“No Porto, [Falcao] encontrou Jesualdo Ferreira, o que foi decisivo. É como o seu pai futebolístico. Teve muita sorte, porque não deve haver muitos treinadores profissionais que percam tempo a ensinar os seus jogadores. Pedem coisas, mas não ensinam. Jesualdo não é assim. Falcao ficará para sempre agradecido. Corrigia-o muito, contava-me ele todos os dias. O Falcao de hoje é também produto do trabalho de Jesualdo Ferreira”
Falcão
“Cheguei ao Porto na época passada e o treinador que tinha era obcecado com a recepção. Todos os treinos dizia-me como devia fazer para receber bem a bola, para aparecer no segundo poste. Às vezes era estranho, porque durante todo o treino ele falava constantemente comigo. Ele era um dos duros e eu dizia: sim, sim senhor. Mas a verdade é que nos jogos tudo o que ele me dizia acabava por acontecer”, conta o avançado colombiano.
Fernando
“O Jesualdo Ferreira tinha uma filosofia de ensinamento, parava o treino, ensinava, mostrava receção… O André Villas-Boas taticamente era muito forte, tinha uma filosofia de que se perdesse a bola, tinha que recuperar logo. O Vítor Pereira é parecido, quer que cadencie às vezes. Mas quem me ensinou muito foi o Jesualdo. Pois é totalmente diferente o futebol europeu do brasileiro, e era ele o treinador quando cheguei”, admitiu.
Hulk
Hulk revela relação especial com Jesualdo
“Jesualdo Ferreira foi fundamental. Falava comigo todos os dias, apostou forte em mim e ensinou-me muitas das coisas que sei hoje”, afirmou Hulk, numa extensa entrevista concedida à agência de notícias EFE.
“Há em Sá Pinto coisas de Mourinho”, by Boulahrouz.
“Este plantel precisa de alguém com mão firme, e isso não havia. Mas dizem-me que Vercauteren possui essa qualidade. Espero que ele traga sucesso. A equipa só tem a melhorar”, by Boulahrouz.
“Não tenho nada contra Sá Pinto, mas com ele era tudo pouco intenso”, by Schaars.
“Sá Pinto trouxe nova energia”, by Schaars.
Quando deixar de pensar pela minha cabeça e andar pelas marés de declarações avulsas e influenciadas por momentos, conjunturas e gostos pessoais, ficarei bem lixado que não saberei a quantas ando e o que pensar.
Isto. Uma coisa é não termos dinheiro para contratar determinados profissionais que noutras alturas estariam ao nosso alcance; isso é uma situação pontual. Outra é pensar por momentos que não somos o Sporting. Os tempos do sportingzinho estão a acabar. Somos o Sporting. Nós somos um objectivo de carreira para qualquer um.
Epa, 10 anos de carreira, em que apenas 2 foram na primeira divisão, mais meia temporada na Grécia…
Mas a questão é mesmo essa. Esperava-se do Jardim que tipo de currículo tendo em conta a idade? 10 épocas na primeira liga? 20? 30?
Já o disse anteriormente. Muito se fala da pressão dos adeptos para a saída de JF ou para a sua manutenção. O ponto fulcral quanto a isto é a vontade da direcção e do treinador em trabalhar em conjunto. Ou existe e é convicta, ou então não vale a pena.
Não digo que Jesualdo seja um mau treinador, não é, mas também acho que lhe estão a dar crédito a mais. Pessoalmente não gosto muito dele, independentemente do que faça de futuro ( pode tatuar um leão na testa e pintar os cabelos de verde ) dificilmente vai curar a má opinião que tenho dele enquanto empregado do Sporting, principalmente por culpa do episódio do futebol clube do Sporting?? Outra coisa que me parece que tem de negativo é a idade.
O meu ponto de vista neste momento é este. Estamos na mxrdx, isso ninguém nega. Já que na próxima época vamos fazer um reset à equipa técnica, ( seguindo o ponto de vista de que o Jesualdo não será treinador e que segundo o programa eleitoral vamos ter um departamento técnico para fazer o acompanhamento do desenvolvimento físico da equipa ) deveríamos apostar num treinador disposto a entregar-se a um projecto de longo prazo ( 4 a 6 épocas ) e a crescer com a equipa, alguém capaz de apostar nos jovens mas que os possa observar ele próprio e não ajuizar pelos relatórios que lhe entregam cada temporada. Neste momento a minha aposta seria num de dois nomes, Pedro Martins ( Maritimo ) ou Paulo Fonseca ( Paços de Ferreira ). Pede-se é claro paciência aos Sócios e adeptos.
Bem, isto é que é virar o bico ao prego… eu digo que não me parece que o Jardim seja uma boa escolha, porque acho que não devemos apostar em treinadores em início de carreira. Respondem-me que a carreira dele já começou à uns anos. Eu respondo que só tem 2 anos e meio a um nível competitivo exigível. Respondem-me (não a mesma pessoa) que só tem 38 anos, de que é que eu estava à espera…
Tenho perfeita noção que o Jardim só tem 38 anos. Esse é o problema que eu comecei por referir. Acho que lhe falta a experiência necessária para treinar o Sporting. O Sporting não é uma rampa de carreira, é um objectivo de carreira.
Quanto aos anos de primeira divisão que tinham o Mourinho e o Villas Boas… mais coisa menos coisa, os mesmos que José Peseiro, o Paulo Bento, o Paulo Sérgio, o Couceiro, o Domingos e o Sá Pinto. E menos que o Carvalhal.
Quanto à boca do José Mota, eu não disse que só experiência basta. Agora acho que não devemos continuar a cair no mesmo erro de ir buscar o “puto da moda” em busca do novo Mourinho.
Precisamos de alguém bom e com experiência. Apenas uma destas é para mim um erro.
Podem discordar. Podem ver no Jardim todas as qualidades e mais alguma. Pode ser que o futuro venha a mostrar que eu estou errado…
Mas já o disse e volto a dizer, estou farto de andar a formar treinadores.
Quer o Jesualdo fique ou não, é bom saber que o Stepahead está por cá! Deve ter tirado um mês para rearranjar emprego.
Passando ao que interessa. Acho que Jesualdo é um bom treinador. Parece-me que sim. Suficiente para o Sporting, também me parece. Óptimo para fazer evoluir Ilory, Dier, Joãozinho, Cedric, Zezinho, JMario, Labyad, Adrien, Martins, Bruma, Rubio. Fulcral até.
A minha única dúvida e reticência em relação à sua manutenção é a sua ligação ao “norte” e até que ponto não há promiscuidade com esses corruptos.
Se o BDC achar que ele é “isento”, quer mesmo que o Sporting ganhe, não está acomodado e “encaixa” como treinador no projecto, então siga!
“O Jesualdo Ferreira tinha uma filosofia de ensinamento, parava o treino, ensinava, mostrava receção… O André Villas-Boas taticamente era muito forte, tinha uma filosofia de que se perdesse a bola, tinha que recuperar logo. O Vítor Pereira é parecido, quer que cadencie às vezes. Mas quem me ensinou muito foi o Jesualdo. Pois é totalmente diferente o futebol europeu do brasileiro, e era ele o treinador quando cheguei…”
Fala Fernando, pivot do Porto.
Os jogadores sabem sempre quando há competência do treinador ou não. São sempre eles os maiores juízes do trabalho do treinador e é no treino e em competição que as coisas ficam à mostra. Não defendo nada, nem coloco as mãos no fogo por ninguém, acho que Jesualdo deveria continuar e também não o acho tão ou nada mau como o pintam.
Mas se quiserem mais citações, sobretudo de Falcão e Hulk sobre o Professor, também se arranja.
Eu também gosto de ver as equipas do Peseiro jogarem, mas o que importa é o resultado final. Fez uma primeira época interessante, nada mais que isso. Quando chegou aos momentos decisivos, falhou redondamente em tudo (ganhar a Liga Europa e ficar nos 5 primeiros lugares). É, portanto, um treinador do quase. Para quem fala da estrelinha do Jesualdo que relembre a que ele teve (:lol:) quando jogaram contra nós. Na primeira mão levaram uma bola ao poste que teria dado ao apuramento, para depois na segunda mão o Llorente marcar o golo aos 86.
A segunda época tem sido paupérrimo com o Bilbao a situar-se em 14º na Liga Espanhola, 4 lugares a menos em relação à época passada. (:lol:)
Tem um carácter tão teimoso e duro que chegou a colocar o seu trabalho no Bilbau em causa, por um mero desentendimento com o chefe de remodelação do centro de treinos do Bilbao. Será burrice? :
74 anos. Foi uma vez campeão em 1976. Enquanto andou a treinar clubes, o seu sucesso aconteceu no Atlético de Madrid, com o referido campeonato, 1 Intercontinental e 3 taças de Espanha. Fora do Atlético, só ganhou um troféu em 88, pelo Barcelona. Sendo verdade que, para além “desse” Atlético, só treinou 2 equipas com reais condições para discutir campeonatos, que foram o Barcelona e o Fenerbahce.
Tendo treinado quase uma dezena de clubes, com o seu último título a fazer-nos recuar até 91 (há mais de 20 anos, portanto), eu tenho muitas dificuldades em considerá-lo melhor opção do que Jesualdo, neste preciso momento, mais, até, pela sua última experiência na Turquia, que não lhe correu nada bem.