Intervenção abusiva da polícia no Sporting x Belém

Deixo aqui isto a pedido de um amigo que não tem conta no fórum. Eu não estive lá.

Boa noite. Sporting x Belém, 18 minutos de jogo, tomba um adepto do Sporting, no piso 2 da bancada super bock , entrando em paragem cardíaca. Posso afirmar que só após uns 15/20 minutos chegou um responsável de segurança do estádio e de seguida os bombeiros para socorrer o adepto. Mais uma vez de salientar o bom trabalho dos bombeiros ,que na minha opinião, simplesmente não lhes são dadas as condições para intervir mais rápido mas também por haver incompetência na estrutura de segurança do estádio de Alvalade. Com tudo isto já só faltava chegarem os mesmos de sempre, sim a polícia. Após 5/6 minutos da chegada dos bombeiros, chegam os de azul carregando em adeptos que ali se encontravam (no seu lugar) e até tinham pedido ajuda para o outro adepto que tinha tombado. Não me prolongo mais. Deixo 2 fotos da perna e do pescoço do pequeno António, após a actuação da polícia de segurança pública. O adepto levado pelos bombeiros encontra-se no hospital. Um resto de boa noite

As fotos
Pescoço Canela Bancada

Se calhar, já é tempo de meter esta gente no seu devido lugar, em vez de se permitir que façam o que lhes apetece, e como lhes apetece, aos sócios e adeptos do Sporting na sua própria casa. Já são demasiados episódios de excesso de poder destes senhores que podem tudo, sem que o Sporting tome uma direcção firme em defesa dos seus adeptos.

Alvalade é dos Sportinguistas e estes não podem ter medo de ir ao seu próprio estádio por a polícia ter carta branca para fazer o que lhe apetece.

Infelizmente o adepto acabou mesmo por morrer.

Muito, muito, infeliz toda esta situação… 15/20min para receber assistência dentro de um estádio do sec. XXI é inconcebível! e a assistência foi feito com recurso a um desfibrilador? é que em espaços com mais de X pessoas é obrigatória a existência de um e que seguramente há no estádio!
Seguramente que a direção ira fazer por apurar factos e responsabilidades, não há desculpa para este tipo de intervenção policial… um jogo de futebol é uma situação demasiado trivial para situações destas acontecerem, toda a gente vai com o intuito de se divertir e passar bons momentos dentro do estádio e é muito triste quando assim não é, seja por responsabilidade da policia ou por outras pessoas que não sabem estar dentro de um recinto desportivo.

Julgo que desde o Fehèr que é obrigatório existir desfibrilhador em todos os estádios… A questão é quantos há e no caso de ser apenas um (o mais provável) quanto tempo demora a ir do relvado até à bancada B.

Sim, eu sei! mas por exemplo em Shoppings e Aeroportos também é obrigatória a sua existência, por serem espaços em que se juntam mais de X pessoas (não sei qual o numero mínimo para que seja obrigatória a existência destes equipamentos) e julgo que deverá haver mais que 1 no estádio, nem se seja um para servir o publico e outro os adeptos. Mas é como disse, nem sei se houve uso de desfibrilador. Ele tem que estar á disposição de quem for responsável pela assistência de cuidados nestas situações, suponho que bombeiros ou equipes de primeiros socorros.

aliás, até há ambulâncias dentro do estádio, ela próprias muitas vezes equipadas com desfibrilador.

Com todo o respeito pelo falecido sócio:

Este tópico é sobre adeptos do Sporting que foram agredidos pela PSP.

Entre esses adeptos estava uma criança.

«Negligencia em Alvalade»

Testemunho de Ana Carolina Fernandes.

“Uma vergonha o que se passou hoje no Estádio de Alvalade… e não, não estou a falar do jogo per si, porque, sinceramente, essa é a menor das minhas frustrações.”

“Hoje, no topo sul, na zona da bancada B14, por volta dos 10 minutos de jogo houve um adepto do Sporting Clube de Portugal que se sentiu mal. As pessoas próximas prontamente procuraram socorre-lo, dentro dos seus conhecimentos, com massagens cardíacas. Procuraram, também, buscar socorro, mas qual é o espanto dos adeptos presentes quando, ao se procurar um Stuart (aqueles senhores que nos revistam às portas do estádio e que supostamente devem estar perto de TODAS as saídas ao pé das bancadas) para o mesmo comunicar a alguém da cruz vermelha ou do inem para se dirigir ao homem, nao havia NENHUM perto da nossa zona. O Stuart que estava perto do banco de suplentes (vejam bem a distancia) é que se apercebeu e avisou quem devia. Passados vá, sendo simpática, 10 minutos (!!!) é que chegaram os socorristas.”

“Começo ja aqui por me questionar, mas será que num Estádio, os planos de socorro e contingência estão tão mal feitos que demora tanto tempo a socorrer alguém?? Infelizmente, não são só os jogadores que se aleijam num jogo de futebol e, quando há situações destas, onde estão as pessoas competentes?
Se já tinha orgulho em ser adepta do Sporting, hoje mais orgulho tenho, porque vi ali, naquele grupo de pessoas tal apoio e união para procurar salvar alguém que nunca tinha visto em lado nenhum. Infelizmente, não tenho o mesmo orgulho na organização do Estádio de Alvalade.”

“Quando as coisas estão a acalmar, com os socorristas ja a tentar ajudar o pobre do homem e os adeptos a darem espaço (inclusive 3! filas de lugares vazias para passarem com a maca), eís que entra a PSP, que nem salvadores da Pátria, de cacetete em punho e ai começa a confusão. Mal entram pela bancada empurram logo um jovem que estava meio afastado (o rapaz até era de cor, mas espero, sinceramente, que tal seja uma infeliz coincidência). E, as coisas entornam completamente quando um policia empurra uma criança por volta dos 10 anos, que estava junto aos pais e essa criança cai para a fila de baixo (sorte a dele que as pessoas o amparam).”

“Agora pergunto-me: o que os policias estavam ali a fazer: a servir as pessoas ou a bater nas pessoas? Pergunto-me onde estava a coragem dos policias quando, em plena Assembleia da Republica (casa da Democracia) viram, impávidos e serenos à invasão da escadaria? onde estão os policias quando alguém os chama para socorrer, por exemplo dum assalto? Que imagem é que aquela criança fica da policia, aqueles que supostamente nos devem proteger, após o sucedido.”

“Duma coisa eu tenho a certeza: tal como aqueles elementos da PSP hoje partiram do pressuposto de que todos os adeptos que ali estavam eram uns vândalos (as pessoas nao sao inocentes até prova em contrário?), principalmente aquela criança, eu vou partir do pressuposto que a policia é incompetente, pelo menos por o exemplo hoje dado.”

“Não sou de publicar grandes textos no facebook, mas há exceções. Estou estupefacta com a incompetência dos serviços contratados pelo Sporting, dos próprios serviços do Sporting, da lentidão dos socorristas e da ação dos elementos da PSP.
No meio disto tudo, ja li que o senhor faleceu, não sei se é verdade, mas se for o mal foi dele e da família dele, os meus pêsames
Agora deixo uma proposta aos professores (principalmente) que tenho como amigos no facebook: eu, tal como muitas outras pessoas ali, senti-me impotente ao ver uma pessoa sentir-se mal e não saber o que fazer. Proponham, nas escolas, haver workshops ou até mesmo aulas (porque não ocupar aquelas aulas de formação cívica e estudo acompanhado com tal) de primeiros socorros. O conhecimento nunca é demais, principalmente sobre a saúde.”

Saudações leoninas

Testemunho de Ana Carolina Fernandes

Como estava nesse sector consegui apercebe-me do que se passou. Se a intervenção dos bombeiros nem foi mais lenta do que o esperado (cerca de 10 minutos), já a da policia foi absolutamente vergonhosa. Chegaram quase 20 minutos depois do sucedido, com os bombeiros já a fazerem o possivel pelo adepto, e a carregar de uma forma absurda com cacetete em punho.

A “sede” com que certos elementos desse bando aparece nos estádios de futebol é algo indiscretivel, será que as câmaras HD servem para alguma coisa?

Da mesma forma não percebo como é possivel não existir um responsável pela segurança no sector referido. Chegou-se ao cúmulo de ter toda a bancada a esbracejar e a gritar para os bombeiros e stewarts, que estavam no relvado, a pedir auxilio.

Os meus pesâmes à familia do sócio falecido.

eu vi tudo, eu estava lá, os bombeiros demoraram cerca de 5 minutos pessoal, acreditem que eu contei o tempo, nestes momentos o tempo parece que anda mais depressa por causa dos nervos, relativamente há atitude da policia vou transcrever o que pus no facebook:

“o problema vem depois quando alguém resolveu chamar a PSP, estes cobardes, sim cobardes, entraram pela bancada de bastão na mão e tudo o que viram foi há frente, ao ver isto, revoltado por natureza como sou, fui pedir justificações, uma pessoa a morrer na bancada a precisar de ajuda, nos adeptos a fazer de tudo para ajudar, e para que esta atitude vergonha de entrar pela bancada e começar a bater em tudo o que mexe? vieram ajudar o pobre coitado, ou apenas vieram ainda complicar as coisas? ao qual o agente me responde de forma arrogante típica de cobarde: esteja calado, da minha boca saiu logo um, vá pó cara*** seu incompetente! não me arrependo do que disse, arrependo-me sim de não ter feito mais para ajudar o homem que faleceu ali naquele minuto, após esforços guerreiros por parte das equipas médicas…”

enfim…

Claro que serve. Para identificar e acusar adeptos nos seus processos imaginarios. Se fosse uma tocha 2/3m depois estava detido o adepto.

Costuma que tenha morrido uma pessoa, mas aos adeptos normais, não me custa nada que sofram um pouco na pele da PSP, só para verem uma pequena parte do que um elemento que não vai nas coisas deles sofre.

Só falta a parte de visitas a casa só porque sim e ao trabalho.

Zé, morreu um Sportinguista. Deixemos essas coisas para depois. Há que utilizar a CCTV para apurar a identidade desses animais que só sabem é correr bancadas e ruas à bastonada, e acima de tudo lamentar o falecimento de um Leão.

é por estas m*rdas que tenho um odio descomunal a estes grandes anormais. São bandidos com um distintivo! ACAB!

RIP ao falecido adepto já agora, mais um leão a apoiar-nos do céu…

Também estava lá perto, uma vergonha a policia e a (des)organização que existe para socorrer uma pessoa naquela situação.

Vergonha. :cartao:

Para quem pensa que só actua assim com pessoal de claques, etc. Em Coimbra, começaram a empurrar adeptos para passar um carro de um rico qualquer armado em campeão. Entrada que estava atrasada graças a eles e com pessoas aos montes graças à não existência de um cordão que se exigia devido ao aglomerado que se começava a juntar.

Quando chegaram as claques(mais de 10/15 autocarros) parece que ficaram em pânico, pareciam formigas de um lado para o outro, a mandar entrar as pessoas, alguns a equiparem-se e outros a fugirem do local.

Quero deixar aqui o meu protesto veemente:
É, no mínimo, vergonhosa a forma como tanta gente neste fórum se está a referir à intervenção da polícia.

Ponham-se no lugar deles:
No treino apuradíssimo que lhes dão, ensinam-lhes que quando há feridos numa bancada é porque há purrada entre adeptos.
Eles chegam lá e, completamente fora da normalidade que lhes foi ensinada… não há purrada?
Claro que trataram de a arranjar imediatamente!
Chama-se a isto repor a normalidade!

Dão-lhes estatísticas infalíveis que mostram que em situações de alteração da ordem, quando há feridos graves, há também uma proporção de 5 a 10 vezes mais de feridos ligeiros.
Eles chegam lá e, contra toda a normalidade… só há uma pessoa em estado grave?
Obviamente, trataram de arranjar mais uns feridos ligeiros.
Chama-se a isto repor a normalidade estatística.

Passam a vida a explicar-lhes que o seu principal objectivo, seja em que situação for, é pôr cobro a qualquer alteração da normalidade.
Insisto: foi o que eles fizeram! Repuseram a normalidade do que teria que se estar a passar na bancada e corrigiram a estatística para valores normais.

Para os prepararem para o serviço, dão-lhes treino intensivo envolvendo todo o tipo de pancadaria e violência.
Evidentemente, usaram as técnicas que melhor conhecem.
Isso é nada mais do que… normalidade.

A qualquer dúvida, devem mandá-los calar porque o objectivo é que respondam a todas as ordens sem pestanejar, pelo que o importante é manter os Tico e Teco, que cada um carrega penosamente dentro do crânio, isolados e em sentido.
E eles assim se comportaram, usando o Tico e o Teco em toda a sua capacidade.
Mais normalidade!

E se constatarmos que os levam para o estádio, com armas e bastões, mas fecham-nos numa espécie de gaiola com rodas, durante horas, e depois lhes abrem a porta e os deixam sair mandando-os para uma bancada?
Que diriam se fosse uma matilha de Rottweillers? Ah, mas porque são a gente da óturidade já é diferente, não é?
Mesmo que para isso, com a maior desonestidade,vocês tenham que fingir que não sabem que entre um canino desses e a gente, a proporção de Ticos e Tecos é igual.

A gente da óturidade fez o seu trabalho e muito bem feito.
Há imbecís que decidem comprar bilhete para lugares perto de pessoas que podem ter ataques cardíacos mas, claro, a culpa tinha que ser da óturidade, não é!

Afiambram umas bastonadas cheias de normalidade num miudo teenager, e em mais uma série de gente com ar suspeito (sim!!! toda a gente tem ar suspeito, e eles sabem isso porque foram bem formados!). Como é evidente, jovens com desta idade são sempre potenciais criminosos loucos e perigosos e até, quem sabem, potenciais futuros membros do ISIS, da Al-Qaeda ou da Cova da Moura.
Ah, agora já não dizem nada, não é?

Hipócritas!

Deixem a gente da óturidade trabalhar.
Sem eles, não havia normalidade.

E não chegaram nada 20m atrasados. O ferido é que decidiu morrer 20 minutos antes do que é a normalidade.
E até devia ter levado uma bastonada por isso.
Só não levou porque a gente da óturidade ainda assim é gente muito boa!

Efectivamente entraram dois ou três “campeões” fardados a mandar olhares e a fazer gestos de estou-te a ver e fixei a tua tromba de cacetete na mão…uns valentes portanto.

Nada a apontar à prestação dos bombeiros, que apareceram e fizeram o que puderam dentro das condições de intervenção dificies inerentes a um estádio de futebol.

Confirmo tudo o que é descrito neste testemunho. O António, que não deve ter mais de 10 anitos, ainda esteve uns minutos sentado na minha cadeira. A criança nem conseguia descrever o que lhe tinha acontecido, só me disse que lhe atiraram um homem para cima e que tinha caído com o queixo no chão. Nas cadeiras atrás sentou-se um pai com os seus dois filhos, ambos a chorar e esses nem 6 anos teriam. Levaram com as pessoas empurradas pelos corajosos policias. A atitude da polícia foi lamentável mas dentro daquilo que infelizmente já esperávamos, muita bastonada e muito peito inchado, fazendo frente a um conjunto de sócios e adeptos que apenas tentavam ajudar um dos seus… Como acima se disse, onde estão estes bravos corajosos quando são realmente necessários?

Acho fundamental que sejam devidamente analisadas as imagens e que sejam retiradas as devidas ilações para que vergonhas destas não voltem a acontecer.

Um elemento da estrutura do Sporting recolheu os testemunhos juntos dos sócios e adeptos que foram magoados pela despropositada intervenção policial.

De salientar a ausência de qualquer assistente da empresa de segurança na bancada. Há muitos é no parque junto à saída dos jogadores…

Infelizmente perdeu-se uma vida.

Já agora relato aqui algo relacionado com a policia nete mesmo jogo que tambem me revoltou. Depois de sair no estadio, ja proximo da entrada do metro estava como è normal, uma carrinha do CI parada com alguns elementos la dentro. Quando olho está o policia qe estava no lugar do condutor, o mesmo estava com um sorriso estampado na cara, completamente provocatorio a olhar para os Sportinguistas que iam saindo e iam para dentro da estacao do metro… Que FDP foi revoltante aquele sorriso provocador a olhar para os adeptos que iam passando…

Árbitros e Polícias. Enquanto não aparecerem uns todos fodidos numa segunda feira de manhã, não descansam.

Inimigos da humanidade. Tenho a certeza que se não existissem a sociedade funcionaria na mesma.

:arrow: :arrow: