Investir na Bolsa

Andei a ler o tópico da crise mundial e já vi que temos experts. Assim, gostava de saber o básico sobre como investir na bolsa pois estou a pensar no inicio do próximo ano (se a coisa melhorar) meter algum e brincar um pouco a ver se pega.

  • Como começo?
  • Onde investir?
  • Como prever?
  • Quanto devo investir para o “jogo” ser minimamente significante?
  • Que bibliografia devo ler?
  • A que sites, jornais, canais devo estar atento para saber de tudo “um pouco antes”?
  • O que faz variar o preço duma acção?
  • O que é especular?

Obrigado! :wink:

Um site de um amigo meu, é totalmente não alinhado no “sistema”, um tipo muito inteligente mas também bastante polémico.

http://www.thinkfn.com

De resto, tens que ler muito antes de entrar, as perguntas que fazes são muito básicas, mas o que não falta por aí são sites sobre o tema. Não te fies muito nos sites de jornais, nem nas recomendações das casas especializadas, normalmente têm posições que lhes interessa promover e portanto uma noticiazinha no momento certo é óptimo para vender uma posição que têm encalhada :wink:

Para uma leve introdução ler isto: Stock market - Wikipedia depois na coluna ao lado aparece lá tudo o resto que interessa.

Depois ler isto: CALDEIRÃO DE BOLSA - Ver Fórum - Artigos Didácticos e este fórum de um modo geral é muito bom. Este também apresenta bons artigos: http://www.analisesdebolsa.com/portal/.

Depois aconselho, para ficares informado sobre outras formas de investimento nos mercados (com mais risco) para além das acções: http://bancobest.iitech.dk/PT/education_products.asp.

Em inglês, este site http://stockcharts.com é bom e passo os links onde existem artigos teóricos muito bons para aprendizagem:

[url]http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:overview[/url]
[url]http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis[/url]
[url]http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators[/url]
[url]http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:market_analysis[/url]
[url]http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:trading_strategies[/url]
[url]http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:glossary_a[/url]

Aqui uma espécie de mega-dicionário sobre investimento: http://www.investopedia.com/.

Mas tudo isto apenas para uma curta e fácil introdução, porque passo a dizer os livros que considero absolutamente essenciais qualquer negociador ler antes de se iniciar, porque nada pior que um negociador que não esteja devidamente informado (um suicídio):

  • “Ganhar em Bolsa” de Fernando Braga de Matos, o único livro português sobre o assunto que vale a pena ler. É excelente, porque explica de forma muito simples e bem-humorada como qualquer pessoa pode entender o mecanismo dos mercados e negociar. Não tem defeitos a apontar, é extremamente completo.

  • “Reminiscences of a Stock Operator” de Edwin Lefèvre, um dos grandes clássicos. Conta a história de Jesse Livermore, para muitos o melhor negociador de sempre que várias vezes ganhou fortunas, acabando sempre por as perder, e da última vez suicidou-se. Um livro importante para vermos a experiência de uma pessoa que sobe ao Evereste e desce às trevas. Aprendem-se alguns dos maiores erros nos mercados.

  • “The Disciplined Trader” de Mark Douglas, quanto a mim o melhor livro sobre a psicologia dos mercados.

  • “Market Wizards”, “The New Market Wizards”, e “Stock Market Wizards” de Jack Schwager. Três livros muito bons com entrevistas a muitos dos melhores gestores de fundos e negociadores nos mercados. Todos eles falam dos seus métodos, da sua forma de negociar, da sua história, etc.

  • “Technical Analysis of Stock Trends” de Robert Edwards e John Magee. É um manual essencial para aprender Análise Ténica, uma ferramenta essencial a qualquer negociador.

  • “Technical Analysis of the Financial Markets” de John Murphy. Outro excelente livro sobre Análise Técnica, indispensável.

Já investi na bolsa, ganhei algum no inicio e no final do ano passado perdi algum dinheiro, o que me fez acabar de vez com a brincadeira.

Nesta altura é melhor estar quieto! o PSI20 está a cair 8% e já esteve nos 9!! :xock: Mini crash meus caros!

Alguém sabe de um bom streamer (de preferência grátis :mrgreen:) para acompanhar em tempo real o PSI 20?

É que como isto está só acompanhando ao segundo: a Galp chegou aos 9€ (pelo menos é a actualização mais recente do DE) mas pelos vistos já subiu aos 9.80€…Sempre eram uns dinheiros que podia ganhar. E amanhã deve ser um dia de correcção (mas já não digo nada :-X).

Só sei é que estou a arder com a minha REN: só de pensar que já estiveram a valorizar quase 40% e agora estão a baixo do preço de compra :’( É o que dá esperar pelos dividendos…

EDIT: Agora que o descalabro acabou, por hoje, uma questão: será de pensar numa entrada na GALP, na EDP e na EDPR (mais a última) agora que estão em queda? É que já este fds se falou nos benefícios do plano do Uncle Sam para as renováveis e digamos que agora sim a renováveis está a um preço apetecível :slight_smile:

Eu utilizo o do BIG on Line, mas tens que abrir conta.

Quanto aos preços de algumas acções, o problema é mesmo esse, estão apetecíveis mas acabam quase sempre por descer ainda mais. Acho que nesta altura do campeonato o risco de investir na bolsa é enorme!

o ideal é nao seguir as recomendações de ninguem, porque a bolsa é um local de alto risco, logo ninguém consegue prever o que vai acontecer, principalmente nestas alturas de crise. Não ha analises técnicas que valham.

Tens de ser tu a investigar o historial de cada uma das acções, saber o potencial das empresas e definir um perfil. Se a longo ou a curto prazo, e nunca seguir price targets ou recomendações de compra ou venda. É como tudo, ou tens “queda” para o assunto, ou então não vale a pena. E ter principalmente disposição para perder dinheiro. NUNCA invistas dinheiro que possas a vir a precisar, e não entrar em pânico nestas alturas. Saber esperar é na minha perspectiva uma virtude.

Podes começar pelos fóruns. Dois que conheço de excelente nivel: O caldeirão de bolsa do Jornal de Negócios www.negocios.pt e o www.zonafranca.pt.vu

Segundo sei, ter connections na área empresarial também é bom, já que permite perceber antecipadamente as empresas que vão por bons caminhos e que mais tarde ou mais cedo irão dar “o salto” para outros patamares.

Pelo contrário, este é o melhor momento para investir e assim se fizeram boa parte das maiores fortunas mundiais. A pena que eu neste momento tenho de ser um pobre coitado, e de não ter uns milhares de euros para investir.
Existe uma especie de “lei” na economia que diz que os mercados sobrevalorizam noticias de potencias ganhos e de potenciais quebras. E que mais importante ainda reagem mais a noticias de quedas que a noticias de subidas.

O mundo está de pantanas e toda a gente está com medo, a volatilidade dos mercados deve estar a niveis só comparáveis talvez com o grande crash da bolsa norte americana, o que implica maior risco mas maiores oportunidades de ganhos.
depois é assim, os ganhos na bolsa não se vêm ao dia ou ao mês, vê-se a maioria das vezes a longo prazo, a 5, 10 anos e daí a lei soberana de não investir dinheiro que se precise para o dia a dia.

Uma outra “lei” e esta sim uma lei é a do não colocar todos os ovos no mesmo cesto, e particularmente neste caso, na minha opinião (não sou um verdaeiro especialista ainda apesar de me considerar para a minha idade um profundo conhecedor, salvo a imodéstia) é a de que neste caso se deve comprar tudo quando esteja pelas ruas da amargura (sendo que se devem evitar a banca estrangeira pelo risco das nacionalizações), salvo excepções.

quanto às questões do primeiro post eu tenho vários livros de estudo sobre diversas matérias de mercados financeiros bem como algumas notas das minhas aulas se quiseres é só dizeres, mas existe uma professora minha que diz e na minha opinião, para se ter cuidado com a leitura de determinada bibliografia dos denominados gurus das finanças, ou seja de gente que já ganhou muito nos mercados financeiros. O que acontece é que essas pessoas consseguiram ganhar porque inovaram, hoje já “toda a gente” conhece essas estrastégias e como tal elas poderão estar esvaziadas, no entanto é sempre bom aprender com os melhores ver como o fizeram e estabelecermos o paralelo entre o o que passou e o que se passa ou vai passar.

Isso é se fores um investidor institucional (como o Berardo). Se fores um pequeno investidor de pouco te vale, e só te pode prejudicar, porque as bolsas não seguem as tendências que as pessoas desejam ou lhes adivinham (esqueçam o jornalismo económico ou os “price-targets” das corretoras, são como as previsões da Maya, ou quando muito reflectem interesses próprios).

As pessoas é que têm que seguir as tendências das bolsas e não julgar o contrário. O que não faltam são rumores e falsos conselheiros. Cada pequeno investidor deve seguir o seu caminho, fazer as suas próprias análises (hoje existem milhares de ferramentas para isso), e mais importante que tudo seguir uma estratégia própria que o permita ganhar.*

Porque se não se ganhar mais vale estar quieto, existem sempre os fundos de investimento ou os gestores de carteiras que podem fazer esse trabalho, dar ao investidor a ganhar dinheiro.

* Como já referi, ler o livro “Ganhar em Bolsa” de Fernando Braga Matos, lá explica tintim por tintim como perceber as bolsas, ver as tendências, etc. O livro é perfeito para pequenos investidores como nós.

Bom, esse tipo de mentalidade é o que leva dezenas de investidores a perderem muito dinheiro nestas alturas e muitos depois a suicidar-se. Na bolsa costuma dizer-se que tentar adivinhar fundos, é como correr debaixo de uma chuvas de facas. Como disse deve-se seguir sempre a tendência vigente e nunca ir contra ela. É uma regra de ouro dos mercados.

Pensar que agora que as bolsas estão a descer, as acções estão baratas e é altura de comprar, é absolutamente suicida. Porque nunca se sabe o que podem ainda vir a descer. Também em 2000 quando rebentou a bolha das empresas “tecnológicas”, passados uns meses houve uma altura de alívio em que os investidores pensaram que já tinha acabado o pesadelo, mas a verdade é que continuou em queda e as bolsas só pararam de descer em 2003. Muitos se queimaram, Isso acontece sempre em qualquer crash, já aconteceu neste e vai continuar a acontecer. Só se deve voltar a comprar quando existirem sinais inequívocos de viragem, o que não acontece neste momento, bem pelo contrário.

Isso não é assim e é muito fácil de explicar, no dia em que inequivocamente as acções estiverem com tendência para crescer tu ou eu já não iremos a tempo de investir porque os mercados înteriorisaram essa tendência tendo retirado os proveitos da mesma.
Por isso é importante não investir dinheiro de que necessitemos no dia a dia, porque não se sabe a que prazo começará a dar “lucro”.
Outro erro recorrente é dizer-se que a determinada altura estamos a perder, só se perde ou ganha no dia em que se feche a posição ou seja neste caso se vendam as acções, por isso mesmo que compre hoje uma acção que durante o último ano desvalorizou vamos supor 60% e se ela nos próximos meses desvalorizar mais 20% não teria razão nenhuma para me suicidar porque tenho uma forte convicção que a longo prazo ganharei.
Mais um erro é comparar o que se passou com as dotcom com o que se está a passar agora, é certo que têm paralelo as situações mas têm que ver com activos diferentes. Num caso o preço das casas é que estava demasiadamente sobrevalorizado (bastante mais que as acções estão), e no outro caso eram as acções que estavam sobrevalorizadas, o que faz o investimento em acções bastante mais arriscado que agora.

Quanto às tendências da bolsa essas sim são perigosas para se fazer previsão, no caso de estares a falar de análises cartistas.

Não tenho a mesma opinião. Enquanto a curva for descendente, que é o caso actual, não aconselho ninguém a investir.

Nesta altura é melhor aplicar o dinheirito numa aplicação a longo prazo.

Edit: PSI20 desvaloriza 5% neste preciso momento! Como vês…

Mas que importa isso? estavas à espera de comprar ontem e vender hoje? uma aplicação a longo prazo pode ser adquirir acções.A análise dos mercados financeiros não é feita por gráficos, e quem o fizer está a errar, na minha opinião claro (e não só na minha).
Um exemplo claro do que as expectativas fazem é o facto de depois do plano aprovado pelos norte americanos as acções terem caido ainda mais. Porquê?Porque continua o clima de desconfiança e as pessoas comportam-se pelo tipico comportamento de rebanho, e o que seria uma lufada de ar fresco para as bolsas com a aprovação do plano não o foi no dia seguinte porque o mercado já sabia que ia ser aprovado à segunda vez e já tinham interiorizado esse factor.
Quem diz que se deve seguir a tendência antes da crise das dotcom poderia muito bem ter comprado acções, até certo ponto a tendência era de subida. Depois aí sim as pessoas tinham motivo para se suicidar. Não invistam a olhar para gráficos, ou a olhar só para gráficos.
Mais uma nota para dizer que as crises podem de certa forma ser anttecipadas (apesar de não existir um indicador conclusivo). Para os entendidos em Economia uma das formas poderá ser a análise da regra de Taylor, que nada tem que ver com análise gráfica ou de tendências.

Não existindo sinais de uma sobrevalorização tal que fizesse determinadas empresas perderem num ano 60 e 70% do seu valor, e não existindo risco de falência ininente este é o melhor momento para comprar acções, mais uma vez na minha opinião.

Se te lembrares do ano passado, quando se ouviu pela primeira vez na crise do sub-prime, muita boa gente pensava, que numa determinada altura, era o ideal para entrar na bolsa. O que aconteceu desde lá? Conheço pessoas que neste momento não sabem o que fazer à vida. Como tu disseste e bem, ainda não perderam dinheiro, pois não venderam, mas por quanto tempo eles vão continuar com o dinheiro empatado? Ok, só passou ainda um ano.
Recordo-me também da crise pós 11 de Setembro, onde por exemplo eu tinha acções da EDP, compradas em 1998. Quem quis fazer mais valias teve que esperar por 2006!Eu não consegui mantê-las tanto tempo. Como eu, também aconteceu com muita gente.

Tens assim tanta certeza? Já viste o que está acontecendo um pouco por todo o mundo?

Anunciado corte concertado dos juros pelos maiores bancos do mundo :xock: Para eles estarem a fazer isto é de uma pessoa ficar com os cabelos em pé só de pensar no quão preta a situação deve estar.

Agora é esperar para ver como reagem as bolsas, mas se forem como eu, não iam ficar muito contentes :-\

Nesse aspecto tens razão de indicar que é dificil perceber quando pára de descer, no entanto no caso das acções da EDP elas foram compradas antes e como tal é natural que demorem bastante a voltar a subir. Certamente que quem comprou após o 11 de Setembro não teve que esperar tanto tempo e ai sim segundo o que defendo se deve ionvestir com maiores probabilidades de ganhos.
Quanto à crise do subprime no inicio também tens razão, mas ai é necessário que se compreenda o que pode vir ai mais. E digo-te estamos longe de a crise terminar, e se poerceberem as repercussões que terá.
No entanto maioria das empresas que desvvalorizaram elas não têm repercussão directa na crise, ou seja não foi por elas que a crise se deu, à data à priori as suas cotações não estavam excessivamente sobrevalorizadas que levassem às quedas a que assistimos. As quedas dãose em muito pelos receios das pessoas (normais) de que a banca tenha uma implosão e que arraste todas as outras empresas, como mesmo não estando na falência até ver já levaram a maior economia mundial para a recessão.

Mas tudo bem, até na literatura estas questões não são taxativamente como digo nem como vocês dizem, existe quem defenda de uma forma e quem defenda de outra forma. Esta minha sinceramente parace-me a mais acertada, no entanto não sou dono da verdade e muito dificilmente algum dia o serei. Mais uma nota para dizer que no meio académico a análise gráfica pura não é vista com bons olhos.

os mercados bolsistas já assimilaram a grave crise onde estamos inseridos há muito tempo, a desconfiança impera desde há mais de uma ano para cá. por isso penso que no curto este corte das taxas dê possibilidade a um bom ressalto (palpite).

nestas alturas de pessimismo as pessoas têm medo de investir, o pânico paira no ar, por isso a tendencia para as pessoas se afastarem, mas a verdade é que um investidor do longo prazo nao precisa de adivinhar necessariamente o fundo, apenas o bom senso de perceber que é nesta ou noutra altura o momento indicado para investir, e nao investir todo o dinheiro disponivel para investir, de uma vez.

Um investidor de longo prazo nao investe para daqui a um mês ou ano (por isso se chama longo), e interioriza que daqui a um ano pode estar a perder (ou ganhar, ninguem sabe), mas daqui a uns bons anos recupera e ganha bem. Mas cada cabeça sua sentença, o investimento em acções será mais proveitosa que um DP, mas com RISCOS ASSOCIADOS. Ha acções no PSI que estão com cotações de nivel impensavel, como Soane, Soane Industria, BCP e EDP… outras mais haverá concerteza.

MAS CADA UM DEVE DECIDIR POR SI, NÃO SIGAM OS CONSELHOS DE NINGUÉM, o que acabei de fazer foi emitir uma opinião.

Claro isto são opiniões, e tão válidas umas como outras. O que aconselho verdadeiramente é a que leiam sobre o assunto e perguntem a verdadeiros especialistas e formem as vossas opiniões~, não porque alguém disse seja o que for mas que com as experiências de outros e com os conhecimentos teoricos cada um chegue a uma conclusão do que será melhor (talvez eu no primeiro post tenha dado umas ideias que a quem lesse parecesse que estou completamente certo do que digo). Não estou.
Eu tenho uma professora de Economia Internacional que diz que a longo prazo, é impossivel ter lucros anormais na bolsa, e eu discordo dela, no entanto ela tem mais 20 anos de experiência disto que eu e a probabilidade de la estar certa é muito maior que a minha, o que não me impede de ter as minhas próprias ideias.

Desde já obrigado pela ajuda, pois eu tinha exactamente a mesma dúvida do Majestade!

Sou um beginner nestas andanças mas ultimamente (como vou estudar Economia na universidade) tenho começado a ler uns livros de Economia. Li o “New paradigm of financial markets” de George soros, self made billionaire onde ele propoe uma nova teoria para explicar o estado da economia mas diz tambem o que se passa neste momento e o que se vai passar no futuro. No livro ele refere que investir na China e principalmente na India serao duas grandes apostas. Refere tambem que nos proximos anos podera-se fazer fortunas facilmente (so nao diz como >:D )

Tenho tambem em lista de espera para ler o “You can be a stock market genius” do joel greenblatt