Informática - Dúvidas e Problemas

Isso implicaria montar o disco noutro computador, certo? É que no caso, é um portátil.

Sorry, pensava que estavas a falar de um PC.
No entanto, dependendo do portátil, podes fazer. Se tiver gaveta DVD, podes meter um adaptador para outro disco.
Confesso que em portáteis sou um Noob. :laughing:

Nope. Neste, nem ligação para cabo rede. Por acaso, tenho pc fixo e consegui, na altura que comprei o portátil, sacar as drives. Porque se não tivesse outro pc, não estava a ver forma de instalar drives e não conseguia aceder à net sem instalar as drives primeiro.
Modernices.

Imensamente frustrante, é que chega a este nível e sei que esse ponto de restauro existe, e não me deixa colocar o visto no disco c:

1 Curtiu

Estás fecundado… :smile:
Dá para sacar o disco do portátil? Ou nem isso?
Num Samsung do meu puto, nem o disco consegui sacar.
Mas se conseguires, através do PC podes tentar recuperar o que queres.

A única questão é o preço, que é mais elevado.

Como máquina de trabalho, talvez agora comece a haver concorrência, por força da Snapdragon ter lançado um cpu ARM para PC/Surface.

12 horas de trabalho é peaners nesse PC. E estou a fazer as contas por baixo.

Eu tenho um Lenovo, aqui ao lado, que podia ter durado 6 anos, se não tivesse umas dobradiças metálicas ancoradas em plástico, apesar do chassis ser metálico. Com o aquecimento, beu beu para os pontos de fixação em plástico, que ficaram moídos e os parafusos já não agarravam. Bateria já nas couves, apesar de ter uma aplicação nativa do próprio fabricante, que era suposto gerir o carregamento de forma a prolongar a vida da mesma.

Foi quando decidi passar para um desktop. Comprei um Mac Mini para o escritório, versão quase básica. Comprei um recondicionado para casa e acabei por comprar um Macbook Air, mais recentemente.

Há uns 2 meses, comprei um Mac Mini M2 novo para substituir o recondicionado, que funciona com patch. Porém, liguei-o uma vez e deixei-o na caixa porque o outro ainda funca mais um ano ou dois.

Ainda ando a pensar se o ponho à venda no OLX, porque vai ficar ali fechado por um tempo.

Não sei se dá. Comprei no ano passado, ainda tem cerca de 2 anos de garantia. Não queria estar a abrir. Foi comprado sem sistema operativo.

1 Curtiu

Porra lá a sorte… cheira-me que a única pen que tenho aqui em casa com tamanho para isto, já teve melhores dias. Já vai em mais de 1h30 a criar a imagem e pouco mais de 50%.

Está enquadrado com os últimos dias… como quase morria, tudo bem…

Alguém conhece uma boa bruxa? :stuck_out_tongue:

Conheço várias mas todas fogem da tecnologia… :laughing:

Nunca mais apanhei o contacto daquele professor Mamadu que reparava eletrodomésticos e carros à distância.

1 Curtiu

Verdade.

Se calhar mais vale venderes, sim.

Portátil a funcionar, os ficheiros antigos ficaram na pasta Windows “old”.

Só tentar ver como faço para apagar os vestígios da instalação antiga (fazendo primeiro backup dos dados, é claro), mas parece que acabou por não ser tudo azar.

2 Curtiram

Aconselho a tirares tudo o que precisas depois fazes um clean install (formatação).
Arranja outro disco separado do windows para teres os dados importantes

Eu tenho outro disco. O portátil é usado para trabalho, ter as planificações e materiais a utilizar nas aulas. Esta semana, finalmente, ía ter um tempo para filtrar o que lá estava e tirar o que era importante. Não deu tempo.

Mesmo no PC, tenho disco SSD para o sistema operativo e aplicações, o um HDD para guardar os ficheiros.

1 Curtiu

Aliás, andava a pensar arranjar mais um, porque costumo ter alguns filmes e séries no disco e ligar por USB à tv. Fiquei na dúvida entre HDD ou SSD, sendo que os HDD estão mais sujeitos a falhas por questão física, os SSD sujeitos a falhas por continuidade em adicionar e apagar ficheiros.

Para aplicações e coisas que usas com frequência: SSD
Para armazenamento: HDD

Ambos têm as suas vantagens desvantagens mas é a pratica comum.

1 Curtiu

Aqui, alguma coisa, mesmo que “chinês” ou similar?

Porventura, guardo então o HDD para armazenamento de ficheiros e vou mas é comprar uma Pen Drive para os filmes e séries. Dado que já existem com um tamanho considerável.

Aconselham alguma marca em especial para Pen?

A questão é que não compensa gastar mais num SSD se apenas quiseres usar como backup.
O HDD serve perfeitamente.

Eu não ligo a marcas. O que aconselho é veres as reviews.

2 Curtiram

Por teimosia, tentei fazer novo espelhamento. A minha TV é Phillips…

Pelos vistos o portátil dá-se com meio bairro, mas está de relações cortadas com a tv da sala.

2 Curtiram

Não sei se leste…

https://www.porta10a.com/t/informática-dúvidas-e-problemas/17210/6676?u=polik

Mais do que isso, não te posso ajudar.