iPhone 5 (New iPhone) [Lançamento 12.09.2012 às 18h]

[size=14pt][b]A sexta versão do iPhone vem aí e continua a gerar expectativa[/b][/size] 11.09.2012 - 21:40 Por João Pedro Pereira

Já é o sexto modelo, mas nem por isso deixa de ser aguardado com expectativa, tanto por consumidores fãs da marca, como pelos concorrentes que, desde 2007, têm seguido atrás do conceito de smartphone que a Apple introduziu no mercado. Esta quarta-feira, às 18h (hora de Lisboa), numa conferência em São Francisco, será mostrado o novo iPhone.

O anúncio surge numa altura em que as vendas do iPhone abrandaram e estão a crescer menos do que o resto do sector, um fenómeno que acontece porque os consumidores estão precisamente à espera do novo modelo e porque o alargamento deste mercado também tem sido conseguido graças aos modelos mais baratos com que a Apple não compete.

Segundo números da analista IDC, a Apple foi responsável por 16,9% de todos os smartphones enviados para o retalho ao longo do segundo trimestre deste ano, um valor que é uma quebra face aos 23,1% do trimestre anterior e aos 18,1% do segundo trimestre de 2011. Esta quota de mercado perdida foi sobretudo conquistada pela profusão de dispositivos Android, que se dirigem a vários segmentos e cujos preços que começam nas poucas dezenas de euros. Já o crescimento do Windows Phone, da Microsoft, é residual.

A apresentação da Apple tem sido antecedida pela habitual abundância de rumores, mas não há informações oficiais. Uma das dúvidas é saber se a empresa vai manter o tamanho do ecrã nas 3,5 polegadas que tem usado desde sempre ou se acompanha a tendência do mercado, onde surgiram telemóveis de ecrãs significativamente maiores. A Samsung, líder no sector e a grande rival, é uma das marcas que tem apostado em telemóveis com ecrãs muito maiores do que o iPhone, como é o caso do best-seller Samsung Galaxy III, que tem um ecrã de 4,8 polegadas.

Com a chegada de um novo iPhone, e se a Apple mantiver o que fez nos anos anteriores, alguns modelos antigos continuarão à venda, a um preço mais reduzido. Esta estratégia tem permitido à empresa trabalhar apenas num smartphone por ano, mas acabar por ter aparelhos para diferentes patamares de preços e chegar a consumidores que não estão dispostos a pagar pelo topo de gama.

O evento da Apple, que poderá também trazer outras novidades para lá do iPhone, acontece poucos dias após a Nokia ter mostrado as mais recentes apostas: os modelos Lumia 820 e 920, já equipados com Windows Phone 8, a mais recente versão deste sistema operativo. O anúncio (em que a Nokia não anunciou preços, nem datas) foi marcado por críticas surgidas depois de se tornar público que a empresa mostrou durante a apresentação imagens supostamente gravadas com a câmara do Lumia 920, mas que afinal tinham sido captadas com outro equipamento.

Rumores em relacão às novas features (em inglês):
[]Taller 4-inch display with 1136×640 resolution
[
]Unibody, two-tone design
[]Apple’s next generation A6 chip
[
]Global 4G LTE support
[]Thinner than iPhone 4S
[
]In-cell display technology
[]Ability to take Panoramic photos
[
]1GB RAM
[]Marginally increase in capacity of battery
[
]New smaller dock connector
[]NFC chip
[
]Completely redesigned in-ear headphones
[*]iOS 6 with over 200 new features

:mrgreen:

A mim interessa me mesmo é o novo IOS,tenho o 4s e sinceramente este novo iphone não me diz muito.

Seria interessante se tivessem conseguido aumentar o ecrã sem que isso significasse ter um telemóvel maior,não apreciei muito a solução que encontraram.

[youtube=650,535]Steve Jobs: Resurrection (iPhone 5 Parody) - YouTube

:mrgreen:

Muito bom :lol:

Eu ja tenho o novo IOS e não vejo grandes diferenças. Apenas umas melhorias, adicionadas linguagens ao SIRI, removeram a aplicação do Youtube e não muito mais.

Aí está ele:

E confirma-se praticamente tudo o que tinha saído nos rumores.

Apesar de não me agradar o aumento no tamanho, fico contente que ainda assim caiba na mão ou no bolso como o meu velhinho 3G (porque se eu quisesse uma coisa maior comprava um iPad ???).

É a 1º imagem que estou a ver do novo iPhone e parece-me igual ao 4S mas maior.

Sentes melhorias na autonomia da bateria?

Devo confessar que sim. Ha de facto uma pequena melhoria em relação a autonomia da bateria.
Esqueci-me também de mencionar o grande upgrade que fizeram nos mapas. Foi a coisa que mais gostei.

Safari em fullscreen,estava á ver que nunca mais faziam isto :slight_smile:

Gostei das novidades do IOS e Itunes,e tenho curiosidade quanto aos novos phones.

O Iphone novo não me consegue mesmo convencer,continuo a achar que não foi a melhor solução que encontraram para o aumento do ecrã.

Que flop.

O Android e o Windows Phone 8 têm aqui uma grande oportunidade de ganhar mercado.
A câmara do Nokia Lumia 920 arrasa com tudo.

O iPhone 5 tem as mesmas dimensões do iPhone 4s (excepto em expessura - o 5 é mais fino)!

A parte do flop talvez seja verdade… não traz grandes novidades além de ser mais fino, do novo processador 2x mais rápido e da câmara que foi apresentada com grande cagança, mas não estou dentro do assunto, por isso não sei a sua cotação em comparação com a do Lumia…

Mas daí a o Android e o Windows Phone terem oportunidade de ganhar mercado… Não tem nada a ver uma coisa com outra. O competidor do Android e do Windows Phone é o iOS 6 que saíu há poucos meses e não o iPhone em si.

Nokia Lumia 920 - 16 pontos
iPhone 5 - 10 pontos
[url]http://versusio.com/en/apple-iphone-5-64gb-vs-nokia-lumia-920[/url]

(…e a maioria dos pontos do iPhone são conseguidos simplesmente porque este é mais pequeno.)

Mentira. A única medida que tem igual ao 4S é o comprimento.
O 5 é mais alto, mais fino e mais leve! :wink:

Eu sou um dos maiores defensores da Apple que eu conheço, mas aqui nem estava a comparar o iPhone ao Lumia. Ainda assim fui ler esse “estudo” e… epá, obrigas-me a responder…

Olhemos para os pontos do Nokia:

Has free navigation software
Este ainda por cima está errado, desde o iOS 6 já existe uma aplicação de mapas.

Has a brand lens
Has a two-stage shutter

Estes nem percebo a vantagem, mas eu sou um ignorante no campo da fotografia, por isso vou admitir que até possam ser importantes.

Can be charged via standard USB cable
Também podia ser visto pelo lado de a ligação no iPhone ser muito mais rápida pelo facto de ser Thunderbolt (se bem percebi pela apresentação)

A little higher pixel density
Diferença extremamente marginal

Has built-in optical image stabilization
Segundo a apresentação, o iPhone 5 também tem.

Has NFC
Who cares? Também se podia dizer que o iPhone 5 suporta 3 novas tecnologias sem fios e eram logo mais 3 pontos.

Vastly smaller semiconductor size/newer CPU
Who cares?

E ainda há um YES vs NO que nem tem descrição…

Já no lado dos pros do iPhone penso que o único irrelevante é o BT 4.0.

Pelas minhas contas já vai em 9-9 e ainda estou a dar o Wireless Charging de borla e note-se que o “Faster Download” é só um ponto. “Better Camera” também podia ser só um ponto e ficava 9-4…

Por fim… desvalorizaste o facto de os pontos conseguidos pelo iPhone serem simplesmente resultado de este ser mais pequeno… Já pensaste que por esse mesmo motivo tem que ter uma bateria mais pequena e tem menos espaço para a câmara?

EDIT: Já agora, e porque como já disse, não grande entendido… Sou apenas um apaixonado pela Apple, eis o primeiro resultado da pesquisa “iphone 5 vs nokia lumia 920” no google:

[url]Know Your Mobile | The #1 Phone Blog on The Web – News, Reviews, Advice & Tech Tips

Resumindo:

O iPhone ganha em Storage, Display e… Câmara
O Lumia ganha em Formato e… Sistema Operativo (por o W8 ser uma inovação ao contrário do iOS6)
Empate no processador.

Pra mim as grandes vantagens vão ser, claro está, o Siri, os Maps, as 8h de navegacão em 4G LTE e o FaceTime na rede 3G (esta é mesmo a minha preferida ;D).

Enjoy 8):

iPhone 5 Hands On

Irei muito provavelmente comprar…

Veremos as ofertas que a Vodafone tem para os seus clientes…

Eu também acho que vou finalmente meter na reforma o meu velhinho 3G (que mesmo assim ainda funciona na perfeicão como no primeiro dia em que o comprei… há mais de 3 anos e meio atrás). :mrgreen:

Estás como eu…

Só que eu estou ainda pior que tu…estou na versão 3.1.2!!! Sim sim…eu sei! Não comentem… :wall: :wall: :wall: :wall: