Absolutamente. Aliás, ele na conferência antes do jogo disse que vieram para tentar fazer, e passo a citar “a statement victory”. E foi isso mesmo que consiguiram. No Sporting, parece que alguém andou distraído.
Mas assumia sempre a responsabilidade, isso muda tudo, tudo o que dizemos e fazemos tem impacto para fora e para dentro do clube.
Já anda aqui malta a pedir a cabeça do homem?
Estamos todos preocupados e todos conseguimos identificar um par de coisas que foram mal feitas ontem. Mas alguém estava a espera de uma masterclass de uma equipa tecnica que ha 1 mes andava a jogar a youth league?
Eu nao sinceramente… Esperava erros e foi o que tivemos.
Importante agora e entender a capacidade de reacçao da equipa e da equipa tecnica e entender com que forma se lida com o erro.
Em relaçao ao Joao ter dito que nao mudava nada em relaçao a forma como entrou no jogo tem so e apenas a ver com a protecçao que esta a fazer aos jogadores. Admitir o contrario seria mandar o Edwards para debaixo do autocarro, e um verdadeiro lider defende sempre os seus. Ruben fez o mesmo depois de levar 4 do Lask em casa.
Erros fazem parte, a forma como se lida com eles, é que podera definir a valia de JP e o seu staff tecnico.
Não te podes esquecer foram os resultados que alcançou em pouco tempo como treinador do braga.
Não consigo fazer qualquer crítica ao treinador. Da mesma maneira que o RA não consegue impor os seus processos no United em duas semanas, o JP não consegue alterar ou destruir os processos do RA em duas semanas.
Aquilo que se assistiu foi ingrato. O Sporting CP vem de uma vitória por 4 - 1 contra o pior City dos últimos anos e leva com o Arsenal que está num bom momento de forma. Em termos de jogo, a diferença foi que ao intervalo no City estava 1 - 1 (mas podia não estar) e que ontem estava 3 - 0. Sendo que, acabou por acontecer também uma situação muito simples a qual diz respeito ao seguinte: perante uma entrada em força na 2.ª parte, o Sporting CP acaba por sofrer o 4 - 1 quando estava mais próximo de fazer o 3 - 2.
É o que é. O Sporting CP não tinha a obrigação de ganhar este jogo. Tinha a obrigação de não ter perdido este jogo pela diferença de golos que perdeu.
Dito isto, o resultado de hoje não permite fazer qualquer avaliação ao trabalho do JP. Da mesma maneira que o resultado do Amarante também não o permite fazer. São muito mais importantes para mim os jogos que decorrem até ao final deste ano do que qualquer um dos dois anteriores que não permitem tirar quaisquer notas.
Dito isto, também não gosto de ver as comparações com o começo do RA. O RA não herdou uma equipa que era um Ferrari. Herdou um Fiat da treta e transformou-o num Ferrari. O JP herdou um Ferrari e espera-se que, no limite, mantenha o Ferrari ou o transforme num Pagani ou num Mclaren.
Enquanto adepto não me sinto confortável em ver o JP no banco. Mas, para ser sincero, perante a saída de um treinador a meio da temporada, não me sentia confortável com ninguém ali. Foram mais de 4 anos a ver ali um treinador, em quem o pessoal confiava, e agora levamos com um treinador em que confiamos menos e que terá, naturalmente, de ganhar a nossa confiança.
Será mais fácil que o treinador ganhe a nossa confiança se começar a ter uma atitude em campo que reflicta essa mesma confiança. É que dizer que se está confiante, a mim, não me diz absolutamente nada. Principalmente quando olho para o banco e o vejo encolhido.
No que diz respeito às opções, continuo a achar que se desvaloriza o Matheus Reis e a importância que um gajo como aquele tem neste tipo de jogos. Discordo da utilização do Edwards. Está numa forma terrível e o facto de ter feito golos ao Amarante não me diz absolutamente nada. Aliás, ao fim deste tempo, não sei se não colocava o Quenda naquela posição, mantendo o Geny enquanto ala direito.
Acho que toda a gente sabe que ele não está preparado. Também não estaria no próximo verão, mas ao menos teria uma pré-época em cima.
Está tudo a contar que o trabalho que foi feito para construir esta equipa seja suficiente para compensar a total falta de experiência do treinador.
É muito arriscado, este grupo está habituado a ganhar, e o clube tinha obrigação de arranjar um treinador que os jogadores sentissem que está no mesmo nível de exigência.
Até o Vasco Matos do Santa Clara, um treinador também relativamente “novo” viria com outra bagagem.
“Olhem, fomos buscar este tipo que tem muito a provar, mas que fez esta equipa subir e está em 4º lugar. É um gajo muito promissor.”
Ir buscar um tipo tão inexperiente como o JP não transmite confiança nenhuma, por isso espero bem que os capitães consigam manter o grupo focado e motivado.
A única coisa que o JP tem a seu favor é conhecimento da casa. O melhor que podemos esperar é que entre os erros que vão ser cometidos ele não perca o grupo e não hipoteque as aspirações desta época.
Enfim, o teste real será contra o Moreirense. Se mantiver o registo 100% vitorioso no campeonato, aí sim continuará a ter o benefício da dúvida.
Moreirense? E Sábado? já das como garantido? Eu nao dou…
Não dou como garantido, mas é jogo para se esperar uma vitória. Sair de Moreira de Cónegos com os 3 pontos será uma conquista da qual o JP já se poderia orgulhar.
A herança é o que é. Só ganhamos em casa há campeonato e meio, por isso para mim vai dar para se tirar medidas no Sábado.
Ainda está muito verde!! Mal no jogo e mal na CI
A equipa tem alguns meses de trabalho toda junta e está inserida num ciclo competitivo competente que vem dos últimos 4 anos. Temos jogadores de qualidade em bom momento de forma (Trincão, Morty, Quenda) e temos um monstro na frente.
Ao JP pede-se que não estrague e faça algum trabalho de motivação pós desaire europeu.
Internamente não há desculpas.
Ora aí está, para mim o erro está em não ter alguém posicionado à zona, já que é assim que nos posicionamos nos cantos, com a tarefa de marcar quem vai entrar, porque já se sabia que se este boi do gabriel estava à entrada da área seria para entrar.
Reparei agora que estava alguém a marcar o faveleiro e que esse sim falhou porque em vez de pressionar até ao fim ficou simplesmente a olhar para ele, lá está a falta gritante de agressividade que foi colocada em campo pelos jogadores ontem.
Para mim como foi dito aí acima o que falhou acima de tudo foi agressividade, é o que tem que mudar, mas também já estávamos avisados para estas movimentações, toda a gente sabe que o arsenal é a equipa que melhor trabalha as bolas paradas em inglaterra.
A questão não é a herança, acho que cada treinador é diferente e vai meter sempre o seu cunho pessoal nas equipas
A questão é que o tempo dos experimentalismos no Sporting acabou, atingimos um nivel de elite em Portugal, somos a MELHOR equipa a jogar na Liga e a sensação é que voltamos a fase inicial do Amorim, isso não pega numa SUPER equipa como a que temos neste momento
Gosto muito do João Pereira mas ele devia estar a treinar tranquilamente a B, eventualmente experimentar-se noutro clube para ganhar calo, e so depois voltar, posso estar enganado mas passamos de aspirações de BI campeonato a um marsmo de ideias…ja sofremos muito com as dores de crescimento do Amorim não temos que sofrer com as do JP, por muito que me custe dizer isto…
Continuo como estava até aqui, preocupado com a mudança desde que soube que o RA ia sair, mas com esperança que o JP consiga dar a volta a este mau resultado. É mau dizer isto, mas por um lado até foi bom o resultado para ver a forma como ele e a equipa reagem a esta pesada derrota.
Vamos ver como entram contra o Santa Clara, vamos ver se vão entrar como antes com calma sem pressas, a fazer o jogo de transição pensado e com passes certeiros, ou se vão querer fazer tudo à pressa.
Para mim o próximo jogo e o de Moreira já vão mostrar a real valia do JP.
JP a ser avaliado, será pela reação ou falta dela da equipa no jogo de Sábado.
Perder para o Arsenal, no seu 2º jogo oficial não dá para avaliar nada.
Assistimos ontem ao seu primeiro jogo a sério enquanto treinador, é natural que lhe tenha corrido mal e os sinais dados tenham sido maus, foi mau, não há como contornar, podemos estar aqui com palavras bonitas e dizer que vamos apoiar e coiso e tal…
Claro que temos esperança e vamos apoiar, somos sportinguistas, há uma vida que o fazemos, experiência não nos falta, o JP não tem ainda experiência nenhuma, mas nós nisto temos mesmo muita.
Estou farto de ler por aqui que com o Amorim também foi assim e Amorim para aqui, Amorim para ali. Amorim é passado e lá que deve ficar. São realidades muito diferentes, Amorim chegou já com experiência como técnico principal e para treinar uma equipa desfeita em quarto lugar no campeonato.
JP vai demorar a crescer, é inevitável, e durante esse crescimento vamos levar com mais banhos de realidade como o de ontem, não há volta a dar. Até lá podemos bem ter hipotecado esta época. Algo que nunca na vida se pode estar a arriscar assim. A culpa não é dele, é de quem acha que é o supra sumo disto, acha que isto é tudo muito fácil e o meteu lá.
Os próximos três jogos vão ser reveladores e decisivos.
É uma pressão enorme para o JP, mas a verdade é que tem de ser sempre assim para qualquer treinador que queira treinar o Sporting Clube de Portugal.
Toda a sorte que tivemos no jogo contra o City, porque a tivemos meus amigos, o Sporting ontem não teve.
Acho que o João não montou mal a equipa, honestamente a única dúvida que tinha prendia-se com Morita/Bragança. Não sou fã do Edwards, mas tendo em conta o rendimento do último jogo, e até porque é um jogador que precisa de continuidade, acho que fez sentido começar o jogo com ele, embora tenha feito bola.
Aceito a derrota, mas já me custa aceitar os números da derrota, com esta equipa estamos a um nível que tareias destas não se admitem.
O discurso que o Hjulmand teve, era o discurso que o JP também deveria ter tido.
Concordo a 100%, nao diria melhor.
Muita gente diz que ainda não houve tempo do JP introduzir as suas mudanças na equipa, e eu até porque gosto muito dele, mas mais alguém reparou que já se notam mudanças na forma como se contrói o jogo, na linha defensiva, gestão da posse de bola, timmings de ataque e preparação física da equipa?
Acho sim que já se notam mudanças e acho que não foi a altura certa de ele implementar já as suas nuances táticas. ![]()
Obviamente que o João não pode ser já atirado para debaixo do autocarro, mas ele e a equipa técnica têm de saber analisar melhor os adversários, e sim, com base só neste jogo.
Acho que qualquer pessoa que vê bola sabe que os criativos do Arsenal não pode estar constantemente em 1x1 contra os nossos alas. Mas pior ainda é ver o Rice e o Odegaard de frente para a nossa baliza sem qualquer tipo de pressão nos últimos 25 metros do campo. Isto não é nada para lá de falta de preparação e qualquer pessoa saberia apontar isto sobre um dos pontos fortes do Arsenal.
Outra coisa, a equipa não pode permitir que 3 ou 4 jogadores adversários estejam permanentemente a perder tempo e a virarem-se para as bancadas para provocar. Aos 10 minutos, mais ou menos, teria de ter havido imediatamente alguém a dar um pisão/entrada ao Rice para ele se acalmar, o gajo desestabilizou a nossa equipa todo o tempo que esteve em campo, com e sem bola.
Nota: A nossa segunda parte teve muita qualidade, há coisas ali que repetidas vão-nos trazer muita alegria.
Nota2: O João não precisa de ser como o Rúben, mas por favor conversas de levantar a cabeça as meta numa gaveta para semrpe.