Eu acho que não é só na Champions. Acho que é o jogador certo para fazer crescer o nosso plano, e usar o melhor dos dois mundos: a construção do plantel, feita durante anos, para o Rabolhim, e as ideias próprias do Mister Rui Borges.
A questão é que o campeonato é tão fraco que o Fresneda a aprender a atacar vai chegando para fazer mossa uma vez ou outra.
Nos jogos a doer nota-se a falta de alguém que ataque bem na lateral direita, mas ao mesmo tempo não tens uma autoestrada aberta na defesa.
É tudo uma questão de aproveitar os momentos e cair nas boas graças das pessoas certas.
Nos sub21 espanhóis - por exemplo - estão malucos com ele.
Se o carvajal não estiver em grandes condições, who knows.
Os nossos jogos na champs tb vão ter um peso grande no aumento (ou não) do hype.
Não é só - mas para mim é onde ele mais sobressai. Nós temos um histórico grande de jogadores que em consumo interno são importantes e que “dão pontos” e que no patamar europeu desaparecem.
O Fresneda para mim é quase a antítese disso - não é material de esteio da equipa como um Hjulmand ou Diomande, mas é um gajo que com um jogador de nível técnico acima na outra ala como é o Maxi Araújo, responde bem às exigências do calendário. E vai molhando a sopa.
O mais interessante aqui é o facto do Sporting ser uma montra vista em Espanha como um bom potencial de valorização para estes jogadores espanhóis com escola de selecções de base e que não têm espaço na primeira prateleira de clubes lá - é um mercado que já há muito defendo que deve ser bem explorado cá (e o Porro nem acho ser o melhor exemplo porque já vinha agarrado ao grupo City).
Como diria um ex-chefe que tive: para algumas pessoas mais vale cair em graça do que ser engraçado e a lição que retiramos do Fresneda é que o rapaz está moralizado, a evoluir e tem dado bom contributo quer no Sporting quer nos U21 da Espanha e continua aqui muita malta que o trata como se fosse um tosco que não sabe jogar à bola. Continuem lá com os vossos hypes que aqui o menino vai voar e o Sporting vai lucrar bem com isso desportivamente e financeiramente.
Com o Carvalhal e o Porro duvido que vá. Mas mais cedo ou mais tarde deve se estrear, nem que seja para observar.
Completamente de acordo. Fundamental sermos vistos como um bom clube para evoluir por jovens futebolistas espanhois que nao consigam logo dar o salto para as equipas top espanholas e/ou europeias.
Então porquê? Tomara nós. Nunca desejo o insucesso de atletas nossos. Por muito crítico do Fresneda que seja(que sou).
Como é óbvio, reconheço grande evolução no seu jogo. E fico contente por isso.
Porque não faltam foristas com um ódio de estimação ao rapaz….
Bem se o martinez tivesse como selecionador espanhol ja sabiamos que não havia hipoteses , pois tinha que ter 200 treinos na seleção ![]()
Mas é aí que entra o meu desdém ao Fresneda, tu vês um Maxi e vês o Fresneda e consegues entender facilmente a diferença entre um e o outro.
Um lateral tem que saber defender mas também ser competente a atacar, eu até acho que ESTE Fresneda desta época era excelente para os 3 centrais que o Amorim fazia, porque conseguia defender e criar algum desequilíbrio no meio campo quando subia, como fez o Reis muitas vezes.
O Amorim ainda tentou isso mas o Fresneda nessa altura era uma desgraca completa, e se agora consegue ser competente a defender, a atacar é uma nulidade, vai marcando uns golos de oportunidade, porque consegue subir bem á área mas é um lateral que raramente faz um overlap, no 1x1 não consegue passar por um jogador, não é rápido , tem bastante força e é esforçado e competente a defender.
Mas para o Sporting isso é suficiente? Não é nem pode ser.
Por acaso desconfio a sério se o Fresneda não rende mais aqui numa linha de 4 defesas do que numa de 3 centrais.
Essa questão do overlap foi o merlhorozinho que vi do Vagiannidis e o resto da equipa não o acompanhava minimamente na jogada, o jogador à tipicamente estava fora dela.
Com um elemento diferenciador e anárquico na frente de ataque espanhola, a verdade é que um lateral com as características do Fresneda acaba por ser útil. E até a nossa forma de jogar, actualmente, acaba por beneficiá-lo.
Dizer que não tem qualidade para o Sporting não é ter um ódio de estimação. E sim, a certa altura jogava tanto (ou até menos) que o Esgaio. Não é nada contra o rapaz, nem para a pessoa. É olhar para o que eles ofereciam ao jogo, que era pouco ou nada.
Felizmente, evoluiu muito (ainda acho algo curto, mas já não é o handicap que era, claramente). Sobretudo a nível defensivo, eu ainda me lembro dos primeiros jogos em que só fazia cagada , hoje está quase intratável nesse momento.
Não tenho pachorra para andar a fazer quotes nem prints, é só fazer scroll para trás e não faltam comentários que vão mt além disso.
Temos que ver que é um puto, e que finalmente sente a confiança de um treinador, e finalmente está a evoluir… Não sabemos como vai ser o jogo ofensivo dele daqui a um ano, mas sabemos como era o jogo defensivo dele há um ano. Se evoluir no ataque metade do que evoluiu na defesa, até fica um lateral bastante completo.
E já agora, para mim se a bola entra porque o Fresneda passou o jogo todo a contribuir para combinações na direita e a cruzar bem q.b., ou se entra porque o Fresneda é melhor a entrar em zona interior e a rematar à baliza, é-me indiferente.
Um lateral a correr na direcção da baliza e a chutar ou a ir à área cabecear para golo e não saber cruzar não é bem a imagem que esperamos de um lateral, mas se ele fizer um número suficiente das primeiras, compensa as que não faz das segundas.
Também não quero ser o advogado do diabo, mas a verdade é que mesmo no início da época tudo o que tocava estragava.
Mérito do treinador que lhe deu a oportunidade, confiança e nunca o deixou cair.
E muito mais mérito do Iván que conseguiu superar essa fase e duas épocas de menor utilização e preponderância, sempre com humildade e trabalho. Algo raro nos jogadores hoje em dia. Este ficou e superou-se.
Concordo no entanto com o que dizes e a verdade é que somos rápidos a julgar e a verdade é que os jogadores precisam de tempo. Principalmente os mais novos. E também de oportunidade, continuidade e confiança. E aí muito mérito para o Rui Borges.
Espero que esta fase seja duradoura e que o Fresneda consiga ainda mais catapultar o seu nível.
Está a atravessar um bom momento, esperemos que mantenha a boa forma e o bom momento dele não seja apenas acompanhamento do bom momento da equipa.
Porquê é mais facil cumprir quando as coisas correm bem ao coletivo.