Caros foristas,
Infelizmente, confirmam-se as suspeitas mais pessimistas relativamente à capacidade de investimento desta Direcção. Eles não têm um chavo para investir. Nem 100M, nem 40M, nem 30M, niente, zero. O Sporting necessita de jogadores que sejam reforços efectivos e não meras contratações; jogadores que têm de entrar no onze, agarrando o lugar sem apelo nem agravo. Ora, esses jogadores são relativamente caros e a sua contratação exige uma abordagem rápida e incisiva e aquilo que andamos a ver na comunicação social, é a manifestação de interesse por jogadores que nem sequer são ainda certezas, mas sim esperanças de futuro. São jogadores que não trazem mais-valias óbvias ao plantel no imediato. O Sporting necessita, por exemplo, de um ponta de lança de créditos firmados. Precisa de investir forte e feio em jogadores que não venham à experiência, mas no qual todos nós depositemos, pelo menos, 80% de confiança.
Já neste tópico e neste dia ( http://www.forumscp.com/index.php?topic=31948.800 ), eu havia alertado para o facto desta Direcção não ter o dinheiro que havia anunciado na campanha eleitoral. E porquê? Porque havendo dinheiro à disposição, «atacam-se» no imediato os jogadores mais procurados e os pontas de lança e armadores de jogo estão seguramente entre esse grupo de jogadores. O mercado de transferências, é como o mercado onde fazemos compras - quanto mais tarde lá chegarmos, menor é a probabilidade de comprarmos produtos frescos e de boa qualidade. Ora, aquilo a que temos vindo a assistir, é um contínuo interesse em jogadores cuja contratação não obriga a avultados investimentos, mas que não passam de meras esperanças, pois são jogadores ainda jovens e com muito por provar. Reparem que o único jogador com experiência já contratado, é um jogador que vem a custo zero, o que só vem reforçar ainda mais a minha tese. A conclusão a tirar disto tudo, é muito simples: não é de certeza por estratégia de mercado (a menos que Luís Duque tenha sido subitamente vítima de um ataque de incompetência) que não estamos à procura de bons jogadores, mas sim devido ao facto de, ao contrário daquilo que foi anunciado, não termos aquilo com que se compram os melões.
Os objectivos da Banca começam a ser muito claros: primeiro, arranja alguém que queira ser o seu rosto, colocando nas Listas concorrentes às eleições, meia-dúzia de gatos pingados da oposição, só para mandar areia para os olhos dos sócios. Depois, percebendo que a derrota nas eleições vai muito para além de uma hipótese inverosímil, orquestra um plano para afinar esses mesmas eleições, num acto desesperado de se manter no poder. Finalmente, num último suspiro, e porque avançar com mais dinheiro para investir no futebol é algo que está liminarmente fora de questão, tenta a sua sorte com a contratação de jogadores ao preço da uva mijona. O facto dos jogadores serem jovens e terem uma enorme margem de progressão, é uma forma de dizerem: «Não, não, nós até fomos buscar bons jogadores. São jovens com enorme margem de progressão». A ideia é a de, em desespero de causa, tentar uma boa época com reforços de vão de escada. Se conseguirem, têm a porta aberta para a última reestruturação financeira que nos vai roubar o resto que ainda é do clube.
Esta Direcção está a prazo, sem dúvida, mas entretanto vão-se preparando para mais uma época miserável.