Investir na Bolsa

Acho que a diferença de pontos de vista que aqui há é porque uns pensam na bolsa como uma espécie de Bwin.com e outros olham a longo prazo.

Quem olha a curto prazo, fiado na especulação pura, o mais provável é mesmo que perca dinheiro, porque quem manipula o mercado é quem tem volume e não os pequenos accionistas, que ganham em algumas e perdem noutras e dificilmente compensará. Ok, podem ter sorte num dia, ganham 5%, mas apostam esses 105% no dia seguinte, perdem 3% e estão quase na casa de partida.

O longo prazo definitivamente compensa, sobretudo em acções não sobrevalorizadas e de empresas sólidas. Uma EDP valerá sempre muito, e crescerá sempre todos os anos enquanto estiver neste mercado de monopólio. Uma PT idem. Um banco idem, embora estejam agora a levar no pelo, mas não duvidem que esses não batem no fundo, os governos não deixam, e está a acontecer agora precisamente a defesa dos bancos como seria de esperar. Ao fim e ao cabo, as acções baseiam-se também na economia real, e esta cresce todos os anos, ou pelo menos cresce de certeza no espaço de uma década.

Mas cuidado, houve uma excepção em 1930, poderá haver outras (não considero o estoiro das dot com uma excepção, era óbvio para alguém do meio das dot com que aquilo ia estoirar porque era impossível que aquelas compras a preços astronómicos de empresas de vão de escada e os planos de negócios mirabolantes de algumas dessas empresas eram fantasias nas cabeças deles e a economia, e a bolsa, não vivem, a longo prazo, de fantasia, mas de resultados.

Ele pode fazer até facilmente porque como o Alemid tem algum poder de mercado o que é reservado a poucos magnatas mundiais e a algumas instituições. E quem tiver uma estratégia ou uma ideia para ganhar dinheiro na bolsa “facilmente” de certo não a conta, primeiro faz dinheiro depois daqui por uns anos escreve um livro a contar como foi :slight_smile: .
Esse homem (soros) é a maior lenda da especullação mundial , considerado o especulador nº1,por ter conseguido bater um dos maiores agentes dos mercados financeiros que é o Banco Central Inglês. Antes dele muitos outros tentaram fazer o mesmo e lixaram-se com “f” grande. Num mês apostando na desvalorizxação da libra estrelina conseguiu ganhar 1 bilião de dólares, e tirou a libra estrelina do Sistema Monetário Europeu, porque o BCentral ficou sem reservas para para defender a moeda. Até hoje acho que foi mesmo o único a consegui-lo e dificilmente mais alguém o fará porque hoje em dia os BCentrais têm acordos entre si para se ajudarem em casos desses (mas também se achava quase impossivel o que o Soros fez…).
Nunca li o livro, nem sequer tinha conhecimento da sua existência para ser sincero, mas quando tiver tempo vou lê-lo, mas por agora tenho que começar a fazer algo da vida que estes últimos tempos têem sido uma vergonha.

Esse Soros é um cancro, uma espécie de fifica da alta finança (aka especulação) a nível mundial.

Apesar de ser das lides humanísticas, também vou começar a ler um livro do George Soros chamado " Globalização". Aconselhas a leituras desse livro que leste do Soros?

Alemid, seja qual for o prazo de negociação (longo, curto ou médio prazo) e seja qual for o tipo de investidor (pequeno, grande ou “institucional”) esta é de um modo geral uma péssima altura para comprar. Achas porventura que por exemplo existe algum fundo de investimento (que investem a longo prazo) a comprar acções neste momento? Pelo contrário, está tudo a vender.

Nestas alturas os fundos de investimento e os grandes investidores procuram outras alternativas e refugiam-se nos títulos de tesouro e obrigações (que nestas alturas compensam bastante), no mercado cambial, e no mercado de futuros (que permite short-positions nesta altura, isto é, vender primeiro para comprar depois, ganhando dinheiro com as descidas).

Mesmo quem pensa no longo ou muito longo prazo compra em todas as alturas, menos nestas, onde não existem os mais remotos sinais de recuperação e quando nunca se sabe se os mercados ainda descem mais 20, 30, 50 % nos próximos meses ou anos. Ou achas que algum fundo ou grande investidor se arrisca a desvalorizar durante algum tempo a sua carteira na casa das dezenas %, nunca tendo garantias se depois volta a atingir os níveis actuais? (ex: as dot.com e as tecnológicas nunca mais voltaram a atingir nem de perto os valores de 99/2000/2001, apesar de continuarem a ser um dos sectores mais rentáveis em todo o mundo).

Nestas alturas como disse, os grandes investidores que investem a longo prazo não compram acções, procuram as alternativas que já referi acima, e só voltam a comprar acções quando os mercados atingem um fundo efectivo e depois começam a dar sinais inequívocos de viragem. Adivinhar fundos é como apanhar facas, e em crises com esta a malta do grande papel só compra quando vê que as bolsas já “esvaziaram” tudo o que havia para “esvaziar” e que a partir dali só há potencial de subida, porque a eles não lhes interessa comprar a meio da descida, interessa é comprar lá no fundo da descida onde depois já se começa a vislumbrar alguma inclinação a subir.

Mas para a malta que negoceia acções e acha que comprar neste momento é bom, então força nisso. No final de contas o que interessa é ganhar dinheiro, e se conseguirem é o que interessa. Mas nas bolsas existem padrões gerais e eles repetem-se, e se há coisa que nunca mudou nos mercados foi a sua parte psicológica, sentimentos como a ganância, o desespero, o pânico, o deslumbramento, entre tantos. São sentimentos universais e intemporais de quem negoceia nos mercados. Esse pensamento do “isto já desceu tanto, está baratíssimo, é boa altura para comprar - vou comprar agora porque não acredito que isto desça durante muito mais tempo, ou mesmo que desça depois vai recuperar” é uma das atitudes mais frequentes dos investidores em alturas de crise e um dos mais básicos erros na história dos mercados. Sempre resultou mal.

Como dizia o Jesse Livermore (um dos maiores “traders” de sempre), “depois de passar muitos anos em Wall Street, ganhando e perdendo milhões de dólares, eu quero-vos dizer o seguinte: nunca foram os meus pensamentos que me fizeram ganhar as grandes fortunas, foi sempre quando eu estive sem negociar”. Ou seja, muitas vezes ganha-se muito mais estando parado, ficando de fora sossegado, e esperar que o tempo das verdadeiras oportunidades apareçam. Regra de ouro nº 1 nos mercados: nunca contrariar a tendência dos mercados, procurar sempre segui-la.

Sinceramente nao te posso dizer se o aconselho ou nao. Isto porque nao sou muito experiente na area, isto é nao li muitos livros. Posso dizer que o livro me ajudou a perceber certas coisas que nao tinha noçao. Talvez aqui te possas orientar melhor e ver algumas opinioes.

http://www.amazon.com/New-Paradigm-Financial-Markets-Credit/dp/1586486837/ref=cm_cr_pr_product_top

Obrigado!

Ricardo Martins Pereira, depois diz aí quando é o fundo, para a gente desatar a comprar :stuck_out_tongue:

Desculpa lá Ricardo, mas é impressionante como defendes com tanta certeza algo que é no minimo não é concensual indicando-o como lei, que não o é.
Só em resposta um video do escritor da especialidade Fernando Braga de Matos, hoje de manhã, dá a entender que o pior já pode ter passado e que pode ser plausível alguém pensar assim, apesar de depois ele dizer que não estava a defendê-lo. Começa aos 17 minutos.
Logo de inicio apesar de não dizer algo absurdo, diz algo que nenhum economista deveria dizer daquela forma e que tem que ver com a certeza de a bolsa continuar a subir secularmente e por isso ir continuar a subir, o que não se pode dizer com certeza absoluta.

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=12711&idpod=18019&formato=flv&pag=recentes&escolha

Já agora em entrevista a que se encontra no caldeirão da bolsa:

"UP: Aprecia a estratégia de “comprar em baixa e vender em alta” ou “comprar em alta e vender ainda mais em alta”?

FBM: A estratégia fundamental que preconizo é a “Timing the Market " e seguir a Tendência. Isto dito, não há mal nenhum, pelo contrário, em acoplar uma estratégia oportunística, a que eu chamo “ir aos saldos”.”

http://www.caldeiraodeapostas.com/article.php?iId=511

Mas atenção ele na entrevista já fala em PER o que me deixa mais descansado, sinceramente.

Outra questão são os fundos de investimento, que por acaso nem têm grandes resultados, existe um estudo de Elton, Gruber e Hvlarka (1990) (apesar de se admitir que poderá existir enviesamento de sobrevivência nos resultados), que indica que devido às comissºoes que as pessoas pagam em média os fundos não conseguem uma rendibilidade que compense mais que ter sempre uma carteira que replique exactamente o que existe no mercado, portanto a sua gestão poderá não ser das melhores em média claro está.

a grande questão Romero é que já há acções completamente de rastos, e com menor potencial de queda acentuada, porque ela já existiu. Ha PER’s baixissimos hoje em dia, e empresas com grande endividamento viverão agora um pouquinho mais desafogadas com a baixa de taxa de juros. Ninguém sabe de facto a profundidade desta crise, os economistas têm opiniões distintas, não se sabe se a economia real será fortemente afectada.

Existe uma recessão ou uma potencial recessão (de fora ficam os cowboys, que este ano vão crescer mais de 1% !!!), mas em números não preocupantes, se houverem operações no mercado financeiro de forma global e com grande empenho, esta pequena recessão nao passará disso mesmo. Mas isto já sou eu a especular, a mandar uma posta de pescada.

Alemid,[ …][/quote]

RMP, não me viste a defender que se deve comprar agora, o risco é demasiado grande, ou melhor, o potencial de ganho ainda não está atingido. Há risco grande de continuar a descer, pelo que é melhor esperar que o mercado se defina, para apanhar a retoma, mesmo ganhando menos.

Relativamente ao resto do teu texto, está bem escrito e concordo com quase tudo o que lá está :wink: , mas repara bem no que eu disse, disse que apostar em empresas fiáveis e com pés bem assentes na economia compensa a longo prazo (EDP e PT, 2 empresas em monopólio e franco crescimento em Portugal e estrangeiro, acrescentaria ainda a Galp embora me pareça que esta está sobrevalorizada por causa dos poços de petróleo que encontraram no Brasil); digo ainda que as tecnológicas eram obviamente um buraco e o que aconteceu com o estoiro da bolha era bastante óbvio a quem percebesse minimamente do assunto. A rentabilidade interessante de algumas não me interessa, uma vez que em média a probabilidade de estoiro é enorme. A questão por exemplo é: Quanto é que a Google vai rebentar? É a maior das bolhas e isso irá suceder-lhe.

alemid, sempre tens os dividendos dessas duas empresas. So para ter uma ideia a EDP teve lucros record de mais de 700 milhoes de euros no primeiro semestre deste ano…

Já agora…tens PER’S calculados?ou onde os vais ver?é que eu não tenho, até porque de momento não posso investir por extrema dificuldade de liquidez ;D .
Quanto À recessão, eu acho que vai ser forte e que o mercado vai cair ainda mais quando começarem as nacionalizações em força, parece-me que as noticias que têm saido estão a preparar as pessoas para o que ai vem, para não cair do céu.

podes ver vária informação no site www.boursorama.com. tem muita coisa util

por exemplo para veres o PER da EDP, que se situa nos 10 actualmente:

http://www.boursorama.com/cours.phtml?symbole=1rLEDP

fazes find pelo titulo que pretendes consultar

Sim, vai de encontro ao que eu disse, mas de qualquer forma raramente os dividendos pagam alguma coisa de especial. Esses valores de lucros não são todos distribuidos :smiley:

PS: já fui colaborador de uma empresa do Grupo EDP :wink:

eu tb já fui colaborador de uma empresa do grupo EDP :wink:

sim, mas garanto-te que os dividendos de uma empresa como a EDP valem a pena. E repara neste pormenor, estando as acções com cotação desajustada (para baixo…nao significa que nao vá cair ainda mais), e os lucros ainda são maiores, tens possibilidades de comprar mais titulos com maior rendimento no dividendo.

MAS NÃO ESTOU A ACONSELHAR NINGUÉM A COMPRAR! CADA CABEÇA SUA SENTENÇA!

isto está mesmo mau, amanha adivinho o PSI a levar um banho monumental, pois hoje subiu em contraciclo, e depois deste fecho brutal:

S&P 500 909.92 -75.02 -7.62%
NASDAQ 1,645.12 -95.21 -5.47%
Russell 2000 499.20 -47.37 -8.67%
S&P/TSX Comp 9,600.18 -456.13 -4.54%
Mexico Bolsa 20,310.20 -368.77 -1.78%
Brazil Bovespa 37,080.30 -1,513.24 -3.92%

Já agora Super Liedson sabes de algum site que tenha históricos de opções com dados granditos, maturidades, preços de exercicio? sejam de onde forem, nem que sejam americanas (talvez os mais fáceis de encontrar), é que tou à rasca e se calhar conseguir os dados que quero devo ter que ir pagar um balúrdio a alguma bolsa.

tenta ver num forum de bolsa, onde ha pessoal mais credibilizado para te informar essas coisas, mas o boursorama já é um bom site. depois ha um site portugues, que é o www.negocios.pt, onde para além do caldeirao de bolsa, podes encontrar um bom histórico de cada titulo, com gráficos em várias escalas temporais, PT’s, AT’s e afins…

inscreve-te no caldeirao de bolsa ou no www.zonafranca.pt.vu

Obrigado esse da zona franca parece que vai lá muita gente, e se calhar lá alguém me possa ajudar… mas dúvido ;D . O que eu queria nem deve haver, que eram séries longas e as das acções já é dificil encontrar de opções então deve ser quase impossivel. Vou mandar mail para jornais, foruns, professores, para ver se alguém me pode ajudar, mas não tenho grandes esperanças. Obrigadão.