IRS 2026

Desculpa a pergunta.

Melhor decisão de sempre porquê?

É normal, eu prefiro fazer tudo eu, normalmente apago o que vem e preencho corretamente.
Conselho: preenche tudo primeiro no anexo G e depois faz a simulação para veres o valor a pagar/receber, depois preenches corretamente o que tiveres a preencher no J ou no G.
A partir do momento que abres o J, já não consegues fazer simulação.
Confirma também a info da XTB. O ano passado o meu relatório vinha com um erro, não era nada de extraordinário (código do país errado), mas convém confirmar.

Tinha a pagar IRS, e assim tenho uma boa quantia a receber. Boa decisão para mim claro, porque receber mais mensalmente é bom naquele momento, mas acabar por se “diluir”, prefiro assim. No entanto percebo que para outra pessoa possa ser uma má decisão.

Depende, no fundo estás a emprestar dinheiro ao estado sem te pagarem juros, se tivesses logo o dinheiro poderias aplicá-lo como bem entendes. Na prática, podias estar a ganhar juro daquele dinheiro

Caso querias o dinheiro só para ter no banco, no fundo vai dar ao mesmo.

Posto isto, eu percebo perfeitamente o que dizes.

No meu caso optei por não pedir ser ressarcido mensalmente para não criar a ilusão, mesmo estando consciente disso, de que recebo X quando na verdade isto é só um bónus temporário.

Quando esse bónus se acabasse iria saber mal passar a ganhar menos.
Prefiro ver o irs jovem como um prémio anual do que como um aumento ao vencimento

Eu por acaso até invisto regularmente, mas neste caso em específico preferi fazer assim e não me arrependo.
E o que apontas no final também foi outra das razões que me levou a tomar essa decisão.

Eu também não

Quem tem conta revolut não esquecer de preencher.

Ok, entendo isso mas vejo as coisas de forma diferente.

Esse dinheiro era teu e ficou à guarda do estado, para sua utilização, sem que sejas remunerado por isso.

Há 30 anos atrás ainda pagavam juros (taxa próxima do zero, mas pagavam), agora nem isso.

Eu prefiro ter o dinheiro no meu bolso,que eu sei geri-lo e não preciso que ninguém o guarde para eu o não gastar mal gasto.

É a minha opinião, mas naturalmente respeito a tua, que é tão válida como a minha.

1 Curtiu

Ainda devem estar a parametrizar o portal, aparece-me desde a tarde “sem imposto 0,00€”

Perguntei a 2 colegas meus e estão na mesma situação ainda.

Sempre recebi até aqui, à exceção do ano passado onde pela primeira vez tive que pagar.. acredito que este ano seja igual

Preencheste linha a linha no Modelo G conforme enviado pela XTB?

Na minha declaração pré-preenchida aparece 5 linhas com totais mas tenho ainda por preencher a data de aquisição e valor. Ora, como são totais, a data de aquisição varia. Para meter isto direito conforme o documento da XTB, preciso apagar tudo e meter à mão linha a linha..

Com IBAN LT sim. Unicamente com IBAN PT só em caso de englobamento.

1 Curtiu

Sobre o Revolut.
In Expresso

"Revolut deixa de ser declarado
As regras obrigam quem tem contas em bancos domiciliados no estrangeiro a declará-las no IRS, quer haja rendimentos ou não. Contudo, em meados de 2025 a Revolut abriu uma sucursal em Portugal. Declara-se ou não? Depende.

Quem abriu conta na Revolut nos últimos meses de 2025 não precisará de declarar a conta na declaração de IRS. Quem tem uma conta há mais tempo, continua a precisar de preencher o anexo J da modelo 3.

Para quem não sabe se tem conta lituana ou portuguesa, Luís Nascimento, da ILYA, dá uma dica simples: veja o número do IBAN no momento da abertura de conta. Tendo o PT50 já é portuguesa, não precisa de declará-la. Na dúvida, é preencher o anexo J."

Eu não estava a conseguir fazer a simulação com nenhum dos anexos (G e J), só consegui após tirar os dois.

Exatamente como a mim. O que fiz foi apagar tudo e preencher manualmente. Exemplo: compras 50€ da ação X no dia 1 e 50€ da mesma ação no dia 2. Vendes no dia 3 por 100€. No IRS, vai-te aparecer a soma das duas, mas pede-te para colocar a data da compra. Devido a isto, decidi apagar tudo e preencher exatamente como no relatório da XTB.

Eu tenho algum dinheiro no Revolut devido às taxas de juro que pagam nas contas poupança serem bem interessantes e aquilo já faz automaticamente a retenção na fonte.

2 Curtiram

Vou receber menos este ano que no ano passado. :pleading_face:

Não mandei pelo IRS automático, fui certificar-me que mandava com a opção do IRS Jovem ativada, não vá o sistema tramar-me.

Bem, quando conseguirem entrar no Portal das Finanças, avisem :joy:

Dois clássicos por estes dias:

• Portal das Finanças cheio de breaks;
  • Pessoal a criticar por o ano passado ter recebido e este ano estar a pagar;

Eu enviei à meia noite que estava tudo a ver o jogo, mas às 20h-21h de 31 de Março já dava para enviar e o site da AT estava a fluir.

1 Curtiu

Minutos depois de eu me queixar, já estava a dar :laughing:
Realmente, o IRS Jovem (da esposa, já que o ano de 2025 foi pra mim o 11º ano de descontos :smiling_face_with_tear:) faz bem a diferença.
Recebemos o triplo.

Eu preenchi a declaração eu mesmo porque achei que o que vou receber este ano um valor algo baixo, certificar-me que entrego com a opção do IRS Jovem. Se o IRS Automático estiver certo vou receber menos 200 euros que o ano passado. Está over.

Feito. 0.5% para os Leões de Portugal.