Eu também sou um dos que só quer ver o Sporting mentalizado na vitória, mas sei que é preciso criar condições para vencer, porque é preciso dinheiro, competência e um projecto para vencer troféus. Boas equipas custam dinheiro, para começar, e esta secção não recebe, pelo menos que eu saiba, dinheiro do clube. Gere-se por si própria. E tem-no feito com resultados fabulosos.
A saída do Gonçalo Alves não é um indicador da falta de capacidade competitiva. Por ser bom jogador, o Gonçalo Alves, como outro qualquer, não tem o direito de colocar o Sporting entre a espada e a parede, extorquindo ao clube a quantia que ele acha decente. O Sporting é superior aos desejos de um só jogador. Não somos um clube local que depende das vontades de um tal jogador. A sobrevivência deste clube jamais estará dependente de um só homem, seja ele presidente, adepto, treinador ou jogador.
O Sporting Clube de Portugal, seja qual for o desporto visado, não tem a sua existência dependente dos desejos de um só homem. O SCP não deixará de existir no dia em que um determinado jogador desejar ir receber ainda mais dinheiro noutro clube.
Vamos pagar ao jogador A uma quantia insustentável para quê? Para o quotidiano da modalidade descarrilar dentro de um ou dois anos, como aconteceu da última vez, envergonhando o clube?
Como o dinheiro não abunda, e neste clube o caso é mais complicado do que em outros, é insensato exigir campeonatos rapidamente.
Se aceito um Sporting incapaz de lutar por títulos? Não.
Se aceito um Sporting que necessita de alguns anos para criar uma equipa que depois conquiste títulos? Sim. Claro que sim.
Eu só exijo o seguinte: um projecto, com uma duração temporal prevista e explicada em local apropriado aos Sportinguistas, que vise conquistar o campeonato nacional no ano tal. Nunca aceitarei um Sporting indefinidamente incapaz de lutar pelo primeiro lugar.
Detesto o “logo se verá”, mas respeito o “no ano xxxx o orçamento do clube estará em patamar próximo do dos rivais, permitindo portanto lutar pelo título como eles”.
Os responsáveis pela secção, cujo trabalho até agora realizado tem sido fabuloso, sabem-no, e todo o trabalho que realizarão daqui em diante visará dotar o clube das condições e matéria-prima necessárias a vencer o campeonato nacional, mas este trabalho, porque não se encontra alicerçado na fábula de atirar inacreditáveis somas de dinheiro aos problemas, necessita do seu tempo.