Historial de sucessos/insucessos dos jogadores do plantel

O Vidigal foi vendido por 1.2 milhoes de contos? Que grande barrete :xock: :lol: Assim sendo mudo esse.
Mas Sabers cujos cruzamentos quase todos iam pra bancada e nem defendia la mto bem, isto n é jogador q se possa aprovar. Vários dos jogadores q referiste saíram pela porta pequena e por alguma razao.

Sim…Foi um barrete, ainda por cima há 7 anos!!!

Mas olha que o Saber era um cavalo.
Não era fácil passar por ele.
Nos cruzamentos é que era um desastre.
Diz-se que os treinadores que trabalharam com ele nessa altura se fartavam de trabalhar com ele esse aspecto e não havia maneira de aprender…Mas mesmo assim agradava-me pela consistência física que tinha. Metia respeito!

Do Saber ficou-me a recordação do SCP-lamps de 99/00 que se ganhássemos eramos campeões em que ele bate um livre que na bancada em que eu tava deu a ideia de golo e só paí 1 minuto depois é que o pessoal se apercebeu que tinha sido fora :rotfl:

Um toque aqui ou ali na % as conclusoes a tirar sao esmagadoras.

Colocar o Mpenza e o Ricardo nos “Reprovados”…é que não tem nexo. Primeiro, porque eu vi jogadores aprovados, só pelo facto de terem dado dinheiro ao Sporting. O Mpenza, não deu dinheiro, mas ajudou na conquista do campeonato e foi incluído na “Operação Jardel”, vindo do Galatasaray. 2º, Ricardo, pode ter dado erros, mas salvou o Sporting muitas vezes e depois do Schmeichel, foi o melhor guarda-redes que passou na baliza do Sporting, nos últimos anos. O Ivkovic também era bom mas dava imensos frangos!!E a coisa do “golpe de vista e tal”. O Ricardo errou e teve o azar de errar nos jogos cruciais, mas errou tanto como outro qualquer! Não me esqueço do Schmeichel, num jogo a contar para a Taça UEFA (não me lembro do adversário) que tem uma saída rídicula, que não lembrava a guarda-redes nenhum e…daí sofreu golo. Injustiças com o Ricardo é que não.

O Heinze nos poucos jogos que fez, mostrou sempre raça e mostrou qualidade!Fez 5 jogos salvo erro e marcou um grande golo ao Porto. Acho que o Sporting é que não quis apostar nele…e arrependeu-se!
O Assis, na última época é que demonstrou. Acho que era um médio com um grande estilo de jogo, um puro nº10, como já não há no futebol. Na minha perspectiva ,mal aproveitado. O Skhuravy veio cheio de lesões do Calcio, era de esperar que nada desse. O Outarra, o problema dele era lesionar-se sozinho. Tinha peso demais do tronco para cima e as pernas não aguentavam . O Wender, veio com idade a mais para o SPorting era dificíl adaptar-se e ganhar lugar.

Pablito como eu já perguntei na seccao do Ricardo ate hoje estou a espera dum video q mostre essas defesas do Ricardo. Nunca vi nenhuma nem em directo nem em video. Youtube.com
Vi-o a enterrar o Sporting muita vez tanto que teve de sair da equipa tanto era o assobio que levava, mas nao me lembro de salvar o Sporting sequer em 1 jogo defendendo bolas q um GR mediano nao defenderia.
O Mpenza saiu pela porta pequena por alguma razao. Pode ter feito 4 meses a um nivel decente mas depois andou a pastar e um jogador é uma boa contratacao ou nao tambem pela consistencia q mostra. Se fosse só por 1 jogo tínhamos o Bueno super estrela.
Eu nao analizo os porquês de terem falhado, fiz uma média nua e crua dos jogadores q mostraram ou nao rendimento para levar a um Sporting campeao.

Agora apanhaste essa que realmente ninguém te consegue tirar e não queres outra coisa. O Ricardo não tem vídeos no YouTube a mostrar o que de bom fez, pois infelizmente houve uma campanha de marketing contra o Ricardo, em que aumentavam estrondosamente as suas falhas e diminuiam quase a nada os seus méritos. Claro que sempre houve interessados nisso (Porto por causa do Baía, Benfica por ele ter ido para o Sporting), mas o mais estranho foi alguns sportinguistas terem sido convencidos pela imprensa vermelha e azul e atacarem mais o Ricardo que os próprios benfiquistas e portistas.
Dizer que o Ricardo nunca fez defesas importantes no Sporting ou dizer que as vezes em que o Sporting (ou até mesmo Portugal) ganharam pontos à custa do Ricardo são menos que as vezes em que ele custou alguns pontos, é um caso de revisionismo histórico em que se negam as evidências de uma forma assombrosa.

Num outro tópico por aí tentei compreender esse ódio ao Ricardo e pus a hipótese de ele te ter roubado a namorada, mas já vi que ainda é pior que isso. Tu deves ser familiar ou do Vítor Baía, ou do David James, ou do Darius Vassel, ou do Frank Lampard, ou do Steven Gerrard ou do Jamie Carragher, etc. Só assim é possível compreender.

P.S.: Ainda em relação aos vídeos que tu queres do Ricardo, em que clamas que como não existem vídeos do Ricardo a fazer boas defesas, então é porque ele não as fez, de facto esses vídeos não existem pelo menos no YouTube.
Portanto e para sermos honestos quero que me arranjes um vídeo com os 330 golos do Peyroteu ao serviço do Sporting. Se esse vídeo não existir, então não acredito que ele tenha marcado esses golos todos. :whistle:

Há um dia, ou dois, estava a ver um video no Youtube… na altura, procurava relembrar o tal Servia - Portugal e observar as defesas do Stojkovic. Na altura, vi excelentes defesas. Não só na baliza da Sérvia mas também na de Portugal.

Ricardo saiu na altura certa - Para ele e para nós. Com 31 anos, tem a “€hipotese de fazer pela vida€” pensando na sua vida pós-futebol. Saiu do Sporting um grande guarda-redes, que na minha opinião não era um elemento-chave da equipa, abrindo a discussão por um lugar entre duas das maiores promessas europeias naquela posição - Rui Patrício e Stojkovic.

Entretanto, ficou a ganhar o Sporting, ficou a ganhar o Ricardo e ficou a ganhar esta nova geração de guarda-redes. Porque é que se vê tanta gente, neste fórum, incomodada com esta mudança? :eh:

No meu caso, não estou incomodado com a mudança, apesar de ser fã do Ricardo. Embora eu gostasse que ele terminasse a carreira no Sporting, compreendo a opção dele e desejo-lhe todas as felicidades, até porque continua (felizmente) a ser o guarda-redes da selecção, e quem sabe um dia …

O engraçado é que tal campanha nao existia com o PreudHomme e nao existe com o Helton no Porto. E logo com o nº1 de Portugal o incontestável, o grande mestre das balizas e n há um video. Ele há coisas incompreensiveis.
Eu acho que por igualdade de critérios o YouTube deveria tirar do youtube este video

E este

Este fã do Ricardo até tentou fazer uma homenagem. Só arranjou fotos :rotfl: - YouTube :rotfl:
dmalmeida ve se percebes. Eu nao teria qq problema em dizer que o Ricardo era um pato de 1ª mas que até lhe tinha visto fazer 2 ou 3 grandes defesas. O Ricardo simplesmente nunca fez nem 1.

Não queria que este tópico se convertesse na discussão do Ricardo ou de qualquer outro jogador. Para isso há já para aí 500 posts no mínimo. Por favor não poluam o espaço e limietem-se à discussão do essencial: qual das 4 opções de contratação (comprar/pedir emprestado/promover juniores/emprestar juniores e ir buscar mais tarde) tem mais sucesso no Sporting?

Jcgold, tenho todo o respeito pela tua opinião mas discordo dela em quase tudo e a tua avaliação está eivada de alguns ódios de estimação. Eu também tenho os meus e tentei esquece-los ao fazer a análise. Haverá certamente polémica e algumas discordâncias, mas no geral espero conseguir fazer uma boa análise e que daí se tirem algumas consclusões. Depois, penso que cada um pode fazer a sua análise pessoal, pontuando os jogadores como quiser e tirar também a sua conclusão.

Repito, este não é um tópico para falar das árvores (bater nem para defender nenhum jogador), mas para falar da floresta, ou melhor, da política de reflorestação!

Continuando a análise, época 2002/03
A: Toñito (+), Ricardo Fernandes (-), Marcos Paulo (-), Danny (-)
B: Contreras (+), Kutuzov (/), João Paulo (-)
C: Cristiano Ronaldo (+)
D: Nuno Santos (-)

Polémicos:

• Contreras: nunca gostei muito dele, mas os números não enganam, foi quase sempre titular - positivo
  • Toñito: esta foi a 2ª entrada no Sporting, por isso considero nos “contratados”, a categoria mais próxima seria a D, mas a D é exclusivamente para ex-juniores da nossa cantera que são emprestados e só depois vêm para o plantel; até cheguei a ponderar uma 5ª categoria. Neste 1º ano ele teve actuação positiva, 28 jogos e 5 golos, mais 3 jogos na Taça e 4 jogos na UEFA com 2 golos.
  • Kutuzov: para mim foi um flop; mas vejo que jogou 24 jogos (apenas 3 golos), mais 3 na taça (3 golo) e mais 3 na UEFA (1 golo) e para ser minimamente coerente, tenho que colocar pontuação neutra “/”.

Análise: 9 novos jogadores, dos quais só se safou Cristiano Ronaldo. Penso que o caso Jardel nos deslumbrou e depois nos chocou demasiado e não fomos capazes de reagir.
A: -0,50
B: 0,00
C: +1,00
D: -1,00

Pontuação global (já agora, apercebi-me que me enganei na fórmula do Excel nas somas anteriores, aqui já via corrigido):
1º Ex-juniores +2,00
2º Emprestados +0,25
3º Contratados -1,30
4º Cantera -2,83

E é também chegado de fazer outra análise: é melhor contratar (A+B) ou formar (C+D) ?
A+B= -1,05
C+D = -0,83
Contratar é melhor que formar, considerando apenas estas épocas!

A partir desta época os meus registos não são muito fiáveis, e vou-me basear na lista de jogadores do JCgold, mas com as minhas avaliações…

2001/02 A época de Jardel
A: Diogo (-), Rui Bento (+), Bruno Caires (-), Niculae (+), Jardel (+), Luis Filipe (-)
B: Nalitzis (-)
C: Hugo Viana (+), Ricardo Quaresma (+)
D: Jorge Vidigal (-)

Polémicas:

• Jorge Vidigal foi contratado (?) ao Estoril Praia, para a equipa B do Sporting, onde esteve 2 épocas indo depois para a principal. Considerei no ponto D…2 anos na equipa B sempre terá algo de “cantera”…é polémico mas é a categoria mais aproximadada dele…
  • Rui Bento - nunca gostei deste tipo e não percebi porque foi primeira opção do técnico, mas é esse critério que adoptei…
  • Niculae - grande jogador e grande contratação até lhe terem partido uma perna. Quem contrata não consegue adivinhar isso. Obviamente positivo.
  • Hugo Viana: penso que ele veio da equipa B, onde esteve meia época, por isso vai na categoria C, ex-junior…

Análise: foi um ano “perfeito” em termos de contratações: 2 miudos da formação que se impuseram e têm tido uma carreira razoável/boa (infelizmente longe do Sporting) e 2 contratações “monstruosas”. Se fosse assim todos os anos…
A: 0,00
B: -1,00
C: +1,00
D: -1,00

Pontuação global:
1º ex-juniores +3,00
2º Emprestados -0,75
3º Comprados -1,30
4º Cantera -3,83

A+B: -2,05
C+D: -0,83 -> os jogadores “da casa” destacam-se cada vez mais

Faltou-me um jogador em 2002/03:
D: Carlos Martins (/)

Só para corrigir o criador desde tópico:

• o Deivid foi vendido por 6 milhões, exactamente o dobro do que custou. Além disso, marcou cerca de 7 golos, fez outras tantas assistências (na época 2005-06) e iniciou a nova época com 2 golos e uma assistência em 30 minutos. Na minha opinião, o Sporting perdeu o campeonato no dia em que vendeu o Deivid.

• Não percebo o porquê dos (-) para o Mpenza e o Ayew. Foram ambos muito importantes para a conquista do título que nos fugia há 18 anos. Só isso é suficiente para lhes dar o devido dalor. Se dás um (+) ao César Prates, tens, necessariamente, que dar (+) ao Mpenza.

• Quanto ao Ricardo, um jogador que é considerado pela FIFA o 2º melhor GR do Mundial2006 e considerado pela UEFA o 3º melhor GR do Euro2004… enfim, não temos culpa que o Sporting nos tenha habituado a estas “vendas em saldos”. O Ricardo É e sempre foi (desde o tempo do Boavista, pelo menos) um grande GR. Deu uns frangos no tempo do Peseiro, mas dizer que nos custou a Taça UEFA é um autêntico atentado à inteligência de todos nós (houve apenas um culpado dessa derrota e chama-se Peseiro).

De qualquer forma, é um tópico interessante.

alemid pq é q n juntas as tuas opinioes num só post?
E voces a darem-lhe com o odio pessoal, Balakov2007 os jogadores que marquei como Reprovados saíram 90% deles pela porta pequena. E foi por alguma razao. Referiste o Ayew e o Mpenza recorda-me pq é que saíram pela porta pequena?
Se fazer parte dum plantel campeao chega entao o Hugo foi uma optima contratacao pq foi campeao 2x. O critério nao pode ser jogadores q fizeram umas coisas boas 2 ou 3 meses e depois eclipsaram-se. Pq é que se ouvia bocas que o Ayew nao sabia fintar e lá pro fim muito tempo depois já sabia ± correr sem perder a bola?
O Deivid só teve um bom momento num golo de longe contra o Maritimo de resto em 34 jogos de campeonato n fez a diferenca. E foi vendido practicamente pelo dinheiro que custou. Foi outro que 95% das pessoas gostaram que fosse embora.

O Hugo foi campeão só 1 vez. :-\

Edit
[hr]
Ele veio no ano a seguir a sermos campeões em 1999/2000.
[url=http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=281&search=1]Hugo :: Hugo Miguel Fernandes Vieira ::

A sério? O tempo que cá esteve parecia uma eternidade :-\ O ponto mais alto do Hugo foi qdo aquecia o banco pro Beto, Phil Babb e André Cruz. O que é uma resposta a ti Balacov2007, qdo Ayew fazia parte do plantel quem fazia a diferenca a favor do Sporting era o Acosta.

Foi contra o Nacional.
Resumir Deivid a este golo,não é justo na minha opinião.
Marcou no Dragão,fez mais alguns golos e ainda foi decisivo em 2006/2007 na 1ª jornada.
Não foi um fantástico jogador mas não pode ser o homem do golo contra o Nacional apenas.
Bem melhor que Bueno e Alecsandro na minha opinião.