[Homenagem a Iordanov] Sporting 99/00 - Amigos Iordanov (5/5, 20h30)

Sem dúvida.
Se fosse um antigo lampião … >:D

Se fosse um da Orcalhada era logo e os media nao largavam enquanto nao haveria jogo. Agora no Sporting? Tenham vergonha!

Eu sou outro dos que vai arranjar bilhete apenas quando lá chegar. Mas nem me importo com o lugar que arranjar. Quero é lá estar.

Hoje vou feliz para Alvalade.

quem tem gamebox precisa de arranjar um bilhete especifico ou é como um jogo normal ?

:clap:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=dKn3S6bgswI[/youtube]

Grande Iorda apesar de só me lembrar das duas últimas épocas dele ao serviço do Sporting :-[

Reparem no jogador que aparece aos 3:30seg :mrgreen:
O G.R do maritimo fez uma grande exibição .

Não sei se já postaram este vídeo:
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=PFbTynBGKto&feature=related[/youtube]

Vejam a partir do minuto 5:16.

Quando vi o homem a falar no relvado e depois aqui pensei: “Eh pá, há um estrangeiro que ainda consegue estar mais feliz e emocionado com isto que eu.” (E eu estava louco de alegria e a chorar baba e ranho).

Também não sei se postaram esta entrevista no i (e se sim peço desculpa):

“Ele vai atender a chamada… Está muito ocupado… Mas vale a pena esperar…” Enquanto o telefone de Iordanov toca, esta é a mensagem que se ouve. Confirma-se: vale a pena esperar. O avançado continua a irradiar boa disposição (quando falou com o i, desdobrava-se em abraços a amigos que tinham vindo dos Estados Unidos), sente-se bem apesar da doença diagnosticada em 1998 – esclerose múltipla – e diz ser “o homem mais feliz do mundo” por juntar amigos na segunda casa: Alvalade. As guerras nos tribunais são passado e o búlgaro terá a festa de despedida que desejava com ex-jogadores leoninos, da selecção e antigos adversários. Antes, recordou momentos marcantes das dez épocas (1991-2001) em Alvalade. Ele e pessoas que com ele conviveram e que, em comum, têm uma frase: “Já não existem pessoas como o Iordanov.” APRESENTAÇÃO 13 de Junho de 1991. O Sporting contratou o campeão olímpico Sergei Bubka no meeting de atletismo de Santo António, em Alvalade. A central estava cheia para ver o ucraniano. Aplausos a acompanhar o ritmo e… uma surpresa: Sousa Cintra, o presidente, surge no tartan com mais um reforço para a equipa de Marinho Peres: Ivailo Iordanov. “Estava de gravata branca e fato preto! Vim do Lokomotiv Gorna, da Bulgária, e de repente tenho aquele aparato todo… Não me esqueço!” Inspirado pelo momento, brilha nas estreias: um golo no 3-0 ao Famalicão e outro na vitória tangencial com o Dínamo Bucareste, na primeira partida europeia. “Foi uma maneira de agradecer logo tudo.” MUNDIAL 1994 “O 6-3… Temos mesmo de falar nisso?” Iordanov era dos que mais dinheiro davam ao roupeiro Paulinho para comprar bolos em miniatura para o plantel (o pior era quando chegava a altura de devolver o troco…) mas a festa do título ficou adiada. Compensação? A presença no Mundial de 1994, em detrimento de Penev. “Era um grande grupo e os resultados foram excelentes.” Iorda, avançado, jogou quase sempre como médio defensivo e era o alvo preferencial das tramóias da estrela Stoitchkov, que, após uma reportagem, chegou a atirá-lo para a piscina. Vestido e com o telemóvel… TAÇA Iordanov estava talhado a entrar na história do Sporting: após longo jejum de títulos, fez o melhor jogo de sempre nos leões na final da Taça de 1995: marcou os golos da vitória por 2-0 ao Marítimo. Fantástico! “Isto é para aquela malta que nos apoia”, disse, a chorar, apontando para a bancada. “Era importante para os jogadores e para os adeptos. Tive um dia inspirado mas senti que não havia alternativa – aquela taça tinha de ser nossa, custasse o que custasse”, recorda sobre o jogo no Jamor que marcou a despedida de Figo, Balakov e Peixe de Alvalade. ACIDENTE O ano seguinte traria a primeira contrariedade: um acidente de viação pôs a carreira em risco. “Sabia que tinha uma fractura na coluna e queriam operar-me logo na Bulgária mas viemos para Lisboa e, sem intervenção cirúrgica, já treinava três meses depois. Nunca vi…”, recorda o médico leonino Fernando Ferreira. De tal maneira que ainda participou na finalíssima da Supertaça, em Paris, que o Sporting venceu ao FC Porto (3-0). DOENÇA Iordanov não era conhecido pela técnica acima da média, mas a facilidade com que fintava problemas punha-o no topo. As palavras de Fernando Ferreira: “Foi um dos diagnósticos mais precoces de esclerose múltipla. No aquecimento de um jogo pela Bulgária, sentiu que a perna falhou. Quando chegou, fizemos exames e detectámos a doença. E o que me disse? ‘Doutor, escreva aí: vou estar no Mundial de 1998.’ E foi mesmo: em 1999 marcou 13 golos e tornou-se referência para muitos, ao ponto de passar tardes e tardes a visitar hospitais. A ex-dirigente Isabel Trigo Mira também o conheceu bem. “Sempre quis ajudar. Uma vez foi visitar um jovem de 18 anos que sofria de cancro e sonhava conhecê-lo. Ele estava a dormir mas o Iorda ficou sozinho no quarto à espera que acordasse. Quando abriu os olhos e viu lá o ídolo, realizou o desejo e choraram. No dia seguinte, o jovem morreu mas só tive coragem de lhe dizer dias depois porque sabia que ficaria desfeito. A dimensão humana do Iordanov é inimaginável.” CAMPEÃO Depois dos bolinhos, chegaram as chamuças todas as semanas. Iordanov – que se tinha tornado no primeiro capitão estrangeiro da história do clube – promovia convívios entre jogadores com salgados à mistura. O avançado (que até central foi em Alvalade) jogou 11 das 34 partidas do campeonato de 1999-2000, mas na memorável noite de 14 de Maio de 2000 ganhou por unanimidade o lugar na grua para pôr um cachecol do Sporting na estátua do Marquês de Pombal. “Não tenho vertigens mas mesmo que tivesse subiria sempre! Estava tão feliz e chorei tanto que só depois tive consciência do que tinha feito”, diz. DESPEDIDA Em 2000-2001 fez dois jogos e acabou a carreira. Treinou a equipa B mas regressou à Bulgária, onde montou um negócio de camiões (que ainda tem). No total fez 222 jogos no Sporting (70 golos). Nove anos depois terá a festa de despedida. “Nunca confundi pessoas e instituição. Para mim o Sporting será sempre sagrado. Por isso gostava de ver Alvalade cheio. A receita será toda para doar a instituições de caridade, mas significava muito ter uma última noite com todos aqueles que me apoiaram”, ressalva. Afinal, como diz o anúncio de promoção do encontro, “Ainda não começou mas Iordanov já é o homem do jogo”.

É um jogador e um ser humano maravilhoso, e hoje vou pela primeira vez com o meu filho de 3 anos a Alvalade (que me acordou às 6:20 da manhã assim: “Bom dia! Vamos ao Sporting? Mas nós não temos bola… Temos de ir comprar uma bola!” :lol:) com um enorme orgulho de lhe mostrar o que é um verdadeiro capitão!

:arrow:

Não é ser preguiçoso, simplesmente não reparei. Li por alto os últimos posts, e não reparei nesse ???

Quero deixar aqui a minha homenagem a Yordanov e aos campeões 99/2000. Tive a oportunidade de cumprimentar o Yorda à uns anos na Academia Sporting. Humilde, afável no trato, digno, reconhecido, assim é o Yordanov, e não esqueço os muitos golos que o vi marcar, os sacrifícios em prol da equipa, a abnegação, a coragem nos momentos mais difíceis, o ponto alto da colocação da faixa verde na estátua do Marquês. Um sentimento único de reconhecimento para Yordanov, e uma honra para qualquer Leão, para todo e qualquer Sportinguista. Um verdadeiro exemplo de capacidade e superação, de sacrifício pessoal em prol do Sporting. Infelizmente não vou ao jogo, mas faço votos que seja o espectáculo que todos merecem, público e participantes. Que seja um verdadeiro hino ao que é o verdadeiro Sporting e o verdadeiro futebol. Obrigado a todos, Sportinguistas.

Obrigado Yordanov. Obrigado Campeões 99/2000.

P.S: À última da hora, lá consegui ir ao jogo e homenagear in loco o Yorda e todos os atletas presentes. Correu bastante bem, e foi uma honra para o(s) jogadore(s) ovacionados e para a massa adepta, em especial os momentos finais da festa de despedida. Bons lances de futebol, remates e defesas muito bem executados, boas jogadas, deu para ver que os veteranos de 99/2000 ainda fazem uma perninha, como Acosta, André Cruz, Barbosa, Vidigal, Rui Jorge, e até glórias de outros tempos, como o guarda-redes Melo (para mim uma das melhores exibições, com grandes defesas no solo e no ar, a remates em jeito e em força, alguns bastante colocados e difíceis de defender) conseguiram brilhar bem alto. Foi uma noite agradável e bem passada que ficará na memória. VIVA o YORDANOV, VIVA OS CAMPEÕES 99/2000, VIVA O SPORTING!!!

Este jogao da na tv ???

:offtopic:
eu também… que seca!! :beer:

e dos meus ouvidos ou eles cantao … " a sic e do benfica oueou

Da??? Em que canal? Na programação nao vi nada… mas n me surpreende nada que nao dê, se fosse 1 ex jogador do slmerda dava logo na rtp. Ja disse isto muitas vezes, antes de ser português, sou SPORTINGUISTA.

Lá nada. Se fosse algum jogador lampião, já tinha começado a antevisão há umas 3 horas nos canais todos…

Contava ir o jogo mas infelizmente fiquei doente e não vou poder ir com muita pena minha :frowning:

Queria prestar uma homenagem justa o nosso Iorda

Não me digam que apenas os que vão ao estádio é que vão ver esse jogo!!!
Fdp da RTP e SportTv que andam com os lampiões ás costas…
Mas o J.E.B não soube resolver esse problema? ou isso ou está a poupar todo o dinheiro que pode para a próxima época!!! :cartao: :cartao:

seria inédito se pagássemos para transmitirem o jogo, não?!

Mas os piores são os da sic, transbordam carnide por todo o lado, passaram quase todos os jogos deles na pré-época, na liga Europa e transmitiram aquele jogo de solidariedade para com o Haiti na lixeira, comigo esses gajos não ganham audiências! :cartao: :cartao: :cartao:

Festa de Iordanov em direto ACOMPANHE A HOMENAGEM QUE DECORRE EM ALVALADE

Em baixo seguem as equipas para este encontro, com a curiosidade de Iordanov alinhar nos dois lados, como é da praxe nestas situações:

Sporting: Melo, Nélson Alves, Naybet, Oceano, Vidigal, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Acosta Beto, Rui Jorge e André Cruz

Suplentes: Nélson, Marco Aurélio, Filipe Ramos, Iordanov, Luisinho, Freire, Dominguez, Pedro Venâncio, Virgílio

Treinador: Fernando Mendes

Amigos de Iordanov: Vítor Baía, Pedro Gomes, Mozer, Fernando Couto, Leal, Poejo, Paulinho Santos, Capucho, Stoichkov, Iordanov e Pauleta

O encontro de homenagem a Ivaylo Iordanov começa às 20.30 no Estádio José Alvalade, num desafio que se espera de festa e onde várias glórias leoninas estarão presentes. Nomes como Acosta, Beto, Pedro Barbosa ou mesmo o antigo jogador do Barcelona e companheiro de seleção, Hristo Stoichkov, são alguns dos nomes mais sonantes.