Este é o tópico para falar sobre a Imprensa em Portugal. Aqui fala-se sobre o que compram, como veem a informação, que jornais/revistas gostam, opiniões sobre artigos e capas, manchetes que achem interessantes etc…
Atenção! Pede-se uma abordagem diferente a este tópico que ao do ‘Sporting e a Imprensa’, se é para deixar comentários do género “A imprensa nacional é uma m*rda”, “São todos uns fdps”, etc…não se deem ao trabalho de escrever.
PS: Eu ia por aqui uma votação para poder haver um panorama sobre que imprensa adquirem, mas pelos vistos não consigo abrir uma.
Se já houver um tópico do género podem fechar este.
Não compro nada! Leio no café e a maior parte das vezes só dá para folhear pela qualidade da informação! Mesmo assim ojogo é o menos mau e gosto de ler as análises do pai (JVP)!
só compro o jornal record quando estou de férias no resto do ano venho aqui ao forum, que é a melhor fonte sobre o sporting que existe, ou então vejo nos jornais online.
compro todos os meses uma revista de pesca desportiva a minha outra paixão.
Geralmente só compro ao fim-de-semana. Público (ou, caso não haja no sítio onde compre, DN) e O Jogo, quando este último me parece interessante.
De semana não costumo comprar, e quando compro, escolho só o Público.
Quanto á qualidade… bom, focando-me nos desportivos, é questionável. Ou melhor, não vale nada.
Especialmente o Record e A Bola considro péssimos, O Jogo razoável (e como num mundo de maus, é razoável, acabo por optar quando a capa me interessa).
Quanto aos generalistas, o Publico é o meu jornal de referência (embora ache que têm vindo a cair de qualidade), e o DN como opção seguinte, mesmo tendo um modelo diferente (ligeiramente menos ‘sóbrio’, mas a seguir ao Público, é o que o é mais).
CM’s e outros que tais são lixo (para mim, óbviamente).
Não compro jornais seja de que tipo for, manipulam e inventam notícias conforme lhes convém. Fico-me pelo telejornal da rtp, e mesmo esse é susceptível a interesses de terceiros.
Mensalmente compro a Futebolista. No que toca a jornais eu não compro nada, mas quando chego a casa (depois de um jogo do Sporting), tenho quase sempre o jornal na sala. De resto, jornais desportivos fico-me pelo que apresentam no site
Compro a Sábado (sou assinante) e por vezes a Visão, quando é algo que desperta o meu interesse.
De tempos a tempos compro uma Super Interessante ou National Geographic, que são duas revistas, de facto, com bastante qualidade.
Compro todos os meses a revista Empire, que é quanto a mim a melhor sobre cinema em Portugal.
Quanto a jornais…não costumo comprar e quando o faço costumo optar pelo I ou pelo Público. Jornais desportivos nada.
Eu(meu pai mas pronto) sou assinante do jornal Açoriano Oriental, que para quem não sabe é o 2º jornal mais antigo da Europa. Depois quando estou de viagem ou acontece algo de destaque no Sporting ou no desporto português costumo comprar o Record.
Na net costumo ir aos sites do record e d’A bosta.
Sou assinante também da revista Futebolista.
Muito raramente costumo comprar a revista Visão.
Eu acho que os meios com mais qualidade na Imprensa portuguesa são a revista Sábado, por trazer sempre conteúdos curiosos/interessantes tal como a revista anexa “Tentações”, e o jornal i, pelo formato pouco usual e modo de dar notícias que tem, mais os artigos e entrevistas do Rui Miguel Tovar (este último tem piorado gradualmente de qualidade devido a questões internas).
Às vezes passo os olhos pela Flash e pelo desportivo do DN, por causa do trabalho dos meus pais.
Quanto a jornais desportivos, mesmo conhecendo muita gente que trabalha lá, não costumo comprar o Record nem A Bola, apesar de ler os dois no café e na escola respetivamente, e com pouca frequência compro o jornal O Jogo (normalmente depois de vitórias do Sporting).
A larga maioria dos media estão englobadados em grandes Grupos Económicos (Imprensa, Cofina, Lusomundo, etc…) e a independencia é ZERO, prefiro ficar pelos Blogs onde muita coisa pode ser filtrada.
De há uns anos a esta parte deixei de comprar jornais impressos. Com a actualização quase momentânea na Internet, e podendo acessar diariamente a este veículo de informação, deixou de fazer sentido comprar jornais(para mim, claro)…
Ainda para mais, sujeito a apanhar mentiras atrás de mentiras, e não falo só de futebol!
Isto está cheio de lobbys. Sinceramente e com muita pena minha, acho que, a grande maioria, não passam de “escribas de seara alheia”, e que pouco procuram informar e esclarecer o povo português.
Ora se é para isso, vale mais fazê-lo à borla.
Em papel, só leio o Diário de Coimbra, no café. Enquanto bebo o belo do 1º café do dia, aproveito para levantar o astral e pôr os pulmões a bombar, porque aquilo é “só” calinadas, e as gargalhadas produzem o efeito desejado no cérebro e pulmões, quando se começa o dia.
Online, procuro ler quase tudo em Portugal, e os feitos do Capel, na Marca!
Esses interesses de terceiros têm muito menos influência em alguns jornais/revistas que o que alguns pensam que têm (nas cor de rosa é perto de 0, no i sei que não é muito, no Expresso e no Público, calculo que seja mais que a maioria, mas acredito também que os interesses não são bem de terceiros (como n’OJogo já sei que foram), mas penso que seja que os cargos mais altos dos jornais tentam que o interior corresponda a um modo de difusão das suas ideias pessoais)