Historial de sucessos/insucessos dos jogadores do plantel

Para constribuir para uma velha e longa discussão que coloca 2 visões antagónicas em confronto (contratar vs promover juniores), fiz uma recolha com os seguintes critérios:

  • peguei nos novos jogadores em cada época (sendo “novo jogador” qualquer um que entre no plantel e fique para além da pré-época)
  • classifiquei cada jogador em 4 grupos:
    • contratados: jogadores que foram adquiridos, mesmo que em % de passe inferiores a 100%
    • emprestados: jogadores que o Sporting pediu emprestados
    • ex-juniores: jogadores que saltaram directamente dos juniores para os seniores
    • ex-emprestados: jogadores formados no clube e que rodaram 1 ou mais anos por outros clubes
  • a cada jogador atribui uma classificação que tentei espelhar no sentimento comum dos adeptos, e não na ideia que eu tenho do jogador -> aqui, aceito que seja necesário fazer correcções
    • Actuação claramente positiva
    • Actuação claramente negativa
      / Actuação assim-assim; ou não consensual; ou não acrescentou nem retirou
  • para poder classificar uma época, vou pontuar da seguinte forma: 1 ponto por cada “+”, menos 1 ponto por cada “-” e zero pontos por cada “/”; no final, divide-se a pontuação total pelo nº de jogadores, para podermos comparar cada categoria mesmoq que tenham sido feitas 5 aquisições para uma categoria e 1 para outra…

A ideia é ver se, olhando ao histórico, podemos tirar alguma conclusão proveitosa.

Comecemos com a época passada. Aquela em que o identificador “caruncho” foi tão largamente utilizado.
2006/07
A Contratações: Ronny (-), Paredes (-), Farnerud (/)
B Emprestados: Alecsandro (/), Bueno (-)
C Ex-Juniores: Pereirinha (/)
D Cantera: Miguel Veloso (+), Djaló (/)

Pontuações:
A: -0,67
B: -0,5
C: 0
D: +0,5

Globalmente:
1º Cantera +0,50
2º Ex-juniores 0,00
3º Emprestados -0,50
4º Contratados -0,67

Época 2005/06
A: Tonel (+), Edson (-), Luis Loureiro (-), João Alves (-), Wender (-), Deivid (/)
B: Abel (+), Caneira (+), Romagnoli (/), Koke (-)
C: André Marques (-), Nani (+)
D: Semedo (-), Varela (-)

Pode ser polémico mas:

  • o critério que usei com André Marques e com Semedo, foi que, se no final da época foram dispensados/emprestados, é porque a sua actuação foi negativa…
  • quanto a Romagnoli, convenhamos que a 1ª época não foi nada de especial, acho o “/” uma pontuação adequada…
  • Deivid: quanto a mim a actuação dele foi positiva, mas como isso não é consensual, leva o “/”

Pontuações:
A: -0,50
B: 0,25
C: 0,00
D: -1,00
Comentário: uma época para esquecer em termos de novos jogadores - 14 (!) novas caras. Mas alguns bons jogadores que ainda hoje estão no plantel…Avaliação negativa no global, sendo os emprestados os melhorzitos

Pontuação Global:
1º Ex-Juniores 0,00
2º Emprestados -0,25
3º Cantera -0,50
4º Contratados -1,17

Permita-me discordar de Yannick,merece claramente um +.
De resto mais ou menos de acordo.
Sobre 2005/2006,também estou de acordo.
Dou um + a Yannick pois mostrou ser um rookie com bons pormenores,com falhas de quem ainda está em formação,creio,mas com golos(5),um num clássico,decisivo em assistências,estou-me a lembrar em duas eliminatórias seguidas da taça,frente á Académica e Beira-Mar.
E penso que terá um futuro promissor.

2004/05
Esta época houve jogadores vindos da equipa B. Vou considerá-los na categoria D “cantera” e não “ex-juniores”

A: Enarkharire (+), Rogério (+), Danny (-), Douala (+), Pinilla (-)
B: Hugo Viana (+), Motta (-)
C: Moutinho (+)
D: Paíto (-), Paulo Sérgio (-)

Polémicas: Rogério poderá ter sido menos consensual, mas jogou bastante, marcou alguns golos importantes, e foi vendido, coloquei positivo; Douala, neste ano foi fundamental, só posso pôr “positivo”

Pontuações:
A: +0,20
B: 0,00
C: +1,00
D: -1,00

Comentário: um ano bastante positivo, o ano do “quase” :’( da Final da UEFA, enfim…apesar de algumas boas entradas, deste ano só sobra Moutinho…

Pontuação Global:
1º Ex-Juniores +1,00
2º Emprestados +0,25
3º Comprados -0,30
4º Cantera -2,00

Tenho que usar um critério uniforme e que não dependa das simpatias e do que eu, ou os outros, achem que será o futuro. Por isso tenho que lhe dar a mesma pontuação que ao Alecsandro! Para mim ambos teriam positivo, mas sei que há quem deteste um e outro, logo usei o tal critério: polémico -> zero.

Bom tópico, mas não concordo com a forma de avaliação. Parece-me muito restritivo só haver 3 pontuações possíveis: “claramente negativo”, “claramente positivo” e “assim-assim”.
Depois diz-me outra coisa: vais acumulando nos teus primeiros posts, a avaliação global depois de cada forista dar a sua opinião, ou temos de ser nós a fazer isso?

Critérios da avaliacao: Dos contratados/emprestados. Jogadores aprovados os que mostraram classe rendimento e futebol suficientes levar uma equipa a ser campea neste caso o Sporting ou valorizaram financeiramente. Jogadores que só jogaram bem um ou dois jogos e por isso mesmo acabaram por ser dispensados saindo pela porta pequena levaram o carimbo de flops :stuck_out_tongue:
Nos juniores os que tiveram oportunidade de ficar no plantel senior 1 ano ou mais. Avaliacao iniciada a partir da era Roquette.
Contratados / emprestados: APROVADOS 27 REPROVADOS 76 — % aproveitamento 26%
Ex-juniores: APROVADOS 11 REPROVADOS 5 — % aproveitamento 69%
Se o objectivo do tópico era tirar conclusoes, os dados aí estao :slight_smile:

Sporting época 1995/1996
Contratados:
Luís Miguel - [REPROVADO]
Mário Jorge - [REPROVADO]
Pedro Martins - [REPROVADO]
José Vidigal - [APROVADO]
Assis - [REPROVADO]
Afonso Martins - [REPROVADO]
José Dominguez - [REPROVADO]
Pedro Barbosa - [APROVADO]
Mauro Soares - [REPROVADO]
Chiquinho Conde - [REPROVADO]
Paulo Alves - [REPROVADO]
Ouattara - [REPROVADO]
Emprestados:
Tomas Skuhravy - [REPROVADO]
Ex-juniores:
Caneira - [APROVADO]
Nuno Valente - [APROVADO] Apesar de mal aproveitado no Sporting revelou-se um bom jogador

Sporting época 1996/1997
Contratados:
Filip De Wilde - [REPROVADO]
Balajic - [REPROVADO]
Saber - [REPROVADO]
Gil Baiano - [REPROVADO]
Pedrosa - [REPROVADO]
Mustapha Hadji - [APROVADO] Nunca suportei este jogador, mas imagino q n seja a opiniao da maioria, actuava como nº10 e o Sporting n conseguia ligar 3 passes seguidos.
Missé-Missé - [REPROVADO]
César Ramirez - [REPROVADO]
Ex-juniores:
Beto - [APROVADO]
Hugo Porfírio - [REPROVADO]
Simao - [APROVADO]

Sporting época 1997/1998
Contratados:
Nelson - [REPROVADO] Nunca aproveitado
Vinícius - [REPROVADO]
Quim Berto - [REPROVADO]
Nenê - [REPROVADO]
Renato - [REPROVADO]
Carlos Miguel - [REPROVADO]
Didier Lang - [REPROVADO]
Leao - [REPROVADO]
Leandro Machado - [REPROVADO]
Guimenez - [REPROVADO]
Edmilson - [REPROVADO]

Sporting época 1998/1999
Contratados:
Quiroga - [REPROVADO] Apesar do potencial foi sempre um jogador desmotivado e pouco aproveitado.
Pedrosa - [REPROVADO]
Rui Jorge - [APROVADO]
Marcos - [REPROVADO]
Delfim - [APROVADO]
Kmet - [REPROVADO]
Bino - [REPROVADO]
Duscher - [APROVADO]
Petar Krpan - [REPROVADO]
Acosta - [APROVADO]
Emprestados:
Gabriel Heinze - [REPROVADO]

Sporting época 1999/2000
Contratados:
Peter Schmeichel - [APROVADO]
Quim Berto - [REPROVADO]
César Prates - [APROVADO]
André Cruz - [APROVADO]
Robaina - [REPROVADO]
Hanuch - [REPROVADO]
Toñito - [REPROVADO]
Ayew - [REPROVADO]
Viveros - [REPROVADO]
Mbo Mpenza - [REPROVADO]
Robert Spehar - [REPROVADO]
Emprestados:
De Franceschi - [APROVADO] Apesar da pouca classe revelou-se util para o titulo dessa epoca devido aos bons cruzamentos.

Sporting época 2000/2001
Contratados:
Dimas - [REPROVADO]
Phil Babb - [APROVADO]
Hugo - [REPROVADO]
Bruno Caires - [REPROVADO]
Tello - [REPROVADO] Custou 7M€, so sendo aproveitado numa epoca, e saindo a custo 0
Paulo Bento - [APROVADO]
Alan Mahon - [REPROVADO]
Pavel Horváth - [REPROVADO]
Sá Pinto - [REPROVADO] Desde que voltou nunca mostrou o mesmo futebol q tinha antes de sair. Por causa da lesao?
Jovan Kirovski - [REPROVADO]
Mario Cáceres - [REPROVADO]
João Pinto - [APROVADO]
Ex juniores:
Carlos Martins - [REPROVADO] Nunca se afirmou

Sporting época 2001/2002
Contratados:
Jorge Vidigal - [REPROVADO]
Diogo - [REPROVADO]
Rui Bento - [REPROVADO]
Bruno Caires - [REPROVADO]
Niculae - [REPROVADO]
Emprestados:
Dimitrios Nalitzis - [REPROVADO]
Jardel - [APROVADO]
Ex Juniores:
Hugo Viana - [APROVADO] Vendido por 12.5M€, contribuiu para o titulo nesse ano
Ricardo Quaresma - [APROVADO]

Sporting época 2002/2003
Contratados:
Contreras - [APROVADO] Com classe, rendeu dinheiro ao Sporting
Joao Paulo - [REPROVADO] Nunca jogou
Ricardo Fernandes - [REPROVADO]
Marcos Paulo - [REPROVADO]
Luís Filipe - [REPROVADO]
Toñito - [REPROVADO]
Danny - [APROVADO] Apesar de n ter conquistado a titularidade no Sporting, revelou na Russia q é bom jogador e rendeu dinheiro.
Emprestados:
Kutuzov - [REPROVADO]
Ex-Juniores:
Cristiano Ronaldo - [APROVADO]

Sporting época 2003/2004
Contratados:
Ricardo - [REPROVADO] Más exibicoes ao longo dos anos custou 2 campeonatos, 1 taça UEFA, ordenado principesco, e vendido mais barato do q o custou
Mário Sérgio - [REPROVADO] Nunca mostrou calma para jogar num grande.
Tinga - [REPROVADO] Nunca mostrou nada no Sporting
Liedson - [APROVADO]
Silva - REPROVADO
Clayton - REPROVADO
Emprestados:
Rochemback - APROVADO
Ex-juniores:
Miguel Garcia - [REPROVADO] Util em algumas ocasioes, mas sem capacidade fisica ou classe suficientes.
Custódio - [APROVADO] Apesar duma ultima época má, foi bastante util em muitos jogos roubando a titularidade a Paulo Bento e rendendo 2M€ ao Sporting.
Lourenço - [REPROVADO]

Sporting época 2004/2005:
Contratados:
Joseph Enakarhire - [APROVADO]
Rogério - [APROVADO]
Douala - [APROVADO] Jogador util, podia ter rendido 6M€ ao Sporting.
Emprestados:
Mauricio Pinilla - [REPROVADO] Inicio de época a falhar golos escandalosamente, insucesso é o seu middle name.
João Mota - [REPROVADO]
Ex Juniores:
Joao Moutinho - [APROVADO]

Sporting época 2005/2006:
Contratados:
Tonel - [APROVADO]
Edson - [REPROVADO]
Abel - [APROVADO]
Luís Loureiro - [REPROVADO]
João Alves - [REPROVADO]
Wender - [REPROVADO]
Deivid - [REPROVADO] Vendido practicamente ao mesmo preço que custou, passou 1 época a fazer lugar.
Silva - [REPROVADO]
Emprestados:
Caneira - [APROVADO]
Romagnoli - [APROVADO]
Koke - [REPROVADO]
Ex-juniores:
Nani - [APROVADO]

Sporting época 2006/2007:
Contratados:
Ronny - [REPROVADO] O Ronny veio do Corinthians já nos 18 anos n o considero na seccao ex-juniores.
Pontus Farnerud - [REPROVADO] Por mais potencial que tenha nao mostrou nada até agora
Paredes - [REPROVADO]
Emprestados:
Carlos Bueno - [REPROVADO]
Alecsandro - [REPROVADO]
Ex Juniores:
Miguel Veloso - [APROVADO]
Yannick Djaló - [REPROVADO] Outro que até agora pouca classe mostrou. Só “potencial” n chega

Por hoje, mais uma época:
2003/04
A: Ricardo (+), Mário Sérgio (/), Anderson Polga (+), Clayton (-), Silva (-), Liedson (+)
B: Rochemback (+), Tinga (/)
C: nada
D: Miguel Garcia (/), Paíto (-), Custódio (+), Lourenço (-)

Polémicas:

  • Paíto entrou 2 vezes no Sporting, neste ano e 2 anos depois. Nenhuma das 2 vezes se impôs. Negativo em ambas.
  • Mário Sérgio e Miguel Garcia - aqui vou pela votação neutra pelos amores/ódios. Se é verdade que ambos sairam do Sporting em baixa, mantiveram-se no final da época - pontuação “/”.
  • Custódio - está na categoria D porque nesta época veio da equipa B; a pontuação aqui deve ser muito polémica, ninguém gosta do rapaz, mas vejamos, ele foi titular sentando Paulo Bento, sendo Rui Bento colega de meio campo. Para poder ser coerente com o critério usado, utilidade, tenho que lhe dar “+”.
  • Tinga: gostaria de lhe dar “+”, mas leva só “/” porque nunca foi bem amado por aqui.

Comentário: uma época novamente com muitas caras, 11, mas claramente com grandes mais valias, 4 jogadores de grande valia durante muito tempo e alguns jogadores médios que também permaneceram algum tempo.

Pontuação:
A: +0,17
B: +0,50
C: 0,00
D: -0,33

Pontuação Global:
1º Ex-juniores +1,00
2º Emprestados +0,50
3º Comprados +0,37
4º Cantera -1,33

Não estou a falar em simpatias mas em factos e números,5 golos e assistências decisivas para o troféu que ganhamos esta época.
Tudo isto no ano de estreia no plantel.

jccgold, as tuas apreciações são no mínimo duvidosas… Ricardo, Tinga, Rogério, Douala, Djaló, Farnerud, só pra dar alguns exemplos… Mas pronto, é a tua opinião pessoal, fica lá com a tua que eu fico com a minha.

@ alemid,

Boa avaliação. O que dá pra ver claramente, para mim, é que a política de contratações (compras) dos últimos 3 anos tem sido um rotundo falhanço.

jccgold vou ser critico á tua avaliaçao mas é uma avaliaçao pessoa penso que podemos criticar positivamente e negativamente…concordo contio em muitos jogadores mas alguns tenho que discordar em algumas situaçoes…no caso do ricardo não foi um mau redes do Sporting longe disso e reprovando o ricardo acho que também o custódio deveria ser reprovado…pois nunca mostrou bom futebol…apenas o belo toque para traz…e agora sem certezas penso que o rui bento foi um dos titulares praticamente a época toda em 2001/2002…como trinco ajudou a consistência defensiva dessa época penso que deveria ser aprovado…mas é a tua opinião nada do que eu diga será para influenciar alguem…abraço!!

Estamos a falar de jogadores que deram rendimento ao Sporting certo? Desportivo ou financeiro no minimo. Farneroud deu algum dos 2? Tinga deu algum dos 2? Djalo q rendimento desportivo deu ate hoje? Douala foi um bom negocio, estamos a falar da parte de ser uma boa contratacao, nao de depois ter-se mau timing a despachar o jogador. Ricardo enfim é preciso muito má memoria para nao considerar um fracasso o investimento. Eu por ex gosto do Nelson mas tb nunca foi aproveitado desportivamente.
O Custodio jogou bem pelo menos 2 epocas, e mesmo q n o tivesse feito ainda deu rendimento financeiro.
Para considerar o Rui Bento uma boa contratacao teria de considerar o Hugo. Jogadores sem qq classe q em nada contribuiram para ganhar titulos.

No Rui Bento acho que te enganas pois na época 2001/2002 (fui confirmar agora) ele fez 25 jogos na Liga + de 70%, um jogador fundamental na minha opinião :wink:

Rui Bento foi campeao no Boavista de Pacheco, mas à custa de Petit, Nuno Gomes, Sanchez. Rui Bento exasperava com o nº de bolas que perdia. Nao acho que haja muita gente que discorde disto.
Tambem o Tonito foi usado em practicamente todos os jogos do Inacio na epoca do titulo 1999/2000 e fomos campeoes, com o Tonito a jogar mal a epoca toda. Felizmente nestes 2 casos havia lá outros a fazer a diferença a favor do Sporting.

O Nani esteve emprestado a quem ?

EDIT: Esqueçam.

Com todo o respetio jccgold espero que nunca venhas a ser meu professor :smiley: :).
Há avaliações que não concordo contigo expl: Ricardo, Sá Pinto e Rui Bento, mas como já foi dito é a tua opinião pessoal e quanto a isso não há nada que possa fazer.

:offtopic: quem era o Marcos Paulo? Não me lembro de tal figura.

jccold, antes de mais felicitar-te por este trabalho que tiveste de fazer um levantamento exaustivo dos jogadores que passaram pelo Sporting em tão longo período de tempo.
É este tipo de trabalhos que gosto de ver aqui feitos independentemente de concordar ou não com todas as avaliações.

Acho que está um trabalho muito interessante.

Quanto às avaliações, por acaso até concordo com a esmagadora maioria delas.

As maiores discordâncias são:

Vidigal
Não era um primor de técnica, mas foi bem vendido ao Nápoles e participou muito activamente num título.

Dominguez
Pessoalmente, gostava deste jogador pela sua técnica.
Foi vendido não sei por quanto.

De Wilde
Não era mau guarda-redes e fez bons jogos apesar de algumas falhas como qualquer guarda redes tem.

Saber
Não sabia cruzar muito bem mas era um poço de força e defendia bem.
Foi vendido.

Ricardo
Teve erros importantes mas recompôs-se o suficiente para não ser reprovado.
Foi vendido. Recuperou-se o investimento.

Tinga
Lembro-me de vários bons jogos dele e achei estranha a sua limitada utilização pelo Peseiro.
Foi escandalosamente deixado ir embora por troca com um tal de Labarthe que nunca fez nada nem no Setúbal…
Logo no ano a seguir foi só considerado o melhor médio da copa dos libertadores!!!
A culpa aqui só pode ser assacada ao SCP por não o aproveitar devidamente.

Alecsandro
Apesar de não ser grande jogador fez 7 golos na 1ª e única época ao serviço do clube.
Não é muito mau…
Não sei se merece uma reprovação.
Mas a ter aprovação também é à tangente…

Depois há o caso de vários jogadores como Assis, Outarra, Shuravy, Heinze, Wender e outros que se sabia que eram bons jogadores mas que por uma razão ou por outra, não renderam o que se esperava.

Eu puz uma avaliacao baseada na opiniao geral. Se fosse por mim punha reprovadissimo no Haji, para mim nunca passou dum brinca na areia q era bom era para passar pra trás a bola. O Rui Bento foi unanime na epoca foi um erro de casting tanto que saiu em pouco tempo pela porta pequena. O Ricardo foi ruidosamente assobiado em Alvalade até que teve de sair da equipa para “proteccao” do mesmo. Essas pessoas que assobiaram foram 2 ou 3?
O Sá Pinto tambem me pareceu unanime q nao voltou o mesmo Sá Pinto. Tvz problemas da lesao q teve, tocava na bola perdia-a para mim nao foi surpresa nenhuma que Paulo Bento o tenha dispensado.
Strikerr eu tb gostava do Dominguez mas temos de reconhecer que nao passou dum brinca na areia no Sporting. O Vidigal é verdade que até era raçudo mas participou no pior Sporting de que tenho memória, um Sporting q era incapaz de dar mais q 3 toques seguidos e q fez campeonatos miseráveis. N tinha classe por mais anos que cá ficasse para levar o Sporting ao objectivo q era ser campeao por isso puz reprovado.

Pera ai…
Tás a fazer uma confusão.
O Vidigal foi titular no Glorioso Sporting Campeão de 99/00 ao lado do Duscher num meio-campo que asfixiava os adversários e depois foi excelentemente vendido ao Nápoles pela módica quantia de 1,2 milhões de contos!
Por isso, ele conseguiu os 2 objectivos: Campeão e retorno financeiro.