IRS 2025

Deve ter declarado. Mas agora percebi que ela estava a falar de duas casas diferentes, quando IRS das mais valias insere sobre a compra e venda da mesma casa. :smiley:

e ao nono dia continua em validação. Mas já tinham avisado que quem não tem o IRA automático ia demorar mais tempo.

So pode reinvestir a que era habit. própria permanente. se teve mais valia da outra (secundária), ela que prepare o cheque.

Eles tinham dito que em 15 dias este ano recebia se (os automáticos)

Recebi bem menos do que o ano passado.
Quase 750€ a menos. :cry:

Eu também foi mais ou menos isso, perto de 700 paus a menos. As tabelas do IRS mudaram e estou a descontar menos, logo vou sempre receber menos.

1 Curtiu

Depende da liquidez da venda que usou para a compra.

O valor a reenvestir é o que “sobra” da venda deduzido de um possivel empréstimo bancário, esse montante que der obriga-a a pagar essa verba a pronto para fazer o reeinvestimento.

Imagina, vendeu por 220mil, tinha um empréstimo à data de 100mil. Obriga-a a pagar dos 250mil que comprou a seguinte, a pronto os 120k que “sobraram” da que vendeu.

Reeinvestimento e cálculo das mais valias são conceitos diferentes, que o pessoal acha que é a mesma coisa e depois tem destas surpresas.

Compras e vendas convém pedir ajuda a quem percebe da coisa, e sem desprimor de ninguém, não é a pessoal ligado às agências imobiliárias.

2 Curtiram

Por vezes nem a contabilistas

Não quis ser tão directo, mas já que insistes ahahah às vezes, nem pessoal da minha área sabe calcular.

Mais vale pagar 250€ por uns cálculos e evitar estas brincadeiras.

Este ano, livrei um de pagar 25k em detrimento de pagar “apenas” 7k. E cobrei-lhe bem…

Outra coisa que o pessoalse esquece…“não basta” reeinvestir na HPP, e preencher no IRS esse reeinvestimento…convém mudar a morada. Sem a morada alterada (depois do reeinvestimento) já foste…

Mais Valias e Cálculo de margens de lucro são duas coisas que o pessoal confunde tanto…

2 Curtiram

O que é normal pois a retenção na fonte que é feita mensalmente diminuiu.

Em vez de baixarem os impostos que pagamos anualmente, que são demasiado altos, andam a baixar apenas a rentenção que é feita todos os meses

1 Curtiu

Deu-me um alerta a quando da submissão do IRS, no Anexo E que dizia que os rendimentos declarados são inferiores aos conhecidos pela AT, tive uns juros da XTB e uns dividendos de ações que coloquei assim como as retenções. Optei por entregar na mesma, porque não vejo nenhum erro. Aconteceu com mais alguém?
O código do erro é o 029w, pesquisei e aconteceu a mais pessoas em outros anos, a maioria diz que é um erro do software, só espero que não me dê divergência, porque isto já vai demorar em virtude de ter anexo J.

O que isto quererá dizer?

Diria que receberás uma carta a explicar isso mesmo.

1 Curtiu

A cena é que fui fazer a correção e ele não apitou nada quando fui validar o que é estranho.

1 Curtiu

Ao fazeres a correção, isso diz-te qual é o erro.

Também recebi hoje esse alerta. No meu caso, tinha colocado mal o NIF da universidade e como era diferente do ano anterior (obviamente..), tive de retificar.

1 Curtiu

4 Curtiram

Hum? Como assim, tenho quase 29 anos fiz o curso (Licenciatura em 2020 com 24).

Este ano está lento.
Irs automático metido há quase 2 semanas e ainda aguarda validação.

O meu foi “metido” dia 4 e já cá mora!

Este ano a licenciatura já não é necessária .
Vê se não mudou nada nem te falta preencher algum quadro