Eu apenas vi o jogo da youth league 2-0 contra o city e o JP este sempre de pé a gritar para a equipa, dando indicações. Foi uma das coisas boas que tirei desse jogo.
No João Pereira vejo três vantagens e um problema. O problema é óbvio, não vir a ser um bom treinador, nem conseguir manter a equipa a jogar como está a jogar. No entanto, vamos ter fé que se vai afirmar como um bom treinador e assim rumar ao bicampeonato.
As três vantagens do João Pereira em relação ao Amorim:
1 - The end for Esgaio. Adeus, Esgaio. Boa sorte.
2 - Promover Arreiol e/ou Simões para quartos médios e utilizá-los mesmo 15 minutos, 20 minutos nas segundas partes de vários jogos, fazendo descansar o trio titular, e dando a necessitada profundidade ao plantel num sector vital como é o meio-campo que tem de estar sempre com os melhores índices físicos. Amorim poderia chamar muitas vezes estes dois miúdos, mas só ia dar-lhes oportunidades quando alguém do trio titular rebentasse.
3 - A terceira vantagem é de poder dar mais oportunidades a outros jogadores do que o Amorim dava, casos do Fresneda, ou como já foi referido, do Afonso Moreira, se o Edwards continuar com lesões.
As coisas estâo a correr bem com essas escolhas de Amorim, mudar isso pode levar a mudanças negativas. Há que ter cuidado.
Em relaçâo ao Esgaio em particular, mesmo com Amorim e esta época, mal está a tocar na chicha. Só jogou quando as alternativas nâo estiveram disponíveis. A haver mudanças, seria o JP começar a usá-lo mais, nâo menos.
Juro que entendo todo o odio ao Esgaio. É de facto um jogador altamente limitado para o nivel que se pretende no plantel.
Eu vi um podcast do Adelio, em que o mesmo diz que se fartava de apontar ideias do Esgaio no treino.
Nos nao sabemos que tipo de influência tem o Esgaio no grupo e no balneário.
Arrisco mais dizer que talvez va ficando por la para mais tarde seguir o caminho de Joao Pereira e Neto.
O Neto tambem teve la cerca de 3 epocas em que como jogador pouco contava… Mas a importância que tinha dinamica do grupo era indispensavel.
No final do dia o JP vai ser avaliado pelos resultados. Simples.
Mas esta apresentação do novo treinador foi feita com um enorme profissionalismo. O Sporting está mesmo diferente para melhor.
O JP esteve muito bem e o Varandas também (menos a profecia que o JP vai estar num dos maiores da Europa dentro de 4 ou 5 anos, que foi desnecessária).
Agora é ganhar jogos e continuar o excelente trabalho!
Também acho que nao se deve mexer no plantel nesta altura. Tudo igual, nem que seja para manter equilíbrio nos treinos por esta ou aquela razão ser útil.
Também nao me faz sentido odiar o homem, da tudo o que tem em campo, o resto é o que se sabe nao vale apena chover sobre o molhado…
Para mim a principal tarefa do João Pereira é manter o bom ambiente que o balneário tinha, manter os jogadores motivados, mexer pouco nas dinâmicas já trabalhadas e mostrar que consegue preparar bem a equipa para cada adversário. Terá que mostrar competência também na leitura dos jogos, porque muitas vezes pode-se mudar o desenrolar de um jogo com uma mexida tática ou com a mudança de jogadores em campo.
Inicialmente, sim. Terá que haver continuidade imediata do trabalho do RA.
Com o passar do tempo, é inevitável que o JP comece a colocar o seu cunho pessoal na equipa.
É uma das particularidades que estou mais curioso para perceber.
Como é que o JP lê o jogo e quais as mexidas que faz.
Teremos que lhe dar tempo para crescer e amadurecer enquanto treinador. Irá errar, o que é perfeitamente natural. Saiba o João aprender com os erros e terá sempre o nosso apoio.
Ele não vai conseguir reproduzir o que o Amorim fazia, mas deve aproveitar tudo o que funcionava bem, os jogadores estão muito habituados às dinâmicas. Mexer agora sem tempo de treino seria um erro. Dar o seu cunho pessoal sem duvida, mas grandes mexidas táticas só na pré época.
Há que dar tempo ao tempo. Quando o Amorim foi apresentado, até a música do Benny Hill puseram porque o Amorim disse que ninguém pagaria a cláusula dele do Braga.
E se correr bem?
Temos de pensar positivo. Segundo o Amorim, esta transição estava a ser preparada antes de saber que ia para o United. Já há meses, portanto.
É arriscado? É e que ninguém tenha dúvidas disso, mas eu prefiro deixar a bola rolar antes de tecer comentários de maior.
O Amorim não era a última coca-cola do deserto ontem e, mesmo hoje, não é. Da mesma forma, o João Pereira não é o Peseiro (ou Péseiro, como disse o Amorim).
Parece-me muito importante a inclusão do Neto. Tem a mística, mas sobretudo vai ser preponderante como ponto de referência / ligação com o plantel. Não tivéssemos um plantel unido, e acharia que JP teria muitos problemas nessa vertente, pelo legado deixado. Mas tendo o plantel unido, tendo a saída corrido melhor do que todos antecipávamos, parece-me que Neto e Hjulmand serão pontos chave para que o rendimento dentro de campo não seja afetado pela transição.
Iremos ter percalços, não vamos ganhar todos os jogos, e derrotas irão surgir, é natural. Mas tiro o chapéu à transição.
Estava a referir-me mais à vertente externa, é irrealista achar que vamos chegar à final da LC só com vitórias. O que ressalvar é que ao primeiro percalço o treinador vai logo ser posto na guilhotina pelos rivais.
Actualmente para se ser campeão nesta liga treta só mesmo ganhando os 34 jogos, ou seja, JP vai ter naturalmente o seu periodo de adaptação e mesmo que venha a correr bem dificilmente conseguirá as 34 vitórias, não ganhar dois ou três jogos é a morte do artista.
Eu tenho poucas dúvidas que a panca era maior do Amorim por isso não veio.
O Sporting está bem financeiramente não precisava de andar a mendigar 2 ou 3 M.
Quando avançou para o que queria pegou logo o Roque (só não veio porque o próprio jogador preferia ficar ligado contratualmente ao Barça) e o Harder depois!
Foco num clube como o Sporting Clube de Portugal são todas as competições excepto a taça da liga e os jogos amigáveis que nem ao menino Jesus interessa!
Os 8 na prática são 5, basta uma derrota passam a ser dois, e já vimos o absurdo que tem sido esta época, fruteiros e toupeiras não jogam um crl e goleiam quase sempre. Não me parece que o paradigma vá mudar.
Se estavas a falar de derrotas na LC concordo 100%, normal que aconteça, alias, esperava por esta altura já ter pelo menos 1, felizmente não.
No campeonato a acontecer só pode ser com os lamps ou tripeiros, temos que ganhar SEMPRE nos jogos pequenos, se não perdermos nem 1 dos jogos contra o 5º classificado para baixo, somos campeões.
Só podemos perder pontos com os lamps ou tripeiros, se for empates, compro já, significa que somos campeões.
Tendo já limpo 1 derby e a deslocação mais dificil extra grandes, temos grandes probabilidades, a unica mais complicada é a ida a Guimarães, que também não aceito perder como o ano passado, no máximo empatar, e MESMO ASSIM…