A dois dias das eleições para a presidência do Sporting, o DN faz uma viagem ao interior do Sporting e a todas as suas empresas associadas.
Em mais esta Investigação DN, são revelados quais os maiores problemas financeiros do clube e da SAD, as formas de financiamento e ainda todas as contratações e vendas de jogadores feitas desde o início do chamado “Projecto Roquette”, em 1995.
Saiba, por exemplo, por que razão apenas deram entrada nos cofres da SAD leonina oito dos 15 milhões de euros pagos pelo Manchester United pela transferência de Cristiano Ronaldo.
E fique a par de todos os números que envolvem o mundo sportinguista: o passivo da SAD cresceu 71% em dez anos; período de tempo em que foram comprados 142 jogadores, menos dez do que os vendidos.
Leia mais pormenores no e-paper do DN ou na edição em papel
A minha namorada comprou-me isso agora (que eu tou a trabalhar :-[ ) e diz-me que é análise às contratações e aos relatórios e contas desde 2001… Anos do Godinho nada…
EDIT: (Resumo recebido por SMS):
Querem mostrar que temos cada vez menos dinheiro a entrar por causa de contratações e vendas ruinosas e cada vez menos gente a assistir;
A SAD quando tem lucros são muito baixos;
Os prejuízos foram maiores justamente entre 2000 e 2003;
O prejuízo do ano passado foi mais elevado do que em qualquer um desses anos;
Passivo da SAD:
cresce de 2000 a 2003
diminui em 2004
cresce ate hoje, com um salto enorme de 2007 para 2008 de mais de 70M€
valor final em 2010: 173M€
Crescimento total do passivo nestes 10 anos: 71,7%
Quando tiver o jornal na minha posse depois logo acrescento mais alguma se houver a acrescentar.
consegui ter algum tempo e paciência para fazer o scan à investigação que o DN publicou no dia 24 de Março. Peço desculpa por estar “às postas” mas o scanner é um daqueles de trazer por casa e foi o melhor que consegui fazer… Penso que já dará para terem uma ideia (pelo menos a origem é alguém que à partida não será apelidado de taliban) do estado a que levaram o nosso clube.
SL
EDIT- Parece que só consigo colocar anexos até 2Mb. Vou colocar as restantes páginas em novos posts. Peço a moderação que depois junte tudo num post (se possível).
É pena que a maioria dos sportinguistas parece não ter dado por esse artigo. Eu fui comprar o jornal de propósito e achei que o conteúdo apenas confirma aquilo que a maior parte de nós já sabia, que temos tido uma gestão no mínimo danosa. Mas não deixa de ser um óptimo trabalho jornalístico, principalmente no panorama nacional.
Já agora, faço uma chamada de atenção para a pequena noticia que está na página 38 - parte 2, sobre o passe do jogador Ignacio Ameli… Reparem na “engenharia financeira” que foi feita!!! Podendo ter 95% do passe do jogador o Sporting tem hoje 17%, nas sucessivas compras e vendas de percentagens do passe o “lucro” foi de 36 mil euros. Quando daqui a uns anos o venderem por alguns M€ recebemos uns cêntimos…
Ainda não tive tempo para fazer uma análise a fundo mas há uma coisa que me ficou aqui atravessada: aquele valor de 7M pelo Ricardo é verdade? :o É que em contraste com isso na mesma altura está lá a venda do Quaresma por valor semelhante…