Incêndios em Portugal!

Decidi criar este tópico com o intuito de falarmos sobre os diversos incêndios que ocorrem no nosso País!

PS: Se acharem este mesmo tópico desnecessário ou que já exista algo semelhante estão á vontade para o apagarem/moverem.

[b]Fogo em Castanheira de Pera obriga a evacuação de praia e ameaça casas[/b]

Um incêndio na localidade de Ameal, em Castanheira de Pera, obrigou à evacuação da praia das Rocas e está a ameaçar algumas habitações, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria e o município.

Na página da Autoridade de Proteção Civil (ANPC), o incêndio já chegou a ser considerado em fase de resolução, mas pouco depois o fogo voltou a estar ativo e as chamas ameaçavam habitações às 17h30, disse à Lusa o responsável do CDOS, Sérgio Gomes.

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, explicou à agência Lusa que “foi necessária a evacuação da praia das Rocas para a movimentação de meios para aquele local”.

O autarca referiu ainda que várias casas têm estado ameaçadas pelas chamas.

“A minha própria casa já esteve em risco. Durante a madrugada e há pouco também houve habitações ameaçadas, mas, felizmente, tem sido sempre possível controlar o incêndio. Não tenho conhecimento, até ao momento, de alguma casa ardida”, acrescentou.

Fernando Lopes evidenciou ainda que no local “há muito calor e vento” e “várias frentes ativas”: “É um pandemónio.”

Segundo a Proteção Civil, às 17:55 o fogo estava a ser combatido por 168 operacionais, 50 meios terrestres e um meio aéreo.

Durante a manhã, um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado, na noite de segunda-feira, o incêndio florestal que está a lavrar no concelho de Castanheira de Pera.

O suspeito terá lançado o fogo, com recurso a chama direta, perto das 24h00 de segunda-feira, 8 de agosto.

O detido, com 67 anos de idade, casado e reformado, “vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório” e “aplicação das medidas de coação tidas por adequadas”, refere a nota da polícia.

Este ano, a Polícia Judiciária já identificou e deteve 24 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

Fonte: Noticias ao Minuto

[b]Incêndio em Palmela obriga Fertagus a parar comboios[/b]

O fogo deflagrou esta tarde perto das 16h30, na Quinta do Anjo.

O Notícias ao Minuto apurou junto de fonte do CDOS de Setúbal que deflagrou um incêndio na Quinta do Anjo, em Pinheiro Ramudo, Palmela.

Segundo a Fertagus, a circulação dos comboios está a parar em Coina, devido à proximidade do incêndio da linha de comboio entre Penalva e Pinhal Novo.

Até ao momento a Fertagus ainda não sabe quando os comboios vão voltar a circular.

No local do incêndio "estão 105 operacionais e 34 veículos” de várias corporações do distrito, adiantou a mesma fonte do CDOS.

Apesar do incêndio estar a deflagrar numa zona de mato e pinhal, as chamas estiveram próximas de habitações mas “conseguiram ser salvaguardadas”.

O fogo continua ativo.

Fonte: Noticias ao Minuto

Acabei de vir do centro do Funchal, fumo por todo o lado.
Uma amiga minha já ficou sem casa.

Aqui na Madeira não está fácil.

Hoje nem saí de casa.

Já fechei as portas todas que o fumo, apesar de os incêndios estarem bastante longe de onde vivo, está espalhado por todo o Funchal.

Cá dentro de casa parece que andam a fazer um churrasco aqui na vizinhança. Cheiro de m*rda.

Não sabia que aquilo na Madeira estava assim! :o

Até na Madeira?! FDX!

Daqui a 2 semanas já está o c***** que pôs o fogo a passear pelo Funchal. É sempre a mesma m****.

Ainda por cima o fogo está cada vez mais perto da casa do meu pai e do meu primo.

Edit: A polícia já mandou o meu primo sair de casa.

Satélite em tempo real da NASA que mostra o fumo provocado pelos incêndios:

Mais informações aqui: https://fogos.pt/

Aqui em Braga, a situação também não está fácil. Incêndios por toda a parte, o monte perto da minha casa (fica a um 1 km, se tanto), já ardeu todo.

É um cheiro ao queimado e uma fumaça no ar que não se aguenta.

Passei no incêndio aqui em Palmela quando vinha da Moita e…é impressionante. Os bombeiros não param de passar aqui. Quando passei já estavam bombeiros perto de um lar de terceira idade que há ali, penso que estariam a ponderar evacuar. É simplesmente horroroso.

No Algarve parece que melhorou a situação em Messines.

As coisas na Madeira estão controladas já?

Não. Isto não melhora hoje, está demasiado vento. :inde:
Estão cada vez mais zonas afectadas.

Edit: Se algum madeirense estiver pelo centro do Funchal e tiver a possibilidade de receber algum animal em casa vão à zona da SPAD, que eles foram obrigados a soltar os animais todos. E tenham especial atenção a conduzir nessa zona.

Força para todos aí!

Ya, força!
Ajudem-se uns aos outros.

Neste momento, o Funchal está assim…

Todos os anos é a mesma palhaçada com os incêncios. País de atrasados mentais. Enquanto não se proibir a comercialização de madeira queimada e prisões sérias esta merda continua. Filhos da grande puta.

Está a piorar em algumas zonas do Funchal

E a rede dos telemóveis estão instáveis. Eu olho para a RTP Madeira e vejo um incêndio mesmo abaixo da casa da minha tia e ela tem o telemóvel desligado. Esta merda é aflitiva.
Já viste a quantidade de casas que já arderam?

Muita força ao pessoal da Madeira…

Pois, a minha mãe também está a tentar contactar a minha irmã mas não dá. Espero que corra tudo pelo melhor aí.

Já. Incrível.

Deviam, antes de começar o Verão, começar a limpar certas zonas “secas” perto das habitações. Todos os anos é a mesma m*rda cá na ilha. São burros.