O que eu procurei defender era uma postura de equilíbrio entre o “local” e o “global”, digamos.
É que, do meu ponto de vista, cada vez faz menos sentido andar a distinguir entre os “de cá” e os “de fora”. Seja pelo fenómeno migratório contemporâneo, seja pela expansão global das redes de prospecção de clubes como o nosso, esse discurso de proteger o que é nosso face à “invasão” estrangeira parece-me, de facto, naif e, se levado ao extremo (e atenção, não estou a dizer que seja o caso da Felina ou do RMP, por favor não o entendam assim), pode chegar à xenofobia.
Vejamos o caso do tal miúdo romeno de 12 anos que o SCP incorporou na Academia (agora escapa-me o nome dele), onde é que o enquadraríamos? Produto nacional ou estrangeiro? O mesmo acontece com outros jogadores que mencionei, como a nossa nova coqueluche, o Adrien Silva. É da casa ou veio da França para tirar o lugar aos que cá estão?
Por outro lado, continuo na minha: se é verdade que pode haver injustiças, favorecimentos, cunhas, etc. no SCP (e aí, obviamente, a Felina é mais “expert” que eu), também digo que 1) esse é o “real world”, e nesse aspecto o SCP não é diferente de qualquer outro colectivo (desportivo ou outro qualquer) neste mundo; e 2) mesmo assim, ainda estou para ver o dia em que alguém com responsabilidades na formação do SCP diga «não, é que nós preferimos apostar no jogador estrangeiro porque ele é mais caro, logo tem de jogar mais, mesmo que jogue mal; o que interessa é que seja estrangeiro». Acho que as coisas não são assim tão lineares, tão branco no preto.
Neste sentido, defendi no meu post que o mais importante era manter uma cultura e identidade Sporting, mais do que defender produto nacional.
Finalmente, concordo com o RMP em que o que tem de primar aqui é a qualidade, e não a proveniência. Neste ponto (aparentemente o único) acho que estamos todos de acordo.
P.S. Não é bem verdade que o Ajax se concentre hoje apenas na Holanda: mantém escolas de futebol em África (e ainda gere o Ajax Cape Town). Recentemente, anunciou a criação de uma escola na Malásia, por exemplo.
http://thestar.com.my/sports/story.asp?file=/2007/8/2/sports/18475869&sec=sports