Agora falam em vender 49% da SAD por 90 Milhões…Isto já não me agrada nada.
EDIT: Notícia do DN de hoje que revela que investidores vão dar 90 milhões de euros por 49% + 2 lugares na Administração da Sporting SAD. Segundo a mesma notícia, o Sporting recusou uma proposta inicial dos mesmos investidores de 160 milhões de euros por 60% da SAD.
Na prática dá… basta terem pelo menos mais 1% sempre do seu lado…
Da mesma forma que o Sporting em si não tem também a maioria explicita… mas um conjunto de accionistas que lhe dá uma maioria no final.
A única coisa que estranho afinal de contas é a negação da parceria com os russos na altura, para agora estar ao fim e ao cabo a seguir o mesmo caminho. E, mais curioso ainda, é ver que agora, quem ataca as soluções de investimento da actual direcção se serve do mesmo argumento de bicho-papão (ai que vamos perder o controlo!) que serviu, nas eleições, o lado contrário para atacar a ideia do fundo.
Mas pronto, para mim o que interessa não é isso, mas sim que o Sporting fique a ganhar. Pelo menos estas soluções que têm sido faladas nos jornais, mesmo desconhecendo todos os pormenores, são ar mais fresco e respirável em relação ao rumo que tinha vindo a ser seguido, de estar a fazer project finances e outros contratos com bancos que, ao invés de constituírem projectos desportivos de rentabilização do Sporting, contribuíram apenas para “financiar” em troca de juros e hipotecas e prolongar o estado de coma.
Bom, ao menos que o Dr. Bruno Carvalho tenha contribuído para que se mude o paradigma e para que o mundo sportinguista estivesse atento a novas oportunidades de negócio. Mais do mesmo é que não.
Não tens 100%? Bem, há accionistas particulares, ok. Mas são todos de pouquíssima expressão. A não ser que tenham vendido alguma parte da SAD que eu não saiba (e que teria que ser comunicada à CMVM)…
Sportinveste (Olivedesportos) tem cerca de 10%.
Temos também pendente o processo das VMOC´s, com o qual os bancos vão virar accionistas também.
De seguida ainda temos accionistas particulares.
A Nova Expressão já não é accionista, conseguiu vender ao Sporting as acções pelo dobro do que elas valiam em bolsa…
Aquilo que quis dizer, 49% não é investimento maioritário, ponto. Mesmo que o Sporting não detenha os restantes 51% na totalidade, ninguém é maioritário, será sempre preciso “unir-se” a outros accionistas para levar, algo que queira, avante.
Eu por exemplo não discordo de vir um investidor que adquira por exemplo 40% da SAD e depois, em conjunto (sempre em conjunto) com a SAD atual, consigam delinear uma estratégia sustentável e bem organizada para o futuro a curto, médio e longo prazo. Medidas concretas para resolver os problemas estruturais do clube, manter investimento na equipa, aumentar receitas, baixar despesas, etc.
Esse, para mim, é o tipo de investimento que gostava de ver no meu clube.
Ver um endinheirado qualquer tomar conta da SAD, maioritariamente, dificilmente serei a favor.
Aquilo que quis dizer, 49% não é investimento maioritário, ponto. Mesmo que o Sporting não detenha os restantes 51% na totalidade, ninguém é maioritário, será sempre preciso “unir-se” a outros accionistas para levar, algo que queira, avante.