Hóquei em Patins Masculino - Época 2025/2026 - CAMPEÕES DO MUNDO!

Ainda temo é a capacidade de 2 jogos bons seguidos quando o intervalo de descanso é pequeno. Poucos dias.

Como se viu na 2a parte com o Barcelos em poucos dias.
A Rapaziada foi-se abaixo.

Golaço, Nolito para Rampulla! 5-0.

2 Curtiram

Resultado final, 5-0.

Excelente resultado. Clean sheet.

https://x.com/SCPModalidades/status/1991628039198003526?s=20

Boa vitória, sem forçar, contra um adversário mais fraco do que esperava.

Neste momento, somos líderes do nosso grupo, com 2 jogos em casa os quais os aproveitámos bem. Barcelos a receber o Liceo e a ganhar,

Grande noite ontem do Alvarinho, pelo Trissino, no Palau. Empate a 4. Trissino com o nosso João Almeida e o Guilherme Silva, que nunca foram jogadores de ‘grande’ por cá

Leão europeu só sabe ganhar

Por Sporting CP
20 Nov, 2025

Hóquei em Patins

Segunda vitória do Sporting CP na WSE Champions League, desta vez frente ao Hockey Bassano 1954 por 5-0

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu esta quinta-feira o Hockey Bassano 1954 por 5-0, em partida da 2.ª jornada da fase de grupos da WSE Champions League.

Um triunfo justíssimo e marcado por muitos momentos de qualidade e brilhantismo dos Leões de Edo Bosch que na Europa só sabem ganhar – duas jornadas e dois triunfos da equipa de hóquei em patins Leonina.

Antes do início da partida, foi cumprido um minuto de silêncio em memória de Júlio Rendeiro, lendário jogador de hóquei em patins do Sporting CP, ao serviço do qual ajudou a conquistar três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus na década de 70 e teve ainda dois títulos mundiais e cinco títulos europeus por Portugal.

Bom início de jogo do Sporting CP na partida diante do conjunto italiano. Com 17’17 para o intervalo, Rafael Bessa, em remate colocado, descaído para a esquerdo do ataque, fez o 1-0 para a equipa Leonina.

Com 15’20, duas extraordinárias defesas de Xano Edo evitaram o empate à equipa transalpina e nem 30 segundos depois, o guarda-redes Leonino voltou a evidenciar-se.

Com 9’07 para jogar, Nolito Romero ganhou a bola, isolou-se e com classe fez o 2-0 para a formação de Edo Bosch.

Um cartão azul a Gerad Ovejero deixou a equipa italiana com menos um jogador durante dois minutos por falta sobre Danilo Rampulla, que nessa fase assistiu Roc Pujadas para grande oportunidade negada pelo guarda-redes italiano, com 5’45 para jogar.

Com 3’47 nova grande defesa de Xano Edo antecedeu uma intervenção do outro lado de grande qualidade de Grimalt, que ia evitando um resultado mais folgado a favor da equipa verde e branca. Rafael Bessa teve, ainda, um remate após ‘picadinha’ ao poste da baliza do conjunto italiano.

Já dentro dos últimos 20 segundos, Rampulla teve mais um bom remate para defesa de Grimalt e as equipas foram para o descanso com o Sporting CP em vantagem por 2-0, numa boa primeira parte da equipa Sportinguista e com bom desempenho igualmente da formação italiana.

Mais três golos na segunda parte

Na segunda parte, a primeira grande oportunidade foi da equipa italiana, em remate de Marchetti à trave e quase na resposta, com 19’49, Alessandro Verona em remate colocado fez o 3-0.

Embalada, a equipa Leonina fez o 4-0, em remate do ‘meio da rua’ de Diogo Barata, do lado esquerdo do ataque Leonino com 14 minutos para o final.

O Sporting CP ganhava já com boa margem de conforto, jogava bem e Roc Pujadas depois de ganhar uma bola, isolou-se e por pouco não fazia o 5-0, que chegaria com 10’37, numa esplêndida jogada de Nolito Romero, que assistiu Danilo Rampulla para um perfeito desvio junto à baliza da equipa italiana.

Até final e já dentro dos últimos dez minutos da partida, o Sporting CP continuou a dominar, com Rafael Bessa a obrigar Grimalt a boa defesa, para logo a seguir, Roc Pujadas ser derrubado em falta para grande penalidade, com o avançado a atirar ao lado. Xano Edo - magnífica exibição - ainda defendeu um livre directo dos italianos, com poucos segundos para jogar.

Triunfo final do Sporting CP frente ao Hockey Bassano 1954 por 5-0, com excelente exibição da formação Leonina, que na Europa soma por vitórias os dois jogos já realizados na fase de grupos.

Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Xano Edo [GR], Santiago Honório, Henrique Magalhães, José Diogo [GR], Gonzalo Romero [C].

Jorge Vieira: “Estamos no bom caminho”

Por Sporting CP
20 Nov, 2025

Hóquei em Patins

Análise à vitória europeia da equipa de hóquei em patins do Sporting CP

No final da partida, o treinador-adjunto da equipa de hóquei em patins do Sporting CP, Jorge Vieira, fez a análise do triunfo Leonino por 5-0 diante do Hockey Bassano por 5-0 na 2.ª jornada da WSE Champions League.

“Fomos evoluindo ao longo do jogo, fomos mais eficazes, fomos a equipa mais forte deste jogo. Estamos muito satisfeitos pela vitória, sabíamos que ia ser um jogo difícil, e a baliza ficar a zero foi muito importante”, disse aos meios de comunicação do Clube.

O elemento da equipa técnica de hóquei em patins do Sporting CP explicou o que originou a baliza Leonina ter ficado intacta no jogo desta quinta-feira. “Damos muita importância à defesa, é ai que se começam a ganhar os jogos, treinámos muito durante a semana a parte defensiva e acho que ficou à vista hoje com a baliza a zero. Estamos no bom caminho”.

O técnico-adjunto falou ainda das sensações que ficam após o arranque com duas vitórias da equipa de hóquei em patins do Sporting CP na WSE Champions League. “Sensações muito positivas, duas vitórias, seis pontos, ainda falta muito para chegarmos aos oitavos-de-final. Vai ser jogo a jogo, vai ser difícil, são todas equipas muito difíceis, mas é jogo a jogo e vamos lutar sempre pelos três pontos”.

Xano Edo, guarda-redes da equipa de hóquei em patins do Sporting CP, falou também aos meios de comunicação do Clube.

“Sou um elemento da equipa e este resultado não seria possível sem todos, sem o sacrifício que tivemos de fazer defensivamente, por isso este resultado deve-se muito aos jogadores, ao trabalho que temos feito ao longo da semana e o que é meu é também deles, sem dúvida. Foi um grande jogo de hóquei, ainda para mais frente a uma equipa italiana que acabou por atacar muito, é uma equipa muito complicada, muito complexa, por isso estou super-contente, foi um grande resultado e temos de aproveitar agora este avanço para os jogos que aí vêm”, disse o guarda-redes da formação verde e branca.

O Edo continua ausente.

Estava no banco ontem

1 Curtiu

É difícil. Os nossos 6 estrangeiros são top’s, é difícil abdicar de um e a curto prazo ainda terás o Kylian Gil para encaixar.

Mais facilmente abdicava de um dos portugueses por Miguel Rocha/Alvarinho/Hugo Santos. Já fui de opinião contrária, que o nosso plantel ia dar para disfarçar bem a ausência de um homem de área, com o decorrer da época estou a ver que não é bem assim.

1 Curtiu

percebo,
é uma questão complicada por causa da limitação de “só podemos ter” 5 ou 6 hoquistas estrangeiros no plantel

dos nossos hoquistas estrangeiros, ao dia de hoje,
o Romero e o Verona são indiscutíveis,
o Rampulla e o Navarro estão a caminhar para lá e espera-se que atinjam esse estatuto dentro de algum tempo,
sobra o Bridge ( vamos ver como ele regressa da lesão grave que teve ) e o Roc Pujadas
e ainda vamos ter de encaixar dentro dos 6 hoquistas estrangeiros do plantel o Killyan Gil dentro de pouco tempo, dentro de duas ou três épocas

diria que, até pela posição ou pelas zonas da pista que mais ocupam, o Killyan Gil “só pode” entrar no nosso plantel na vaga ou por troca com o Roc Pujadas,
o Bridge é um hoquista mais diferente, com características mais diferentes

pois, ao “não podermos” ir buscar, nos tempos mais próximos, um avançado mais de área estrangeiro,
temos de pensar nos avançados de área portugueses com nível para jogar na nossa equipa : dos 3 que referiste,
o Hugo Santos não me parece, tenho dúvidas se tem nível para jogar na nossa equipa,

em condições normais, era de apostar “as fichas todas” no Miguel Rocha ( tem tudo, avançado de área bem completo > tem dimensão física, qualidade técnica, grande e forte stickada de meia e longa-distância, muito boa finalização … ),
o “problema” é que ele ainda há pouco tempo não quis vir para cá e renovou com o Óquei de Barcelos ( se bem que o Rampulla, ao início, também hesitou, não aceitou vir logo ou à primeira para cá, depois lá foi convencido e aceitou vir ),
temos de insistir, tentar muito para ver se conseguímos trazer o Miguel para cá, se assim for pode ser que consigamos “vencê-lo pelo cansaço” ( :grinning_face_with_smiling_eyes: )

o Alvarinho também é uma boa opção, mas prefiro muito mais o Miguel Rocha,
o Alvarinho tem características um bocado diferentes do Miguel, não tem a dimensão física do Miguel, não se consegue impor tanto na área da equipa adversária, por isso tem tendência a sair mais e a jogar também fora, é mais móvel e dinâmico, é mais “rato de área”, mas não é tanto referência, é diferente, é outro tipo de avançado de área

temos de “massacrar” o Miguel até ele aceitar vir para cá ( ainda por cima fez cá parte da formação, não percebo muito bem a resistência, deve ter a vida estabelecida lá em cima, mas penso que ele seja aqui de baixo ),
pode ser que dê dentro em breve

1 Curtiu

Logicamente que o Miguel Rocha seria a melhor opção, é o melhor do mundo na posição a par do Carlo.

Mas o Alvarinho está mesmo na prateleira abaixo, está num nível altíssimo, e é um grande leão, dos nossos de gema.

O Hugo Santos haverá sempre a dúvida do rendimento fora do contexto Sanjoanense, é a casa dele, mas evoluiu mesmo muito. Adoro. Tecnicamente sempre foi fantástico e ganhou um caparro assinalável (há uns anos era um franguinho). E podem pensar que não, mas a evolução dos miúdos da formação no hóquei passa muito pela rápida evolução física. Por ex o Navarro só começou a atingir os níveis que tá quando cresceu fisicamente, especialmente no Valongo. Em sentido inverso, o nosso Honório ou o Viti (este já patamares acima, também com outro protagonismo) já jogam como gente grande porque já têm grande corpanzil.

Btw, não fugindo ao assunto, por uma questão de idades, sendo polémico, provavelmente até preferiria um entre Alvarinho e Hugo Santos.

Eu percebo o que dizes do Roc no sentido de entrar outro estrangeiro, mas eu pessoalmente não abdicaria dele. Mas dos 6, de facto é o mais apetecível.

Dos estrangeiros, mexidas em termos de saídas, dependerá da evolução do Roc, da evolução/forma no pós-lesão do Bridge, e de como será o envelhecimento do Verona e do Romero. Rampulla e Navarro os intocáveis.

Dos tugas, Xano e Honório (a longo prazo) os intocáveis. Barata diria que vai depender da evolução, apesar da boa utilização do Edo (que o adora) e o Bessa sendo um excelente jogador, se não se especializar a jogar mais por dentro (onde parecia que ia ser top no Valongo), fica difícil para ele, porque por fora, na minha opinião, está bem abaixo de Navarro e Rampulla e abaixo do Roc.

1 Curtiu

Romero, Navarro e Rampulla sao intocáveis. Entre Pujadas, Bridge e Verona, eu abdicaria dos dois ultimos para os substituir por B. Di Benedetto e Gil Jr (em 26/27 e em 27/28, respectivamente). Deste modo o psico-filme dos extra comunitários deixaria de existir e ficaríamos com o Capitao e uma mao cheia de estrangeiros jovens que duraria pelo menos meia-década.

Continuo a achar que é entre os portugueses que o nível deve ser melhorado. X. Edo, R. Bessa e S Honório sao jogadores ao nível do SPORTING que pretendemos. Acho que Magalhaes só fica mais esta época (o que é capaz de ser um erro) e li algures que será trocado por Nuno Santos da UDO. Restam portanto J. Macedo e D. Barata. Nao me parece haver pressa em substituí-los mas se dependesse de mim, em 27/28 seriam trocados por A. Marante do Sp. Tomar ou G. Bento, da A.D. Valongo, para a baliza e A. Morais ou L. Honório para o meio da pista (os meus favoritos a bold).

Seja como for, ontem foi um bom jogo e um resultado ainda melhor e espero que a equipa vá com tudo 'a Corunha para ganhar o próximo jogo europeu e ir garantindo os 1/4s de final da Champions o mais rapidamente possível.

Forca, Campeoes planetários.

É difícil essa malta vir para suplente. Olha o caso do Bernardo Mendes, não quis continuar a comer banco. Essa malta quer jogar, e bem. Com Xano cá, Bernardo na Oliveirense, Marante/Guga/Tiago Rodrigues acredito que prefiram andar em clubes de segunda linha a ser titulares. E até vão ter janelas de oportunidades, porque deve abrir vaga nas balizas do Barcelos e do Porto no espaço de 1/2 anos.

Quanto a nós, acredito que a sucessão do Zé Diogo seja feita pelo Taffarel, logicamente que dependendo do nível que o miúdo atingir. Mas o tamanho e qualidade para a idade, é muito acima da média, tem tudo para se tornar um GR de topo.

Quem é esse? É o L. Soares, da equipa B? Nao desgosto, mas tem de ganhar experiencia. Por mim, emprestaríamos os rapazes da B nos quais temos esperancas (tais como o GR, J. Pina ou G. Caetano) a um clube estrangeiro que precisasse de Reforcos bons e baratos: já sugeri o Espanyol, que se está a reerguer muito lentamente e me parece candidato 'a subida 'a OK LIGA este ano.

SL

Quanto 'as aquisicoes nacionais, estas deveriam ser regidas pelo valor intrínseco dos atletas e, subsidiariamente, pelo factor estratégico do “enfraquecimento” das equipas nacionais com menos poder financeiro do que os grandes 'as quais esses mesmo jogadores possam pertencer, como fizemos este ano com o Óquei e com a UDO (e voltaremos a fazer, se contratarmos N. Santos e K. Gil). Se os nabantinos perderem o GR titular - que connosco poderá jogar na Champions e lutar por todas as provas nacionais, o que significa um potencial tempo consideráavel -, eles ficarao decididamente mais fracos.

Taffarel = André Fonseca sub-19

2 Curtiram

Parece que morreu alguém aos Edos…

Pai?
Mãe?