Este para mim era o maior presente de natal que podíamos ter porque é conhecido e é um matador quem sabe o complemento ou um substituto do enorme 31…Mas não passa de um sonho de natal >:(
Dar 8 milhões por 4/5 épocas é uma burrice. Não é preferível dar esse dinheiro por um goleador jovem que saberemos que daqui a 3 épocas iria render o triplo e poderíamos comprar outro pelo mesmo preço e o resto “dar” ao BES? Acho que é assim que se diminui a dívida e mantém-se a competitividade.
Que jogador sugeres então? e duvido que peçam tanto por um jogador de 28 anos que quer sair para a Europa, pode-se comprar metade do passe pedir ajuda a um fundo de investimento…porque este é um investimento quase garantidamente seguro
Falam desse Boghossian, que dizem que é uma máquina, tem 22 anos. Temos no Brasil outros avançados decerto decentes. Na Europa estive a ver uma lista dos jovens com maior potencial e a respectiva média de golos, Robert Lewandovsky é bastante bom. Basta procurar. Um pouco à imagem dos milhafres e porcos, que contrataram Falcão, Hulk, Cardozo. Jogadores já feitos, com grande potencial e jovens.
Se o Suazo tivesse 23 anos e um currículo semelhante ao deste jogador (ou seja, goleador jovem) garanto-te que só estaria ao alcance de um Manchester United ou Real Madrid.
Lembra-te que o Manure deu-se ao luxo de dar 25 milhões de euros por um Nani já em idade sénior e ainda cheio de pontos de interrogaçao, o que não estariam eles dispostos a dar por um goleador jovem do nível actual do Suazo.
Para jovens com potencial, que podem dar em estrela mas também em fiasco, é preferível recorrer à Academia. Para dar dinheiro a serio por um jogador, tem que ser um bom e com provas dadas, mas os mais jovens desse grupo estão-nos vedados à partida por razões óbvias.
Ignoraram o que disse depois, para cimentar a minha tese. Vejam o caso de Hulk, Falcão e Cardozo. Custaram o que pedem o Suazo, sensivelmente, e com uma margem de progressão, com resultados desportivos imediatos, por serem craques, e daqui a 3 anos vendem por o dobro ou triplo. Falam dos milhafres mas à excepção do Saviola e Aimar, mas neste último sabemos perfeitamente o quanto difícil é arranjar um número dez, temos Ramirez, Cardozo, Urreta, Sidney, David Luiz, Di Maria, jogadores jovens que foram contratados por pouco ou muito, mas que se apostarem neles podem render dezenas de milhões. O caso do Urreta que passa ao lado da comunicação social, por enquanto, assim que apostarem nele irá render também algum dinheiro. Assim é que se aposta em jogadores e rentabiliza-se. Mas posso estar enganado.
O Sporting não é uma agência financeira, o dinheiro em si não vai resolver os problemas. No entanto eu percebo que se tenha de atingir o equilíbrio financeiro, mas isso só se consegue se o Sporting for competitivo. E só se é competitivo com bons jogadores que possam trazer rendimento desportivo. Podes ter a certeza que a contratação do Acosta foi financeira e desportivamente mais compensadora que todos os Nalitzis, Buenos, Caicedos e afins que vieram emprestados.
O nível competitivo gera receitas, directa e indirectamente, e o nível competitivo quer-se já, tão cedo quanto possível, não para daqui a 5 anos, porque isto não é o Xperteleven onde se mete putos a evoluir os anos que forem necessários e o dinheiro entra sempre porque é repartido em partes iguais por todas as aldeias… os recursos são limitados e vão direitinhos para quem gerar um negócio mais apetecível, ou seja, quem for mais competitivo a nível desportivo. É por isso que o Sporting não pode esperar.
Claro que isto não contradiz o teu raciocínio, de maneira nenhuma ;D, mas o problema é que o Sporting precisa de competitividade no imediato e neste imediato o poder da marca está enfraquecido por muitos anos de gestão amadora, ou seja, duas coisas que não gostamos de ver associadas. Então neste caso teremos de aceitar as limitações de não podermos endividar-nos até à molécula e como tal não vamos ter 11 M€ para dar por um jogador… mas um de 8 se calhar já temos (não estou a dizer que o tenhamos de facto, mas tu percebes a ideia). E um com o nível do Suazo e mais jovem não encontras apenas por 8 M€, infelizmente, lamento mas é praticamente impossível (lembra-te por exemplo que o Caicedo estava avaliado em 10 M€ :o).
Não é assim tão simples. O balneário está mal, os jogadores não dão o litro, há jogadores a dispensar, o clube está a passar um mau bocado, os adeptos estão nervosos, o título já fugiu, o Presidente e treinador são contestados, o Benfica tem sérias hipóteses de ser campeão… Qualquer jogador que venha, seja bom ou mau, irá encontrar vários obstáculos, psicológicos e desportivos. No entanto, quero que o Suazo venha, mas apenas se for ele, porque se o Sporting estiver a pensar em contratar outro merdas qualquer, como esses estranhos renegados da Suécia e brasileiros dúbios, que se poupe o dinheiro e se aposte forte na época que vem.
Este Sporting, mais do que nunca, necessita de investimento em jogadores bons, assumidamente bons, e não experiências.
Os lamps têm que ir buscar jogadores como o Di Maria pq não têm capacidade para os gerar. Nós temos.
Temos por exemplo o Rosado. Claro que se fosse agora promovido à equipa do Sporting ia ser uma tragédia como muitas já vistas nos tempos recentes. Tal como o seria por exemplo uma contratação de um jogador como o Di Maria. Pq não têm uma equipa estável e adulta para serem incorporados. Tinham que ser estrelas imediatas.
E é isso que nos falta. Enquadramento. Que se consegue com jogadores da craveira de um Suazo. Como tivemos em tempos com Pedros Barbosas, Sá Pintos, Balakovs, Iordanovs, Valckxs, Schemeichels, Andrés Cruz, Cesar Prates, e por ai fora. Como os lamps têm, quer queiramos quer não, em jogadores como o Luisão, o Quim, o Javi Garcia, o Saviola, o Aimar. Gajos muito batidos, de qualidade muito alta, que permitem que o Di Maria umas vezes brilhe a altura muito alta, outras seja uma tragédia terrível. Mas não faz mal quando é uma tragédia, pq não é ele que tem que levar a equipa às costas.
Mas isto é a minha interpretação do que deve ser a politica de contratações do clube. Não sou ingénuo. Sei que não vai vir nenhum Suazo, nem nada do estilo. Vão vir jogadores do nível dos miúdos que já temos, o que é duplamente idiota. Pq tapam os nossos, e pq não nos ajudam a crescer como equipa. É deitar dinheiro à rua.
Respeitando todas as opiniões, mas lá voltamos à mentalidade de «comprar para depois ter de vender»…
Sinceramente… Se o Suazo alguma vez viesse, eu queria lá saber dos 28 anos e do que ele pode ou não render em dinheiro até ao final do seu contrato…
É preciso relembrar o Acosta outra vez? Ou até (noutra vertente e patamar) o Mário Jardel?
Se o Suazo alguma vez viesse, como bom jogador e marcador de golos que comprovadamente é (e não do que pode vir a ser, ou do que esperamos que venha a ser…), eu quero é saber que o seu rendimento pode dar aquilo que o Sporting necessita: golos e titulos.
É que se o Suazo comprovar o seu estatuto (que custa dinheiro) e marcar muitos golos, aumentam as probabilidades de vitórias. Se aumentam as probabilidades de vitórias, aumentam as hipoteses do Sporting ser Campeão. E se o Sporting for Campeão, vai à Liga dos Campeões. E se o Sporting for à Liga dos Campeões, encaixa dinheiro (quiçá grande parte do que custaria Suazo).
O Sporting já não está em altura de APOSTAR apenas em gajos novos-assim-assim ou bons que podem vir a ser craques e que custam um pouco menos, mas sim INVESTIR em jogadores de comprovada qualidade e reais craques… e esses custam dinheiro.
Concordo perfeitamente que o Sporting precisa de competitividade. Mas ser jovem não é sinónimo de mau jogador, ou potencial bom jogador, pode-se ser jovem e ser uma mais valia no imediato. Vou dar o exemplo, estive a ler o tópico do campeonato brasileiro e o Shaktar, penso eu, contratou o Alex Teixeira por 6 Milhões! Não achas que esse jogador teria condições para ser um dos melhores extremos do campeonato já, no imediato? Ele é um fora de série. Como quem diz Alex Teixeira, li que o CSKA pretende o Douglas Costa e pedem 7 Milhões, tal como, no exemplo que referi o Falcão custou 7 Milhões. Até mais barato que o Suazo. Não quer dizer que o Suazo não seja um fora de série, mas é muito mais seguro financeiramente um investimento num Alex ou Douglas Costa que um Suazo, pois rendem o que deveriam render no imediato como asseguram 25 milhões no futuro, sem que isso comprometa o aspecto desportivo.