O que eu estava a tentar fazer precisamente era questionar o limite e a oposição que se procurou criar entre o nacional e o estrangeiro. às vezes enveredamos por esses discursos e esquecemos que os estrangeiros também são miúdos como os que cá estão, à procura de uma oportunidade.
Uma coisa é questionar a competência dos treinadores e dirigentes nas opções que tomam - o que é perfeitamente legítimo (e no fundo é isso que estamos a fazer, apesar do tema do tópico ser um tal de Hernán Pérez). Outra é questionar os próprios jogadores. Eles não têm culpa do que sucede ao nível de empresários, escolhas de treinadores, etc. O único que fazem é jogar à bola efazer pela vida, seja em que país for.
Por outro lado, se ficamos contentes com o sucesso do Páez, por exemplo, porque é questionamos a presença dos restantes jogadores estrangeiros? O Renato, brasileiro que chegou para os juvenis, conta como “mercado nacional” ou não? E o Zahavi? O facto de ter jogado uns joguitos na selecção já faz dele “produto nacional”? Volto a defender que as coisas não podem ser colocadas assim, como oposições simplistas.
O Vitinhos é que deve saber. Até agora tirando esta indicação, dada por ele, ainda não vi qualquer referência ao interesse por parte do Sporting neste jogador.
Há uns tempos estive num almoço de trabalho, a certa altura para desanuviar um pouco o ambiente alguém falou de futebol, foi o ponto de partida, a seguir tocou-se na formação e aí uma das pessoas que lá estava revelou-se grande conhecedor especialmente sobre a formação leonina para meu espanto. Fiquei a saber que esse colega era de Alcochete, ia muitas vezes á Academia e até conhecia alguns dos (ex)Juniores do Sporting. Ele disse-me que um desses rapazes lhe contou que havia muitos jogadores sul americanos que qd fizerem os testes na Academia nem uma bola sabiam parar. Segundo esse jogador era inaceitável um atleta ser chamado à ACADEMIA e não saber parar uma bola. A questão que esse (ex)Junior levantou foi “quem é foi o gajo responsável pelas observações feitas aos atletas nos torneios internacionais”. No entanto como tem vindo a público foram os empresários de alguns desses atletas que os propuseram ao Sporting enviando os respectivos DVD’s. Qt aos africanos ele disse que alguns eram bons e não havia ninguém que conseguisse tirar-lhes a bola. O ponto negativo é que jogavam muitas vezes com a cabeça a olhar para a bola e pouco com a cabeça levantada.
Dos jogadores que ouvi boas referências para não dizer excelentes por parte de uma pessoa da formação foram o Páez, Rabiu e o Mateus.Alilás em relação ao Paez eu já tinha partilhado com vcs aqui no forum essas mesmas boas indicações há uns mesitos, relativamente aos outros atletas não sei nada.
Esse (ex)Junior do Sporting viu tb o Páez treinar e disse que ele movimenta-se muito bem e que se vai fazer jogador.
Sporting: jovem talento do Paraguai a caminho da Academia
O Sporting continua a reforçar as camadas jovens com talentos provenientes das mais diversas latitudes. Segundo o presidente do Tacuary, clube do Paraguai, Hernán Perez está a viajar para se juntar ao compatriota Luiz Paez na Academia de Alcochete.
«A operação está concluída. O Pérez viaja neste domingo para realizar exames médicos. A sua transferência gera um bom encaixa financeira para o nosso clube», explicou Francisco Ocampo, acrescentando: «No Sporting, está também outro antigo jogador nosso, o Luiz Páez. Há dias foi o goleador num torneio da sua equipa.»
Luiz Páez está nos juniores do Sporting há alguns meses e deve receber agora o seu compatriota, um médio ofensivo de 18 anos que já era figura na equipa principal do Tacuary.
Pois, meses depois parece que arranjou uma pista no aeroporto para aterrar, o Presidente do clube disse há cerca de 2 meses que partia no dia a seguir a entrevista para Portugal, parece que finalmente os aeroportos Portugueses estão desimpedidos.