Informática - Aplicações Gratuitas

Abro este tópico para termos uma lista de aplicações gratuitas no Fórum. Também servirá para se discutir os programas gratuitos que usam mais, os que mais gostam, etc. Peço-vos apenas para colocarem aqui aplicações com algum grau de qualidade, isto é, que já tenham usado sem grandes problemas. Peço também que quando indicarem um programa, o façam de modo a que seja fácil a sua identificação. Eu depois acrescentarei os programas que recomendarem à lista inicial. Aqui vai:

Lista de Aplicações Gratuitas

Educacional

[ul][li]Imagem: Tux Paint (All)[/li]
[li]Jogos: Childsplay (Win); Gcompris (LinWin)[/li][/ul]

Imagem

[ul][li]Edição: Faststone Photo Resizer (Win); Gimp (All); Inkscape (All); Paintbrush (Mac); Pixen (Mac); PhotoFiltre (Win); Seashore (Mac)[/li]
[li]Fotografias: DigiKam (Lin); F-Spot (Lin); Picasa (All)[/li]
[li]3D: Blender (All); Sketchup (MacWin)[/li]
[li]PDF: Foxit Reader (LinWin); PDFCreator (Win); PDFill (Win); Skim (Mac)[/li]
[li]Visualizadores: Faststone Image Viewer (Win); IrfFanViewer (Win)[/li][/ul]

Internet

[ul][li]Browsers: Firefox (All); Opera (All)[/li]
[li]Chat: Adium (Mac); aMSN (All); Empathy (Lin); Pidgin (All); Nimbuzz (MacWin); Skype (All), Windows Live Messenger (Win)[/li]
[li]Downloads: JDownloader (All); Soulseek (Win); Transmission (LinMac); Utorrent (MacWin)[/li]
[li]FTP: Filezilla (All)[/li]
[li]Mail: Evolution (Lin); Thunderbird (All)[/li]
[li]Online Backup: Dropbox (All)[/li][/ul]

Office

[ul][li]Processadores de Texto: Bean (Mac); OmmWriter (Mac)[/li]
[li]Suites Completas: LibreOffice (All); OpenOffice (All)[/li][/ul]

Organização

[ul][li]Afazeres: Anxiety (Mac)[/li]
[li]Finanças: Buddi (All); mini$ (Mac)[/li]
[li]Notas: Evernote (MacWin); Nevernote (All)[/li]
[li]Passwords: Keepass (Win); KeepassX (Mac)[/li][/ul]

Segurança

[ul][li]Antivírus: Antivir Personal Edition (Win); Avast (Win); AVG Free (Win); ClamXav (Mac)[/li]
[li]Antimalware: MalwareBytes (Win); SuperAntispyware (Win)[/li][/ul]

Sistema

[ul][li]Acesso Remoto: Teamviewer (All)[/li]
[li]Codecs: CCCP (Win)[/li]
[li]Compressão: 7-Zip (Win)[/li]
[li]Gravação DVD: Ashampoo 6 (Win); Brasero (Lin); Burn (Mac); CDBurnerXP (Win); LiquidCD (Mac)[/li]
[li]ISO: MagicISO (Win)[/li]
[li]Manutenção: CCLeaner (Win); Onyx (Mac); Revo Uninstaller (Win)[/li]
[li]Virtual Machine: VirtualBox (All)[/li][/ul]

Som

[ul][li]Edição: Audacity (All)[/li]
[li]Leitor: Amarok (Lin); Audacious (Lin); Cog (Mac); Foobar2000 (Win); MediaMonkey (Win)[/li]
[li]Tag Editor: MP3 Tag (Win); Tag (Mac)[/li][/ul]

Video

Lin: Linux
Mac: Mac OS
Win: Windows
All: Todos os Sistemas Operativos

Desta lista de programas, destaco dois: Evernote e Skim. O primeiro está disponível para todas as plataformas (Nevernote no Linux) e é daqueles que utilizo diariamente. Guardo dentro dele as listas de afazeres que tenho, excertos de sites que encontro, pensamentos, objectivos, tudo. Juntamente com a minha agenda pessoal, é o principal responsável pela minha organização diária. O segundo é uma aplicação apenas disponível para Mac, mas não deixo de o referir dada a sua qualidade. É um leitor de PDF’s que permite sublinhar tudo e mais alguma coisa, acrescentar notas de todas as formas e feitios, entre outras coisas. É de tal forma completo que deixei de imprimir artigos científicos devido a fazer os sublinhados e notas todos dentro do programa.

Partilhem agora as vossas experiências! :great:

podia ficar aqui o dia todo a indicar aplicações, mas vou singir-me apenas a duas, que mais do que freeware são open-source.

são aplicações multi-plataforma (que são suportadas por variados sistemas operativos), o que ajuda a quem (como eu) utiliza uma variada panóplia dos mesmos.

Firefox

• internet browser - dispensa apresentações. suportado em tudo e mais qualquer coisa (win, mac, linux, bsd, simphony, iOS…)

amsn

• instant messenger - pretende ser um equivalente ao messenger anterior da m$. muito bom, prático, rápido, com suporte a quase tudo que o live messenger tem.
    http://www.amsn-project.net/

deixo também aqui a informação (para quem não saiba) que grande parte das aplicações kde são suportadas no windows. embora deixa oss sistemas da apple de lado, suporta algumas outras plataformas, o que faz com que seja um sistema a ter em conta, para quem (mais uma vez como eu ;)) trabalah em multi-ambiente.
mais informações, aqui: http://windows.kde.org/

Winston Smith, podias meter o link para fazer o download do programa “Evertone”.

Não percebi bem o que é esse programa e como funciona, é uma agenda?

http://www.evernote.com/

basicamente é um programa que te permite guardar pedaços… de tudo um pouco. É como se fosse um arquivador onde podes colocar texto, imagens, links, etc.

nessa página tem um video explicativo de como funciona: http://www.evernote.com/about/video/#zHom6bgqg9Y|1|1

Como antivirus uso o AVG free, tenho-me dado bastante bem com ele.

Outra aplicação excelente, open-source, e funcional nos principais sistemas operativos (Windows, MacOS, Linux, Solaris), é o virtual-box.

esta excelente aplicação permite que tenhamos outros sistemas operativos a correr numa janela, mas que funcionam como se fossem de facto outra máquina.

para que é que isto serve? bem, as suas utilizações são enumeras. Por exemplo, quem utiliza windows, mas gostava de experimentar linux, pode facilmente correr uma distribuição qualquer, sem precisar de comprar outro computador, ou ter que mexer na sua instalação nativa do windows. permite também o contrário, porque assim podemos ter aquela aplicação windows sem a qual podemos viver que não existe em porte nativo para linux ou MacOS.

Com o recente suporte a 3D, permite já que se joguem alguns jogos em VM’s windows, que é muita das vezes o entrave à substituição dum windows por um linux. ;D

http://www.virtualbox.org/

e aqui vai mais um, agora para aqueles que têm em casa pequenos leões e leoas. chama-se GCompris, e é um projecto educativo, disponível nas mais variadas liguas incluindo o português de Portugal.

é uma colecção de programas educativos, que cobrem as mais variadas áreas, desde o desenho até à matemática, passando pela ortografia e ciências.

é por demais exaustivo indicar aqui todo o conteúdo desta colecção, assim, deixo o link para os que porventura possam estar interessados:
http://gcompris.net/-pt-

nota 1: Parece que a versão para MacOS já não é mantida. só está disponível para win e linux. ???

nota 2: embora não tenha filhos, tenho um sobrinho ainda pequeno, que com 6 anos meteu as mãos nisto, e ficou entretido durante horas esquecidas.

Excelentes programas que indicaste JanglinJack. O Gcompris é muito bom, utilizo-o sempre com os meus alunos de primeiro ano. No Mac utilizo o VMware como “virtual machine”, mas também tenho ouvido muito boas indicações do VirtualBox. Vou acrescentar todos à lista inicial.

Acrescento também que não coloquei os links pelo trabalho que isso dava. Talvez faça isso no futuro, quando tiver um pouco mais tempo.

Utilizo extensivamente e intensivamente os programas gratuitos (open, free, etc). Quer pessoalmente quer nos pc que formato.

Uso desde sempre o Firefox, Thunderbird, Avira, foobar, MediaMonkey, Boxee, Superantispyware, skype, picasa, sketchup, CDBurnerXP, ccleaner, CCCP codec pack, 7-zip, Pidgin, MP3Tag, MagicISO, Revo Uninstaller e uma série de outros.

Tenho também ambos os meus pc’s em dualboot com Ubuntu, onde principalmente a minha filha mais velha utiliza as suites educacionais (Gcompris e Childsplay) e as várias versões e jogos do pinguim Tux.

Para quem quer um sistema operativo open, feito de raiz a pensar em crianças, baseado em Linux - http://www.qimo4kids.com/

Uma das melhores aplicações de freeware que utilizo é o Dropbox… então para quem usa vários PCs é fantástica!
O Dropbox dá-nos 2GB para sincronizarmos uma pasta local do PC, que depois é replicada em todos os PCs onde instalarmos o software e entrarmos com a nossa conta.
Fax controlo de versões, tem reciclagem, permite partilhar ficheiros publicamente e gera galerias de imagens públicas sem grande trabalho, permite partilhar pastas com outros utilizadores Dropbox, a sincronização é imediata e rapidíssima (utiliza o sistema do rsync, copiando apenas a parte alterada dos ficheiros).
Já não vivo sem isto… :smiley:

Par gravar CDs e DVDs, utilizo o Ashampoo 6, que é grátis, apesar das versões mais recentes serem pagas… tem todas as funções de um Nero e nunca tive qualquer tipo de problemas em gravar seja o que for.

Firefox para browser, Filezilla para cliente FTP, Keepass para a gestão de passwords, Everything Search para encontrar ficheiros no PC (muito bom também), Foxit Reader como leitor de PDF, JDownloader para o Warez (mas tudo legal!! :P) , Splash Lite para os filmes (é dos poucos utiliza o GPU para processar os gráficos, coisa que nem o Media Player normal nem o VLC fazem), Nimbuzz para IM (dá para juntar Messenger, Google Talk, Facebook, etc, tudo num programa só e também funciona em telemóveis e smartphones), Virtualbox para as VMs, Microsoft Security Essentials para AV, PrimoPDF como impressora PDF, Subsonic para servidor de streaming de audio (assim posso ouvir a minha música em qualquer lado que tenha net), TeraCopy para gestor de cópias de ficheiros, WinRAR para zips.

Em Linux e visto que é tudo open source e o instalar/desinstalar não deixa ‘tralha’ para trás, o que costumo fazer é experimentar tudo e depois ficar com o que mais me agrada. :slight_smile:

Que outros programas aconselham para limpeza, optimização e manutenção em windows como o CCleaner? Atenção, não preciso de um substituto, mas gostava de ter outro programas de suporte.
Ou acham que o CCleaner é suficiente?

Fantástico e muito simples de usar, até para partilhar ficheiros relativamente pequenos (ex.: trabalhos) serve.

Os programas gratuitos que Utilizo são:
Opera, avg, skype, CDBurnerXP, ccleaner, 7-zip, PhotoFiltre, teamviewer

Para quem não conhece o teamviewer é um programa de Acesso remoto e Suporte via Internet.
http://www.teamviewer.com/pt/index.aspx

O TeamViewer estabelece a ligação a qualquer computador ou servidor em todo o mundo em apenas alguns segundos. Você pode controlar o computador do seu familiar/amigo à distância como se estivesse sentado à frente dele. Claro que tem de ser com autorização de quem está no outro lado, que fornece uma palavra pass nova a cada acesso que precisa, simples e rápido para dar assistência .

tanto quanto sei, o teamviewer só é gratuito para uso pessoal. talvez não faça diferença para a maioria dos utilizadores aqui, mas penso que seja correcto deixar a indicação, visto que este post é sobre software freeware.
dito isto, também posso dizer que uso, e acho muito bom.

sim, gratuito para uso pessoal tal como os antivírus :great:

Eu acho que o CCleaner é suficiente. Limpa o registro, elimina ficheiros desnecessário, faz desinstalações, configura os programas que arrancam quando ligas o computador. Aliás, nem convém usar muitos “Registry Cleaners” diferentes, porque se algum deles apaga algo que não deve é o cabo dos trabalhos.

Bom tópico Winston :beer:

Posso acrescentar:

Desenho Vectorial: Inkscape
Modelação e Animação 3D: Blender

Creio que dão para todos os Sistemas Operativos.

E não esquecer a ferramenta que vai por todos os designeres no desemprego.

Adobe Rome

http://rome.adobe.com/

Se possivel pedia que tornassem mais facil para os foristas a identificacao dos programas que referem, mencionar seis programas numa linha separados por virgulas torna depois dificil a pesquisa num topico que se pretende de referencia, e evita tambem que haja foristas a repetirem o que outros ja disseram. :wink:

Tenho dois a acrescentar a lista:

WINDOWS
Imagem: IrfanView
Edicao (desculpas pela falta de acentuacao e provavel categorizacao impropria): PDF Creator, PDFill (tem 3 vertentes)

O primeiro e uma versao muito basica do Photoshop, mas muito util.
O segundo muita gente deve ter, ou um que faz o mesmo. O terceiro pode ser mais exotico, mas e muito util. Digamos que e uma versao basica do Acrobat Professional, permitindo fundir e separar ficheiros pdf de forma bastante simples. Muito util.

Grades programas que estão a dizer neste tópico.

Grande ideia, a de criarem este tópico. :clap:

Aproveito para aconselhar 2 programas excepcionais para fotografia.
Um para visualização (e edição básica) e outro para fazer “resize” de fotos.
São sem dúvida os melhores que conheço para o efeito (apesar de gratuitos). E olhem que neste aspecto, eu sei do que falo.

Aproveitem e usem à vontade.

Se necessitarem ajuda, estejam à vontade para me “chatear”… ;D

Abraço :great: