III Divisão Nacional (+ Distritais e Amadores) 2012-2013

para já, ainda não se sabe.
sabe-se que vão ser 8 séries de 10 equipas cada.
apuram-se os primeiros 2 de cada série (num total de 16 equipas apuradas), que a seguir jogam em 2 grupos (de 8 equipas cada), subindo directamente à 2ª Liga, o vencedor de cada um dessas grupos.
Publico a seguir uma lista com todas as equipas participantes, exceptuando as duas que faltam apurar.

Das 80 equipas que vão entrar no novo Campeonato Nacional de Seniores (2ª Divisão), faltam apurar duas.
A lista é a seguinte (com as equipas distribuídas por regiões e associações):

região Norte (29 equipas)

Porto (12 equipas)

• Freamunde (desceu da 2ª Liga)
  • Tirsense
  • Varzim
  • Boavista
  • Amarante
  • Gondomar
  • Sousense
  • Sp. Coimbrões
  • Felgueiras 1932 (subiu da 3ª Divisão)
  • Grijó (subiu da 3ª Divisão)
  • Salgueiros 08 (subiu da 3ª Divisão)
  • Lixa (subiu dos Distritais)

Braga (10)

• Vit, Guimarães B (desceu da 2ª Liga)
  • GD Ribeirão
  • Vizela
  • Famalicão
  • Fafe
  • Vilaverdense
  • Joane
  • Santa Maria (subiu da 3ª Divisão)
  • AD Oliveirense (subiu da 3ª Divisão)
  • Ninense (subiu dos Distritais)

Viana do Castelo (3)

• Limianos
  • Vianense (subiu da 3ª Divisão)
  • Valenciano ou Neves (subirão dos Distritais - falta a última jornada)

Vila Real (1)

• Pedras Salgadas (subiu dos Distritais)

Bragança (3)

• Mirandela
  • Bragança (subiu da 3ª Divisão)
  • Vila Flôr (subiu dos Distritais)

região Centro (25)

Aveiro ( 8 )

• Sp. Espinho
  • Pampilhosa
  • Anadia
  • São João de Ver
  • Cesarense
  • Sp. Bustelo
  • Estarreja (subiu da 3ª Divisão)
  • Lusitânia de Lourosa (subiu dos Distritais)

Viseu (2)

• Cinfães
  • Lusitano FC (subiu dos Distritais)

Guarda (1)

• Manteigas (subiu dos Distritais)

Coimbra (4)

• Nogueirense
  • Tourizense
  • Sourense (subiu da 3ª Divisão)
  • Carapinheirense (subiu dos Distritais)

Castelo Branco (4)

• Sp. Covilhã (desceu da 2ª Liga)
  • Benfica Castelo Branco
  • Sertanense
  • Águias do Moradal (subiu dos Distritais)

Leiria (3)

• U. Leiria
  • Caldas (subiu da 3ª Divisão)
  • Portomosense (subiu dos Distritais)

Santarém (3)

• Fátima
  • At. Alcanenense (subiu da 3ª Divisão)
  • At. Riachense (subiu dos Distritais)

região Sul (22)

Lisboa (10)

• Mafra
  • Torreense
  • 1º Dezembro
  • Oriental
  • Casa Pia
  • Futebol Benfica
  • Carregado
  • Sp. Lourinhanense (subiu da 3ª Divisão)
  • Sintrense (subiu da 3ª Divisão)
  • GS Loures (subiu dos Distritais)

Setúbal (3)

• Pinhalnovense
  • Barreirense (subiu da 3ª Divisão)
  • Cova da Piedade (subiu dos Distritais)

Portalegre (1)

• O Elvas (subiu dos Distritais)

Évora (2)

• U. Montemor (subiu da 3ª Divisão)
  • Oriolenses (subiu dos Distritais)

Beja (2)

• Moura (subiu da 3ª Divisão)
  • Almodôvar (subiu dos Distritais)

Algarve (4)

• Louletano
  • Quarteirense
  • Esp. Lagos (subiu da 3ª Divisão)
  • Ferreiras (subiu dos Distritais)

regiões autónomas (4)

Madeira (1)

• falta apurar uma equipa (dos Distritais)

Açores (3)
Ponta Delgada

• Operário
  • Sp. Ideal (subiu da 3ª Divisão)
    Angra do Heroísmo
  • Praiense (subiu da 3ª Divisão)

Ai Moura, sempre a jogar ao sobe e desce. Aposto que para o ano está de volta à 3ª.

Eu aposto que não. Se descer para o ano vai para os campeonatos distritais.

À 3ª não volta porque a 3ª acabou este ano.

Que salganhada para ai vai. Por acaso estou curioso para ver como vão fazer as tais 8 séries. Por mais que inventem vai haver um desequilíbrio brutal.

Eu acho que as de Bragança devem ficar com as de Vila Real e Viana do Castelo. Logo ai, por mais que ponham uma ou outra de Braga, o nível fica relativamente baixo quando comparado com uma série que, provavelmente, vai ter Ribeirão, Varzim, Tirsense, Freamunde e Salgueiros que com certeza vai continuar a apostar forte.

Grijó a jogar com Freamunde. Vila Flor (não sei se “aceitam” a subida) a jogar com Mirandela. Isto tem tudo para acabar com a competitividade desta divisão e vai ser só na 2ª fase, que basicamente é quando as séries voltam ao normal e àquilo a que estamos habituados, é que se vão ver jogos decentes. Falam em aumentar o desporto regional e rivalidades mas esquecem-se que eu não estou para dar 8€ e ver aldeias a jogar e a, muito possivelmente, levarem 5 ou 6 para além de que nem todos os clubes têm 4 ou 5 adversários num raio de 20 km.

Mesmo à tuga, inventar a bom inventar. Isto de acabar com a 3ª divisão é um autêntico crime e só vem tirar valor à 2ª divisão Portuguesa. Eu falo pela minha equipa. Mesmo que desçamos (e muito dificilmente se desce agora) não há perigo nenhum porque na época seguinte subimos de novo. Não tem valor jogar na 2ª divisão, agora. Ser campeão distrital vale 0 em distritos como Bragança ou Vila Real.

Espero sinceramente que não deixam. A ver se para o ano é finalmente a vez do meu Praia ser campeão Distrital :stuck_out_tongue:

Tentando fazer futurologia, provavelmente vamos ter as séries distribuídas, mais ou menos, desta forma, deixando com pontos de interrogação aquelas que não sei onde vão ser encaixadas:

1. Vila Real (1) + Bragança (3) + Braga (6)
  2. Porto (10 ou 9 + 1 das ilhas)
  3. Porto (3 ou 2 + 1 das ilhas) + Braga (4) + Viana do Castelo (3)
  4. Aveiro (8 ) + Viseu (2) ou 2 das ilhas ?
  5. Coimbra (4) + Leiria (3) + Santarém (3)
  6. Guarda (1) + Castelo Branco (4) + Portalegre (1) + Évora (2) ? + Viseu (2) ?, se a opção for por uma série com as equipas do interior (Beira Interior + Alto Alentejo)
  7. Lisboa (10 ou 9 + 1 das ilhas ou 9 + 1 das 3 de Setúbal) ?
  8. Algarve (4) + Beja (2) + Setúbal (3 ou 2 + 1 das ilhas) + 1 das ilhas ?

Prefiro uma distribuição como tem sido feita até agora para definir os clubes na anterior 2ª divisão, do que dividir isto por certas regiões. Nem campeonatos nacionais sem 3ª divisão são assim uma inovação tão grande, durante muitos anos essa divisão nunca existiu, e não foi por isso que o futebol deixou de evoluir ou ser competitivo por isso. Desta maneira também se envia umas tantas equipas que andaram por cima com dinheiros públicos, através das câmaras municipais, para gáudio de meia-dúzia, para as distritais, sem pena nenhuma de muitas equipas que caíram para as distritais.

O clube onde o Carlos Lopes começou a sua carreira, de volta passado 17 anos aos campeonatos nacionais. Clube também com uma parceria a nível de camadas jovens com o Sporting.

As 3 equipas dos Açores vão ficar na Série E juntamente com as equipas da zona de Lisboa.

Dessa forma, o mais provável é o campeão madeirense jogar numa série maioritariamente Portuense.

Já agora, sobre o Vila Flor, vão aceitar a subida até porque segundo uma reportagem que li, já receberam uns 5 jogadores “profissionais” alugados por uma agência de representação na 2ª volta do Distrital deste ano :great:

Esta primeira época vai ser desigual, mas para o ano vão subir vários clubes melhor preparados para a 2ª divisão do que alguns que saltaram directamente do Distrital, pelo que a coisa equilibrar-se-à.

Quem será que comprou o estadio do Amadora ? Aquilo só pode ser +ara cariz desportivo :think:

Acho que ainda ninguém comprou… :think:

E. Amadora: estádio e bingo vendidos Grupo de credores aceitou proposta superior a 3,5 milhões de euros

http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/esterla-amadora/1468482-1676.html