Ibrahima Ba

Ibrahima Ba chega para reforçar a defesa

Por Sporting CP
22 Jul, 2026

Equipa Principal

Central senegalês tem 21 anos e jogava no FC Famalicão

O Sporting Clube de Portugal contratou Ibrahima Ba para a equipa principal de futebol.

O defesa-central de 21 anos chega a Alvalade oriundo do FC Famalicão e assinou um contrato válido até 2031, tendo uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Ibrahima Ba reforçou o FC Famalicão em 2024 proveniente dos franceses do Valenciennes FC. No Minho, ganhou o seu espaço e realizou 24 jogos em 2025/2026, temporada em que os famalicenses terminaram a Liga Portugal na quinta posição. Agora, o senegalês dá o maior salto na ainda curta carreira.

Nas primeiras palavras de Leão ao peito, Ibrahima Ba garantiu estar “muito feliz”. “Sei que usar a camisola do Sporting CP traz uma grande responsabilidade e vou continuar a trabalhar. Estou pronto para deixar tudo em campo. O Sporting CP é dos melhores clubes do mundo e fico feliz por usar esta camisola. Obrigado ao presidente e ao staff pela confiança que estão a ter comigo”, disse aos meios de comunicação Leoninos.

Estando ciente de que os Sportinguistas “ajudam e puxam a equipa para a frente”, o jovem futebolista quer “entrar nesta família” e contribuir para a conquista do campeonato.

Depois de admitir que também quer que o Sporting CP se apresente a um bom nível na UEFA Champions League, Ibrahima Ba foi convidado a descrever-se dentro de campo: “Sou um jogador rápido e forte fisicamente que defende bem”.

Por fim, Ibrahima Ba lembrou os momentos em que defrontou o emblema de Alvalade: “Já joguei contra o Sporting CP ao serviço do FC Famalicão e agora vou defender estas cores no Estádio José Alvalade. Tenho muita vontade de jogar pelo Sporting CP. Quando joguei contra a equipa, não foi fácil porque é difícil jogar contra aqueles adeptos e aquele apoio”.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome:
Ibrahima Ba
Data de nascimento: 26 de Maio de 2005 (21 anos)
Nacionalidade: senegalesa
Posição: defesa
Clubes anteriores: AJEL de Rufisque, Valenciennes FC e FC Famalicão

https://x.com/SportingCP/status/2080020052930392560?s=20

18 Curtiram

Bem vindo!!!

Bem-vindo. :lion:

Muito potencial. Siga!

Ao trabalho! É para pegar de estaca sff! Boraaaa

Besta. Welcome :saluting_face:

Bem vindo leão!

Havia muito fumo mas não pensei que ia haver fogo hoje! Muito surpreso neste sentido. Diomande deve estar mesmo por horas também

1 Curtiu

Excelente contratação.

21 anos. É o que precisamos.

Queiramos ou não, precisamos de jogadores jovens para continuar a nossa caminhada de ganhar títulos, rentabilizar financeiramente os atletas e vender.

3 Curtiram

Não deste boleia ao Gustavo Ibrahima?

4 Curtiram

Bem vindo! Que tenhas muito sucesso connosco! :lion:

P.s talvez tenha ficado mal habituado mas estes últimos vídeos do Ba e Zalazar estão muito fraquinhos comparado com o que vocês sabem, ó Marketing! :rofl:

1 Curtiu

Seja bem-vindo, a nossa nova muralha

Vem mais bem referenciado do que o Diomande na altura em que o compramos

Gostava que este e o Diomande pudessem fazer dupla, mas está visto, que isso é demasiada ambição

1 Curtiu

Parabéns uma vez mais a quem faz estes vídeos de apresentação

5 Curtiram

Bem-vindo! Desejo e espero que faças esquecer rapidamente o Diomande :flexed_biceps:

já saiu na cmvm?

Bem vindo agora serás uns dos nossos :lion:

Já? Quando querem, fazem as coisas rapidamente.

Estou convicto que vai surpreender muita gente pela positiva. Bem vindo ao reino do leão!

Bem-vindo e que tenhas muito sucesso.

que seja o central que precisamos…!

1 Curtiu

Bienvenue

Bem-vindo Leão!

Fossemos nós metade tão rápidos com o extremo-esquerdo…

4 Curtiram