Jérémy Mathieu

**TÍTULOS PELO SPORTING CP : **
2 Taças da Liga (2017/2018; 2018/2019)
1 Taça de Portugal (2018/2019)

Num momento em que falta tantas referências ao clube penso que é mais do que justo este grande central ter direito a um lugar especial na nossa história.
Foram poucos os títulos? Sim, foram…Mas a ele muito se devem.
Profissional de excelência que mostrou mais respeito e dedicação pelo clube do que muitos que foram cá criados.
A foto da imagem que escolhi penso que representa não só aquilo que este jogador foi como também aquilo que deve ter um jogador do Sporting: Esforço, dedicação, devoção e glória.
Mercy Jérémy.

P.S. Se acharem que é inadequado podem apagar.

3 Likes

Das últimas referências que ainda existiam. Para mim claramente um orgulho leonino.

2 Likes

Em 24/25 anos de vida vi vários bons jogadores a passar pelo Sporting.
Cresci a ver o Jardel marcar porradas de golos mas a sucumbir às drogas na sua segunda época. Vi o Rochemback a ser uma espécie de one season wonder, um Liedson que marcou muito e muito, mas sempre me deixou de pé atrás com algumas atitudes perante o clube, e um Moutinho, que tão depressa ascendeu a ídolo como depressa nos acabou por trair.
Diria que estes 2 últimos em termos humanos não estavam no mesmo patamar qualitativo da sua qualidade enquanto jogadores.
Gostei de outro tipo de jogadores como o Vuk, o Veloso, o Matigol, entre outros, mas faltou-lhes sempre regularidade para subirem pra outro patamar.
Enquanto isso foram crescendo no clube jogadores como o William, Rui Patrício ou Bruno Fernandes, que para mim tiveram atitudes para com o clube que nos fazem cada vez mais seguir o lema dos “0 ídolos”, eternizado nas bancadas da Curva Sul.

Contudo, como para qualquer regra, dogma ou lema, também existem excepções.
O Mathieu, a par do Slimani diria, é a referida anormalidade no normal paradoxo ter qualidade vs ser homem que assola o Sporting desde que ele existe para mim. Curiosamente, critiquei ambos os jogadores na sua chegada. O Argelino até fui mais longe e continuei a criticá-lo enquanto cá esteve. Uma coisa é certa. Nunca vi nenhum jogador cá com a fibra destes 2, com o respeito pelo emblema em cada momento que vestiram esta camisola, pela postura que os acompanhava diriamente nos vários momentos do clube, porque sabiam que representar o Sporting não se esfumava depois dos 90 minutos, por, de certa forma, serem no campo aquilo que nós todos seríamos se tivessemos a oportunidade de vestir o leão rampante.

Dia muito triste, complicado sair do trabalho e ser brindado por isto, pois perdemos um dos poucos elementos que me ainda prendia a este clube, cada vez mais virado do avesso - e neste caso o avesso parece ser o eterno rival da 2ª circular -, mas que neste momento só merece um agradecimento.
Como diz uma frase que gosto de recordar (até porque a carrego na pele), mais vale um dia de leão que uma vida de cordeiro.
Obrigado Jeremy por estes 1095 dias de leão ao peito.

8 Likes

Totalmente merecido.

Nunca vou esquecer aquela tarde no Jamor a assistir ao recital de Mathieu contra o Porto. Nível “monstro” de um predestinado.

O melhor central que vi vestir a camisola do Sporting.

Um dos jogadores mais correctos com o clube quando todos da “casa” fugiram e apunhalaram quem tudo lhes deu.

Mathieu, um de nós!

3 Likes

Por isso mesmo é que há que ter calma e esperar notícias fidedignas. Conhecendo a comunhão entre a CS e esta direção e a vontade dos últimos em empandeirar o homem, há que pegar neste assunto com pinças.

Tão simples como isto: nas últimas décadas foi dos poucos que envergou com dignidade aquela camisola.

Acrescendo que também foi dos poucos que não rescindiu e não nos cuspiu na cara.

Jogadores como Mathieu deveriam ser a regra e nao a excepcao.

Um idolo, verdadeiro craque no tugao. Espero que continue connosco nos escaloes de formacao.

3 Likes

Não tenho tempo para escrever tudo o que acho que merecia que fosse escrito.
Um dos jogadores que mais gostei de ver envergar a nossa camisola.
Fui invadido por uma tristeza pesada quando li a notícia. Merecia mais e melhor.
Que craque. Que prazer foi ver este jogador de verde e branco.b

Justíssima homenagem a este profissional exemplar, mesmo tendo jogado no topo da Europa demonstrou uma humildade e uma dedicação notáveis.

Grande Jeremy! Gostava que continuasse por cá noutras funções.

:clap: :clap: :clap:

Orgulho!

Já escrevi noutro tópico que integra o Olimpo dos Grandes Centrais que jogaram no nosso Grande Amor.

Dos que me lembro de ver jogar, Eurico Gomes, Carlos Xavier, Luisinho, Stan Valckx, Marco Aurélio, o Enorme André Cruz e Anderson Polga (o das primeiras 2 épocas).

Merci beaucoup par tout ce que tu as donné au Club et je te souhaite santé et fortune dans ton nouveau chemin.

O melhor jogador do Sporting desde o Liedson provavelmente! É deste tipo de jogadores que os clubes precisam para cimentar lendas. Obrigado por teres vindo para cá e mostrado a muitos de nós o que um verdadeiro homem, jogador e leão são!

Este merece estar nas paredes da academia.

Craque!

Grande Mathieu…Hoje deixou de jogar um grande central… um senhor que merece os meus aplausos enquanto Leão… adorei vê-lo a chorar no Jamor o ano passado…, falamos de um tipo que até a Champions já tinha ganho… Grande Mathieu, apenas tenho pena que tenha sido assim…:clap:

Admito estar enganado, mas acho que o Carlos Xavier era Médio Centro…

O Xavier era médio.

Médio centro, mas fez muitos jogos como lateral direito.

Não só.

Com o John Toschak jogou a central bastantes vezes e depois também.

Aliás, foi a sua polivalência que o prejudicou um bocado na carreira.

P. S. - Fui colega dele e do irmão no liceu e mantivemos contacto durante bastante tempo. Entretendo, a vida acabou por nos afastar

Sim, tens razão.
Agora que referiste isso, recordo-me de alguns jogos do Carlos Xavier a central.
No entanto primeiro como lateral direito e mais tarde, nomeadamente depois de regressar da Real Sociedad, estabeleceu-se como médio centro.

1 Like