Informática - Dúvidas e Problemas

Bom dia pessoal. Pedia a vossa ajuda para a compra de um portátil. As características que procuro são a de ser um equipamento para mobilidade (sou estudante de doutoramento e precisarei de ir a vários locais no âmbito da tese), que seja para trabalho, navegar na internet e streaming. Deve ter um mínimo de 8 GB de RAM e um mínimo de 256 GB num disco SSD. Obviamente ter placa gráfica e velocidade de processador minimamente razoáveis (a partir de um rayzen 5 ou Core i5).
Preferia comprar um híbrido, mas cada vez mais tenho dúvidas sobre essa opção, não sendo uma condição essencial para a compra (mas que gostava, gostava!)
Para um portátil normal o orçamento disponível será até 600 euros, para um híbrido posso ir até perto dos 700.
Na BLACKFRIDAY só vi um híbrido da Lenovo que baixou mesmo o preço, mas não gostei da estética dele.
A única coisa que encontro em híbridos com um preço minimamente aceitável devido a uma campanha de IVA válida somente hoje é este, cujo valor com o desconto fica em 693 euros:

Agradeço opiniões/ sugestões

Desculpa mas estás a fazer a pergunta errada, devias começar por saber que software vais utilizar e quais os recursos mínimos que esse software precisa para correr com uma boa performance.

8Gb RAM, 256Gb SSH, Rayzen 5 e Core i5 pode ser bom, quanto baste ou mau, dependendo para o que vais utilizar.

A mediamarkt hoje está sem IVA…vê la se tem alguma coisa que te interesse.

É de lá o link que coloquei na anterior publicação

Como referi, será sobretudo para trabalho, navegar na internet e streaming. A nível de software, vou sobretudo utilizar plataformas de dados com artigos científicos que serão alguns deles compatíveis com um programa que é o Mendeley. Nada de muito exigente, pelo que acredito que fique servido convenientemente com um rayzen 5 ou Core i5. Não quero que se engasgue, até porque tenho o péssimo hábito de ter vários separadores abertos em simultâneo no Chrome

para isso o importante é teres RAM.
Recomendo 16gb no mínimo.

Podes sempre comprar um com 8gb que dê para expandir também, pode compensar comprar à parte e fazer o upgrade.

1 Curtiu

Bem satisfeito com o meu Lenovo.

No entanto, bateria, primeiros dias, a apontar pelas 6/7 horas. Agora tem andado pelas 3horas. Tenho tido várias reuniões online, através de Google Meet, não sei se é algo com um consumo muito elevado.

Os portáteis com 16 GB de RAM, com 14’ são carotes. Prefiro comprar de 8 e fazer posteriormente upgrade da RAM. Estou mesmo indeciso se avanço para a compra do ASUS que referi. Acham que vale a pena esperar por outras promoções ou esperar pelo início de 2023 na esperança de quedas de preços em função de novos modelos?

pc

android

https://forum.mobilism.org/viewtopic.php?f=1332&t=5061871

Comprei o meu 14" com 16GB por 550€.

Na BLACKFRIDAY, na Worten, certo?

Nope. Foi na Mbit, mas ainda cheguei a ver no Novo Atalho, penso. Na black friday da PCDiga tinha conseguido por 519€, mas quando vi a promoção já estava quase a acabar e acabei por não seguir por ainda estar à espera de algumas dicas de pessoal mais entendido.

Falei com a MediaMarkt e o ASUS inclui a caneta que tem um valor de 60 euros mais a capa do portátil. Se descontasse o valor da caneta, que pensava comprar depois, estamos a falar em 632 euros. Mas não me parece má compra, incluindo tudo. Pena não ter os 16 GB, que é a única coisa que me faz hesitar

EDIT: Afinal o valor final são 730 euros. Não me parece que o vá comprar

Comprei há ano Vivobook 15 F513EP-71BM3PS1 (i7-1165G7/8GB/512GB/MX330 2GB/ sem SO)

Gastei 799€ e comprei uma chave do W11 no GoodOffer24 por 25€

1 Curtiu

Boas. Preciso de um Pc e não sei bem o que comprar. O pc é essencialmente para trabalhar (word, excel etc) e jogar fm!
Até 1000/1100 que me aconselham?
Eu ando a ver uns asus

Boa noite.

Preciso de ajuda, uma situação desagradável…
Suspeito que alguém no trabalho acedeu ao meu email e leu um email pessoal!
Quando fui para ler um email vi que já estava lido, ainda por cima era um email relacionado com avaliações e remunerações.
No meu local se trabalho sempre tivemos o (mau) hábito de deixar as sessões iniciadas nos pcs, inclusivamente de contas de email. Sempre com base na confiança, mas pelos vistos alguém abusou…
Há alguma forma de saber a que horas um determinado email foi aberto pela 1a vez?

O Google Workspace tem ferramentas de tracking the emails que sabe o percurso e quando uma mensagem foi aberta pela primeira vez, e alguns outros sistemas como o da Microsoft conseguem também.

Sem isso tens um analisador de cabeçalho de mensagem como este em que consegues saber se uma mensagem foi recebida e qual o seu percurso mais que isso só se houver uma ferramenta de terceiros especializada Messageheader

O que podes tentar fazer, isto assumindo que usas Gmail é ver pelos detalhes de acesso da tua conta se notas logins suspeitos Última atividade da conta - Gmail Ajuda

Primeiro que tudo que cliente de mail?

Obrigado @Oscar e @polik.
É um mail do min saude, é microsoft.

Gostava mesmo de saber a que horas foi lido. Não que vá fazer queixa ou algo desse género, até porque o desleixo e negligência começaram por mim a deixar a sessão iniciada. Apenas para ter a noção de quem poderá ter sido.