica pra sempre portanto um bom investimento.
Qto à ideia do Avantix eu n sei bem de q maneira diz q noutros sitios é feito isso de confirmar se a pessoa vai, mas por ex a alguem q viva em Coimbra nao dá mto jeito fazer 2 viagens a Lisboa so pra confirmar que vai ao jogo, e tb n vejo grande vantagem nisso visto que para tais medidas serem uteis, seria preciso q os bilhetes “normais” q se vendem dias antes dos jogos esgotassem, acho q isso nao acontece.

.. Pois mas como já referiram isso é uma falácia. Para as financas do Sporting é indiferente o estádio estar vazio ou cheio, o que interessa é que os bilhetes estejam pagos. Se por ex em média de quem tem bilhetes de GB só vao metade podem faltar os tais 15 mil no estadio mas os lugares podem estar pagos. Se tivesses um estádio com menos 10 mil lugares, em vez de teres 35 mil no estadio poderias ter 30 mil ou menos. Pq a % de pessoas com GB a faltar será sempre igual. Portanto o facto de se ter construido um estadio com 50 mil lugares por mim merece aprovacao. ...

50mil-10mil=40mil , ora, continuavas a poder vender as 35mil gameboxes com um estadio de 40mil, ainda tinhas um pavilhao, tinha sido mais barato, e a manutencao seria menor.

E quem te diz q no futuro nao sao vendidas 40 mil boxes? E depois bilhetes normais deixavam de haver? Alem de q haver mtos lugares permite diminuicao do preço dos bilhetes, com maior ida de gente ao estadio e as receitas n descem.

E quem te diz q no futuro nao sao vendidas 40 mil boxes? E depois bilhetes normais deixavam de haver?

Nesse caso porque nao um estadio de 70mil?

Ha uma relacao entre o custo do que podes fazer, o que na realidade acabas por fazer e os beneficios que dai adveem. A verdade e que ate hoje nao vendes-te as 40mil, e nao tens uma unica indicacao que te diga que o faras regularmente no futuro.

Agora diz-me , preferias ter um pavilhao, ou estes lugares que ate hoje foram ocupados uma meia duzia de vezes se tanto?

E o que é que o Benfica fez? E quem é que tem conseguido gerar mais receitas a cada ano que passa?
20 mil lugares em 2 jogos grandes a 25 euros o bilhete da 500mil euros x 2 = 1 milhao euros. Qdo um estádio esgota sao receitas que se perdem. E se o Sporting pretende no futuro fazer melhor figura na europa hao-de haver jogos grandes europeus também.

[... Até por culpa do torneio nasceu a famosa Lei dos Recintos Desportivos, que obrigou mudar (e encarecer) o resultado final.

Mera curiosidade. Essa lei tem alguma coisa que o booklet da UEFA nao obrigue desde logo?

O que se dizia na altura é que esta lei é mais exigente que a da própria UEFA.

E o que é que o Benfica fez? E quem é que tem conseguido gerar mais receitas a cada ano que passa?
20 mil lugares em 2 jogos grandes a 25 euros o bilhete da 500mil euros x 2 = 1 milhao euros. Qdo um estádio esgota sao receitas que se perdem. E se o Sporting pretende no futuro fazer melhor figura na europa hao-de haver jogos grandes europeus também.

O raciocinio assim parece bem. Mas onde e que estas a contabilizar os custos estras de construir esses lugares, manter esses lugares, e sobretudo o custo extra em accessos e facilities que esse aumento de lugares implica?
Se incluires isso tudo ves que , dando de barato que ias ter o estadio cheio 2 vezes por epoca, quantos anos ias demorar a amortizar esse investimento extra?

Em qtos anos se amortiza o investimento extra? E para quantos anos os lugares extra vao durar? Ultrapassa esses anos de amortizacao? Tens aí a tua resposta.
Qto à manutencao temos de acreditar no Sr. Alta Financa Roquette que disse que o novo estádio teria custos manutencao 300 mil contos abaixo do velho estádio.

Qto à manutencao temos de acreditar no Sr. Alta Financa Roquette que disse que o novo estádio teria custos manutencao 300 mil contos abaixo do velho estádio.

Será que ele estava a contar com as receitas do Alvaláxia (por exemplo)?

:slight_smile:

Nao MadeiraLion. A essas o Roquette disse “As inftrastruturas criadas, garantirao o futuro do Sporting” Essa era a referencia dele ao Alvaláxia :roll:

Em qtos anos se amortiza o investimento extra? E para quantos anos os lugares extra vao durar? Ultrapassa esses anos de amortizacao? Tens aí a tua resposta. Qto à manutencao temos de acreditar no Sr. Alta Financa Roquette que disse que o novo estádio teria custos manutencao 300 mil contos abaixo do velho estádio.

Nunca poderas saber isso , so poderas estimar, isso , como tu bem sabes e uma pergunta sem resposta, so pode ter suposicoes. Eu imagino que te ia demorar bastantes anos a amortizar esse investimento extra, assim por alto um stadio de 70000 ia custar mais 30-40%, e talvez mais se contabilizares a area de terreno que ias perder pois efectivamente ia estar ocupado com o estadio e acessos e nao podias vender. A media de assistencias ia-se manter. Isto sao os dados que efectivamente tens, pelo que essa proposta ia demorar muitos anos a amortizar, se incluires tambem os extra em juros que ias pagar pelo dinheiro adicional que ias pedir ves que a proposta nao tinha pernas para andar.