Para discutir tudo relacionado com a época Iniciados 2020/21, onde se procura revalidar o título (bicampeonato), visto que em 2019/20 não houve título atribuído.
Podemos ter aqui uma boa geração de 2006:
Saná será a estrela do escalão, depois temos o Rodrigo Viola que este ano já foi titular na seleção nacional de 2005…
A dupla de centrais parece ser interessante e depois temos o Sérgio Matos e o Mamadu (2008) com um físico que impressiona.
No meio campo temos dois jogadores que podem ser interessantes, o Afonso Vitorino e o Vasco Mota.
Temos ainda o Rayhan Momade que parece ser um bom lateral e o Fernando Baldé que fomos buscar ao Belém e dizem ter qualidade.
Segundo o zero zero fomos ao Boavista buscar, um tal de Daniel Amorim.
Aproveito para acrescentar o Dinis Lopes, que apresenta muitas qualidades técnicas e é um dos capitães de equipa!
Sim, pequeno mas muita qualidade também!
Geração 06 tem bastante qualidade.
Na baliza, David Ivanov tem estatura incrível e potencial enorme. Rayhan dos jogos que consegui ver na Academia joga a lateral esquerdo por falta de opçoes para a posição (ele acrescentaria muito mais no meio campo).
Centrais acho que têm potencial. Francisco Machado e Veredas foram os mais usados. Lateral direito havia muita rotação e por vezes jogadores de 05 que desciam para jogar nos 06.
No meio campo Vasco Mota é realmente incrível. Sérgio também me parece ter potencial. Os extremos Mamadou e Viola também me parecem boas soluções.
Na frente o que mais me chama a atenção é Telmo Coimbra. Técnica acima da média. Tem de crescer fisicamente.
Quanto ao Dinis Lopes que falam pouco jogou…
Fica a faltar saber se os treinadores destes escalões se mantêm.
Pedro Pontes já está há muitos anos no Sporting. Particular destaque nos torneios da Pontinha. Penso que ganhou 3.
A par de Bernardo Bruschy é dos que mais tenho esperanças na Formaçao
Eu subia o Pontes, acho que já merece. Achas o Telmo Coimbra melhor que o Nikitenko?
Sendo esta uma boa geração, eu fiquei foi deslumbrado com a de 2007.
Cuidado com a de 2007! Top
O pontes senão é o melhor é dos melhores treinadores do Sporting na formação. Já ouvi várias formaçoes dele, é brutal
Supostamente, ainda não temos treinador nos sub 17. Vamos ver até que ponto isso não afeta outros escalões, com algumas possíveis promoções.
A questão é que este foi o primeiro ano do Pedro Pontes na academia. Pelo que acredito que fique nos sub-14 A mais um ano.
Telmo para mim tem mais potencial que Nikitenko, mas vamos ver.
Quanto aos treinadores da Academia, José Gomes, dos sub-16, passa para os sub-17, ficando os sub-16 com João Santos, que orientava os juniores do Belenenses.
De resto, fica tudo igual.
E será que vai haver campeonatos de formação este ano? Já nem falo dos Distritais, mas e os Nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19? Será que se vão realizar?
Tem de haver.
Muito sinceramente não me acredito…
Vão haver, podem é começar em outubro ou novembro quando houver vacina. Os miúdos não podem perder 1 ano e meio da sua formação, terá danos catastróficos no seu desenvolvimento.
Vacina para todos nem daqui a um ano. Testar, observar efeitos secundários, certificação, fazer em quantidades industriais, comercializar, etc… Para não falar que o vírus já ganhou várias mutações, ou seja, uma vacina podem servir para um mutação e não para outra.
OFF TOPIC
ATANÁSIO CUNHA ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO
Por Sporting CP
12 Jan, 2021
Defesa central de 14 anos
Atanásio Cunha, jogador da equipa sub-14 de futebol do Sporting Clube de Portugal, é mais um dos jovens valores da formação a dar um passo em frente no seu processo de desenvolvimento. O defesa central de 14 anos assinou, esta terça-feira, o contrato de formação que o liga ao Clube Leonino.
No momento da assinatura, Atanásio Cunha não escondeu a sua satisfação: “Sinto-me muito feliz e orgulhoso pelo que tenho vindo a fazer até agora e, por isso, agradeço a todos os que me ajudaram a chegar até aqui.”
O jovem jogador chegou ao Clube em 2019, proveniente da Academia de Formação Sporting (AFS) do Algarve e agora é atleta residente em Alcochete. “Vim fazer alguns torneios à Academia e viram que eu tinha capacidade para representar o Sporting CP. A vinda para cá foi muito boa, fiquei muito contente por representar um grande Clube”, sublinhou.
No entanto, Atanásio Cunha não esquece as dificuldades sentidas nos primeiros momentos, agora ultrapassadas com a ajuda do entorno Leonino. “Não foi fácil, mas superei com a ajuda dos colegas, treinadores e de toda a estrutura do Sporting CP. Agora já estou muito mais adaptado”, garantiu o jovem.
Com a concretização de mais um passo rumo ao sonho, depois de assinado o contrato de formação, Atanásio Cunha tem claro qual o grande objectivo a perseguir: “Chegar a jogador profissional pelo Sporting CP.”
Além disso, “pela posição e pela maneira como joga”, o central de 14 anos admitiu também que olha para Sebastián Coates como um exemplo a seguir, dando-se a conhecer aos Sportinguistas: “Sou um central que gosta de sair a jogar, rápido, forte na marcação e no jogo aéreo, por isso quando vou lá à frente gosto de marcar golos.”
Joga algo?