Investidores entram com 90 milhões de euros por 49% da SAD do Sporting

Agora falam em vender 49% da SAD por 90 Milhões…Isto já não me agrada nada.

EDIT: Notícia do DN de hoje que revela que investidores vão dar 90 milhões de euros por 49% + 2 lugares na Administração da Sporting SAD. Segundo a mesma notícia, o Sporting recusou uma proposta inicial dos mesmos investidores de 160 milhões de euros por 60% da SAD.

49% não dá controlo, sabes disso, certo?

Na prática dá… basta terem pelo menos mais 1% sempre do seu lado…
Da mesma forma que o Sporting em si não tem também a maioria explicita… mas um conjunto de accionistas que lhe dá uma maioria no final.

Concordo. Esperemos, de facto, pelos detalhes.

A única coisa que estranho afinal de contas é a negação da parceria com os russos na altura, para agora estar ao fim e ao cabo a seguir o mesmo caminho. E, mais curioso ainda, é ver que agora, quem ataca as soluções de investimento da actual direcção se serve do mesmo argumento de bicho-papão (ai que vamos perder o controlo!) que serviu, nas eleições, o lado contrário para atacar a ideia do fundo.

Mas pronto, para mim o que interessa não é isso, mas sim que o Sporting fique a ganhar. Pelo menos estas soluções que têm sido faladas nos jornais, mesmo desconhecendo todos os pormenores, são ar mais fresco e respirável em relação ao rumo que tinha vindo a ser seguido, de estar a fazer project finances e outros contratos com bancos que, ao invés de constituírem projectos desportivos de rentabilização do Sporting, contribuíram apenas para “financiar” em troca de juros e hipotecas e prolongar o estado de coma.

Bom, ao menos que o Dr. Bruno Carvalho tenha contribuído para que se mude o paradigma e para que o mundo sportinguista estivesse atento a novas oportunidades de negócio. Mais do mesmo é que não.

Se não dá controlo dá influência, ninguém larga 90M para não ter qualquer poder sobre o seu “investimento”.

Mas é suficiente para o Sporting perder o controlo porque não fica com 51%.

Enganas-te. Por via directa e indirecta, o Sporting mantém o controlo com 51%…

Corrige-me se estou errado… mas se não tens 100% e vendes 49%, como podes ficar com 51%?

Não tens 100%? Bem, há accionistas particulares, ok. Mas são todos de pouquíssima expressão. A não ser que tenham vendido alguma parte da SAD que eu não saiba (e que teria que ser comunicada à CMVM)…

Sportinveste (Olivedesportos) tem cerca de 10%.
Temos também pendente o processo das VMOC´s, com o qual os bancos vão virar accionistas também.
De seguida ainda temos accionistas particulares.
A Nova Expressão já não é accionista, conseguiu vender ao Sporting as acções pelo dobro do que elas valiam em bolsa…

Desconhecia…
Sendo assim, a haver de facto qualquer coisa do que tem sido noticiado, convinha um esclarecimento… em AG, pelo menos! :great:

Aquilo que quis dizer, 49% não é investimento maioritário, ponto. Mesmo que o Sporting não detenha os restantes 51% na totalidade, ninguém é maioritário, será sempre preciso “unir-se” a outros accionistas para levar, algo que queira, avante.

Se alguém comprar 49% do Sporting, na teoria não manda no clube. Na prática, não tenho dúvidas que vai mandar à vontade…

Concordo. Se calhar era bem pensado um esclarecimento sobre isto. :wink:

Nisso já concordo contigo.

Eu por exemplo não discordo de vir um investidor que adquira por exemplo 40% da SAD e depois, em conjunto (sempre em conjunto) com a SAD atual, consigam delinear uma estratégia sustentável e bem organizada para o futuro a curto, médio e longo prazo. Medidas concretas para resolver os problemas estruturais do clube, manter investimento na equipa, aumentar receitas, baixar despesas, etc.
Esse, para mim, é o tipo de investimento que gostava de ver no meu clube.
Ver um endinheirado qualquer tomar conta da SAD, maioritariamente, dificilmente serei a favor.

SL

Matchbox Twenty:

Aquilo que quis dizer, 49% não é investimento maioritário, ponto. Mesmo que o Sporting não detenha os restantes 51% na totalidade, ninguém é maioritário, será sempre preciso “unir-se” a outros accionistas para levar, algo que queira, avante.

Seria preciso unir-se… ou não. Depende.

Para mandar no Clube não é preciso ser accionista… Ser credor tem sido o suficiente…

jnrodrigues:

Para mandar no Clube não é preciso ser accionista… Ser credor tem sido o suficiente…

E quando forem credores E accionistas, então…

Clube a saque graças ao inside-job de quem devia proteger o clube (instituição, sócios e adeptos) mas apenas protegeu os seus interesses pessoais!

Por acaso hoje, por causa de uma troca de argumentos noutro tópico, andei à procura de noticias acerca disso e, segundo este comunicado, terá actualmente 5.47%. - [url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/ir_comunicadosportinveste_270111.pdf[/url]

Só se posteriormente houve recompra de capital, ai já não sei. :great: