IRS 2025

Eu só irei submeter, como habitualmente la pra meio de maio ou mais tarde..

Vou estrear em o tópico mais em jeito de desabafo so que dúvida.

Eu todos os anos fico entre 2000/2100€ retidos na fonte. Normalmente consigo ir buscar 300/350€. É pouco eu sei mas felizmente é devido a não ter grandes despesas. Isto acontece à vários anos.

Ora, este ano vou ter de pagar. Apanhei o vencimento de Agosto/Setembro/Outubro com retenção a 0. Foram 450€ que recebi ‘a mais’. Juntando aos 150€ que vou ter de pagar estão aí os 300€ que normalmente receberia.

O meu desabafo é o seguinte, afinal porque raio não se descontou nesses meses? Que medida estupida foi essa? Não passou de um pagamento antecipado do reembolso, em vez de se receber agora recebeu-se nesses meses, não teve lógica nenhuma.

1 Curtiu

Já ontem dava para preencher e enviar a declaração.

1 Curtiu

Yep, eu submiti ontem.

1 Curtiu

O objetivo foi aproximar o total do imposto retido todos os meses do imposto final a pagar, aumentando assim o rendimento disponível mensalmente. Em setembro e outubro foi feito o acerto para os meses anteriores em relação às taxas aplicadas a partir de novembro.
Se não queres assim podes pedir à tua entidade patronal que aplique a taxa de retenção imediatamente acima da tua ou então podes fazer pagamentos por conta no Portal das Finanças, que depois são devolvidos quando fizeres o IRS.

Nos primeiros dias costuma haver erros

1 Curtiu

A minha declaração é bastante simples e no meu caso não há (deve haver) erros. Eu fiz uma simulação manualmente e batia certo com o IRS automático, que acabei por usar. E a declaração, de ontem para hoje, já está em “liquidação em processamento”, devo receber o dinheiro bastante depressa (eu ainda vou receber qualquer coisa apesar das mudanças do ano passado).

Sim, eu já estava à espera de pagar, até porque tive 3 meses a descontar quase 0 (18€ foi o total) em vez de 2 meses. Como fizemos os vencimentos dia 2/09 e no dia 31/10 englobou 3 meses.

Bate tudo certo, não me estou a queixar nem tenho dúvidas, apenas não vejo a lógica dessa decisão de se ter baixado os impostos nessa altura.

No fundo apenas foi um adiantamento daquilo que se receberia agora.

1 Curtiu

Eu também já estava à espera, mas esperava que viessem mais 100€ pelo que costuma vir vs o que veio menos o que se antecipou.
Com a enormidade de despesas que tenho de educação, continuo a deixar lá quase o imposto todo

Uma dúvida. Como esta declaração incide sobre o ano 2024, as medidas novas do IRS Jovem só vão incidir sobre os rendimentos de 2025. Por isso devo manter o código 401 no Anexo A e só mudar para o 417 para o ano, certo?

https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/1job2nt/cuidado_com_o_irs_automático/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button

1 Curtiu

Mas corrigem antes do reembolso portanto vai dar ao mesmo

1 Curtiu

Agora sim uma dúvida, nunca consignei parte do IRS. Este ano já o fiz, seleccionei a Fundação Sporting na semana passada.

Neste momento já aparece lá o NIF da fundação, não é preciso fazer mais nada certo?

Mais um ano.

Entreguei há pouco. Agora vamos ver quanto tempo demora.

Aponto lá para junho/julho.

Eu ainda tenho de ir ver se estou abrangido pelo irs automático este ano ou não. O ano passado não

Agora podes fazer antes ou depois quando o entregas, ou consignas a parte que era para o estado ou consignas tb uma parte tua

Como funciona a declaração de rendimentos de anos anteriores? Na declaração final a linha do quociente de rendimentos de anos anteriores não devia ser igual ao valor recebido?

A minha prima veio-se queixar a mim que está com 7 mil euros a pagar de mais valias, quando vendeu a antiga casa por 220 mil euros e comprou a nova por 250 mil euros.

Deduzo que tenha feito algum erro na declaração de IRS, certo?

Ela declarou esse reinvestimento?