O jogo mais importante, para mim, é contra o Santa Clara, porque é o próximo para a Liga. Não adianta estar a pensar muito à frente.
Contra o Amarante, mal ou bem, estou convicto que ganharemos (claro que se fossemos eliminados era um escândalo e o JP ficaria logo marcado muito negativamente, mas a probabilidade de isso acontecer é muito pequena).
O jogo contra o Arsenal é de tripla, mesmo com o Amorim seria igual. Tirando um descalabro (goleada) qualquer resultado será mais ou menos normal.
Mas depois em casa, contra o quarto classificado, equipa revelação até então, temos que os amassar. Ganhar sem espinhas, manter as distâncias para os rivais e enviar uma mensagem de que tudo continua igual.
Qualquer resultado que não seja uma vitória convincente vai logo provocar dúvidas em toda a gente. E a imprensa e rivais vão aproveitar tudo para nos tirar o foco e semear a desconfiança na equipa e na equipa técnica.
Fulcral esse jogo, na minha opinião.
Perfeito perfeito era ganhar todos os jogos da liga até ao jogo com os lamps e depois aí mostrar que estamos com tudo para conquistar o bi.
Seria perder 8 pontos até ao fim do campeonato, fazendo 94. Sendo que com essa combinação os lampiões faziam no máximo 93 e os tripeiros 94 com desvantagem no confronto directo, no cenário que descreves éramos matematicamente campeões.
Só para se ter uma ideia do que João Pereira herda, o objetivo para o seu primeiro jogo para a Liga em Alvalade é estabelecer o novo recorde de vitórias consecutivas do clube no início de um campeonato.
Sim, a bitola está altíssima. E a ideia é que assim continue por muitos anos.
O potencial do JP pode ser tremendo, mas não tem experiência. Vai errar e vai precisar de aprender. O Ruben Amorim estava sempre a dizer que tinha de aprender.
Então não seria bom o Varandas esclarecer qual a margem de erro do João Pereira? Por exemplo, é tolerável não ir à Liga dos Campeões? E não ganhar o campeonato? E não conseguir chegar aos oitavos de final da Champions?
E se nada disto for tolerável, e ele for despedido por estes motivos, não estaremos a queimar desnecessariamente um treinador com um potencial tremendo?
Estou a colocar estas questões partindo do princípio que o descalabro não vai ser tão grande que daqui a 2 meses está a ser despedido, o que não é nada impossível de acontecer.
Convocar uma conferência de imprensa para anunciar que se o João Pereira perder 4 jogos será despedido? Ou que se não perder jogos até ao final da época será aumentado?
Talvez esses números estejam errados mas não tira força ao argumento de que a sua carreira enquanto jogador foi no minimo modesta, para não dizer irrelevante
O Esgaio tem sobretudo um problema de execução prática, da arte de jogar futebol, o cérebro e o corpo são duas entidades distintas. Temos imensos casos de bons treinadores com zero aptidão para a prática. O Klopp, por exemplo, era um cepo de um avançado e é um soberbo treinador.
Pode vir a ser um treinador. Assino já a passagem para os sub-23 e o JP poderá também concordar com a decisão.